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Publicada por
Filipe heitor
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O cubo mágico 5x5x5, de 98 peças (também conhecido como "Cubo do Mestre"), é um ótimo desafio se você já chegou a solucionar os cubos mágicos 3x3x3 e 4x4x4. Embora se trate de um quebra-cabeças bastante difícil, é possível resolvê-lo desde que você siga cuidadosamente um algoritmo conhecido como método de redução. Em primeiro lugar, concentre-se em aprender o raciocínio por trás do cubo mágico, o que facilitará muito entender e acompanhar esse algoritmo. A seguir, resolva os centros 3x3x3 de cada face antes de avançar rumo às bordas. Depois de ter solucionado a maior parte do quebra-cabeças, separe um momento para se livrar de quaisquer peças em cores erradas.
[editar]Passos
[editar]Decodificando o método do cubo mágico
- Tenha em mente que U, D, L, R, F e B representam as seis faces do cubo. Segure-o em uma mão, mantendo-o alinhado. Para facilitar a resolução, rotule a cada uma de suas faces. Dê à face superior o rótulo U (do inglês "upper", ou "de cima"), à face inferior o rótulo D (do inglês "down", ou "de baixo"), à face esquerda o rótulo L (do inglês "left", ou "esquerda"), à face direita o rótulo R (do inglês "right", ou "direita"), à face frontal o rótulo F (do inglês "front", ou "frente") e à face posterior o rótulo B (do inglês "back", ou "traseiro").[1]
- Mantenha sempre o cubo na mesma posição ao completar o quebra-cabeças, ou você não conseguirá solucioná-lo corretamente.
- Faça um giro de 90° em sentido horário quando houver apenas uma letra indicativa. Segure as bordas de uma face do cubo e gire-a em 90° em sentido horário. Faça esse pequeno giro sempre que o algoritmo especificar uma única letra.[2]
- A menos que especificado claramente, faça sempre um giro de 90° em sentido horário.
- Por exemplo: imagine que a face superior esteja completamente verde e que a face frontal esteja completamente vermelha. Pegue a borda da face frontal e gire-a em 90° em sentido horário para executar o giro. Nesse ponto, uma fileira de peças verdes estará agora visível na face direita do cubo.
- Faça um giro de 180° em sentido horário quando se deparar com o número 2. Atente-se à indicação do algoritmo que inclua tanto números quanto letras. Ao se deparar com um "2" acompanhando uma letra, gire uma face do cubo em 180° completos. Tenha em mente que esses giros também serão feitos em sentido horário a menos que especificado pelo algoritmo.[3]
- Por exemplo: imagine que a face superior do cubo esteja branca, a face direita esteja azul, a face inferior esteja alaranjada, a face esquerda esteja vermelha e a face frontal esteja verde. Se o algoritmo indicar "F2", pegue a face frontal do cubo e gire-a em 180°. Quando terminar o giro, a fileira inferior da face superior será agora alaranjada.
- Faça um giro de 90° em sentido anti-horário quando se deparar com um apóstrofo ( ' ). Atente-se aos apóstrofos isolados, que podem tornar a experiência muito mais difícil. Embora a maioria dos passos do algoritmo requeiram giros em sentido horário, esse sinal indica a você que gire a face do cubo no sentido oposto. Confira atentamente todos os passos antes de realizar qualquer giro, ou o quebra-cabeças ficará ainda mais desordenado.[4]
- Por exemplo: imagine novamente que a face superior está verde, enquanto a face frontal está vermelha. Gire a face frontal em 90° à esquerda sempre que se deparar com um apóstrofo listado no algoritmo (como em U' e F').
- Com frequência, movimentos em sentido anti-horário são usados para giros em 90°, mas não para giros em 180°.
- Gire duas colunas ao mesmo tempo quando encontrar a letra "w". Gire duas colunas em 90° para a direita ao se deparar com um "w" minúsculo ao lado da face do cubo (como em Rw e Ur). Como esse é um cubo muito maior que sua contraparte de 3x3x3, será preciso girar o cubo em proporções maiores para resolver o quebra-cabeças.[5]
- Por exemplo: se o algoritmo indicar "Rw", faça um giro de 90° usando duas camadas da face direita.
- Ao encontrar um apóstrofo depois do "w", gire o cubo em sentido anti-horário.
- Gire três colunas juntas sempre que se deparar com o número 3. Mantenha-se atento à presença de um número adicional incluído no algoritmo. Sempre que notar o número "3", gire três camadas sob a face especificada no algoritmo.[6]
- A depender dos algoritmos de referência, pode ser que não haja qualquer indicativa da rotação simultânea de três camadas.
- Gire todo o cubo quando encontrar "x" ou "y". Resolva algoritmos complicados girando fisicamente o cubo no meio do processo. Ao se deparar com a letra "x", gire-o em sentido horário sobre o eixo x. Caso veja a letra "y", gire o cubo em sentido horário sobre o eixo y. Ao notar um apóstrofo acompanhando o "x" ou o "y", gire-o em sentido anti-horário.[7]
- Suponha que o seu cubo mágico esteja com a face superior branca, a face frontal vermelha, a face inferior amarela, a face traseira alaranjada, a face direita azul e a face esquerda verde. Caso veja um "x" indicado no algoritmo, gire-o de modo que o vermelho se torne agora a face superior. Ao notar um "y" no algoritmo, gire o cubo fazendo do branco a face superior e do azul a face frontal. No caso de x' ou y' estarem presentes no algoritmo, basta executar essas ações em sentido inverso.
[editar]Encontrando os centros
- Forme uma pequena cruz com o algoritmo F R' D' R F2. Para simplificar o processo de solução do quebra-cabeças, comece resolvendo os centros do cubo mágico maior. Nesse caso, suponha que você está usando um cubo 3x3x3 genérico em vez do quebra-cabeças mais complexo. Para começar, experimente usar o algoritmo F R' D' R F2 para conseguir uma cruz na camada superior.[8]
- Esse algoritmo costuma ser mais usado em cubos mágicos 3x3x3. Para mais informações sobre algoritmos específicos aos cubos mágicos 5x5x4, confira essa página (em inglês).
- Confira se há um sinal de mais ("cruz") no meio de cada face antes de prosseguir.
- Encontre os centros usando U' R' U R' U' 2R U. Comece a preencher o centro 3x3x3 de cada face girando a camada superior do cubo em 90° em sentido anti-horário. A seguir, gire a face direita em 90° em sentido anti-horário.[9]
- Avance no algoritmo um passo de cada vez. Se você acha que cometeu algum erro, experimente girá-lo no sentido oposto em que acaba de executar.
- Siga a porção U R' U' do algoritmo central. Depois de completar os primeiros dois passos do quebra-cabeças, continue girando a face superior do cubo em 90° em sentido horário. A seguir, gire a face direita do cubo em 90° em sentido anti-horário. Por fim, volte a girar a face superior, mas em 90° em sentido anti-horário.[10]
- Preste bastante atenção aos apóstrofos em qualquer algoritmo de cubos mágicos. Às vezes é fácil ignorá-los!
- Conclua encontrando os centros com 2R U. Prossiga girando a face direita do cubo em 180° em sentido horário. A seguir, complete o algoritmo girando a face superior em 90° em sentido horário.[11]
- Essa é a única porção do algoritmo que envolve um giro em 180°.
[editar]Alinhando as bordas do cubo
- Comece usando os algoritmos R U' R' e F R' F' R. Escolha um método para começar a organizar as bordas em seu cubo mágico 5x5x5. No caso do primeiro algoritmo, gire a face direita em sentido horário, a face superior em sentido anti-horário e a face direita em sentido anti-horário. Para solucionar o segundo algoritmo, gire a face frontal em sentido horário, a face direita em sentido anti-horário, a face frontal em sentido anti-horário e a face direita em sentido horário.[12]
- Escolha um dos dois para alinhar as bordas, pois não é necessário usar a ambos.
- Tenha em mente que todos os giros serão de 90°.
- Inverta a borda com o algoritmo R U R' F R' F' R. Organize a borda direita frontal girando a face direita do cubo em sentido horário e girando também a face superior em sentido horário. Continue girando a face direita em sentido anti-horário, a face frontal em sentido horário, a face direita novamente em sentido anti-horário e a face frontal em sentido anti-horário. Conclua girando a face direita em sentido horário.[13]
- Todos esses giros ainda serão de 90°.
- Resolva as bordas com Uw' (R U R' F R' F' R) Uw. Depois de ter organizado a maioria das bordas, use a técnica "fatiar-virar-fatiar" para concluir as últimas bordas sem perturbar as cores centrais. Todos os giros serão de 90°. Primeiramente, gire as duas camadas superiores do cubo em sentido anti-horário.[14]
- A seguir, "vire" as cores do cubo girando a face direita em sentido horário, a face superior em sentido horário, a face direita em sentido anti-horário, a face frontal em sentido horário, a face direita em sentido anti-horário, a face frontal em sentido anti-horário e a face direita em sentido horário.
- Por fim, conclua o algoritmo girando as duas casas superiores em sentido horário.
- Use um algoritmo especial para se livrar de peças em cores erradas. Siga o algoritmo Rw U2 x Rw U2 Rw U2 Rw’ U2 Lw U2 3Rw’ U2 Rw U2 Rw’ U2 Rw’ quando precisar eliminar incoerências, ou peças em cores erradas. Primeiramente, gire duas das camadas mais à direita em 90° e gire a face superior em 180° em sentido horário. Gire todo o cubo para trás antes de prosseguir.[15]
- A seguir, gire duas camadas direitas em 90° em sentido horário, uma camada superior em 180° em sentido horário, duas camadas direitas novamente em 90° em sentido horário e uma camada superior novamente em 180° em sentido horário.
- Continue a seguir esse algoritmo até não mais haver incoerências em seu cubo.
- Esse algoritmo se repete bastante, então faça o seu melhor para ter em mente a quantidade de passos que chegou a completar.
- Resolva o restante do cubo como se fosse um quebra-cabeças 3x3x3. Agora que a maior parte está solucionada, basta imaginar que você está resolvendo um cubo mágico mais simples. Siga os princípios básicos do método camada por camada a fim de concluir o Cubo do Mestre.[16] Para um guia visual ensinando como solucionar o cubo mágico 3x3x3, você pode pesquisar na internet ou entrar neste exemplo de página (em inglês).
- Não se sinta desencorajado se não conseguir solucionar o quebra-cabeças de primeira. O cubo mágico 5x5x5 é extremamente difícil de se resolver e ainda mais de se dominar.
- Se ainda se sentir preso, use um guia de resolução para se habituar aos passos necessários para concluir todo o processo. Use o sistema de coloração digital para preencher cada bloco com as cores presentes em seu cubo! Confira aqui um exemplo.
[editar]Referências
- ↑ https://rubiks-cube-solver.com/how-to-solve/
- ↑ https://rubiks-cube-solver.com/how-to-solve/
- ↑ https://rubiks-cube-solver.com/how-to-solve/
- ↑ https://rubiks-cube-solver.com/how-to-solve/
- ↑ https://www.cubeskills.com/uploads/pdf/tutorials/beginners-method-for-solving-the-5x5-cube.pdf
- ↑ https://www.cubeskills.com/uploads/pdf/tutorials/beginners-method-for-solving-the-5x5-cube.pdf
- ↑ https://solvethecube.com/notation
- ↑ https://rubiks-cube-solver.com/how-to-solve/
- ↑ https://protofusion.org/idiots_guide_to_rubiks_cube/oldsite/5x5x5.html
- ↑ https://protofusion.org/idiots_guide_to_rubiks_cube/oldsite/5x5x5.html
- ↑ https://protofusion.org/idiots_guide_to_rubiks_cube/oldsite/5x5x5.html
- ↑ https://www.cubeskills.com/uploads/pdf/tutorials/beginners-method-for-solving-the-5x5-cube.pdf
- ↑ https://www.cubeskills.com/uploads/pdf/tutorials/beginners-method-for-solving-the-5x5-cube.pdf
- ↑ https://www.cubeskills.com/uploads/pdf/tutorials/beginners-method-for-solving-the-5x5-cube.pdf
- ↑ https://www.cubeskills.com/uploads/pdf/tutorials/beginners-method-for-solving-the-5x5-cube.pdf
- ↑ http://www.alchemistmatt.com/cube/5by5cube.html
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