- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
É sempre bom receber um e-mail de agradecimento, seja ele do seu irmão ou do seu chefe. Ao decidir como responder, o mais importante a se lembrar é ser verdadeiro. Não tenha medo de mostrar seu apreço pelo remetente e considere essa uma oportunidade de fortalecer seu relacionamento. Você pode querer responder pessoalmente, pelo telefone ou por e-mail.
[editar]Passos
[editar]Respondendo a um colega
- Responda a mensagem do remetente dizendo "De nada". Ter um tempo para responder a um "obrigado" no trabalho pode ajudar você a desenvolver um vínculo mais forte com seu colega ou supervisor. Independente de você fazer isso pessoalmente ou por e-mail, expresse sua gratidão pelo tempo que a pessoa levou para enviar o e-mail.
- Fale para eles como você se beneficiou da tarefa ou projeto ao qual se referem. Além de reconhecer o agradecimento deles, é sempre bom se preparar para outras oportunidades afirmando o prazer ou benefício que você teve ao participar do trabalho.
- "Foi um trabalho muito gratificante. Eu aprendi bastante com esse projeto e agradeço pela oportunidade."
- "Espero trabalhar com o departamento de design novamente. Foi um prazer!"
- Seja breve. Enviar uma resposta para um agradecimento relacionado ao trabalho nem sempre é esperado ou exigido. Para evitar tomar muito tempo de um colega, mantenha a resposta breve.[1]
[editar]Reconhecendo o agradecimento de um cliente
- Expresse sua gratidão. Além de um simples "De nada", uma resposta de e-mail para um cliente grato é uma oportunidade para você agradecer pela preferência a ele e expressar um desejo de continuar esse relacionamento, talvez até oferecendo um desconto ou um produto grátis como incentivo.
- "Foi um prazer negociar com você, Sra. Jones. Eu gostei de conhecê-la e espero ver você novamente em breve."
- "Fiquei tão feliz que você gostou da ilustração, Sr. Martinez! Como um gesto de agradecimento, eu quero oferecer 10% de desconto na sua próxima compra na galeria."
- Não demore para responder. Assim como com qualquer resposta de e-mail, é melhor não deixar muito tempo passar. Essa prontidão é uma indicação de que você priorizou o remetente e irá reforçar o sentimento de apreciação.[2]
- Use um tom caloroso e amigável. Quando alguém contata você para dizer obrigado, é uma oportunidade de aprofundar o relacionamento e fazer com que eles se sintam lembrados e especiais.[3]
- "Obrigado por sua preferência e espero que você tenha uma aventura maravilhosa!"
- "Foi ótimo conhecer você, desejo sorte no seu grande projeto!"
[editar]Respondendo um amigo ou familiar
- Diga "De nada!". Essa é a maneira mais comum de responder a alguém que expressou gratidão. Isso deixa claro que você os ouviu e reconhece esse sentimento.[4] Algumas frases alternativas podem ser:
- "Sem problemas."
- "Imagina."
- "Fiquei feliz em ajudar."
- Diga "Eu sei que você faria o mesmo por mim." Se você quiser dar um passo a mais e reconhecer proximidade do seu relacionamento com o remetente, esse é o tipo de frase certo para a ocasião, já que implica confiança no relacionamento.[5] Outras frases podem ser:
- "Você fez o mesmo por mim."
- "Fico feliz que podemos nos ajudar."
- "Sempre estarei aqui para você."
- Demonstre que gostou da experiência de ajudar. Você pode expressar e honrar a ideia de que ajudar em si é uma recompensa utilizando uma das seguintes frases:
- "O prazer foi meu."
- "Fiquei feliz em escolher isso para você."
- "Foi divertido!"
- Mostre sinceridade através da linguagem corporal. Se você decidir responder ao e-mail de agradecimento pessoalmente, sorria e faça contato visual enquanto reconhece o remetente e evite cruzar os braços na frente do seu peito. Sinais não-verbais são tão importantes quanto o que você diz.[6]
[editar]Referências
- ↑ https://www.huffingtonpost.com/bruce-mayhew/email-etiquette-should-yo_b_5249461.html
- ↑ https://www.cbsnews.com/news/9-keys-to-email-etiquette/
- ↑ https://www.businessemailetiquette.com/thank-you-youre-welcome-thank-you-youre-welcome/
- ↑ https://www.huffingtonpost.com/diane-gottsman/business-etiquette-the-co_b_6017462.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/give-and-take/201311/why-you-shouldnt-say-youre-welcome
- ↑ https://campuspress.yale.edu/cnspy/2015/04/01/what-does-your-body-language-say-about-you/
Comentários
Enviar um comentário