Como Consertar um Zíper Separado

Como Lidar com um Cachorro com Obstrução Gastrointestinal

Se um cachorro comer algo que não deveria, o objeto pode bloquear o sistema digestivo. A depender do caso, é possível ajudar o animal a expeli-lo naturalmente. Todavia, às vezes será necessário que a remoção seja feita por um veterinário. Como dono, você precisa decidir se vai conseguir resolver o problema sozinho ou se precisará levar o bicho ao consultório. É possível fazer a obstrução se mover pelo corpo do cachorro sem machucá-lo até sair pelo ânus sem intervenção veterinária. Se perceber que a coisa está meio complicada, ligue para o veterinário imediatamente.

[editar]Passos

[editar]Decidindo se cuidará do problema em casa

  1. Observe se o cachorro está com sintomas de bloqueio gastrointestinal. Se o cão tiver comido algo que não devia mas estiver, de modo geral, bem, você certamente poderá resolver o problema em casa mesmo. Por outro lado, se ele estiver aparentando estar mal, leve-o ao veterinário urgentemente. Leve-o ao consultório caso perceba quaisquer destes sintomas:[1]
    Help a Dog Pass an Obstruction Step 1 Version 4.jpg
    • Vômito;
    • Fraqueza;
    • Diarreia;
    • Perda de apetite;
    • Dor;
    • Desidratação;
    • Inchaço.
  2. Determine se será mesmo possível que ele expila a obstrução sozinho. Em raras ocasiões, o animal conseguirá expelir o objeto sem problemas. Todavia, há objetos que não são passíveis de serem expelidos por serem grandes, duros ou perigosos demais para isso. O melhor é levar o cão ao veterinário para que o profissional avalie a necessidade de se fazer uma cirurgia.
    Help a Dog Pass an Obstruction Step 2 Version 5.jpg
    • Objetos como pedaços de giz e de papel podem ser expelidos através das fezes sem problemas.
    • Se o cão ingerir algo duro ou pontudo, como vidro, leve-o ao veterinário imediatamente.
    • Nem sempre é possível saber o que o animal ingeriu para que ficasse com o intestino obstruído. Se você souber o que era, será mais fácil.
  3. Leve em consideração os riscos adicionais. O bloqueio completo do sistema digestivo não é o único risco à saúde do animal. Por exemplo, o objeto pode oferecer risco de envenenamento ou lesões internas.
    Help a Dog Pass an Obstruction Step 3 Version 3.jpg
    • Por exemplo, se ele comer linha (com ou sem agulha), o objeto pode cortar os intestinos quando for submetido às contrações musculares nas entranhas do animal.[2]

[editar]Tratando o cão em casa

  1. Monitore os sinais vitais do cachorro. Se tiver decidido cuidar do problema em casa, fique esperto aos sinais vitais e à saúde do totó. Monitore a respiração, os batimentos cardíacos, o apetite e o comportamento dele, incluindo às vezes em que ele vai ao banheiro. Ao notar qualquer coisa de errado, leve-o ao veterinário imediatamente.
    Help a Dog Pass an Obstruction Step 4 Version 3.jpg
    • Um animal com obstrução gastrointestinal correrá risco de vida. Ao perceber que o objeto obstruente não será expelido tão cedo e nada parece melhorar, leve o cachorro ao veterinário com urgência.
    • Caso ele esteja sem comer, vomitando ou letárgico, leve-o ao consultório imediatamente.
  2. Fique atente a se o cachorro vomita. Se comer algo que não devia, ele poderá vomitar. Às vezes, algum objeto grande pode ficar um tempo no estômago até ser expelido pelo vômito sem efeitos colaterais na saúde do animal.[3]
    Help a Dog Pass an Obstruction Step 5 Version 3.jpg
    • O vômito em si é um sintoma de diferentes problemas de saúde em animais de estimação. Se o cachorro vomitar, isso não significa necessariamente que ele esteja com bloqueio gastrointestinal.
  3. Procure por evidências de que a obstrução foi expelida. Caso não tenha certeza se o animal comeu ou não algo que não deveria, fique atento às evidências de que ele expeliu alguma coisa. Toda vez que ele ir ao banheiro, olhe para as fezes em busca do item em questão.
    Help a Dog Pass an Obstruction Step 6 Version 3.jpg
    • É possível que o objeto fique um bom tempo no corpo do cachorro até ser expelido. Da mesma forma, pode ser que o organismo do animal se livre rapidamente do item. O tempo varia de caso para caso.

[editar]Procurando atendimento veterinário

  1. Leve o cachorro ao veterinário. Se o animal estiver mal e você desconfiar que ele comeu algo que não deveria e está com o sistema gastrointestinal bloqueado, leve-o ao veterinário. O profissional fará um raio X, ultrassom ou endoscopia para avaliar a situação e dar um diagnóstico.[4]
    Help a Dog Pass an Obstruction Step 7 Version 3.jpg
    • A endoscopia é um procedimento que consiste em colocar uma câmera pela garganta do cachorro até alcançar o trato digestivo e procurar pela obstrução.
    • Através desse procedimento, pode ser até mesmo possível remover pequenas obstruções. Nesse caso, o profissional usará ferramentas conectadas ao equipamento de endoscopia.
  2. Converse sobre as opções de tratamento. Caso o cachorro esteja mesmo obstruído e a situação, indo de mal a pior, leve-o ao veterinário imediatamente. No consultório, discuta com o profissional as opções disponíveis, incluindo endoscopia e a tradicional remoção cirúrgica.[5]
    Help a Dog Pass an Obstruction Step 8 Version 3.jpg
    • O profissional dará ao cachorro alguns fluidos e medicamentos para estabilizar o organismo do animal antes da operação.
  3. Cuide do cão no pós-operatório. Depois da cirurgia, o cachorro precisará de cuidados especiais em casa. Você precisará ficar de olho no local da incisão, garantir que o cachorro coma adequadamente e dar a ele muito amor e carinho.
    Help a Dog Pass an Obstruction Step 9 Version 3.jpg
    • Depois da recuperação, tente impedir que ele coma objetos estranhos e indigestíveis no futuro.

[editar]Avisos

  • Comer objetos estranhos pode significar a morte do cachorro. Mesmo que ele esteja aparentemente bem, o mais prudente é levá-lo ao veterinário assim que perceber qualquer coisa de errado. Se bloquear o sistema gastrointestinal do animal, o item pode impedir que o sangue chegue à área, o que teria consequências trágicas.
  • A cirurgia de remoção de bloqueio gastrointestinal não costuma ser muito barata. Todavia, o cachorro estará correndo risco de vida se não conseguir expelir o objeto naturalmente. É melhor levar logo o bicho ao veterinário e arcar com os custos do que assistir o sofrimento e a possível morte do amigo.

[editar]Referências

Comentários