- Obter link
 - X
 - Outras aplicações
 
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
 - X
 - Outras aplicações
 
O microscópio composto é uma ferramenta de ampliação poderosa comumente utilizada em laboratórios científicos para a visualização de bactérias e outras pequenas amostras de células. Os microscópios compostos usam pelo menos duas lentes convexas colocadas em extremidades opostas de um tubo. Conforme a parte superior do tubo - a ocular - é levantada ou abaixada, a imagem colocada embaixo do fundo do tubo é focalizada e ampliada. Apesar de sua complexidade, não é necessário ser um cientista para saber como usar um microscópio composto.
editarPassos
editarEntendendo o microscópio
- Familiarize-se com o microscópio. Examine todas as partes e aprenda o nome e a função delas. Se você estiver em aula, o professor vai revisar essas informações com a classe. Caso esteja aprendendo a usar um microscópio composto por conta própria, use o diagrama que veio com o aparelho para acessar essa informação.[1]
- O microscópio deve ser colocado em uma superfície limpa e nivelada perto de uma tomada elétrica.
 - Transporte sempre o microscópio com as duas mãos. Segure o braço dele com uma das mãos e use a outra para apoiar a base.
 
 - Ligue o microscópio. Para tanto, você vai precisar conectá-lo a uma tomada apropriada. O interruptor geralmente fica na base do aparelho.[2]
- A eletricidade é usada pelos componentes de iluminação dentro do microscópio composto.
 - Veja se a fonte de energia é adequada para o microscópio. Geralmente, esse aparelho requer uma fonte de 120 V.
 
 - Inspecione a cabeça. Ela contém os elementos ópticos, que incluem as oculares e o tubo, o revólver e as lentes objetivas. Ela também é chamada de corpo do microscópio.[3]
- A ocular é por onde você olha para ver o objeto no microscópio.
 - O tubo é o que mantém as oculares no lugar.
 - O revólver contém as lentes objetivas.
 - As objetivas são as lentes principais do microscópio composto. O aparelho pode ter três, quatro ou cinco dessas lentes, dependendo do nível de complexidade dele.
 
 - Estude o braço. Ele liga a cabeça à base. Essa parte do microscópio não tem lentes.[4]
- Ao transportar um microscópio composto, segure-o pelo braço e pela base.
 - O braço dá suporte à cabeça do microscópio.
 
 - Examine a base. Ela sustenta o microscópio e serve de local para a colocação das amostras. A base também contém os parafusos de ajuste do foco (tanto grosseiro quanto fino).[5]
- Os parafusos de ajuste do foco podem estar separados ou serem coaxiais, o que significa que o de foco grosseiro, ou macrométrico, está no mesmo eixo que o de foco fino, ou micrométrico.
 - A mesa é o local onde a placa que contém a amostra será colocada. Pode-se usar uma mesa mecânica para trabalhar com ampliações maiores.
 - Deve-se usar as presilhas da mesa para o ajuste manual.
 
 - Aprenda sobre as fontes de luz. O microscópio composto tem suas próprias fontes de luz para melhorar a visualização. Essas fontes são encontradas na base do aparelho.[6]
- A luz entra na mesa por meio da abertura, um buraco pelo qual a luz da base chega à lâmina.
 - O sistema de iluminação fornece luz para o microscópio. Geralmente se usa lâmpadas de halogênio de baixa potência. A iluminação é contínua e variável.
 - Um condensador recolhe e concentra a luz do sistema de iluminação. Ele fica embaixo da mesa, geralmente junto ao diafragma.
 - O parafuso de foco do condensador move a peça para cima e para baixo para ajustar a luz.
 - O diafragma fica embaixo da mesa. Junto com o condensador, ele controla o foco e a quantidade de luz jogada na amostra.
 
 
editarFocalizando o microscópio
- Prepare a lâmina. Sempre se deve preparar a lâmina com uma lamela para proteger a amostra a ser observada com o microscópio. A lamela também vai proteger as lentes do aparelho de qualquer coisa que possa pressioná-las.[7]
- Coloque a amostra entre dois pedaços de vidro para formar a lâmina.
 - Ponha a lâmina no centro da mesa, acima do buraco com vidro.
 - Passe as duas presilhas da mesa por cima das laterais da lâmina para prendê-la no lugar.
 
 - Veja se o diafragma está aberto. Ele geralmente fica logo abaixo da mesa. Procure fazer com que a melhor quantidade de luz chegue à mesa e à lâmina.[8]
- O diafragma não deve ser usado para controlar a luz, mas sim para otimizar o nível de contraste e a resolução, deixando a visualização mais nítida.
 - Ele geralmente é usado na menor ampliação.
 
 - Arrume o revólver e os parafusos. Comece pelo nível mais baixo de ampliação. Assim, você conseguirá escolher a parte mais interessante da amostra. Quando encontrar essa parte, aumente a ampliação para visualizá-la melhor.[9]
- Gire o revólver até que a lente mais curta (4x) esteja em cima da amostra. Ela vai fazer um som de clique e ficar rígida quando estiver no lugar. A lente objetiva mais curta é a menos potente e o nível mais fácil para se começar ao ampliar um objeto.
 - Gire o parafuso macrométrico (o grande) na lateral da base para que a mesa se mova para cima, em direção à lente objetiva curta. Faça isso sem olhar pela ocular. Não deixe a lâmina encostar na lente. Pare de girar o parafuso um pouco antes da lâmina entrar em contato com a lente.
 
 - Foque o microscópio. Olhe pela ocular e ajuste a fonte de iluminação e o diafragma para chegar ao nível mais confortável de iluminação. Mova a lâmina da amostra para que a imagem fique no centro da sua visão.[10]
- Ajeite a fonte de iluminação até chegar a uma quantidade de luz confortável. Quanto mais forte a luz, melhor você conseguirá ver a amostra.
 - Gire o parafuso macrométrico para o lado oposto, de modo a afastar a mesa da lente. Faça isso devagar até que a amostra comece a ganhar foco.
 
 - Amplie a imagem. Use o parafuso macrométrico para colocar a amostra na sua visão, e o micrométrico para colocar a lâmina ajustada em foco. Talvez você precise reposicionar a lâmina ao ampliar.[11]
- A técnica de observação correta ao usar um microscópio composto é manter os dois olhos abertos. Um olho deve olhar pela ocular, e o outro, para fora do microscópio.
 - Ao usar a lente de 10x para ampliar a imagem, diminuir a quantidade de luz pode ajudar a melhorar a clareza.
 - Reajuste o sistema de iluminação e o diafragma conforme a necessidade.
 - Troque as lentes girando o revólver para uma lente mais longa.
 - Faça as mudanças de foco necessárias.
 - Quando conseguir uma imagem nítida, troque para uma lente objetiva mais potente. Esse processo será mais simples, exigindo pouco ajuste do foco.
 - Caso não consiga focalizar sua amostra, repita os passos sugeridos acima.
 
 - Guarde o microscópio. A poeira pode prejudicar bastante esse tipo de aparelho. Ela pode arranhar as lentes delicadas, entupir os ajustes e bloquear a visualização das imagens pela ocular.[12]
- Sempre tire o microscópio da tomada depois de usá-lo.
 - Abaixe a mesa, remova a amostra e cubra o equipamento com uma capa para proteger da poeira.
 - Evite encostar nas lentes ou em peças de vidro usando os dedos.
 - Transporte sempre o microscópio com cuidado, usando as duas mãos.
 
 
editarDicas
- Como a amostra é visualizada através de várias lentes, a imagem é invertida. Você precisará mover a lâmina para cima para que ela pareça mais baixa na ocular.
 - Use uma quantidade de amostra menor do que você acha que precisa. Quando você colocar a lamela na lâmina, o conteúdo desta vai se expandir e sair para os lados.
 - Veja se o microscópio tem uma peça que limita o movimento da mesa. Caso contrário, tome cuidado para que a lente objetiva não entre em contato com a lâmina de vidro para não quebrá-la.
 
editarAvisos
- Não coloque o microscópio composto sobre uma superfície irregular. Você não conseguirá ajustar o foco, e o aparelho pode balançar e cair.
 - Transporte sempre o microscópio composto com ambas as mãos. Segure o braço com uma das mãos e coloque a outra aberta embaixo da base. O equipamento é frágil e caro.
 - Não toque no vidro da lente com o dedo. Isso pode danificar e inutilizar a lente.
 - Fique com os dois olhos abertos ao olhar pelo microscópio. Embora apenas um olho observe a amostra, você pode lesioná-lo se o outro ficar fechado.
 
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref> tags exist, but no <references/> tag was found
- $2
 
Comentários
Enviar um comentário