- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Você já abriu a lixeira e encontrou uma infestação de minhoquinhas brancas? Na verdade, elas não são minhocas, e sim larvas. Depois de acasalar, a mosca fêmea coloca os ovos em uma fonte de carne como um animal morto no chão, ou, nesse caso, em uma lata de lixo orgânico, e os ovos chocam liberando as larvas. Elas são, entre outras coisas rastejantes, as eliminadoras de lixo da natureza e têm seu lugar no mundo, mas não é na sua lixeira! As dicas deste artigo ajudarão a evitar que essas coisinhas brancas invadam seu lixo doméstico.
[editar]Passos
[editar]Entendendo o ciclo de vida das larvas
- Aprenda a identificar as espécies de moscas que põem ovos no lixo e produzem larvas. Todas as espécies de moscas produzem larvas (que também são chamadas de larvas de mosca), mas nem todas põem os ovos no lixo ou carne podre. As moscas da fruta são as que põem ovos em frutas como maçãs. As larvas da bombyliidae são parasitas e comem as larvas de outros insetos. As que põem ovos no lixo são chamadas de moscas do lixo.
- As moscas varejeiras, da família Calliphoridae, às vezes são chamadas de moscas de garrafa por causa da sua coloração, que pode ser azul, verde ou cobre iridescente. Elas podem ser bonitas, mas suas larvas podem atingir o crescimento completo em três dias depois que os ovos forem postos pela fêmea.[1] Essas moscas se reproduzem rapidamente no clima quente. Algumas espécies também têm apetite adaptável por doces, e é por isso que elas são encontradas se alimentando de néctar de flores e restos de açúcar em recipientes de comida.
- A mosca doméstica é facilmente reconhecível pelo corpo cinza ou marrom sem brilho. As fêmeas vivem por cerca de três a quatro semanas antes de pôr 60 a 100 ovos. Elas se reproduzem em menos abundância que as varejeiras, mas também causarão larvas em esterco e vegetação apodrecida.
- A mosca doméstica menor, Fannia Canicularis, é parecida com a mosca doméstica, mas é menor. O seu ciclo de vida é de três a quatro semanas e elas descansam com as asas fechadas.
- A mosca-de-estábulo, Stomoxys calcitrans, e a falsa mosca-de-estábulo, Muscina Stabulans, são parecidas com a mosca doméstica, mas têm marcas quadriculadas e são menores. A primeira tem uma mordida dolorosa e também suga sangue de mamíferos, enquanto a segunda não. Essa espécie pode viver por 17 a 50 dias e pôr ovos em camas de animais de estimação e pratos de comida sujos. A falsa mosca-de-estábulo também põe ovos em insetos mortos e ninhos de pássaros para alimentar suas larvas parasitas. Ambas podem pôr ovos em carne estragada também.
[editar]Comprando lixeiras com melhor vedação
- Escolha recipientes que não retenham odores que atraem moscas. Opte por trocar lixeiras velhas por versões novas que não retém odores se puder. Alguns condomínios fornecem um recipiente aos residentes, e outros requerem que os moradores tenham sua própria lixeira. Ao escolher um recipiente de plástico, procure pelos que tenham interior liso e sejam feitos de plástico número 5, que deixam líquidos causadores de odores deslizarem se os sacos de lixo furarem. Latas de metal devem ser feitas de aço inoxidável ou um alumínio de alta qualidade.
- Escolha sacos plástico de qualidade mais alta. Caso não possa melhorar a lixeira, ao menos pense em usar sacos melhores. Itens de baixa qualidade também pode significar ter que dobrar o uso de sacos, o que é um desperdício de sacos extra. Sacolas de má qualidade que rasgam, estouram e perdem as alças são um convite para moscas e outras pestes. Pesquise marcas diferentes para encontrar sacos de boa qualidade.
- Existem sacos com fragrâncias que podem ser incômodas para algumas pessoas e não têm o cheiro real das fragrâncias originais. Você sempre pode encontrar alternativas naturais e fazer as suas próprias.
[editar]Eliminando fontes de comida dentro do lixo
- Aprenda o papel que o gás metano tem em infestações de larvas. Esse gás é produzido quando itens orgânicos, ou seja, vivos, apodrecem. A mosca fêmea tem um olfato apurado para esse gás e é atraída por ele. Esse gás também libera o cheiro que associamos com comida podre ou uma planta podre que foi regada demais. Para eliminar o risco de larvas, você deve eliminar as fontes de gás metano ou podridão.
- Limite o tempo que restos de carne ficam na lixeira.[2] As moscas fêmeas sentem o odor da carne estragada e serão atraídas por ele. Saiba quando o caminhão do lixo passa pela sua rua e o lixo orgânico é recolhido. Descarte os restos de carne na noite ou dia anterior para diminuir o tempo em que as moscas sentirão o cheiro. Caso não possa planejar dessa forma, coloque os restos de carne em um saco com fecho hermético e congele até o dia do lixo.
- Guarde os restos de carne crua para fazer caldos e molhos de carne. Os ossos e gordura podem ser colocados em uma panela com água, fervidos de um dia ao outro e temperados. Isso também é menos caro e mais saboroso que um caldo de carne comprado no supermercado. Os ossos e carne cozidos terão menos cheiro de carne, portanto atrairão menos moscas.
- Dê os restos de ossos para o seu cachorro. Esses animais gostam de mastigar coisas, e ossos são seus favoritos. No entanto, veja se os ossos não tem alguma ponta afiada que pode machucar o cachorro. Você também pode dar a cartilagem e restos de carne fervida e cozida como um petisco, mas fale com um veterinário antes.
- Enxágue bem todo o "suco de carne" de sacos e recipientes contendo carne crua.[3] As moscas não precisam de muita carne ou suco de comida para desenvolver mais moscas, então limpar todo o suco e cheiro de carne as deixará famintas e prevenirá que elas transformem sua lixeira em um buffet. Use as mesmas técnicas ao descartar ferramentas e equipamentos usados para cortar carne.
- Lave também os panos usados para limpar o suco de carne e jornal usado na preparação (para manter as escamas do peixe no lugar, por exemplo) com água fervente ou em um saco ou recipiente selado antes de jogar fora.
- Enxágue a lixeira regularmente.[4] Um recipiente fedido não é só um ímã para larvas, mas também uma coisa nojenta para você e quem mora ou visita sua casa. Limpe a lixeira mesmo que seja a cada dois ou três meses com água fresca durante as estações quentes para manter as larvas longe e o recipiente sem cheiro ruim.
- Descarte dejetos animais e humanos corretamente para evitar uma infestação de mosca-de-estábulo. Coloque esse lixo em recipientes selados. Sacos com areia de gatos, produtos de higiene, restos de comida de animais e fraldas sujas devem ser bem fechados para que as moscas não sintam o cheiro do gás metano e queiram pôr seus ovos na lixeira. O mesmo vale para esterco e camas de animais, incluindo feno e palha. Não coloque animais mortos no lixo doméstico.
- Não coloque plantas apodrecidas na mesma lixeira que o resto do lixo, pois assim você terá problemas triplicados com moscas-de-estábulo, varejeiras e domésticas. Coloque-as em um saco separado ou recipiente selado antes de jogar no lixo.
- Aprenda quando é a época de larvas. O clima frio não traz larvas, mas o quente sim. Não se preocupe com larvas se estiver congelando lá fora, pois não terá moscas para pôr ovos que se tornarão larvas. Caso more em um lugar de clima mais quente, controle mais de perto o seu lixo.
[editar]Repelindo larvas usando métodos botânicos e orgânicos
- Coloque um raminho de manjericão-doce no saco de lixo. Essa planta tem um odor doce tipo de licor que as moscas odeiam. Só uma fungadela de manjericão fará com que muitas espécies de moscas fiquem confusas e loucas. Isso também faz com que o seu lixo cheire melhor e não tenha alérgenos como muitos sacos perfumados têm. Você pode usar manjericão seco, fresco ou em óleo. Orégano e lavanda têm efeitos similares.
- Coloque alguns pedaços de grama no lixo. Os lixeiros geralmente não notam, mas uma camada fina de grama, folhas ou agulhas de coníferas reduzirão o odor de carne na lixeira o suficiente para manter a população de larvas dentro daquele recipiente controlada. No entanto, não coloque gramas demais no lixo, a não ser que ele vá ser recolhido no dia seguinte, do contrário a vegetação apodrecida atrairá moscas-de-estábulo.
- Lave a lixeira, recipientes de carne e sacos com álcool de wintergreen. Esse item queima as larvas e tem uma fragrância forte e agradável de menta da qual muitas pestes, incluindo moscas, não gostam. Você também pode enxaguar e limpar a lixeira com essa substância para manter as larvas e outras pragas longe.
- Adicione terra diatomácea à carne na lixeira. Isso é um tipo de calcário que consiste em milhares de micro-organismos com pontas afiadas que cortarão a pele de qualquer inseto de corpo macio e o matará.
[editar]Avisos
- Sempre lave as mãos depois de manusear carne crua para evitar contrair doenças como salmonela. Não lamba suas mãos depois. O mesmo vale para fezes e outras formas de dejetos animais e humanos.
- Use luvas ao manusear um animal morto para evitar contrair uma doença que pode ter infectado o animal antes que você o tocasse. Mamíferos mortos podem ser uma fonte de raiva e pássaros podem carregar vários tipos de gripes graves. Não coloque um animal morto no lixo sem selar o corpo em um saco plástico.
- Livre-se de moscas o quanto antes para evitar a possibilidade de propagação de alguma doença. Moscas domésticas deixam resíduos de sujeira por aonde caminham, e isso pode transmitir muitas doenças. Moscas-de-estábulo também foram relacionadas a um aumento de mortes de gado nos EUA e podem estar ligadas à gripe aviária.
- Não beba álcool de wintergreen. Ele é venenoso e pode queimar seriamente o interior do seu corpo.
- Confira as leis locais para saber o que pode ser colocado na lixeira da rua. Caso não faça isso, pode levar multas ou sofrer alguma outra punição. Em alguns lugares, é ilegal colocar um animal morto qualquer ou de certo tamanho em uma lixeira de rua.
- O tipo de terra diatomácea usada para matar pestes é muito abrasivo e não serve para consumo humano. Não a coma!
[editar]Referências
- ↑ https://www.nlm.nih.gov/exhibition/visibleproofs/galleries/technologies/blowfly.html
- ↑ https://www.tmbc.gov.uk/services/environment-and-planning/recycling,-rubbish-and-waste/household-waste-information-and-advice/help-and-advice-if-you-get-maggots
- ↑ https://www.tmbc.gov.uk/services/environment-and-planning/recycling,-rubbish-and-waste/household-waste-information-and-advice/help-and-advice-if-you-get-maggots
- ↑ https://www.tips-and-tricks.co/cleaning/maggots-garbage-can/
Comentários
Enviar um comentário