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Publicada por
Filipe heitor
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Qualquer risco no para-brisa pode ser motivo de dor de cabeça, mas não precisa ser o fim do mundo. Dá para tirar a maioria dessas marcas com um polidor e uma esponja! Você pode ainda usar uma pasta de óxido de cério para preencher as falhas e deixar a superfície novinha em folha. Por fim, leve o carro a um profissional se as suas estratégias não surtirem efeito.
[editar]Passos
[editar]Limpando e protegendo o para-brisa
- Passe o dedo pelo risco e descubra o quanto ele é fundo. Passe os dedos sobre o para-brisa na vertical. Se suas unhas ficarem presas, é porque o risco é fundo e irreparável. Do contrário, a situação não está tão tensa e tem solução.[1]
- Riscos mais fundos não param de se expandir até o para-brisa trincar de vez e quebrar. Nesse caso, é melhor você recorrer a um profissional que faça a troca de toda a peça.
- Lave o para-brisa com um limpa-vidros. Remova todos os resíduos de sujeira e outros materiais do para-brisa antes de aplicar o polidor.[2] Comece borrifando um limpa-vidros normal e espalhando com um pano de microfibra. Caso o risco seja muito fundo, troque esse produto por algo mais especializado.[3]
- Não use detergente de louça, que pode danificar a tinta do carro. Se você não tiver o limpa-vidros em mãos, misture vinagre e água na mesma proporção ou use um desengordurante comum.
- Passe um raspador de plástico nos resíduos mais resistentes. Use somente um raspador de plástico, pois qualquer objeto de metal provavelmente vai gerar ainda mais riscos no para-brisa. Fique ao lado do carro e passe a ferramenta de frente para trás até tirar os resíduos de sujeira mais grudados. Termine esfregando a superfície com um pano de microfibra úmido.[4]
- Passe fita para pintura nas bordas do para-brisa. Você só precisa aplicar a fita para pintura nas bordas que ficam mais próximas aos risco, inclusive sobre os limpadores do para-brisa (se for o caso). O polidor pode respingar e dar uma dor de cabeça daquelas em caso de acidentes.[5]
- Você também pode passar a fita somente em volta dos riscos, como se estivesse marcando pontos específicos do para-brisa.
[editar]Polindo os riscos do para-brisa
- Compre um kit de reparo para vidro que inclua óxido de cério. O kit de reparo para vidro traz todos os materiais de que você precisa para resolver a situação, incluindo um composto e uma esponja para polimento. O polidor mais comum é feito à base de óxido de cério, embora outras alternativas também sejam uma mão na roda.[6]
- Compre um kit em qualquer loja de produtos automotivos ou pela internet.
- Você pode ainda usar um removedor de riscos para acrílico. Ele é vendido em forma líquida e aplicado do mesmo jeito que o óxido de cério (com uma esponja), sendo ideal para riscos mais leves.
- Em último caso, monte o kit de reparo por conta própria: compre óxido de cério (ou outro composto de polimento), a esponja e assim por diante.[7]
- Use uma pasta de dente branca como composto de polimento. A pasta de dente funciona, mas você vai ter que repetir a aplicação várias vezes para preencher os riscos. Compre um creme que contenha bicarbonato de sódio ou acrescente 4 g desse pó ao produto. Em seguida, passe-o no para-brisa com um pano de microfibra ou uma esponja.
- Aplique a pasta de dente do mesmo jeito que você aplicaria o óxido de cério ou qualquer outro composto. Depois, remova o excesso do produto.
- A vantagem da pasta de dente é que ela é mais segura, mas a desvantagem é que não faz tanto efeito em riscos profundos.
- Coloque luvas de borracha e uma máscara antes de usar qualquer produto em pó. O óxido de cério em pó causa bastante irritação na pele. Por isso, coloque luvas de borracha e uma máscara antes de começar. Mesmo se você tomar cuidado, a esponja pode acabar espalhando o produto no ar e gerar reações respiratórias adversas.[8]
- Também é interessante colocar óculos de proteção, que eliminam a possibilidade de o polidor entrar nos seus olhos.
- Se possível, aplique o produto em um ambiente ventilado. Abra as portas e janelas por perto, ligue um ventilador na área, estacione o carro em um local aberto, e assim por diante.
- Coloque um pouco do óxido de cério em uma tigela. Calcule mais ou menos quanto do óxido você precisa usar para preencher os riscos do para-brisa. Comece com pouco, cerca de 15 g, e aumente conforme necessário.[9]
- É difícil saber ao certo qual é a quantidade exata, já que não existem regras específicas em relação ao assunto. O melhor a fazer é pegar mais do que você acha necessário e tratar um risco de cada vez.
- Misture o óxido com água morna até formar uma pasta. De modo geral, misture água e pó em proporções parecidas. Por exemplo: se você usar 15 ml de água, use 15 g de óxido de cério. Mexa os dois ingredientes até formar uma pasta com consistência de cola.[10]
- Adicione mais água se você quiser diluir a mistura. Se quiser engrossar, adicione mais pó.
- Caso você demore para aplicar a pasta e ela comece a endurecer, borrife mais um pouco de água.
- Espalhe o óxido de cério com a esponja para polimento e uma retífica. Instale a esponja na ponta da retífica. Em seguida, passe-a pela pasta ou aplique o produto diretamente nos riscos. Ligue o equipamento e passe a ponta macia no local, indo de um lado a outro algumas vezes. Faça um pouco de força até tirar tudo.[11]
- Use somente uma retífica ou outro aparelho elétrico parecido para polir o para-brisa. Ferramentas de bateria não têm potência suficiente e, de quebra, podem esquentar demais. O ideal é que ele gire em 1300 rpm (rotações por minuto) ou mais.
- Remova o excesso da pasta com um pano de microfibra. Tire o excesso da pasta antes que ela seque. Como o pano não consegue chegar ao fundo dos riscos, você não precisa esperar para recolher tudo. Por fim, admire o reflexo no seu para-brisa novinho![12]
- Se você ainda notar riscos no para-brisa, provavelmente é porque a pasta não conseguiu penetrar todos. Nesse caso, passe mais dela no local e repita a aplicação com a furadeira.
[editar]Dicas
- Muitas vezes, o que gera riscos em para-brisas é o atrito de limpadores que estão secos ou danificados. Troque essas peças quando elas começarem a ranger ou desfiar, além de sempre andar com uma lata de fluido aditivo no carro.
- Remova todos os riscos que você encontrar na lataria do carro assim que possível, antes que eles se tornem problemas sérios. Basta comprar um kit de reparo específico.
- Em último caso, leve o carro a um professional que consiga reparar os riscos ou trocar o para-brisa de uma vez por todas.
[editar]Avisos
- O óxido de cério é altamente irritante. Proteja a sua pele e o seu rosto sempre que for mexer com a substância.
[editar]Materiais Necessários
- Limpa-vidros.
- Água.
- Balde.
- Panos de microfibra.
- Fita para pintura.
- Óxido de cério ou outro polidor.
- Tigela.
- Misturador.
- Esponja para polimento.
- Retífica elétrica.
- Luvas de borracha.
- Máscara.
[editar]Referências
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=CoxdAsdH3Bc&feature=youtu.be&t=33
- ↑ [v161011_b01]. 16 de fevereiro de 2021.
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=vJkfrY2owb0&feature=youtu.be&t=56
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=CoxdAsdH3Bc&feature=youtu.be&t=83
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=-DDDD1yrBC8&feature=youtu.be&t=207
- ↑ https://www.popularmechanics.com/cars/how-to/a3250/how-to-remove-light-scratches-from-your-windshield/
- ↑ [v161011_b01]. 16 de fevereiro de 2021.
- ↑ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5508701/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=GybSUfQyam8&feature=youtu.be&t=56
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=GybSUfQyam8&feature=youtu.be&t=70
- ↑ https://www.popularmechanics.com/cars/how-to/a3250/how-to-remove-light-scratches-from-your-windshield/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=k1B_puVXtxk&feature=youtu.be&t=187
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