- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Os aldeões são bem importantes no game Minecraft. Eles ajudam a cultivar, a fazer trocas e em diversas outras tarefas, logo, nunca são demais! A boa notícia é que criá-los no jogo é bem fácil. Basta ler o artigo abaixo para saber o passo a passo.
[editar]Passos
[editar]Criando os aldeões
- Encontre uma vila, que são geradas em localizações aleatórias do mapa. Tenha paciência, já que é bem provável que você tenha que ficar caminhando um tempinho para achar uma. Elas são mais comuns nos biomas de deserto, planície, taiga e savana e precisam ter ao menos dois moradores.
- Construa uma estrutura para a criação de aldeões (opcional). Isso não é obrigatório para que eles sejam “reproduzidos”, mas impor limites evita que eles se distanciem, além de protegê-los de inimigos e saqueadores. Essa estrutura pode ser de qualquer material de construção, desde que seja grande o suficiente para abrigar todos os aldeões que planeja criar, com cama para cada um deles e para todos seus descendentes.
- Confirme que as janelas estão cobertas com vidro ou barras de ferro. Os bebês podem escapar por buracos na estrutura!
- Não instale uma porta na construção. Os aldeões conseguem abrir e fechá-las, logo, para que não fujam, use uma cerca.[1]
- A ocupação deles é determinada por qualquer bloco de profissão disponível por perto. Os novos aldeões serão registrados de modo automático aos blocos de profissão da vila que estiverem disponíveis; se quiser que alguns deles tenham um trabalho específico, talvez seja melhor montar a estrutura a pelo menos 48 blocos de distância dos blocos de profissão mais próximos para que a ocupação não seja registrada automaticamente.[2][3]
- Fabrique ao menos três camas e coloque-as na vila ou na construção. Para que os aldeões procriem, é necessária uma cama para os dois aldeões e o bebê que nascerá; a cada aldeão que for “produzir”, é obrigatório criar uma cama. Para isso, use 3 blocos de lã e 3 blocos de tábuas de madeira, usando uma bancada de trabalho.
- Deixe ao menos dois aldeões bem próximos um do outro. Após construir o prédio, tente prendê-los no local e colocar um muro na entrada para que não fujam. Force-os a andar se chocando contra eles na direção que devem percorrer. Barcos também podem transportá-los, mesmo em terra firme.
- Para montar um barco, use uma pá, 5 blocos de tábua de madeira e a bancada de trabalho. Coloque o barco no chão e empurre um aldeão até ele; quando o indivíduo entrar, ficará preso ali até que você quebre o barco, impedindo que fuja. Depois, entre no barco e reme para transportá-lo. Em terra firme, os barcos se movem muito mais lentamente e será preciso ter um caminho sem desníveis até o seu destino. Ao chegar lá com o aldeão, basta quebrar o barco com suas mãos ou com um machado para que ele consiga se mover de novo.
- Colete alimentos para os aldeões. Cada um terá um inventário independente para os itens, como as comidas; para procriarem, eles precisam ter um dos itens, na quantidade indicada, no inventário: 3 pães, 12 cenouras, 12 beterrabas ou 12 batatas. A boa notícia é que você não terá que ir muito longe para encontrar esses alimentos, que estarão disponíveis dentro da vila.
- Cenouras: as cenouras são cultivadas pelos fazendeiros dentro da aldeia. Podem ser colhidas dos jardins assim que estiverem maduras (com as folhas verdes na parte superior bem robustas e a ponta da cenoura laranja aparecendo no solo em que estão plantadas).
- Batatas: também são cultivadas pelos aldeões fazendeiros e podem ser colhidas nos jardins. Para saber se estão maduras, haverá um caule robusto com folhas crescendo no local em que a batata está plantada. Às vezes, no entanto, a batata estará envenenada e não servirá para nada.
- Beterraba: cultivadas pelos aldeões fazendeiros, mas ao contrário das cenouras e batatas, não podem ser plantadas para que mais beterrabas sejam criadas. É necessário usar sementes de beterraba para cultivá-las, ocupando mais espaço em seu inventário. Tanto a beterraba quanto as sementes podem ser colhidas nos jardins da vila. O alimento estará totalmente maduro quando as folhas e a parte vermelha dele estiver para fora do solo em que foram plantados.
- Pão: pode ser comprado dos aldeões ou criado usando 3 unidades de trigo e a bancada de trabalho. Às vezes, é achado em baús de vilas. O trigo é cultivado nos jardins da aldeia e estará pronto para ser colhido quando estiver mais alto e um pouco marrom. Quebre esse trigo para obtê-lo na forma “verde”.
- Alimente os aldeões.[4] Para dar uma comida a um aldeão, basta deixá-la no chão perto deles; assim que o morador passar por cima do item, ele será adicionado ao inventário do NPC. Depois que dois aldeões perto um do outro possuírem alimentos suficiente em mãos, ficarão aptos a procurar. Para deixar itens no chão, equipe-os e pressione "Q", no teclado, ou o botão de soltá-los no controle, ou ainda clicando na comida, em seu inventário, e arrastando-a para fora.
- Aguarde que os aldeões procriem. Você saberá que isso está acontecendo quando dois ficarem virados um para o outro, com corações flutuado em volta de ambos. Um aldeão minúsculo vai aparecer, e depois de 20 minutos, se tornará um adulto.
[editar]Procriando aldeões na versão 1.14 e anteriores
- Encontre uma aldeia. Tenha paciência, já que é bem provável que você tenha que ficar caminhando um tempinho para achar uma. Elas são mais comuns nos biomas de deserto, planície e savana e precisam ter ao menos dois moradores. Use o mapa obtido no começo do jogo para saber sua localização.
- Construa mais casas com portas na vila. Os aldeões vão “cruzar” desde que a população total deles seja menor do que 35% do número de portas no lugar.[5] Uma porta será válida quando um lado dela levar a um cômodo com telhado, e o outro, a um local externo.
- Para que sejam válidas, você apenas precisa, tecnicamente, de uma porta com um bloco acima de um dos lados.
- Para aumentar a quantidade de portas da aldeia, uma boa ideia é erguer um prédio e instalar várias portas nele.
- Construa jardins para os aldeões. Eles adoram cultivar e é bem provável que já tenham alguns jardins na vila, mas você pode estabelecer mais alguns para aumentar a chance de que eles procriem.[6] Primeiro, encontre um local bem iluminado e cave uma vala ao lado de blocos de terra, preenchendo-a com água. Depois, com uma enxada, are os blocos de terra e então plante sementes ou legumes neles (ou permita que os próprios aldeões façam isso). [7]
- Outra opção é jogar comida aos aldeões.[8] Eles ficam mais propensos a terem bebês quando possuírem 12 batatas, 12 cenouras ou 3 pães no inventário.
- Os pães podem ser feitos na bancada de trabalho. Basta colocar 3 unidades de trigo “verde” em qualquer fileira da grade e depois arrastar o pão ao seu inventário.
- Outra opção é jogar comida aos aldeões.[8] Eles ficam mais propensos a terem bebês quando possuírem 12 batatas, 12 cenouras ou 3 pães no inventário.
- Faça uma troca com os aldeões. Essa é a principal maneira de aumentar a chance de que procriem; cada um possui itens diversos, que podem ser trocados por outros objetos. É preciso ter, em seu inventário, os itens que o sujeito procura para que a transação seja feita, e trocar várias vezes com a mesma pessoa vai fazer com que novos itens apareçam no inventário dele. Portanto, troque com um aldeão até que uma nova oportunidade apareça para deixá-lo mais propenso a procriar; após essa última transação, as próximas terão uma em cinco chances de aumentar a vontade do aldeão em ter um filho. Partículas verdes vão aparecer para indicar que ele está a fim de procriar.
- Isso, no entanto, não faz com que ele saia automaticamente para procurar alguém para reproduzir. É preciso que dois aldeões com as partículas verdes estejam próximos uns dos outros, logo, continue fazendo trocas com a população do local para aumentar a possibilidade.
- Aguarde que os aldeões reproduzam. Assim que dois (ou mais) aldeões estiverem próximos uns dos outros e com as partículas verdes em volta, o processo vai ocorrer de modo automático; um ficará virado na direção do outro e corações vão voar em volta deles. Logo, um aldeão pequeno aparecerá, e depois de 20 minutos, se tornará um adulto.
- Depois de reproduzirem, os aldeões não terão mais vontade de procriar e será preciso trocar para que voltem a considerar a possibilidade.[9]
[editar]Fabricando camas para os aldeões
- Junte os materiais necessários. Primeiro, você precisa de 3 blocos de tábuas de madeira e 3 de lã, bem como uma bancada de trabalho. Siga os passos abaixo para obter os materiais necessários:
- Tábuas de madeira: vá até uma árvore próxima e ataque o tronco dela com as mãos (ou um machado) até que o bloco quebre e deixe uma tora de madeira pequena; passe por cima dela para coletá-la. Acesse o menu de criação e fabrique os blocos de tábuas de madeira com esse material.
- Lã: pode ser obtida matando ovelhas ou usar uma tesoura — criada com duas barras de ferro na bancada — para cortar a lã.
- Crie uma bancada de trabalho. Para isso, acesse o menu de criação e coloque 4 blocos de tábua de madeira na grade de fabricação à direita do personagem. Arraste a bancada para seu inventário.
- Coloque a bancada de trabalho no chão e abra-a. Para fazer isso, primeiro transfira o item à barra de itens rápidos, na parte inferior do inventário, e equipe-o. Mire no ponto exato do chão em que a bancada ficará e clique com o botão direito (“LT” no Xbox e “L2” no Playstation) para colocá-la ali.
- Fabrique a cama acessando a bancada. Na grade 3x3, coloque 3 blocos de lã na primeira fileira e depois 3 de madeira na segunda (logo abaixo das lãs). Arraste a cama para o inventário.
- Também é possível mudar as cores das camas usando corantes.
- Posicione a cama colocando-a na barra de itens rápidos e equipe-a. Mais uma vez, “mire” no chão e clique com o botão direito (correspondentes ao “LT” no Xbox e “L2” no Playstation) para colocá-la ali.
[editar]Construindo casas na aldeia
- Obtenha os materiais de construção. As casas da vila podem ser feitas de qualquer material que desejar; nem todos precisam ser minerados ou colhidos, mas as ferramentas aceleram o processo. Veja como fabricar picaretas. Os itens abaixo são comuns e você conseguirá coletá-los sem grande dificuldade seguindo os passos indicados:
- Terra: encontrada em qualquer lugar. Basta atacar (com as mãos ou uma pá) o bloco até que ele quebre e deixe um bloco menor. Passe sobre ele para obtê-lo.
- Tábuas de madeira: para coletar madeira, vá até uma árvore e ataque o tronco dela com as mãos (ou um machado) até que o bloco quebre e deixe uma tora de madeira pequena. Passe sobre esse bloco e colete-o; acesse o menu de fabricação e crie blocos de tábuas de madeira usando o item que você acabou de pegar.
- Pedregulho: um pouco mais resistente a impactos (e às explosões de Creepers), precisa ser minerado com uma picareta. Equipe-a no menu e ataque blocos de pedra dentro de cavernas ou nas bordas de montanhas.
- Escolha um lugar dentro da vila. O jogo calcula que o centro dela é representado pelas coordenadas médias de todas as portas da vila, enquanto o parâmetro de ponto exterior desses locais será ou 32 blocos de distância do centro ou a porta mais distante do centro, o que for mais longe.[10]
- Construa uma estrutura. Com os materiais de construção coletados, comece a erguer a parte externa de uma casa ou prédio com o formato que preferir, desde que a cobertura seja de blocos opacos para representar um telhado. Ela deverá pelo menos três blocos de altura para que aldeões (e você) tenham espaço para se mover ali dentro, sem se esquecer de um espaço de dois blocos de altura na parede para instalar a porta.
- Comece a construção colocando o material na barra de itens rápidos, na parte inferior do inventário. Selecione esses objetos na barra para equipá-los, “mire” no chão, em que deverão ser posicionados, e clique com o botão direito (“LT” no Xbox e “L2” no Playstation) para deixá-los ali. Leia este artigo para saber melhor como erguer estruturas.
- Construa uma bancada de trabalho e coloque-a no chão. Para fabricá-la, coloque 4 blocos de tábuas de madeira no menu de criação; com a bancada pronta, basta posicioná-la em qualquer lugar do mundo.
- Use a bancada para fabricação da porta. Selecione o item de criação e coloque 6 tábuas de madeira na grade 3x3; arraste a porta ao inventário.
- Coloque a porta no prédio. Primeiro a transfira para a barra de itens rápidos e depois clique nela para equipá-la; mire no chão em que a porta será instalada e clique com o botão direito (“LT” no Xbox e “L2” no Playstation) para posicioná-la ali. Quanto mais portas na vila, maior a chance de que os aldeões queiram procriar.
- Eles podem detectar uma porta a 16 blocos de distância na horizontal, 3 blocos acima deles ou 5 blocos abaixo do nível da aldeia. Para ser válida, a porta precisa ter mais blocos opacos como telhado dentro de 5 blocos de um lado da porta (parte interna) do que do outro (parte externa).
[editar]Fazendo trocas com os aldeões
- Selecione um aldeão. Para isso, fique na frente deles e mire; clique com o botão direito (“LT” no Xbox e “L2” no Playstation) e o inventário do NPC aparecerá.
- Examine o inventário do aldeão. Os espaços na parte superior da janela vão exibir o que ele vende, enquanto a caixa no canto esquerdo inferior mostra o que ele exige para a troca. É preciso ter o item que desejam no seu próprio inventário para que a troca se concretize.
- Selecione o item que você deseja comprar. Para selecioná-lo, basta clicar (ou apertar o botão “confirmar” no controle) sobre ele; o objeto que você colocou para troca será removido e substituído pelo que foi escolhido, aparecendo em seu inventário.
- Os aldeões possuem apenas um ou dois itens ao fazer as primeiras trocas. Quanto mais realizar transações, mais elementos eles terão disponíveis.
[editar]Construindo jardins para os aldeões
- Minere pedregulho, carvão e minério de ferro. Todos eles são encontrados em cavernas, e é preciso ter uma picareta para obtê-los; leia este artigo para saber como criar essa e outras ferramentas.
- Blocos de pedra são cinza, como os de verdade. Use uma picareta para minerá-los.
- Os de carvão são iguais aos de pedra, mas possuem pontinhos pretos. Mais uma vez, a picareta permitirá que você os minere.
- Já os blocos de minério de ferro são semelhantes os de pedra, mas com pontos amarelos. É necessário ter uma picareta de pedra (ou melhor) para conseguir obter o material.
- Construa uma bancada de trabalho. Ela pode ser fabricada com quatro blocos de tábua de madeira no menu de criação. Coloque-a no chão.
- Crie uma fornalha. Acesse a banca de trabalho e coloque 8 blocos de pedregulho nas laterais da grade. Arraste a fornalha para a barra de itens rápidos e equipe-a. Depois, basta colocá-la no chão mirando e pressionando o botão direito do mouse (“LT” no Xbox e “L2” no Playstation).
- Use a fornalha para fundir o ferro. Isso será feito com o minério de ferro, portanto, acesse a fornalha e coloque o carvão no espaço de combustível (o espaço sob o ícone de chamas). Depois, posicione os blocos de minério de ferro no espaço acima das chamas. Aguarde alguns minutos para que o ferro termine de ser fundido; logo depois, selecione a fornalha e arraste as barras de ferro, no espaço à direita, e coloque-os no inventário.
- Acesse a bancada de trabalho e crie um balde. Coloque um bloco de ferro no primeiro e terceiro espaços da segunda fileira, bem como no segundo espaço da última fileira da grade. Arraste o balde ao inventário.
- Encontre uma área bem iluminada na vila. Esse ponto deverá ser bem banhado pelos raios de sol, com espaço de cerca cinco blocos de altura e dez comprimento de terra.
- Cave uma vala no meio do jardim. Isso pode ser feito com as mãos ou uma pá, e a fossa não deve ter mais de 1 bloco de profundidade.
- Use o balde para juntar água. Coloque-o na barra de itens rápidos, equipe-o e encontre alguma fonte próxima de água; não se esqueça de equipar o balde através da barra de itens rápidos e depois clique no ponto com água para enchê-lo.
- Encha a vala de água. Após coletá-la, volte ao jardim com a fossa e despeje a água ali para preenchê-la; mais uma vez, basta equipar o balde cheio e clicar na fossa vazia para preenchê-la. É bem provável que você tenha que jogar água na vala uma duas ou três vezes para inundá-la por completo.
- Na bancada de trabalho, crie uma enxada. Selecione a bancada e coloque dois gravetos no segundo espaço da segunda e terceira fileiras da grade, respectivamente. Depois, adicione duas tábuas de madeira, pedregulho, barra de ferro ou diamantes (qualquer um desses itens servirá) no segundo e terceiro espaços da primeira fileira. Arraste a enxada ao inventário.
- O gravetos são criados usando os blocos de tábua de madeira no menu de criação.
- Junte os materiais que deseja cultivar. Cenouras, batatas, sementes de trigo, beterrabas, sementes de cacau, melões e abóboras são alguns dos alimentos que podem ser plantados e cultivados.
- Cenouras, batatas, beterraba e sementes de trigo podem ser obtidas de hortas já presentes nas aldeias. As sementes de trigo também são fornecidas após “quebrar” grama alta.
- Use a enxada para arar o jardim. Coloque a ferramenta na barra de itens rápidos, na parte inferior do inventário, e equipe-a. Com ela, are o solo nos dois espaços ao lado de uma das laterais da vala cheia de água.
- Plante os alimentos. Depois de arar o solo, coloque os vegetais na barra de itens rápidos e plante no local clicando com o botão direito do mouse (LT” no Xbox e “L2” no Playstation). Aguarde alguns dias para que seus cresçam.
- Colha os alimentos. Depois que eles estiverem maduros, clique (ou use “RT” no Xbox e “R2” no Playstation) para fazer a colheita.
- Geralmente, os aldeões colhem os cultivos para você e também vão plantar nas hortas que forem feitas.
- Se o aldeão possuir 3 pães, 12 cenouras, 12 batatas, ou 12 beterrabas no inventário, ele ficará mais disposto a procriar.
- Crie pão selecionando a bancada e colocando três trigos em qualquer fileira. Arraste-o para o inventário.
[editar]Dicas
- Quando os aldeões estão felizes e têm todas as necessidades atendidas, estarão mais dispostos a procriar.
- Tente induzir os aldeões a procriar o máximo possível; quanto mais estiverem disponíveis, mais trocas vantajosas poderão ser feitas.
- Ao “cruzar” dois aldeões, deixe ambos em um espaço fechado para que não acabem ficando longe um do outro.
[editar]Avisos
- Procure manter os aldeões zumbi longe da luz do sol ao curá-los, já que vão queimar e morrer devido aos raios solares. Você desperdiçará sua Poção e Maçã Dourada.
[editar]Referências
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=G7XwGt2n-Nc
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=MqVPStRgxLk
- ↑ https://minecraft.gamepedia.com/Villager#Professions
- ↑ [v161654_b01]. 2 de dezembro de 2020.
- ↑ [v161654_b01]. 2 de dezembro de 2020.
- ↑ https://www.youtube.com/watch?time_continue=145&v=VRrcU83rWC4
- ↑ https://www.youtube.com/watch?time_continue=60&v=lH-lunMlWn0
- ↑ [v161654_b01]. 2 de dezembro de 2020.
- ↑ https://minecraft.gamepedia.com/Villager
- ↑ https://minecraft.gamepedia.com/Tutorials/Village_mechanics
Comentários
Enviar um comentário