Como Consertar um Zíper Separado

Como Elaborar uma Demonstração Contábil

As demonstrações contábeis são o registro formal da atividade financeira de uma empresa. Os principais componentes são o balanço patrimonial (BP), a demonstração de resultado do exercício (DRE) e a demonstração dos fluxos de caixa (DFC). O balanço patrimonial mostra os ativos, os passivos e o patrimônio líquido de um certo momento. A demonstração de resultado do exercício, por sua vez, contém as receitas, as despesas, o lucro ou o prejuízo de um determinado período, como um mês, um trimestre ou um ano. A demonstração dos fluxos de caixa mostra o saldo no início do período, as entradas (recebimentos) e saídas (pagamentos) e o saldo final. As sociedades anônimas devem seguir os mandamentos da lei nº 6.404/76 e outras leis aplicáveis. Contrate um contador inscrito no CFC (Conselho Federal de Contabilidade) para assinar as demonstrações e garantir que elas seguem todas as leis e normas.

[editar]Passos

[editar]Fazendo um balanço patrimonial

  1. Conheça a estrutura básica de um balanço patrimonial. O nome desse relatório financeiro dá uma boa noção do que se trata: um balanço entre os ativos e passivos. O principal conceito decorre na equação fundamental do patrimônio: . Reordenando os termos, você percebe que o patrimônio líquido é igual ao total de ativos menos o total de passivos. O balanço patrimonial baseia-se nessa relação matemática. Você enumera todos os ativos e passivos, faz as somas e depois subtrai o total de ativos pelo total de passivos para chegar ao patrimônio líquido.[1]
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    • É possível escrever um balanço patrimonial com um programa de contabilidade, uma planilha comum ou um papel dividido em duas partes.[2]
  2. Defina os ativos. Os ativos são todas as coisas que você possui, inclusive o dinheiro disponível em caixa. Os ativos se dividem em circulantes e não circulantes.[3]
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    • Os ativos circulantes são os bens e direitos que podem ser liquidados rapidamente (em um ano), incluindo o dinheiro. Adicione as contas a receber (pessoas que devem para a sua empresa), os bens de consumo, o dinheiro disponível em caixa, os adiantamentos, as despesas antecipadas (por exemplo, seguro e aluguel) etc.
    • Os ativos não circulantes se classificam como intangíveis (por exemplo, patentes), realizáveis a longo prazo (por exemplo, depósitos judiciais), investimentos (por exemplo, investimentos em empresas controladas) e imobilizados (por exemplo, máquinas e edifícios). Eles costumam ficar mais tempo sob controle da empresa.
    • Existem regras específicas para os ativos intangíveis. Por exemplo, um programa que só pode ser usado em conjunto com um certo equipamento é considerado um ativo imobilizado, enquanto um programa que pode ser instalado em outros equipamentos é contabilizado como um ativo intangível.[4]
    • Você tem que dar o valor exato em reais de cada um dos itens ou uma estimativa baseada na legislação, nas normas contábeis e nas convenções do ramo.
  3. Escreva todas as informações necessárias. Para fazer um balanço patrimonial, é preciso dividir as contas do ativo, detalhar o valor em reais de cada um dos itens e somar o total.[5]
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  4. Calcule os passivos. Os passivos são as dívidas da empresa, como as contas a pagar, os tributos devidos e os empréstimos. Existem os passivos circulantes e não circulantes.[6]
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    • Os passivos circulantes incluem itens como as dívidas com os bancos e cartões de crédito, as duplicatas a pagar, os salários dos funcionários, os tributos e as compras financiadas.[7]
    • Os passivos não circulantes são os empréstimos de longo prazo, a receita antecipada de aluguéis, as debêntures conversíveis em ações etc.[8]
  5. Faça um registro dos passivos. Da mesma maneira que você fez com os ativos, é preciso descrever cada conta (por exemplo, financiamentos de longo prazo, duplicatas a pagar etc.) do passivo. Divida-as corretamente em circulantes e não circulantes, marque o valor dos itens em reais e faça a soma do total.[9]
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  6. Subtraia os passivos dos ativos. Para descobrir o valor do patrimônio líquido, é necessário tirar o que você deve do que possui. Um número positivo indica que a empresa financia as operações com os próprios recursos (ou dos investidores), enquanto um valor negativo mostra que ela se sustenta por meio de dívidas.
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    • Escreva em uma linha o valor total do ativo e, ao lado, do passivo. Mostre qual é o patrimônio líquido com a subtração do primeiro pelo segundo.
  7. Detalhe o patrimônio líquido. Faça uma seção para mostrar quais são os componentes do patrimônio líquido. Ele tem contas como capital social, ações em tesouraria, reservas de lucros, lucros acumulados etc.
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    • Depois de enumerar as contas, some-as para chegar ao valor total do patrimônio líquido.[10]
    • Compare a diferença atual entre o total dos ativos e passivos com os registros anteriores. Se os números não baterem, é porque alguém cometeu um erro, seja na transcrição das contas seja no balanço patrimonial.
    • O balanço patrimonial é organizado da seguinte maneira: os ativos ficam à esquerda e os passivos e o patrimônio líquido à direita. Assim você divide as contas que são acrescentadas a débito (ativo) e a crédito (passivo e patrimônio líquido).[11]

[editar]Fazendo uma demonstração de resultado do exercício

  1. Comece com a receita bruta de vendas. A conta pode aparecer na demonstração de resultado do exercício como “receita bruta de vendas” ou “vendas brutas” e representa o valor total de vendas do período. Para calcular a receita líquida, é preciso subtrair as devoluções e os descontos incondicionais.[12]
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    • Enquanto o balanço patrimonial é uma fotografia de uma determinada data, a demonstração do resultado do exercício trata de toda a atividade financeira de um período, que pode ser um mês, um trimestre ou um ano.
    • A demonstração de resultado do exercício inclui várias deduções de despesas para chegar ao lucro ou prejuízo líquido.[13]
  2. Calcule o lucro bruto. O lucro bruto consiste na receita líquida deduzida do custo das mercadorias ou serviços. O custo das mercadorias vendidas é a soma dos gastos com materiais e pessoal usados diretamente na produção dos itens. Depois de calculá-lo, basta subtrai-lo da receita líquida.[14][15]
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  3. Enumere as despesas operacionais da empresa. Existem despesas operacionais e outras despesas (anteriormente chamadas de não operacionais). As despesas operacionais se relacionam diretamente com as atividades principais e acessórias da empresa, como os gastos com vendas, publicidade, manutenção e salários. Também são despesas operacionais os aluguéis e a remuneração dos gestores.[16]
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    Lembre-se de que os materiais e a força de trabalho envolvidos na produção fazem parte do custo das mercadorias vendidas e não precisam ser contabilizados novamente.
    • Divida as despesas operacionais em quatro categorias: com vendas, gerais ou administrativas, financeiras e outras. Depois de identificar cada item, calcule o total.
    • Subtraia as despesas operacionais do lucro bruto para chegar ao resultado operacional.[17]
  4. Escreva as outras despesas. Os gastos eventuais não se enquadram nas despesas operacionais, como perdas estimadas na realização dos investimentos ou baixas na alienação dos ativos imobilizados.[18]
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  5. Formate a demonstração do resultado do exercício. As vendas brutas devem ficar no topo e as demais contas abaixo e em ordem.
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    • Coloque a receita bruta de vendas em uma linha e abaixo dela as deduções. O resultado é a receita líquida, que deve ficar na terceira linha, e acima do lucro bruto.
    • Escreva as despesas operacionais abaixo do lucro bruto. Em alguns casos, todos os tipos de despesas operacionais são resumidos em uma só conta. Depois, marque o resultado operacional.[19]
    • Anote o valor do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido.
    • Por fim, calcule o resultado do exercício: prejuízo ou lucro líquido. [20]

[editar]Fazendo uma demonstração dos fluxos de caixa

  1. Comece com a receita bruta. O fluxo de caixa é muito importante porque mostra a quantidade de dinheiro disponível para a empresa. Ela se diferencia dos outros relatórios financeiros porque trabalha com o regime de caixa, que considera as entradas e saídas de dinheiro, e não com o de competência, que se importa apenas com os períodos relacionados logicamente com as receitas e despesas.[21] No entanto, para calcular os fluxos de caixa é importante ter feito antes a demonstração de resultado do exercício e o balanço patrimonial.
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    • A demonstração dos fluxos de caixa é dividida em três partes: a variação operacional, de investimentos e financeira.[22]
  2. Comece calculando o fluxo de caixa das atividades operacionais. Nesta etapa, você tem que descobrir quais são as operações realizadas em dinheiro. Assim, é preciso descontar os itens da demonstração de resultado do exercício que não alteram o caixa, ou seja, anule algumas despesas e receitas que não envolvam pagamento ou recebimento em dinheiro. Em primeiro lugar, deduza as contas que não têm a ver o caixa, como amortização e depreciação. [23]
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    • A amortização é o processo de desvalorização de bens intangíveis e ela não afeta o fluxo de caixa. Assim, adicione o valor ao resultado do exercício para anulá-la.[24]
    • O mesmo vale para a depreciação, que deduz o valor de um ativo com o tempo. Como não há pagamento nem recebimento de dinheiro, faça uma adição e elimine a conta.[25]
    • Esse é o método indireto de cálculo dos fluxos de caixa. O método direto não utiliza as informações da demonstração de resultado do exercício e costuma ser mais trabalhoso.[26]
  3. Descubra os fluxos de caixa das demais operações. Agora você precisa conferir outras contas que envolveram o pagamento ou o recebimento de dinheiro, como as compras de mercadorias e o pagamento de empréstimos.[27]
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    • Se você vendeu bens do ativo não circulante, como um prédio, subtraia o lucro ou adicione o prejuízo, porque essas operações fazem parte do fluxo das atividades de investimento.
    • Você também tem que dar uma olhada nas variações das contas a receber. Elas representam o que as outras pessoas devem à empresa, o que significa que você ainda não recebeu os recursos e a variação positiva do valor deve ser subtraída.
    • Por outro lado, se você comprou matérias-primas, é preciso reduzir o valor dos fluxos de caixa.
    • Existem outros itens que afetam o fluxo de caixa operacional, como os impostos, os seguros e os salários.[28]
  4. Calcule os fluxos de caixa das atividades de investimento. É preciso verificar agora como os investimentos afetaram as variações de caixa. Nessa etapa, olhe as contas de longo prazo, como os equipamentos e os edifícios. O que você comprou e vendeu dos ativos imobilizados ou quais investimentos realizou em outras empresas?[29]
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    • Você precisa incluir o dinheiro que gastou ou recebeu com a compra ou venda de máquinas ou outros bens de capital, como prédios. Lembre-se de que essas despesas e receitas foram removidas do fluxo operacional.[30]
    • Não deixe de incluir também o dinheiro que você investiu em ações e também o valor recebido com a venda.[31]
  5. Calcule os fluxos de caixa das atividades financeiras. Esse é o momento de descrever os pagamentos e recebimentos relacionados com o financiamento da empresa, como os empréstimos.[32] Você também deve adicionar os recebimentos em dinheiro da integralização do capital social.[33]
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    • Os empréstimos são somados ao caixa. Por outro lado, os pagamentos das parcelas são subtraídos.[34]
    • Os dividendos distribuídos aos acionistas obviamente reduzem o caixa e devem ser contabilizados.[35]
  6. Faça a demonstração dos fluxos de caixa. Comece com a receita bruta no início e vá trabalhando com as três categorias. É melhor mantê-las separadas para que o leitor possa entender melhor a destinação e a origem do dinheiro. Realize as subtrações e adições necessárias.[36]
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    • Adicione o saldo inicial. Se sobrou dinheiro no último exercício, some-o ao valor obtido na demonstração dos fluxos de caixa.
    • Assim você chega ao valor total disponível em caixa.[37]

[editar]Dicas

  • Se você ainda não entendeu como preparar um relatório contábil, peça a ajuda de um contador habilitado.

[editar]Referências

  1. http://www.accountingcoach.com/accounting-equation/explanation
  2. http://quickbooks.intuit.com/r/financial-management/creating-financial-statements-how-to-prepare-a-balance-sheet/
  3. http://quickbooks.intuit.com/r/bookkeeping/5-simple-ways-create-balance-sheet/
  4. http://www.investopedia.com/terms/i/intangibleasset.asp
  5. http://www.bouffordca.com/FS/SampleFS.pdf
  6. http://www.business.gov.au/business-topics/business-planning/writing-a-business-plan/how-to-write-a-business-plan/Pages/balance-sheet.aspx
  7. http://www.investopedia.com/terms/b/balancesheet.asp
  8. http://www.accountingcoach.com/balance-sheet/explanation/2
  9. http://www.bouffordca.com/FS/SampleFS.pdf
  10. http://quickbooks.intuit.com/r/bookkeeping/5-simple-ways-create-balance-sheet/
  11. http://accountingplay.com/glossary/balance_sheet_example/
  12. http://www.investopedia.com/terms/n/netsales.asp
  13. http://www.accountingcoach.com/income-statement/explanation
  14. http://www.accountingcoach.com/income-statement/explanation/4
  15. http://www.investopedia.com/terms/c/cogs.asp
  16. http://www.investopedia.com/terms/g/general-and-administrative-expenses.asp
  17. http://www.investopedia.com/walkthrough/corporate-finance/2/financial-statements/income-statement.aspx
  18. http://www.investopedia.com/walkthrough/corporate-finance/2/financial-statements/income-statement.aspx
  19. http://articles.bplans.com/how-to-read-an-income-statement/
  20. http://www.investopedia.com/articles/04/022504.asp
  21. http://www.bouffordca.com/FS/SampleFS.pdf
  22. http://www.investopedia.com/articles/04/033104.asp
  23. http://articles.bplans.com/cash-flow-101-building-a-cash-flow-statement/
  24. http://www.investopedia.com/terms/a/amortization.asp
  25. http://www.investopedia.com/articles/04/033104.asp
  26. http://www.accountingtools.com/questions-and-answers/how-to-prepare-a-cash-flow-statement.html
  27. http://articles.bplans.com/cash-flow-101-building-a-cash-flow-statement/
  28. http://www.investopedia.com/articles/04/033104.asp
  29. http://www.investopedia.com/articles/04/033104.asp
  30. http://www.bouffordca.com/FS/SampleFS.pdf
  31. http://articles.bplans.com/cash-flow-101-building-a-cash-flow-statement/
  32. https://www.sba.gov/starting-business/business-financials/developing-cash-flow-analysis
  33. http://articles.bplans.com/cash-flow-101-building-a-cash-flow-statement/
  34. https://www.sba.gov/starting-business/business-financials/developing-cash-flow-analysis
  35. http://www.investopedia.com/articles/04/033104.asp
  36. http://www.investopedia.com/articles/04/033104.asp
  37. https://www.zionsbank.com/pdfs/biz_resources_book-4.pdf

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