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Publicada por
Filipe heitor
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Conectar um roteador a um modem permite que você acesse a internet em vários dispositivos diferentes na sua casa e dá mais segurança contra hackers e outros problemas. Você pode instalar um roteador e um modem corretamente usando dois cabos Ethernet, um cabo coaxial e os cabos de energia desses dois aparelhos. Veja abaixo o passo a passo para conectar um roteador a um modem.
[editar]Passos
[editar]Conectando um roteador a um modem
- Conecte o cabo de internet certo à tomada na parede. Se você tem internet cabeada ou de fibra óptica, terá que conectar um cabo coaxial à tomada para passar a internet. Já se tiver um modem DSL, você terá que conectar uma linha telefônica à entrada para telefone correspondente.
- Conecte o outro cabo de internet ao seu modem. Conecte a outra ponta do cabo coaxial ou cabo de telefone à entrada correta no modem. Isso permite que o modem receba a internet.
- Conecte o cabo de energia do modem ao modem. Encontre onde você deve conectar o cabo que vai na tomada na parte de trás do modem e coloque-o na entrada.
- Conecte o cabo de energia do modem a uma tomada próxima. Isso fará o aparelho ligar.
- Ligue o modem. Se ele não ligar automaticamente, procure um botão para ligá-lo e aperte-o.
- Conecte um cabo Ethernet à entrada "Ethernet" no seu modem. Essa entrada é usada para conectar outros dispositivos ao modem.
- Conecte a outra ponta do cabo ao roteador. Ponha a outra ponta do cabo Ethernet em uma entrada chamada "WAN", "Internet" ou algo parecido. Ela provavelmente estará ao lado de quatro entradas "LAN" coloridas no roteador.
- Conecte o cabo de energia do roteador ao roteador. Encontre a entrada onde o cabo de energia deve ser conectado e coloque-o nela.
- Conecte o cabo de energia do roteador a uma tomada próxima. O roteador provavelmente vai ligar sozinho. Aguarde alguns minutos para que ele termine a inicialização dele.
- Conecte o segundo cabo Ethernet ao roteador. Conecte o cabo Ethernet a uma das entradas marcadas como "LAN".
- Conecte o cabo Ethernet ao seu computador. Encontre uma entrada LAN disponível no seu notebook ou desktop e conecte a outra ponta do cabo Ethernet nela.
- Verifique se as luzes no seu modem estão ligadas. Isso indica que os dispositivos foram conectados corretamente uns aos outros. A forma como as luzes estarão varia de roteador para roteador. Consulte o manual de usuário dele ou acesse a página do fabricante para se informar sobre isso.[1]
- Abra um navegador de internet. Se você estiver conectado corretamente à internet, conseguirá abrir a página de algum site usando um navegador.
- Digite o endereço de IP do roteador na barra de endereços do navegador. Fazer isso conecta você à interface web do roteador. O endereço de IP padrão difere de roteador para roteador. Consulte o manual de usuário ou acesse o site do fabricante para descobrir qual o endereço de IP do roteador.
- Os endereços de IP padrões mais comuns são: 192.168.0.1, 192.168.1.1 e 10.0.0.1.
- Informe o nome de usuário e senha padrões. Você terá que fazer login no roteador usando o nome de usuário e senha padrão do aparelho. Consulte o manual de usuário ou o site do fabricante para encontrar as informações de login.
- Atualize o firmware do roteador. Quando for conectar um roteador novo, provavelmente será necessário atualizá-lo. Encontre a opção de atualizar o roteador na interface web e clique no botão. O processo que você terá que fazer para atualizar o firmware do roteador varia dependendo da marca e do modelo.
- Você também pode usar a interface web do roteador para configurar encaminhamento de entradas e bloquear sites.
[editar]Configurando uma rede sem fio
- Abra um navegador de internet. Se você estiver conectado corretamente à internet, conseguirá acessar algum site usando um navegador.
- Digite o endereço de IP na barra de endereços do navegador. Isso permite que você se conecte à interface web do roteador. O endereço de IP padrão do roteador varia dependendo da marca e do modelo. Consulte o manual de usuário ou o site do fabricante para descobrir o IP padrão do seu roteador.
- Os endereços de IP mais comuns são: 192.168.0.1, 192.168.1.1 e 10.0.0.1.
- Informe o nome de usuário e senha padrões. Você terá que fazer login no roteador usando o nome de usuário e senha padrões do aparelho. Consulte o manual de usuário ou o site do fabricante para descobrir essas informações.
- Os nomes de usuário e senhas mais comuns são "admin" e "password".
- Encontre as configurações sem fio. A interface web de roteadores varia um pouco entre as marcas e modelos. Encontre as configurações sem fio do seu roteador. Elas podem estar sob guias como "Sistema", "Configurações", "Preferências" ou alguma coisa parecida.
- Dê um nome para a sua rede sem fio. Encontre as configurações de SSID na interface web do seu roteador. Digite um nome para a sua rede sem fio no campo SSID.
- Selecione "WPA/WPA2" como a chave de encriptação. Esse é o tipo de chave de encriptação mais seguro para senhas de redes sem fio.
- Digite uma senha para a rede sem fio. Essa opção pode estar marcada como "chave", "chave sem fio" ou "senha sem fio". Essa é a senha que você vai digitar nos dispositivos para se conectar à rede sem fio.
- Faça uma senha forte com, pelo menos, oito caracteres e que tenha uma combinação de letras e números.
- Escolha uma senha que você não se importe de passar para as pessoas que vierem visitar você. Não coloque senhas que você usa em outras contas pessoais.
- Salve as alterações no sistema. Procure a opção de salvar as alterações feitas no roteador e clique nela. Onde o botão vai estar varia de roteador para roteador.
[editar]Resolvendo problemas
- Experimente desconectar o modem por 15 segundos. Se, de repente, você não conseguir se conectar à internet, desconecte o modem por alguns segundos e conecte-o novamente. Isso permite que ele desligue e inicialize de novo para conseguir fazer uma conexão nova e mais forte. Depois de 15 segundos, reconecte o modem e espere, pelo menos, dois minutos antes de se conectar à internet.[2]
- Tente reiniciar tanto o modem como o roteador. Se você tiver problemas para se conectar à internet, experimente desligar a rede toda e reiniciar todos os aparelhos. Isso pode ajudar a atualizá-los e garantir uma conexão mais forte e duradoura com a internet.
- Desligue o seu computador e desconecte o modem da tomada.
- Desconecte o roteador da tomada também. Veja se os dois cabos Ethernet e o coaxial estão conectados corretamente nos dispositivos.
- Reconecte o modem à tomada. Faça o mesmo com o roteador.
- Espere dois minutos e ligue o computador também. Agora a conexão com a internet deve ter normalizado.
- Tente trocar os cabos Ethernet e coaxial. Assim, você poderá saber se algum deles está com defeito caso a internet não esteja funcionando. Na maior parte dos casos, cabos com defeito ou desgastados vão impossibilitar a conexão com a internet.
- Veja se caiu a internet no seu bairro. Se ocorrer uma interrupção no serviço, entre em contato com a empresa que fornece internet para você. Às vezes, acontecem interrupções temporárias no serviço por conta de manutenções locais ou problemas pontuais.
- Descubra se o seu modem é compatível com o seu roteador. Se não conseguir estabelecer uma conexão, verifique se o roteador é compatível com o modem entrando em contato com a sua provedora de internet. Alguns modens podem estar ultrapassados ou não ter compatibilidade com determinados roteadores.
- Veja se o modem precisa de configurações especiais. Se não conseguir se conectar à internet, entre em contato com a provedora para ver se o seu modem precisa de algum tipo de configuração especial. Alguns modens a cabo precisam que as entradas Ethernet sejam configuradas antes que elas consigam funcionar corretamente com roteadores de internet.[3]
[editar]Materiais Necessários
- Roteador.
- Modem
- 2 cabos Ethernet.
- Cabo coaxial.
- Cabo de energia para o roteador.
- Cabo de energia para o modem
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