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Publicada por
Filipe heitor
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Este guia wikiHow ensina você a descobrir se alguma porta específica está liberada em seu computador ou rede.
[editar]Passos
[editar]Verificando uma porta externa
- Acesse http://www.canyouseeme.org em algum navegador. Você pode utilizar para verificar se alguma porta no seu computador ou rede está acessível na internet. O site irá detectar automaticamente o seu endereço de IP e mostrá-lo no campo "Seu IP".
- Existem diversos outros sites que você pode utilizar para detectar alguma porta liberada. Pesquise por "ferramenta de busca de porta liberada" no seu site de busca preferido, caso deseje.
- Insira a porta. Digite a porta que você deseja verificar (ex., 22 para SSH) no campo "Porta a ser Verificada".
- Clique em . Se a porta estiver liberada e disponível, você verá uma mensagem de confirmação. Caso contrário, você verá uma mensagem que diz "Erro: Não foi possível verificar seu serviço em (seu endereço de IP) na porta (número da porta)."
[editar]Checando se um programa foi permitido pelo Windows Firewall
- Abra o Windows search e digite . Se a barra de pesquisa ainda não estiver liberada, clique no círculo ou na lupa à direita do menu Iniciar para abri-la.
- Utilize este método caso você queira verificar se o Windows está configurado para permitir que um programa instalado se comunique através de seu firewall.
- O Windows firewall é habilitado por padrão. Caso você tenha instalado seu próprio software de firewall, utilize o mesmo para checar se um programa é permitido.
- Clique em . Isso faz que com abra suas configurações de Firewall e Proteção de Rede.
- Clique em . É um dos links de texto próximo à parte de baixo da janela. Uma lista de programas aparecerá.
- Se o programa estiver sendo permitido pelo firewall apenas quando estiver conectado à rede que você marcou como "privada" (tal como quando você está em sua rede doméstica), aparecerá como marcada na coluna "Privada", próximo ao programa.
- Se o programa estiver sendo permitido pelo firewall quando estiver conectado a uma rede pública, aparecerá como marcado na coluna "Pública".
- Permitir um programa ou porta não listado pelo firewall. Caso você não encontre o programa na lista "Aplicativos e recursos permitidos", clique no botão “Alterar Configurações” no canto superior direito e siga estes Passos:
- Clique em “Permitir” outro aplicativo próximo à parte inferior.
- Clique em “Procurar”, selecione o programa, e então clique em Abrir.
- Clique em “Tipos de Rede”, próximo ao canto inferior esquerdo, selecione uma preferência de privacidade e clique em “OK”.
- Clique em “Adicione para adicionar o programa”, e então clique em “OK”.
[editar]Verificando se um programa é permitido pelo Mac Firewall
- Clique no menu e selecione . O firewall do Mac, por padrão, não vem ativado.[1]
- Clique em . É o ícone de casa na fileira superior.
- Clique na aba . Fica próximo à parte superior central da janela.
- Caso você veja a mensagem "Firewall: Ativado" próximo à parte superior da aba, significa que seu firewall está ativo.
- Se o firewall não estiver ativo, mas você quer que esteja, clique no ícone de cadeado na parte inferior esquerda da janela, insira sua senha de administrador, e por último clique em “Ativar o Firewall”.
- Clique em . Isso faz com que sejam abertas suas configurações, incluindo uma lista de programas e serviços definidos para permitir ou proibir conexões de entrada.
- Se um programa ou serviço estiver com um ponto verde e o texto "Permitir conexões de entrada", significa que a porta está liberada.
- Se houver um ponto vermelho que diz "Bloquear conexões de entrada", significa que a porta está fechada.
- Você pode alternar entre a permissão ou proibição da porta clicando no ícone de seta dupla próximo ao status atual do programa e escolhendo uma opção.
[editar]Verificando se uma porta local do roteador está liberada (Windows)
- Habilite o Telnet do Windows. Você pode utilizar o Telnet para checar se alguma porta específica está liberada em seu roteador local ou ponto de acesso. Veja como habilitá-lo:
- Digite na barra de pesquisa. Caso não encontre a barra de pesquisa, clique no círculo ou na lupa à direita do menu Iniciar.
- Clique em “ativar ou desativar recursos do Windows”.
- Marque a caixa próxima ao Cliente Telnet e clique em “OK”.
- Clique em “Fechar” quando terminar a instalação do programa.
- Abra o prompt de comando. Veja como:
- Digite . Digite cmd na barra de pesquisa do Windows.
- Clique em “Prompt de Comando” no resultado das pesquisas.
- Digite no prompt e aperte . Diversas informações de rede serão mostradas.
- Anote o endereço de IP do roteador. O endereço que aparece próximo ao “Gateway Padrão” nos resultados do ipconfig é o endereço local do seu roteador.
- Digite e aperte . Isso abrirá o prompt do Microsoft Telnet.
- Digite . Por exemplo: caso você queira verificar se a porta 25 está liberada em seu roteador e seu endereço de IP seja 10.0.0.1, você deverá digitar .
- Aperte . O Telnet tentará se conectar à porta.
- Caso você veja uma mensagem que diga "Por favor aperte Enter" ou "Aperte qualquer tecla para continuar", significa que a porta está liberada.
- Caso você veja uma mensagem que diga "Não foi possível abrir a conexão", significa que a porta não está liberada.
[editar]Verificando se uma porta do roteador local está aberta (Mac)
- Abra uma janela de terminal. Para fazer isso, abra o Spotlight, clicando na lupa no canto superior direito da tela, e digite , e digite “terminal”. Em seguida, clique em Terminal, no resultado das pesquisas.
- Utilize este método para verificar se uma porta está aberta em seu roteador local ou ponto de acesso.
- Digite no prompt e aperte . O endereço de IP aparecerá próximo ao "default" no topo dos resultados.
- Digite . Por exemplo, caso você queira verificar se a porta 25 está liberada em seu roteador e o endereço de IP do seu roteador seja 10.0.0.1, você deverá digitar .[2]
- Aperte . Veja como interpretar os resultados:[3]
- Caso a porta esteja liberada, você verá uma mensagem que diz que a conexão foi bem-sucedida.
- Caso a porta não esteja liberada, você verá uma mensagem que diz que a conexão foi recusada ou expirada.
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