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Como Calcular o Índice Preço Lucro

Índice Preço/Lucro, também conhecido como P/L, é uma ferramenta usada por investidores para ajudá-los a decidir se devem comprar uma ação. Basicamente, o P/L mostra a investidores em potencial o quanto eles devem pagar para cada $1 de lucro. Um P/L baixo é atrativo se alguém quiser pagar menos para cada $1 de lucro. Ao mesmo tempo, espera-se que empresas com P/Ls mais altos gerem mais lucro no futuro do que empresas com P/Ls mais baixos.[1] O artigo a seguir é um guia de como calcular o P/L e usá-lo para analisar as ações de uma empresa.

editarPassos

editarCalculando o índice

  1. Conheça a fórmula. A fórmula para calcular o índice Preço/Lucro de qualquer ação é simples: o valor de mercado por ação dividido pelo lucro por ação (LPA). Isso é representado pela equação (P/L), onde P é o preço de mercado e L é o lucro por ação.[2]
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  2. Encontre o preço de mercado. Das duas variáveis usadas na equação P/L, o preço de mercado é a mais fácil de encontrar. O valor de mercado por ação é simplesmente quanto custa uma ação de qualquer empresa de capital aberto na bolsa de valores. Em 4 de novembro de 2015, por exemplo, custava $103,94 para comprar uma ação do Facebook.[3] Encontre o preço atual de uma ação fazendo uma busca on-line pelo seu símbolo (normalmente são no máximo quatro letras) ou o nome completo da empresa seguido por “ação”.
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    • Os preços das ações variam constantemente e o P/L de uma empresa varia junto com eles. Ao escolher um preço de mercado para usar no seu cálculo, não se preocupe em escolher médias, altas, ou baixas dos preços da ação; o preço atual vai servir.[4]
    • A única situação em que você precisa escolher um preço específico é quando você está comparando os P/Ls de duas empresas diferentes. Nesse caso, a aproximação escolhida, seja o preço de abertura em um certo dia ou o preço atual neste minuto, pode ser encontrada da mesma forma para ambas as empresas.
  3. Calcule ou encontre o Lucro por ação. Analistas financeiros geralmente usam o que é chamado de P/L de 12 meses. Nesse caso, o LPA é calculado a partir do lucro líquido ao longo dos últimos quatro trimestres, contabilizando qualquer desdobramento de ações e, em seguida, dividindo o resultado pelo número de ações em circulação. No entanto, também é possível usar um P/L estimado com base nos ganhos estimados ao longo dos próximos quatro trimestres.[5]
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    • Em geral, o LPA é divulgado em sites especializados em mercado financeiro e faz parte de um relatório de ações disponibilizado gratuitamente, sendo fácil de encontrar com uma busca on-line. No entanto, se você quiser calcular o LPA por conta própria, a fórmula é geralmente a seguinte: (Lucro Líquido — Dividendos da Ação / Média de Ações em Circulação da Ação). Note que algumas fontes usam o número de ações negociadas no fim do período em vez da média ao longo do período.[6]
    • Devido a pequenas variações na fórmula, fontes diferentes podem divulgar valores de LPA diferentes para a mesma empresa. No entanto, geralmente é feita uma média desses valores para gerar um LPA médio.[7]
  4. Calcule o índice Preço/Lucro. Assim que você tiver a fórmula e as suas duas variáveis, basta aplicar os valores na fórmula para calcular o P/L. Vamos fazer um exemplo usando uma empresa de capital aberto real, a Yahoo! Inc. Em 5 de novembro de 2015, uma ação da Yahoo! era negociada a $35,14.
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    • Nós temos a primeira parte da nossa equação, o numerador, com o valor de 35,14.
    • Nós vamos precisar calcular o LPA da Yahoo!. Basta digitar “Yahoo!” e “LPA” em um site de busca se você não quiser calcular o LPA por conta própria. Em 5 de novembro de 2015, o LPA da Yahoo! era de $0,25 por ação.
    • Divida 35,14 por 0,25 para obter 140,56. O índice Preço/Lucro da Yahoo! é de aproximadamente 141.[8]

editarAnalisando o índice

  1. Compare o P/L com outras empresas da mesma área. O P/L sozinho é inútil; o número em si não diz nada, a não ser que você o compare com os P/Ls de outras empresas da mesma área. Empresas com P/Ls menores são consideradas “baratas” para comprar — pelo lucro que elas geram, o preço da ação está barato — embora essa análise sozinha não diga se você deve ou não comprar ações de uma empresa.[9]
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    • Por exemplo, a Ação ABC é negociada a $15/ação e possui um P/L de 50. A Ação XYZ é negociada a $85/ação e possui um P/L de 35. Ou seja, é mais barato comprar a Ação XYZ, embora o seu preço seja maior do que o da Ação ABC. Isso porque com a Ação XYZ, você paga $35 para cada $1 de lucro, ao passo que, com a Ação ABC, você paga $50 para cada $1 de lucro.
    • Entenda que é inútil comparar P/Ls entre empresas não relacionadas. Como as avaliações e as taxas de crescimento variam muito entre as diferentes áreas da indústria, as empresas comparadas devem ser muito parecidas, tanto em tamanho quanto na área de atuação, para serem comparáveis de acordo com os seus P/Ls.[10]
  2. Saiba que P/Ls podem ser afetados pelas expectativas “futuras” dos investidores quanto ao valor de uma empresa. Embora o P/L seja normalmente considerado uma indicação de como o preço da empresa foi avaliado no passado, ele também é uma indicação da opinião dos investidores sobre o futuro dela. Isso porque os preços das ações são um reflexo de como as pessoas acham que será o desempenho delas no futuro. Logo, uma empresa com P/L alto demonstra que os investidores esperam um crescimento maior dos seus lucros no futuro.
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    • Por outro lado, um P/L baixo pode representar que uma empresa está desvalorizada, ou que ela está melhor do que estava nos anos anteriores. Em outras palavras, o P/L não deve ser o único fator determinante para você decidir se deve ou não comprar uma ação.[11]
  3. Saiba que débito ou alavancagem podem diminuir artificialmente o P/L de uma empresa. Assumir muitas dívidas geralmente aumenta o perfil de risco de uma empresa, o que diminui o seu P/L. Dívidas mais altas (maior risco) podem diminuir a disposição dos investidores em pagarem preços mais altos pela ação, mas uma alavancagem geralmente aumenta os lucros de uma empresa, o que pode aumentar o P/L. No entanto, se os lucros diminuírem, a parte que vai para os acionistas é reduzida, pois os credores deverão ser pagos primeiro.[12] Dito isso, de duas empresas com as mesmas operações, sengo negociadas no mesmo setor, a empresa com volume de dívidas moderado terá um P/L menor do que a empresa sem dívidas. Lembre-se disso ao usar o P/L como uma ferramenta para diagnosticar a saúde de uma empresa.
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    • Lembre-se de que, admitindo boas condições econômicas e uma gestão de qualidade, a empresa que assumir mais dívidas e, dessa forma, tiver um P/L menor, pode gerar lucros maiores devido à dívida de risco que ela assumiu.[13]

editarAvisos

  • Apesar de os preços de mercado serem rapidamente disponibilizados ao público, os lucros e, consequentemente, os lucros por ação, são divulgados pela própria empresa e podem ser manipulados para produzir certos resultados. Isso pode alterar o seu P/L.[14]

editarFontes e Citações


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