- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Se você perdeu ou não consegue achar sua bagagem, não se desespere! Verifique com a companhia aérea ou faça uma reclamação. Também há formas de rastrear a bagagem pela internet usando as informações do seu voo. Basta ir ao site da companhia, preencher informações como seu nome, o número da bagagem ou número de referência da reclamação e localizar suas malas.
[editar]Passos
[editar]Rastreando a bagagem perdida no aeroporto
- Vá até o balcão de atendimento da sua companhia aérea para relatar a mala perdida. Assim que perceber que a mala não está onde deveria, fale com um atendente da companhia aérea com a qual viajou para receber ajuda. Isso pode ser feito tanto na bilheteria quanto dentro dos portões.
- Diga como é a mala e onde a viu pela última vez. Descreva a mala, sem esquecer de mencionar qualquer coisa diferente, como etiquetas ou cores chamativas. Não esqueça de dizer também qual foi o último lugar onde a viu.
- Diga, por exemplo “Eu fui até o local de retirada de bagagem mas a minha mala azul clara não estava lá. A última vez que a vi foi quando despachei antes do voo” ou “Eu acho que alguém roubou a minha mala. Ela é preta, pequena, com rodinhas e tem uma etiqueta roxa. Pensei que ela estava nas caixas aéreas do meu avião, mas não estava lá quando sai do voo”.
- Preencha uma reclamação com a ajuda do atendente. Se nem você nem o atendente conseguirem rastrear a bagagem pelo aeroporto, ele vai auxiliar você a fazer uma reclamação formal. Preencha seu nome, o número de referência da reclamação, suas informações de contato, as informações do voo e uma descrição da bagagem.[1]
- Você também pode preencher esse formulário pela internet.
- Espere entrarem em contato com você dizendo que localizaram a bagagem. Quando fizer a reclamação, ela será enviada como uma busca de achados e perdidos. A companhia aérea entrará em contato quando localizar a bagagem.
- Às vezes a bagagem não saiu do aeroporto de conexão ou alguém pegou a mala errada por engano.
- Peça o reembolso da taxa de bagagem se ela ficar desaparecida por 12 horas ou mais. Muitas companhias aéreas reembolsam o custo de despacho da bagagem se eles forem culpados pela demora em encontrar suas malas. O reembolso geralmente é pago por meio de um voucher eletrônico a ser usado em viagem nos valores de U$ 25 ou U$ 50 (£ 17,67 ou £ 35,35). O valor pode ser alterado devido às flutuações de cotação das moedas.[2]
- Você pode pedir para um atendente da companhia aérea fazer o pedido do reembolso para você enquanto estiver no aeroporto ou fazer isso sozinho em casa pela internet.
- Você receberá a resposta do pedido de reembolso por e-mail.
[editar]Rastreando pela internet
- Acesse o site da companhia aérea com a qual você viajou e vá até a página “Rastreio de bagagem”. Entre na sua conta no site da companhia e vá até a seção “Bagagem”. Clique em “Rastrear babagem despachada”.
- Digite seu sobrenome abaixo da área “Consultar status da bagagem”. A página pedirá detalhes do seu voo para poder identificar sua bagagem.[3]
- Digite o número da etiqueta ou o número de referência da mala. Você pode informar o número da etiqueta na mala, que você colocou quando a despachou, ou o número de referência dela. Ele terá de oito a dez dígitos e estará nas informações da bagem. Depois de digitar, aperte “Ir” ou “Enter”.[4]
- Verifique a pasta que o atendente que despachou sua mala deu para você. O número de referência estará lá.
- Veja a localização da mala. Depois de digitar todas as informações, você será redirecionado para uma página que dirá onde a bagagem está. Eles dirão se ela está nos achados e perdidos ou se está em outro lugar, como um terminal ou outro aeroporto.
- Se sua bagagem estiver atrasada ou provavelmente foi perdida, essa página dará essa informação. Caso isso ocorra, entre em contato com a companhia aérea.
[editar]Identificando sua bagagem
- Escolha uma mala diferente ou com cores chamativas para que ela se destaque. Uma forma fácil de não perder sua mala de vista é escolher um modelo diferente ou que chame a atenção para que você possa achá-la no meio das outras. Escolha tons de neon ou estampas florais, de bolinhas ou escocesa.[5]
- Malas chamativas são mais fáceis de se encontrar, mas também chamarão a atenção de outras pessoas.
- Coloque uma etiqueta de bagagem individual. Facilite as coisas colocando uma etiqueta diferente de um formato ou cor chamativa. Coloque-a antes de despachar as malas e não esqueça de pôr seu nome e número de telefone.[6]
- Use, por exemplo, etiquetas em forma de personagens de desenho ou com cores fluorescentes.
- Compre um dispositivo de rastreio por GPS ou Bluetooth para ajudar a encontrar suas malas. Existem vários tipo de dispositivos de rastreio para malas no mercado e alguns deles encontram a bagagem conectando-se a um smartphone. Pesquise na internet para ver os modelos e escolher o que você prefere de acordo com o que quer e o preço.[7]
- Alguns dos dispositivos no mercado são o Trakdot, o LugLoc e o PocketFinder.
- Experimente usar um dispositivo de rastreio interno para encontrar suas malas sem usar um smartphone. Muitos dispositivos são físicos e vêm com um número de série. O fabricante ou a pessoa que encontrar sua mala entrará em contanto com você quando ela for achada.[8]
- Algumas marcas de dispositivos são o I-Trak e o Global Bag Tag.
- Muitos desses dispositivos podem ser usados em outros objetos além de malas e é possível achar uma bagagem em qualquer lugar.
- Siga as instruções do seu dispositivo. As instruções de uso variam um pouco de marca para marca.[9]
- Se for usar um rastreador por smartphone, baixe o aplicativo e conecte-o ao seu dispositivo.
- Se ele não se conecta a smatphones, registre o número de série conforme informado nas instruções.
- Encontre sua mala usando o dispositivo de rastreio. Você será avisado quando a mala for encontrada por mensagem, e-mail, notificação por push ou uma ligação. Eles informarão a localização da mala para que você possa encontrá-la.[10]
- Se estiver usando um smartphone, ative o rastreador pelo aplicativo para que ele procure e encontre sua bagagem.
- Caso o modelo não funcione com celular, informe o número de série do produto no site da empresa para procurarem seu dispositivo.
[editar]Dicas
- Se puder, leve apenas bagagem de mão. Dessa forma, ela ficará com você durante toda a viagem.
- Use fitas de cetim ou adesiva para conseguir identificar sua mala facilmente. Se preferir, coloque fechos de plástico, chaveiros ou mosquetões.
- É uma boa ideia colocar uma cópia do seu itinerário na bagagem. Caso ela seja perdida, a pessoa que a encontrar conseguirá devolver a mala com mais facilidade.
[editar]Referências
- ↑ https://www.delta.com/content/www/en_US/traveling-with-us/baggage/after-your-trip/delayed-lost-or-damaged.html
- ↑ https://www.delta.com/content/www/en_US/traveling-with-us/baggage/after-your-trip/delayed-lost-or-damaged.html
- ↑ https://www.delta.com/bags/baggageTrackStatus.action
- ↑ https://www.delta.com/bags/baggageTrackStatus.action
- ↑ https://petergreenberg.com/2014/10/14/10-ways-personalize-your-luggage/
- ↑ https://petergreenberg.com/2014/10/14/10-ways-personalize-your-luggage/
- ↑ https://herpackinglist.com/2015/02/luggage-tracking-services/
- ↑ https://herpackinglist.com/2015/02/luggage-tracking-services/
- ↑ https://herpackinglist.com/2015/02/luggage-tracking-services/
- ↑ https://herpackinglist.com/2015/02/luggage-tracking-services/
Comentários
Enviar um comentário