- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Os coelhos são animais expressivos e suas orelhas de abano características são um dos vários recursos que eles usam para esboçar suas emoções. Algumas coisas, como apontar as orelhas para trás, podem ter vários significados. Ou seja, às vezes você terá que prestar atenção na linguagem corporal geral do coelho para saber o que ele quer comunicar.
[editar]Passos
[editar]Reconhecendo sinais de alegria
- Veja como o coelho alegre deixa as orelhas para trás. Quando as orelhas estiverem “deitadas” na cabeça dele e se cruzando atrás, elas estão descansando. Isso significa que ele está contente.
- Se as orelhas do coelho estiverem jogadas para trás, próximas da cabeça, mas sem tocar uma na outra, isso pode ser um sinal de que ele está assustado. Procure outros sinais de linguagem corporal para ver se o coelho está descansando ou está agitado. Se os olhos deles estiverem meio fechados e ele estiver deitado, provavelmente está contente. Se ele estiver rosnando, provavelmente está bravo e com medo.[1]
- Observe coelhos cansados deixarem as orelhas caírem um pouco. Se o seu coelho estiver fazendo uma pausa depois de se exercitar, ele muitas vezes deixará as orelhas para fora e para trás, em vez de deixá-las juntas à cabeça. Essa posição indica um relaxamento parcial e significa que o coelho quer descansar antes de voltar a fazer exercícios.
- Coelhos animados chacoalham as orelhas e pulam. Se o seu coelho chacoalhar as orelhas e pular, ele está animado com alguma coisa. Geralmente é um convite para brincar. Outras vezes, ele pode estar animado porque vai ganhar comida.[2]
[editar]Reconhecendo sinais de que ele quer atenção
- Perceba que seu coelho está querendo comida quando ele erguer as orelhas. Os coelhos tendem a se sentar sobre suas pernas traseiras e deixar o nariz e as orelhas no ar quando estão alertas. Os animais domesticados costumam ficar nessa posição quando querem atrair a atenção do dono e ganhar comida.[3]
- Os coelhos são iguais aos cachorros na mania de implorar por comida, ou até piores! Evite dar petiscos ou doces para não incentivar esse comportamento.
- Fique de olho em problemas nas orelhas se ele ficar as chacoalhando. Se o coelho começa a chacoalhar as orelhas e depois fica coçando, ele está tentando tirar alguma coisa de lá. Muitas vezes, é só um pelo preso. Porém, se o coelho está fazendo isso com muita frequência, pode ser uma infestação de ácaros.[4]
- Preste atenção nas diferenças entre um coelho que está descansando e um que está com medo. Se as orelhas do coelho estiverem juntas à cabeça, mas sem tocar uma na outra, isso pode ser um sinal de que dele está com medo. Se esse for o caso, ele também ficará com os olhos esbugalhados e vai mostrar os dentes. Também é comum que eles batam os pés quando estão se sentindo ameaçados.
[editar]Entendendo a interação do seu coelho com o ambiente
- Fique de olho nas orelhas alertas que se levantam ou se contraem. Quando as orelhas do seu coelho estiverem de pé ou contraídas, elas estão ouvindo alguma coisa com atenção. Isso geralmente signfica que o animal está alerta e percebendo algo que está acontecendo ao redor.
- Um coelho que está mais ou menos alerta deixará uma orelha para cima e uma para baixo. Quando o coelho deixa uma orelha para cima e outra para baixo, ele está ouvindo as coisas, mas também está tentando relaxar. Isso acontece bastante quando o bichinho está tomando um banho de sol.
- Veja um coelho curioso colocar as orelhas para frente. Quando os coelhos estão interessados em alguma coisa, eles, muitas vezes, ficarão de quatro e esticarão o rabo e a cabeça para fora. Tanto o nariz quanto as orelhas ficam esticados para fora para descobrir o que está na frente deles.
Comentários
Enviar um comentário