Como Consertar um Zíper Separado

Como Acostumar Seu Peixe Betta em um Aquário

O peixe betta, também conhecido como peixe-de-briga-siamês, é um peixe bonito e popular para ter em casa. Assim como várias outras espécies de peixes de estimação, ele precisa de cuidados especiais com o aquário, principalmente se for transferido de um tanque para outro. Ao levar o seu peixe para casa pela primeira vez (geralmente em uma pequena jarra ou saco de água da loja), você não deve simplesmente jogar o peixe no novo aquário. Primeiro, é preciso acostumá-lo em seu novo ambiente, para que ele possa sobreviver à transição do saco (ou jarra) para o tanque.

[editar]Passos

[editar]Preparando o aquário

  1. Escolha um tanque para seu peixe betta. A água do habitat natural dos peixes betta é escura e parada. Eles conseguem sobreviver em tanques pequenos e lotados, mas são mais saudáveis quando estão em ambientes maiores. Procure um aquário que comporte aproximadamente 20 litros de água, assim o peixe terá bastante espaço. Não mantenha-o em um tanque menor que 4 litros.[1]
    Acclimate Your Betta Step 1 Version 2.jpg
    • O seu aquário não precisa de um sistema de filtração, pois os peixes betta respiram diretamente na superfície da água. Inclusive, é indicado que o tanque não tenha um sistema de filtração, porque os que existem atualmente são estressantes para os peixes betta.[2]
  2. Prepare o tanque. Limpe o aquário completamente e enxágue os cascalhos cuidadosamente em água quente. Não utilize sabão ou detergente. Em seguida, espalhe-o no fundo do tanque. Lave qualquer decoração que for usar e coloque-a no aquário.
    Acclimate Your Betta Step 2 Version 2.jpg
    • O tanque não precisa ser necessariamente um aquário tradicional; qualquer recipiente funciona.
    • É importante incluir cascalhos no seu tanque. Opte por cascalhos pequenos e de cores neutras, pois elas são mais calmantes para o peixe. As bactérias que crescerem no cascalho vão consumir os dejetos do peixe, deixando a água mais limpa.[3]
  3. Encha o tanque com água de torneira. Não use água mineral para preencher o aquário, porque ela não tem os minerais necessários para o seu peixe betta. É importante deixar com aquário com bastante área livre na superfície. Peixes betta respiram embaixo d’água como a maioria dos peixes, mas também vão até a superfície para tomar mais fôlego de vez em quando.
    Acclimate Your Betta Step 3 Version 2.jpg
    • Por esse motivo, um recipiente com bordas estreitas, como uma garrafa de vinho, não é apropriado para servir de aquário para o peixe betta.
  4. Compre um condicionador de água. O condicionador vai remover o cloro (que é prejudicial ao peixe) da água de torneira, além de filtrar outras impurezas e metais pesados.[4] Siga as instruções na garrafa do condicionador e lembre-se de adicioná-lo quando for encher o tanque com água. Você também vai precisar incluir o condicionador tsempre que trocar a água do aquário (cerca de uma vez por semana).[5]
    Acclimate Your Betta Step 4 Version 2.jpg
    • Você deve ter recebido com condicionador específico se comprou seu peixe em uma loja de animais. Caso contrário, compre um.[6] Eles estão disponíveis em lojas de animais e também on-line.
    • A quantidade de condicionador usada depende do tamanho do aquário. Siga as instruções no na embalagem sobre a quantidade necessária e o tempo de dissolução na água até ser seguro para o seu peixe.[7]
    • Se você vive em uma área rural onde a água de torneira não é clorada, talvez não seja necessário usar condicionador. No entanto, alguns condicionadores removem metais pesados, então use um se achar que deve.

[editar]Retirando o peixe do saco de água

  1. Deixe a sacola flutuar na superfície do aquário. Primeiro, confira se o saco tem ar o suficiente para o peixe betta respirar. Deixar a sacola flutuando no tanque vai permitir que a temperatura da água do saco e a do aquário se equilibrem.
    Acclimate Your Betta Step 5 Version 2.jpg
    • Esse processo é conhecido como “flutuar” o betta.
    • Deixe o saco no aquário por 10 a 15 minutos.
  2. Misture a água do tanque com a água do saco. Após o saco flutuar por aproximadamente 15 minutos, você pode começar a expor o seu betta à água do aquário. Use uma tesoura para cortar um furo no saco. Com um conta-gotas de cozinha ou um copo pequeno, despeje aproximadamente um copo de água do aquário no saco.
    Acclimate Your Betta Step 6 Version 2.jpg
    • Segure o saco verticalmente durante todo tempo. Se você soltar o saco ou deixar ele cair, a água vai derramar no aquário.
  3. Deixe a água descansar por 15 minutos. Seu betta precisa desse tempo se ajustar à nova temperatura, ao nível de pH e à dureza dos minerais da água do tanque. Apressar esses passos e não dar o tempo necessário para o seu betta se acostumar com a água é prejudicial a saúde dele.
    Acclimate Your Betta Step 7 Version 2.jpg
    • Repita este passo mais uma vez: misture outro copo de água do aquário no saco com o peixe.
    • Continue segurando o saco no aquário. Lembre-se de manter o furo do saco virado para cima.
  4. Solte o betta no aquário. Após aclimatar o peixe por aproximadamente 30 minutos, vire o saco lateralmente e permita que ele nade livremente. Seu peixe pode precisar de um tempo para se acostumar com seu novo ambiente, mas já estará confortável vivendo na água do novo tanque.
    Acclimate Your Betta Step 8 Version 2.jpg
    • Se a água do saco estiver suja, minimize a quantidade de água que entra em contato com o tanque. Não é bom deixar água suja no aquário.
    • Depois que o peixe se acostumar, você pode pegá-lo com uma rede aquário para colocá-lo gentilmente no tanque.
    • Não alimente seu betta imediatamente. Ele provavelmente não vai comer no primeiro dia do novo aquário. Alguns bettas não comem no primeiros três dias. Outros podem levar até uma semana.

[editar]Acomodando o betta com um copo

  1. Deixe o copo com o peixe betta flutuar na superfície do tanque. Neste momento, o objetivo é deixar o betta se acostumar à temperatura da água.[8] Uma exposição brusca à água (provavelmente mais fria) do aquário será prejudicial ao seu betta.
    Acclimate Your Betta Step 9 Version 2.jpg
    • Deixe o copo flutuar por mais ou menos 15 minutos.
  2. Despeje um pouco da água do tanque no copo. Faça isso devagar, utilizando um conta-gotas de cozinha ou um copo pequeno. Não derrame a água do aquário diretamente no peixe, mas ao lado dele. Durante esse processo, o copo deve continuar flutuando no aquário.[9]
    Acclimate Your Betta Step 10 Version 2.jpg
    • O betta precisa se acostumar à um pouco de água do aquário, pois a dureza dos minerais, nível de pH e temperatura serão diferentes.
    • Deixe-o descansar por 15 minutos.
  3. Adicione um pouco mais da água do tanque. A água do aquário e do copo devem estar bem misturadas, com uma proporção de 1:1 aproximadamente, antes que você coloque o betta no tanque. Deixe agir por mais 15 minutos.[10]
    Acclimate Your Betta Step 11 Version 2.jpg
    • Você pode usar os seus dedos para sentir a temperatura da água do aquário e a do copo. A sensação da temperatura deve ser a mesma.
  4. Transfira o peixe do copo para o aquário. Com uma rede de aquário, transporte gentilmente seu betta do copo ao tanque. Seja cuidadoso para não cutucar ou machucar seu peixe novo.
    Acclimate Your Betta Step 12 Version 2.jpg
    • Caso a água do copo esteja limpa e sem detritos ou limo, derrame-a junto com o peixe no tanque.

[editar]Dicas

  • Não coloque dois bettas machos juntos. Eles vão brigar até a morte.
  • Os betas geralmente não comem comidas de peixe em flocos. Eles preferem pastilhas ou comida viva, mas isso pode variar de acordo com o peixe.
  • Seja paciente enquanto estiver acomodando seu betta. Quanto mais lento for o processo, mais saudável será a transição para o peixe.
  • Se o filtro de água for muito forte, desligue até descobrir como bloqueá-lo. Peixes betta não gostam de correntes de água e ficarão estressados e doentes se forem expostos a uma corrente.
  • Enquanto estiver aclimatando seu betta a um novo tanque, desligue a lâmpada do aquário. Assim, você vai reduzir os níveis de estresse dele.[11]
  • Coloque um filtro no aquário, mas procure um de fluxo baixo ou coloque um filtro de esponja na saída para você mesmo reduzir o fluxo.

[editar]Referências

Comentários