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Publicada por
Filipe heitor
em
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Esse artigo o ensinará como compartilhar um documento salvo no Google Docs e permitir que outras pessoas o editem pela internet. Você pode alterar as configurações individuais de usuário e convidar novos editores por e-mail ou por link.
[editar]Passos
[editar]Usando um navegador
- Abra o site do Google Docs no seu navegador. Digite ou cole o link http://www.docs.google.com na sua barra de endereços e aperte ou no teclado.
- Se não entrar automaticamente na sua conta, faça login na conta do Google que quer usar.
- Clique no documento que quer editar. Você pode encontrar todos os seus documentos aqui. Basta clicar no que você quer tornar editável para outras pessoas. Isso abrirá o documento.
- Você pode criar ou carregar um novo documento clicando no ícone da pasta cinza no canto superior direito da lista de documentos.
- Clique no botão azul . Esse botão fica no canto superior direito do documento. Isso vai abrir as preferências de compartilhamento do documento em uma janela pop-up.
- Clique em no canto superior direito. Esse botão tem o desenho de uma corrente dentro de um círculo e fica no canto superior direito da janela pop-up Compartilhar. O link de compartilhamento do documento aparecerá na tela.
- O ícone ficará verde.
- Se o ícone já está verde, então já deve existir um link de compartilhamento para esse documento aqui e clicar nele vai copiá-lo na sua área de transferência.
- Clique no menu suspenso . Você pode encontrar esse menu acima do link de compartilhamento.
- Em alguns documentos compartilhados com você por outros usuários, talvez você não possa alterar as configurações de edição. Nesse caso, esse botão terá os dizeres "Qualquer pessoa com o link pode visualizar," e você não conseguirá clicar nele.
- Selecione no menu suspenso. Isso vai permitir que qualquer usuário com o link de compartilhamento para o documento online possa editá-lo usando sua respectiva conta.
- Se preferir, você pode digitar endereços de e-mail individualmente sob "Pessoas" na parte inferior, clicar no menu suspenso ao lado da lista de e-mails e selecionar Pode editar por aqui.
- Agora você pode copiar o link de compartilhamento no topo e compartilhar o documento com qualquer pessoa. O link permitirá que qualquer um edite seu documento.
- Clique em no canto inferior direito. Esse botão é cinza e fica no canto inferior direito da janela pop-up Compartilhar. Isso abre uma lista de todas as pessoas com as quais esse documento está sendo compartilhado.
- Você também pode copiar o link de compartilhamento no topo da janela.
- Digite um endereço de e-mail no campo "Convidar pessoas" (opcional). Você pode enviar convites por e-mail para as pessoas acessarem esse documento e uma notificação de que elas podem editá-lo.
- Se estiver digitando vários endereços de e-mail manualmente, coloque uma vírgula entre um e outro para separá-los.
- Se não quiser enviar notificações, desmarque a caixa "Notificar pessoas" abaixo do campo de e-mail.
- Clique no menu suspenso ao lado do campo de e-mail (opcional). Veja se a opção Pode editar está selecionada aqui para os convites.
- Se a opção Pode editar estiver selecionada, você verá um ícone de lápis .
- Se a opção Pode comentar estiver selecionada, você verá um ícone de balão de fala .
- Se Pode visualizar estiver selecionado, será um ícone com o desenho de um olho.
- Clique no botão azul . Isso vai enviar um e-mail de convite e um link compartilhável do seu documento para os contatos selecionados. Todos os contatos convidados poderão editar seu documento.
- Se você desmarcou a caixa Notificar as pessoas, terá que clicar em OK aqui e compartilhar o link do documento manualmente.
[editar]Usando o aplicativo móvel
- Abra o aplicativo do Google Docs no seu iPhone, iPad ou Android. O ícone do Docs tem o desenho de uma folha de documento azul sobre um fundo branco. Você pode o encontrar na tela inicial, em uma pasta ou na gaveta de aplicativos.
- Encontre e toque no documento que você quer tornar editável. Isso vai abrir o documento em tela cheia.
- Se preferir, toque no ícone colorido "+" no canto inferior direito e crie um novo documento.
- Toque no ícone do boneco com o "+" no topo da tela. Você pode encontrar esse botão no canto superior direito. Ele vai abrir a página "Compartilhar".
- Se não tiver permissão para editar as preferências de compartilhamento em um documento compartilhado, você verá uma notificação pop-up aqui.
- Se não vir esse ícone, pode tocar no ícone de três pontos no canto superior direito, selecionar Compartilhar & exportar no painel do menu e tocar em Compartilhar.
- Toque na lista de usuários sob "Quem tem acesso" (opcional). Isso abrirá uma lista com todas as pessoas que tem acesso ao documento.
- Você pode tocar no ícone suspenso ao lado de um usuário aqui e selecionar Editor para permitir que a pessoa faça edições.
- Digite o nome do contato que quer convidar para o documento. Toque no campo Pessoas e digite quais contatos você quer adicionar como editores.
- Você pode selecionar pessoas pelos contatos salvos ou digitar manualmente um endereço de e-mail ou mais (separe-os usando vírgulas).
- Toque no menu suspenso ao lado do campo "Pessoas". Ele vai abrir um menu pop-up.
- Esse botão vai exibir um ícone de lápis para indicar Editor.
- Ele terá um ícone de balão de fala para indicar Comentar.
- Você verá um ícone de olho para indicar Visualizador.
- Selecione na janela pop-up. Isso vai permitir que todos os contatos selecionados aqui editem o documento.
- Digite uma mensagem de convite para seus contatos (opcional). Se quiser escrever uma mensagem, use o campo Mensagem.
- Toque no ícone do avião de papel no canto superior direito. Isso vai enviar seu convite de compartilhamento às pessoas selecionadas. Todos os usuários convidados poderão editar o documento.
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