- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Tricotar em um tear pode ser um pouco desafiador, mas não tenha medo! Experimente essa técnica diferente para fazer um cobertor! Após adquirir linha volumosa e um tear apropriado, faça um nó corrediço e o prenda no primeiro pino. Faça pontos jersey até que a peça tenha o tamanho desejado. Utilize uma agulha de tricô ou crochê para arrematar o trabalho no final. Será preciso fazer isso no outro lado também para prender as bordas. Logo, logo você terá um cobertor quentinho para aquecê-lo nos dias frios!
[editar]Passos
[editar]Montando os pontos
- Prepare os materiais para tricotar o cobertor. Coloque um tear retangular com 64 pinos em cada lado na bancada de trabalho. Ajuste para que haja 3 cm entre cada pino. Você também precisará de seis novelos de linha volumosa, tesoura e uma agulha de crochê ou tricô.[1]
- Cada novelo deve pesar 170 g e medir 170 m.
- Faça um nó corrediço. Forme um laço com a linha de forma que sobre entre 15 cm a 20 cm na ponta. Segure essas pontas com uma mão e use a outra para abrir o laço. Puxe a linha conectada ao novelo através do laço. Ela deve formar um nó folgado.
- Prenda o nó em um pino. Coloque o nó corrediço no pino na fileira superior à esquerda do tear. Levante-o um pouco para prender a linha embaixo do tear. Isso garante que ela não seja tricotada. Puxe gentilmente a linha de trabalho para apertar o nó corrediço ao redor do pino.
- Enrole a linha alternando entre as fileiras superiores e inferiores. Pegue a linha e a enrole no segundo pino da esquerda para a direita na fileira inferior. Leve a linha de volta para a fileira superior, pulando um pino e a enrole ao redor do terceiro pino. Continue a enrolar nas fileiras superiores e inferiores, sempre pulando um pino em cada uma, até o final do tear.
- Entrelace a linha na direção contrária. Ao atingir o final do tear na fileira inferior, enrole a linha no último pino da direita na fileira superior e depois ao redor do segundo pino da direita para a esquerda na fileira inferior. Entrelace a linha nos pinos que pulou antes, na direção oposta. Alterne entre as fileiras superiores e inferiores.
- Prenda uma linha âncora. Pegue cerca de 1,5 m de linha que seja de uma cor diferente e a coloque através do tear de forma que fique bem centralizada. Por exemplo, deixe cerca de 7,5 cm da linha âncora em cada ponta e as prenda embaixo do tear.
- Essa linha âncora será removida assim que concluir o projeto, mas ajudará a manusear o cobertor quando começar a ficar longo.
- Empurre a linha para baixo nos pinos. Use as mãos para empurrar toda a linha que já colocou no tear para baixo, na base de cada pino, para poder tricotar.
[editar]Tricotando o cobertor
- Comece com o ponto jersey. Pegue a linha do pino inferior à esquerda e a leve diretamente para o pino mais à esquerda na fileira superior. Enrole-a ao redor desse pino e a leve para a fileira inferior, pulando um pino e enrolando ao redor do próximo.
- Continue a fazer o ponto jersey. Entrelace a linha, sempre pulando um pino enquanto alterna entre as fileiras superior e inferior. Trabalhe até a ponta direita do tear e depois retorne ao lado esquerdo.
- Tricote sobre a fileira inferior de pontos. Utilize a agulha de tricô ou crochê e a insira embaixo da linha no pino mais à esquerda da fileira inferior. Prenda a linha e a puxe por cima do mesmo pino para prendê-la. Tricote sobre metade dos pontos na fileira inferior do tear da esquerda para a direita. Depois, passe para o lado direito da fileira inferior e tricote até o centro novamente.
- Dividir o trabalho de tricô em duas partes faz com que o cobertor fique uniforme.
- Tricote sobre a fileira superior de pontos. Incline o tear um pouco para cima para que você possa inserir a agulha de tricô ou de crochê no lado direito da fileira superior. Tricote sobre cada pino até a metade. Depois passe para o lado esquerdo e tricote sobre cada ponto para chegar ao centro do tear.
- Vire o tear para trabalhar melhor, caso prefira.
- Esses passos completam uma carreira no ponto jersey.
- Empurre a linha para baixo e faça mais duas passadas. Use as mãos para empurrar toda a linha para a base dos pinos. Também é possível puxar as pontas da linha âncora para empurrar a linha no tear para baixo. Faça pontos jersey mais duas vezes para terminar do lado esquerdo. Tricote sobre os pontos para completar outra carreira de pontos.
- Faça pontos jersey até que o cobertor meça 1,5 m. Continue a enrolar a linha ao redor dos pontos e tricote sobre eles para fazer o ponto jersey. Assim que tiver usado cinco novelos de linha ou o quando o cobertor atingir 1,5 m, comece a arrematar e a removê-lo do tear.
[editar]Arrematando
- Insira a agulha de tricô no pino mais à direita da fileira inferior. Use uma agulha de crochê para remover o pontos, caso prefira. Passe-o para a agulha e pegue o ponto oposto na fileira superior. Passe esse último ponto para a agulha e assim terá dois pontos nela.
- Enquanto arremata, você se aproximará da ponta da linha de trabalho.
- Tricote sobre os pontos na agulha. Use os dedos para levantar o primeiro ponto na agulha e passá-lo por cima do segundo. Isso faz com que virem um ponto só.
- Pegue outro ponto e tricote sobre ele. Insira a agulha no próximo pino da fileira oposta e remova o ponto. Assim que estiver na agulha, levante o primeiro por cima dele para combiná-los.
- Continue a arrematar através do tear e corte a linha. Continue a pegar os pontos e uni-los e o cobertor será gradualmente removido dos pinos. Ao chegar no final do tear, você deve ter um ponto na agulha. Corte a linha para deixar uma ponta de cerca de 10 cm.
- Enrole e dê um nó na ponta da linha. Remova o último ponto da agulha e insira a ponta através dele para fazer um laço. Puxe firmemente para fazer um nó e entrelace o restante no cobertor.
- Também será preciso entrelaçar quaisquer pontas soltas onde você precisou acrescentar novelos.
- Use a linha âncora para arrematar o outro lado. Insira a agulha no ponto mais à direita na ponta do cobertor. Esse é o ponto mais distante da ponta da linha arrematada. Puxe o outro ponto com a agulha e utilize os dedos para levantá-lo sobre o primeiro. Continue a adicionar um ponto e tricotar sobre ele usando a linha âncora como guia.
- Arremate o último ponto e remova a linha âncora. Quando tiver apenas um ponto na agulha, puxe a linha através dele para fazer um laço. Puxe firmemente para dar um nó. Entrelace a ponta da linha através do cobertor. Encontre a linha âncora e a puxe para removê-la.
[editar]Dicas
- Experimente adicionar uma franja, flores ou laços ao cobertor para embelezá-lo.
- Para fazer uma amostra, três pontos e cinco carreiras devem medir 5 cm.
- O tamanho desse cobertor é de 115 cm x 1150 cm.
[editar]Materiais Necessários
- Tear retangular com 64 pinos em cada lado.
- Seis novelos de linha.
- 1,2 m a 1,5 m de linha em uma cor diferente.
- Tesoura.
- Agulha de tricô ou crochê.
Comentários
Enviar um comentário