Como Consertar um Zíper Separado

Como Tirar Riscos do Para Brisa

Qualquer risco no para-brisa pode ser motivo de dor de cabeça, mas não precisa ser o fim do mundo. Dá para tirar a maioria dessas marcas com um polidor e uma esponja! Você pode ainda usar uma pasta de óxido de cério para preencher as falhas e deixar a superfície novinha em folha. Por fim, leve o carro a um profissional se as suas estratégias não surtirem efeito.

[editar]Passos

[editar]Limpando e protegendo o para-brisa

  1. Passe o dedo pelo risco e descubra o quanto ele é fundo. Passe os dedos sobre o para-brisa na vertical. Se suas unhas ficarem presas, é porque o risco é fundo e irreparável. Do contrário, a situação não está tão tensa e tem solução.[1]
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    • Riscos mais fundos não param de se expandir até o para-brisa trincar de vez e quebrar. Nesse caso, é melhor você recorrer a um profissional que faça a troca de toda a peça.
  2. Lave o para-brisa com um limpa-vidros. Remova todos os resíduos de sujeira e outros materiais do para-brisa antes de aplicar o polidor.[2] Comece borrifando um limpa-vidros normal e espalhando com um pano de microfibra. Caso o risco seja muito fundo, troque esse produto por algo mais especializado.[3]
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    • Não use detergente de louça, que pode danificar a tinta do carro. Se você não tiver o limpa-vidros em mãos, misture vinagre e água na mesma proporção ou use um desengordurante comum.
  3. Passe um raspador de plástico nos resíduos mais resistentes. Use somente um raspador de plástico, pois qualquer objeto de metal provavelmente vai gerar ainda mais riscos no para-brisa. Fique ao lado do carro e passe a ferramenta de frente para trás até tirar os resíduos de sujeira mais grudados. Termine esfregando a superfície com um pano de microfibra úmido.[4]
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  4. Passe fita para pintura nas bordas do para-brisa. Você só precisa aplicar a fita para pintura nas bordas que ficam mais próximas aos risco, inclusive sobre os limpadores do para-brisa (se for o caso). O polidor pode respingar e dar uma dor de cabeça daquelas em caso de acidentes.[5]
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    • Você também pode passar a fita somente em volta dos riscos, como se estivesse marcando pontos específicos do para-brisa.

[editar]Polindo os riscos do para-brisa

  1. Compre um kit de reparo para vidro que inclua óxido de cério. O kit de reparo para vidro traz todos os materiais de que você precisa para resolver a situação, incluindo um composto e uma esponja para polimento. O polidor mais comum é feito à base de óxido de cério, embora outras alternativas também sejam uma mão na roda.[6]
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    • Compre um kit em qualquer loja de produtos automotivos ou pela internet.
    • Você pode ainda usar um removedor de riscos para acrílico. Ele é vendido em forma líquida e aplicado do mesmo jeito que o óxido de cério (com uma esponja), sendo ideal para riscos mais leves.
    • Em último caso, monte o kit de reparo por conta própria: compre óxido de cério (ou outro composto de polimento), a esponja e assim por diante.[7]
  2. Use uma pasta de dente branca como composto de polimento. A pasta de dente funciona, mas você vai ter que repetir a aplicação várias vezes para preencher os riscos. Compre um creme que contenha bicarbonato de sódio ou acrescente 4 g desse pó ao produto. Em seguida, passe-o no para-brisa com um pano de microfibra ou uma esponja.
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    • Aplique a pasta de dente do mesmo jeito que você aplicaria o óxido de cério ou qualquer outro composto. Depois, remova o excesso do produto.
    • A vantagem da pasta de dente é que ela é mais segura, mas a desvantagem é que não faz tanto efeito em riscos profundos.
  3. Coloque luvas de borracha e uma máscara antes de usar qualquer produto em pó. O óxido de cério em pó causa bastante irritação na pele. Por isso, coloque luvas de borracha e uma máscara antes de começar. Mesmo se você tomar cuidado, a esponja pode acabar espalhando o produto no ar e gerar reações respiratórias adversas.[8]
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    • Também é interessante colocar óculos de proteção, que eliminam a possibilidade de o polidor entrar nos seus olhos.
    • Se possível, aplique o produto em um ambiente ventilado. Abra as portas e janelas por perto, ligue um ventilador na área, estacione o carro em um local aberto, e assim por diante.
  4. Coloque um pouco do óxido de cério em uma tigela. Calcule mais ou menos quanto do óxido você precisa usar para preencher os riscos do para-brisa. Comece com pouco, cerca de 15 g, e aumente conforme necessário.[9]
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    • É difícil saber ao certo qual é a quantidade exata, já que não existem regras específicas em relação ao assunto. O melhor a fazer é pegar mais do que você acha necessário e tratar um risco de cada vez.
  5. Misture o óxido com água morna até formar uma pasta. De modo geral, misture água e pó em proporções parecidas. Por exemplo: se você usar 15 ml de água, use 15 g de óxido de cério. Mexa os dois ingredientes até formar uma pasta com consistência de cola.[10]
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    • Adicione mais água se você quiser diluir a mistura. Se quiser engrossar, adicione mais pó.
    • Caso você demore para aplicar a pasta e ela comece a endurecer, borrife mais um pouco de água.
  6. Espalhe o óxido de cério com a esponja para polimento e uma retífica. Instale a esponja na ponta da retífica. Em seguida, passe-a pela pasta ou aplique o produto diretamente nos riscos. Ligue o equipamento e passe a ponta macia no local, indo de um lado a outro algumas vezes. Faça um pouco de força até tirar tudo.[11]
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    • Use somente uma retífica ou outro aparelho elétrico parecido para polir o para-brisa. Ferramentas de bateria não têm potência suficiente e, de quebra, podem esquentar demais. O ideal é que ele gire em 1300 rpm (rotações por minuto) ou mais.
  7. Remova o excesso da pasta com um pano de microfibra. Tire o excesso da pasta antes que ela seque. Como o pano não consegue chegar ao fundo dos riscos, você não precisa esperar para recolher tudo. Por fim, admire o reflexo no seu para-brisa novinho![12]
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    • Se você ainda notar riscos no para-brisa, provavelmente é porque a pasta não conseguiu penetrar todos. Nesse caso, passe mais dela no local e repita a aplicação com a furadeira.

[editar]Dicas

  • Muitas vezes, o que gera riscos em para-brisas é o atrito de limpadores que estão secos ou danificados. Troque essas peças quando elas começarem a ranger ou desfiar, além de sempre andar com uma lata de fluido aditivo no carro.
  • Remova todos os riscos que você encontrar na lataria do carro assim que possível, antes que eles se tornem problemas sérios. Basta comprar um kit de reparo específico.
  • Em último caso, leve o carro a um professional que consiga reparar os riscos ou trocar o para-brisa de uma vez por todas.

[editar]Avisos

  • O óxido de cério é altamente irritante. Proteja a sua pele e o seu rosto sempre que for mexer com a substância.

[editar]Materiais Necessários

  • Limpa-vidros.
  • Água.
  • Balde.
  • Panos de microfibra.
  • Fita para pintura.
  • Óxido de cério ou outro polidor.
  • Tigela.
  • Misturador.
  • Esponja para polimento.
  • Retífica elétrica.
  • Luvas de borracha.
  • Máscara.

[editar]Referências

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