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Publicada por
Filipe heitor
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Este artigo o ensinará a resolver problemas de conexão de portas USB em um computador Windows ou Mac. Uma porta USB pode parar de funcionar por diversos motivos: problema com o driver, hardware ou o com o próprio dispositivo USB. Depois de examinar as portas fisicamente no computador, consulte o "Gerenciador de dispositivos" no Windows, ou tente reiniciar o "Controlador de gestão do sistema" (SMC) ou o NVRAM no Mac. NVRAM e PRAM são tipos especiais de memória que armazenam certos firmwares e configurações de dispositivo no Mac, e reiniciá-los pode resolver os problemas com o USB.
[editar]Passos
[editar]Examinando as portas USB
- Olhe dentro da porta USB. Caso suspeite que ela não esteja funcionando, verifique se não há poeira, detritos ou algum objeto dentro da porta. [1]
- Conecte múltiplos dispositivos em uma porta que não esteja funcionando. Ao perceber que um dispositivo específico não está funcionando em uma porta USB, tente conectar outros aparelhos nela para ver verificar se eles funcionam. Se eles funcionarem, é possível que o problema seja o dispositivo USB, e não a porta.
- Conecte o dispositivo em outra porta USB. Se o dispositivo não funcionar em uma porta específica, então tente conectar em outra. Se possível, faça-o em outro computador. Geralmente, quando um dispositivo não funciona em uma porta USB específica, então o problema está na porta.
- Verifique se a porta USB não está frouxa. Ao conectar um dispositivo em uma porta USB com problema, mexa o conector gentilmente para cima e para baixo para verificar se ela está frouxa em relação às demais portas. Tenha cuidado para não causar mais danos a ela. Se a porta estiver frouxa, o dispositivo pode ter dificuldades em ser conectado. [2]
- Reinicie o computador. Se você realizou o passo a passo de resolução de problemas e verificou que uma porta USB não está funcionando, reinicie o computador. A reinicialização atualiza os drivers e corrige diversos problemas.
- Conecte o dispositivo novamente à porta USB. Depois de reiniciar o computador, conecte o periférico novamente à porta USB e veja se agora ele funciona. Caso contrário, consulte o gerenciador de dispositivos.
[editar]Verificando o "Gerenciador de dispositivos" no Windows
- Clique no ícone para abrir o menu "Iniciar". Por padrão, esse ícone está localizado no canto inferior esquerdo da barra de tarefas.
- Digite para pesquisar pelo "Gerenciador de dispositivos" no menu "Iniciar".
- Clique em "Gerenciador de dispositivos" ao lado do ícone de impressora.
- Clique no nome do seu computador. Geralmente, o nome aparece no topo da lista. Clique sobre ele para realçá-lo.
- Clique no botão "Verificar se há alterações de hardware". Ele tem o ícone de uma tela de computador, e depois ser encontrado no topo da janela do "Gerenciador de dispositivos". O rótulo "Verificar se há alterações de hardware" é exibido ao passo o mouse sobre o botão. Em seguida, o computador será forçado a verificar todo o seu hardware. Se tudo der certo, ele vai detectar a porta USB que não está funcionando.
- Conecte o dispositivo à porta USB. Depois da verificação de mudanças de hardware no "Gerenciador de dispositivos", conecte o dispositivo na porta USB para ver se ele vai funcionar. Se ele funcionar, então você não precisa fazer mais nada. Caso contrário, desinstale o controlador USB no "Gerenciador de dispositivos".
- Dê um clique duplo sobre no "Gerenciador de dispositivos". Pode ser preciso descer um pouco a tela para ver essa opção. Ao dar um clique duplo nela, todos os dispositivos e unidades USB serão exibidos.
- Clique com o botão direito sobre um controlador USB abaixo de "Controladores USB (Barramento Serial Universal)". O nome do dispositivo pode ser diferente, mas procure pela palavra-chave "controlador". Ao clicar nele com o botão direito, um menu pop-up será exibido.
- Clique em . Essa opção está disponível no menu pop-up ao clicar no dispositivo com o botão direito na janela "Gerenciador de dispositivos". Fazê-lo vai desinstalar o dispositivo de controlador de USB. Repita esse passo com todos os itens listados abaixo de "Controladores USB (Barramento Serial Universal)".
- Reinicie o computador. Depois de desinstalar os controladores USB, reiniciar o computador fará com que o Windows verifique se houve alguma verificar de hardware e reinstalar os controlares.
- Conecte o dispositivo à porta USB. Depois de reiniciar o computador, teste a porta conectando um periférico a ela. Se o dispositivo funcionar, então o problema na porta USB foi corrigido. Caso o problema persista, é provável que haja algum problema de hardware. Neste caso, será preciso levar o computador a um profissional.
[editar]Reiniciando o "Controlador de gestão do sistema" no Mac
- Desligue o Mac. Para fazê-lo, clique no ícone da Apple no canto superior direito da tela, e depois selecione "Desligar".
- Reinicie o SMC. A forma da reinicialização varia de acordo com o modelo do Mac:
- MacBook, MacBook Pro e MacBook Air: pressione e segure as teclas até que o LED no adaptador de energia comece a piscar ou mudar de cor. [3]
- iMac, iMac Pro e Mac Mini: desconecte o adaptador de energia, pressione e segure o botão "Ligar/Desligar" por cinco segundos ou mais, e depois reconecte o adaptador de energia.
- Pressione o botão "Ligar/Desligar". Em seguida, o Mac será ligado com o SMC restaurado.
- Conecte o dispositivo à porta USB. Depois de reiniciar o controlador de gestão do sistema, teste a porta USB conectando um dispositivo a ela. Se o dispositivo funcionar, então o problema na porta USB foi corrigido. Caso contrário, tente reiniciar o NVRAM ou PRAM.
[editar]Reiniciando o NVRAM & PRAM no Mac
- Desligue o Mac. Para fazê-lo, clique no ícone da Apple no canto superior direito da tela, e depois selecione "Desligar".
- Pressione o botão "Ligar/Desligar". Em seguida, o Mac será reiniciado.
- Pressione e segure as teclas imediatamente. Faça-o assim que o Mac iniciar, e mantenha-os pressionados até ouvir um som e ver a tela piscar. Em seguida, o Mac será iniciado normalmente.
- Conecte o dispositivo à porta USB. Depois de reiniciar o controlador de gestão do sistema, teste a porta USB conectando um dispositivo a ela. Se o dispositivo funcionar, então o problema na porta USB foi corrigido. Se mesmo após reiniciar o SMC e o NVRAM a porta USB não funcionar, pode ser que haja um problema de hardware nela. Neste caso, será preciso levar o computador a um profissional.
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