Como Consertar um Zíper Separado

Como Promover a Paz na sua Comunidade

Os problemas na comunidade podem atrapalhar a segurança, a felicidade e a produtividade das pessoas. Promover a paz em uma comunidade é um grande desafio e provavelmente precisará do trabalho duro e da dedicação de várias pessoas. Você pode ajudar a promover a paz encorajando o bom relacionamento entre vizinhos, aprendendo mais sobre a história da comunidade e realizando ações para lidar com a violência.

[editar]Passos

[editar]Promovendo a paz entre seus vizinhos

  1. Familiarize-se com a sua comunidade. Conhecer pessoas com histórias de vida diferentes pode dar a você uma nova perspectiva sobre os problemas que a comunidade está enfrentando. Veja abaixo algumas formas de conhecer melhor as pessoas e os lugares da comunidade:[1]
    Be Mature Step 11 Version 2.jpg
    • Se apresente para as pessoas. Adquira o hábito de se apresentar para todas as pessoas que encontrar diariamente. Mostre um interesse verdadeiro e pergunte sobre a vida, o trabalho e a família dessas pessoas.
    • Crie um relacionamento com seus vizinhos. Convide os vizinhos que você já conhece para uma visita ou vá você mesmo visitá-los. Pergunte sobre a vida, o trabalho, a saúde e a família deles e entenda qual a perspectiva que eles têm sobre os problemas locais.
    • Visite novos lugares. Passeie pelas áreas públicas e comércios onde você geralmente não vai. Repare nas mudanças também, como novos bairros, construções ou lojas que acabaram de abrir ou de fechar.
    • Ande pelo seu bairro. Se for seguro, caminhe ou pegue o transporte público em vez de andar de carro. Isso permitirá que você veja, ouça e sinta como é a sua comunidade e os membros dela.
  2. Planeje um evento pacífico. Se você quiser alertar as pessoas sobre os problemas que a comunidade está enfrentando e encorajar a paz, organizar um evento pacífico é uma boa ideia. Junte-se com outras pessoas da comunidade para fazer um piquenique, uma doação de alimentos para pessoas carentes, um protesto pacífico ou uma caminhada pelos arredores para que as pessoas possam ver os problemas que estão acontecendo.
    Help Save the Environment Step 24 Version 4.jpg
    • Se não estiver pronto para organizar um evento, faça uma reunião pequena. Experimente planejar uma reunião e convidar alguns dos membros da comunidade que estão interessados em promover a paz. Use esse momento para compartilhar suas preocupações e discutir possíveis soluções.
  3. Aproveite as oportunidades de voluntariado. Ser voluntário é uma ótima forma de ajudar sua comunidade e também ajuda a promover a paz. As organizações locais contra a violência podem precisar de voluntários para fazer divulgação ou outras tarefas, mas não se limite apenas à questão da violência. Qualquer oportunidade de melhorar a comunidade, como se dispor a recolher lixo ou participar de programas extracurriculares nas escolas, permitirá que você conheça novas pessoas e crie um senso de coletividade e cooperação.[2]
    Help the Homeless Step 7.jpg
    • Procure vagas para cooperar em refeitórios para pessoas carentes, abrigos para moradores de rua ou canis. Acesse os sites das organizações locais ou ligue para ver se eles estão procurando voluntários.
  4. Colete as informações de contato atualizadas dos seus vizinhos. Encoraje os demais a fazerem o mesmo e dê as suas informações de contato para seus vizinhos também. Isso permite que vocês se comuniquem rapidamente quando ocorrer algum problema, além de facilitar o diálogo entre as pessoas na comunidade e criar relacionamentos mais próximos. Veja abaixo algumas sugestões das informações que vocês devem compartilhar:[3]
    Ask a Girl Out over Text Step 2.jpg
    • Números de telefone fixo e celular.
    • Endereço comercial e telefones.
    • Endereços de e-mail ou das redes sociais.
    • As informações de contato da família imediata dos seus vizinhos, para o caso de uma emergência.
  5. Vá e participe dos eventos da comunidade. Esses eventos permitem que os membros se conheçam em um ambiente seguro e positivo, criando um senso de coletividade e cooperação.[4] Pegue o costume de procurar oportunidades para reunir seus vizinhos e os residentes da comunidade. Faça churrascos, reuniões nas escolas e igrejas ou eventos beneficentes.
    Make Eye Contact Step 7.jpg
    • Se puder, se ofereça para ajudar a montar, organizar ou limpar depois dos eventos.
  6. Participe das reuniões governamentais da região. Boa parte das cidades e das comunidades em cidades grandes têm alguma forma de governo local ou conselho de cidadãos com reuniões abertas ao público. Nessas reuniões, os membros da comunidade têm a oportunidade de falar sobre as questões que os incomodam e ficar a par das mudanças nas leis e políticas locais. Participar dessas reuniões é uma ótima forma de se informar sobre o que acontecendo na sua comunidade e externar suas preocupações.[5]
    Make Eye Contact Step 8.jpg
    • Dependendo do local, existirão várias reuniões das quais você pode participar, como reuniões da câmara municipal, de outros comitês governamentais e de organizações públicas, como associações de pais e professores.
    • Você pode usar a internet para procurar formas de participar desse tipo de reunião. Acesse o site https://www.gov.br/pt-br/participacao-social/, por exemplo, para participar de consultas. Visite o site do governo do seu estado para se informar sobre eventos e reuniões na sua cidade.
    • Entre em contado com a câmara do seu município, a câmara do comércio ou outra organização governamental para obter ajuda.

[editar]Explorando a história da sua comunidade

  1. Visite a biblioteca mais próxima. Você só vai conseguir entender de verdade os problemas que a sua comunidade tem se compreender o passado dela. A biblioteca da região é um ótimo lugar para começar a investigar. Peça ajuda ao bibliotecário para encontrar livros, jornais e outros recursos sobre a história do seu bairro, cidade ou região. Tente responder às seguintes perguntas:
    Conduct Research Step 11.jpg
    • Quando a comunidade foi fundada e quem foi o fundador?
    • Quais negócios, culturas, religiões ou movimentos políticos estavam presentes na fundação da comunidade?
    • Como a população da comunidade mudou ao longo dos anos? Ela cresceu ou diminuiu? A renda das pessoas aumentou ou caiu?
    • Como os grandes eventos mundiais, como guerras ou crises financeiras, afetaram a comunidade e seus moradores?
    • Como o papel da comunidade mudou em relação à região onde ela está ao longo do tempo? Por exemplo, muitas comunidades sofrem quando grandes indústrias ou empresas, como ferrovias e fábricas, fecham ou saem da região.
  2. Entre em contato com uma sociedade histórica na região. As organizações de preservação histórica podem ser encontradas em diversas regiões e são uma ótima fonte de documentos e informações. Peça ajuda a uma organização como essa para encontrar informações sobre a história da sua comunidade, de um bairro específico, de um prédio, de um período histórico ou de um evento que chame a sua atenção.
    Succeed in Network Marketing Step 11 Version 3.jpg
    • Procure os sites das universidades da sua região. O departamento de história terá diversas informações e documentos abertos ao público. Os sites do seu estado ou cidade também podem ser boas fontes de pesquisa.
  3. Aprenda também sobre a história do seu estado e do país. Nenhuma comunidade existe no meio do nada. Aprender mais sobre a cultura do seu estado, região ou país vai aprofundar seu conhecimento de como a comunidade se encaixa no mundo. De quebra, você também vai descobrir como as grandes mudanças políticas e os conflitos militares afetaram sua comunidade.
    Conduct Research Step 10.jpg
    • Muitas pessoas aprendem história em cursos na escola ou na faculdade, mas você não precisa voltar a estudar para acessar esses conteúdos. As bibliotecas locais terão recursos para uma vida inteira de estudo. Peça recomendações ao bibliotecário.
  4. Entenda a perspectiva dos membros da comunidade. Não limite o aprendizado sobre história ao que está escrito. As outras pessoas que fazem parte da comunidade também são ótimas fontes de informação, especialmente os mais velhos. Conversar com alguém que vivenciou as mudanças naquele lugar ao longo dos anos dará a você uma perspectiva bem íntima da história da comunidade. Crie o costume de conversar sobre a vida e as memórias das pessoas que já moram ali a muito tempo. Você pode fazer perguntas como:[6]
    Be Mature Step 10 Version 2.jpg
    • Quais grandes mudanças aconteceram na comunidade enquanto você esteve aqui?
    • Você acha que a comunidade melhorou ou piorou nos últimos anos?
    • O que as pessoas já fizeram no passado para melhorar a comunidade? Essas medidas deram certo?
    • O que você acha que está causando essas agitações na comunidade?

[editar]Lidando com a violência na sua comunidade

  1. Investigue quais são as causas da violência na comunidade. Uma forma de lidar com essa questão é identificar os fatores que levam à violência. Esse quadro pode ocorrer pela falta de empregos, que pode fazer alguns membros procurarem a violência como forma de sobreviver. Outro agravante pode ser a falta de apoio familiar, que faz as crianças passarem mais tempo nas ruas.
    Stop Using Racist Comments Step 11.jpg
    • Quando você investiga as possíveis causas da violência na sua comunidade, fica mais fácil de encontrar soluções especialmente voltadas para esses problemas. Por exemplo, a falta de empregos pode estar relacionada a uma educação de má qualidade. Sendo assim, melhorar as oportunidades na área da educação é a melhor forma de preparar as pessoas para se inserirem no mercado de trabalho e reduzir os crimes violentos.
    • Se as crianças passam tempo demais na rua, construir um centro comunitário ou inventar novas atividades no centro comunitário pode dar a essas crianças algo melhor para fazer depois de voltar da escola.
  2. Junte-se com seus vizinhos e crie um plano para lidar com situações de violência. Essa é uma ótima forma de começar uma organização na comunidade e promover a comunicação e coletividade. As conversas que vocês vão ter ou os planos de que vão criar dependem da comunidade e seus problemas, mas veja abaixo algumas sugestões:[7]
    Be a National Delegate (USA) Step 10.jpg
    • Discuta como os membros mais vulneráveis da comunidade, como os idosos, podem ser protegidos da violência.
    • Organize caronas ou acompanhantes para as pessoas que precisam sair de casa, mas têm medo de fazerem isso sozinhas.
    • Se há crianças na comunidade, converse com seus vizinhos sobre onde elas podem se esconder caso estejam em perigo.
  3. Descubra medidas que funcionaram em outros lugares. Se a sua comunidade está passando por problemas sociais e criminais sérios, procure saber quais medidas ajudaram a resolver essas questões em outros bairros. Lidar com esse tipo de problema dará muito trabalho de qualquer forma, mas descobrir o que deu certo e o que deu errado em outros lugares, com certeza, trará ideias de como ajudar a sua comunidade.
    Have a Good Job Interview Step 2 Version 3.jpg
    • Procure ONGs voltadas para a questão da violência para obter ajuda e informações. Essas organizações estão presentes em muitos lugares e podem auxiliar as comunidades que estão sofrendo com situações de violência. Entrar em contato com esse tipo de organização é uma ótima forma de descobrir o que outras pessoas estão fazendo para melhorar as coisas em outras cidades ou bairros.
  4. Converse com as pessoas próximas sobre as causas da violência. É muito importante ter uma perspectiva bem completa da situação, mas não se esqueça que os problemas nas comunidades podem ter diversas causas diferentes que interagem de uma forma complicada. Portanto, esteja sempre aberto a novas explicações e perspectivas.[8]
    Handle an Employee's Attendance Problems Step 2.jpg
    • Seja aberto e honesto quando for discutir os problemas de violência com sua família, amigos e vizinhos. Conversas sobre assuntos tão importantes quanto esse costumam ser polêmicas, mas vocês não devem evitar discussões. Prefira ouvir o que os outros têm a dizer e procure entender o ponto de vista deles antes de responder alguma coisa.
    • Os líderes da comunidade, como figuras de autoridade religiosas, donos de comércios, organizadores e políticos locais são boas pessoas para incluir nessas discussões.
    • Pergunte sobre a experiência pessoal dos demais com a violência ou outros problemas presentes na comunidade. Pergunte o que eles acham que causou esses problemas e o que sugerem que seja feito para resolvê-los.
  5. Explore as oportunidades educacionais. Se a sua comunidade está enfrentando grandes problemas com a questão da violência e você quer adquirir conhecimento para poder ajudar, procure aulas para poder fazer a diferença. Existem órgãos tanto governamentais quanto não-governamentais que oferecem materiais ou treinamentos sobre mediação de conflitos, organização de comunidades ou outros tópicos relacionados. Nesses cursos você poderá aprender novas formas de abordar os problemas da sua comunidade e ganhará as ferramentas necessárias para construir uma comunidade mais forte e unida.[9]
    Be a Smart Student Step 12.jpg
    • Algumas universidades públicas ou particulares oferecem materiais relacionados a esse assunto, tanto em seus campus como nos ambientes online.

[editar]Referências

Comentários