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Como Conseguir Auxílio para Cadeirantes em Aeroportos

As companhias aéreas e aeroportos têm várias opções para pessoas que precisam de ajuda com cadeira de rodas. Existem diversos recursos disponíveis para auxiliar cadeirantes, como reservas e equipamentos para o embarque. Avise a companhia aérea com antecedência e chegue mais cedo para garantir a reserva. Organizar a assistência para cadeirantes no aeroporto o ajudará a ter um voo tranquilo e sem estresse.

[editar]Passos

[editar]Preparando-se antes do voo

  1. Leia as instruções para cadeirantes no site da companhia aérea. Acesse o site da companhia aérea com a qual você vai viajar e procure a seção “acessibilidade” sobre cadeiras de rodas. Veja qual é a política para viajar com a sua própria cadeira de rodas, arrumar cadeiras de rodas motorizadas ou usar equipamentos para entrar no avião. Se preferir, ligue para o atendimento ao cliente da companhia aérea.[1]
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    • Em alguns voos, você pode levar objetos que se soltam, como almofadas de assento ou descansos de pé.
    • Se a sua cadeira de rodas tem bateria de íon de lítio, ela será retirada, colocada em uma cobertura protetora e será guardada na cabine.
  2. Verifique o tamanho permitido antes de viajar se for levar a sua cadeira de rodas. Veja se a sua cadeira de rodas tem o tamanho permitido para ser levada no avião. Acesse o site da companhia aérea ou ligue para o atendimento para se informar das restrições de tamanho antes de viajar.[2]
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    • Cada companhia tem sua política, mas geralmente elas permitem cadeiras de 84 por 86 cm ou menores.
    • Caso sua cadeira seja grande demais para levar no avião, você pode despachá-la área de carga e usar uma cadeira do aeroporto para se movimentar.
    • Você pode despachar a cadeira no balcão ou no portão e não há nenhuma taxa.
  3. Veja se a companhia aérea precisa do preenchimento de um formulário para cadeiras de rodas. Nem todas pedirão que você faça isso, mas ajuda a diminuir o tempo que leva para o cadeirante ser atendido. Acesse o site da companhia, vá até a seção “acessibilidade” e procure um formulário para preencher, independentemente do que você precisa. Algumas companhias pedem para preencher o formulário pela internet, já outras solicitam que ele seja impresso, preenchido e levado para o aeroporto.[3]
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    • A política sobre os formulários é diferente de uma companhia aérea para outra. Pesquise no site ou ligue para o atendimento ao cliente para se informar. Algumas companhias nem terão formulários.
    • Preencha o formulário se você precisará de assistência no aeroporto, usará algum equipamento para entrar no avião ou gostaria de lavar a sua cadeira consigo.
    • O formulário pedirá coisas como o seu nome, o número do voo, o local e destino, datas de ida e volta e que tipo de assistência você vai precisar.
  4. Ligue para pedir serviços para cadeirantes com, pelo menos, 48 horas de antecedência. O ideal é ligar com bastante antecedência para pedir assistência para cadeirantes no aeroporto e fazer a sua reserva. Informe ao departamento de acessibilidade quais são as suas necessidades específicas e eles providenciarão o auxílio.[4]
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    • Se você preencheu o formulário de informações para cadeirantes, mencione isso quando ligar. A ligação não é obrigatória, mas ela confirma o pedido de assistência.
    • Você não tem que ligar com antecedência, mas isso garante que a assistência não vai demorar muito. Além disso, a ligação prepara os representantes de atendimento ao cliente do aeroporto para ajudar você.
    • Você pode solicitar uma cadeira de rodas se usa uma regularmente ou se precisa de ajuda para andar pelo aeroporto.
  5. Ligue para a segurança do aeroporto para tirar suas dúvidas com, pelo menos, 72 horas de antecedência. O departamento de segurança pode informar você sobre as políticas de triagem, os procedimentos e o que esperar.[5]
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    • Se você mora ou está em São Paulo, ligue para o Aeroporto de Guarulhos pelo telefone (11) 2445-2945 ou Aeroporto de Congonhas pelo telefone (11) 5090-9000.

[editar]Solicitando assistência no aeroporto

  1. Chegue no aeroporto com, pelo menos, duas horas de antecedência para solicitar ajuda. Assim que chegar, procure um funcionário do atendimento ao cliente e pergunte sobre as acomodações para cadeirantes. Todos os aeroportos têm cadeiras de rodas para os clientes, mas chegar antes garante que você será atendimento mais rápido.[6]
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    • Alguns aeroportos têm carrinhos elétricos disponíveis para os clientes.
    • Se você não chegar cedo, terá que esperar para ser atendido.
    • Caso já tenha feito a reserva antes, não é necessário chegar o mais cedo que puder para confirmar a assistência. Porém, para quem está tentando levar a própria cadeira de rodas no voo, os aviões só costumam ter espaço para uma e o lugar é cedido para o cliente que pedir primeiro.
  2. Peça assistência na bilheteria. Depois de entrar no aeroporto, informe aos atendentes de check-in que você vai precisar de assistência para cadeirantes. Eles podem ajudar a reservar uma cadeira de rodas, caso você tenha guardado a sua e também podem organizar a assistência para embarque com rampas ou esteiras.[7]
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    • Diga, por exemplo: “Oi, Melissa. Eu gostaria de usar uma cadeira de rodas para chegar ao portão D, por favor” ou "Olá, tudo bom? Eu vou viajar com uma cadeira de rodas a bateria e gostaria de saber se tem alguma outra cadeira que eu possa usar para entrar no avião”.
    • Você pode registrar sua cadeira no balcão de atendimento caso ela não seja dobrável, funcione a bateria ou se estiver usando um carrinho motorizado.[8]
  3. Peça ajuda aos funcionários do aeroporto para sair do avião. Se precisar de ajuda para sair do avião em um aeroporto de escala, avise algum funcionário quando chegar no aeroporto. Reserve apoio tanto no voo de partida como nos voos de escala.[9]
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  4. Chegue ao portão com, pelo menos, uma hora de antecedência para pedir auxílio para embarcar. Informe aos funcionários quais são as suas necessidades especiais, como uma cadeira para ficar no corredor ou uma rampa para entrar no avião.[10]
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    • Chegue cedo no portão para garantir o atendimento para cadeirante. Se você chegar tarde, talvez tenha que remarcar o voo.
  5. Peça ajuda ao atendente de reservas na área de embarque. Depois que você passar pela segurança e chegar no portão certo, o atendente de reservas dirá a você como eles podem ajudar, seja vendo se há espaço para levar a cadeira no avião ou transportando-a para a área de carga. Diga se vai precisar de ajuda para viajar com a cadeira, para entrar no avião e se você terá que pegar voos de conexão.[11]
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    • Os atendentes de bordo também poderão ajudar você a passar da cadeira para o seu assento e a ir ao banheiro com a cadeira de rodas.
    • Se você estiver viajando com a sua cadeira de rodas, pode pedir para levar modelos dobráveis ou desmontáveis no avião. Ele tem espaço para uma cadeira, então apenas o primeiro cadeirante que chegar conseguirá esse espaço.
    • Se você não for o primeiro a chegar ou o tamanho da sua cadeira não for permitido, os funcionários levarão a cadeira para o compartimento de carga e você não terá que pagar nenhuma tarifa por isso.[12]

[editar]Referências

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