- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Desmontar uma mesa de bilhar exige as ferramentas corretas e um pouco de força. Uma mesa de bilhar caseira padrão possui uma estrutura de madeira, um pesado tampo de ardósia e caçapas de couro. Mesas que funcionam com moedas, mesas com sistema de retorno da bola e mesas com uma superfície de chapa de MDF são mais difíceis de desmontar.
editarPassos
editarMesa de ardósia padrão
- Separe as caçapas da mesa. Remova o forro das caçapas, se houver. Remova os parafusos ou grampos que prendem as caçapas à mesa. Se você não tiver um removedor de grampos, retire os grampos com uma chave de fenda. Deixe as caçapas no lugar por enquanto.
- Isso pode ser feito mais facilmente por baixo da mesa. Use óculos de segurança para proteger os olhos dos grampos que caírem.[1]
- Remova os parafusos debaixo de cada viga lateral. Há geralmente três ou quatro parafusos debaixo de cada viga.[2][3] Remova-os com uma chave de boca.
- Mesas antigas podem ter parafusos especiais com dois buracos. Para remover esse tipo, compre uma ferramenta bifurcada em uma loja de ferramentas para mesas de bilhar.[4]
- Remova as vigas e as caçapas. Separe as vigas laterais que saem mais facilmente e separe-as. Se duas vigas estiverem presas no canto, vire-as de cabeça para baixo com a ajuda de outra pessoa; em seguida, separe as duas partes. Separe também as caçapas.
- Gire as vigas com cuidado e tome cuidado para não acertar as caçapas laterais.[5]
- Retire o feltro do tampo de ardósia. O feltro geralmente fica grudado ou grampeado na estrutura de madeira que dá suporte ao tampo. Se estiver grampeado, remova cada grampo com cuidado para evitar rasgos; se estiver colado, puxe a lateral do feltro para trás delicadamente — nunca para cima ou para frente — ao longo de toda a mesa.[6] Após remover o feltro, dobre-o com cuidado. Para evitar rugas e vincos, não pressione as linhas de dobra.[7]
- Se o feltro estiver desgastado, considere retirá-lo e instalar um novo feltro durante a remontagem.
- Remova os parafusos do tampo de ardósia com uma parafusadeira. Esses parafusos ficam geralmente nos cantos da mesa, mas também podem estar ao longo das laterais e do centro.[8]
- Se você encontrar cera sobre os parafusos, raspe-a cuidadosamente com uma chave de fenda para expor a cabeça do parafuso sem arranhar o tampo.
- Levante as placas de ardósia e deixe-as ao lado. A maioria das mesas tem uma superfície de jogo composta de três placas de ardósia, cada uma pesando cerca de 100 kg.[9] Peça ajuda a alguns amigos para mover as placas com o máximo de cuidado possível. Um mero arranhão em uma das placas pode destruir a mesa, exigindo uma cara substituição das três peças de ardósia.[10]
- Tampos compostos por apenas uma placa podem pesar até 350 kg.[11] Reúna pessoas fortes para ajudar você a mover essas placas.
- Desmonte a estrutura. Vire a mesa de cabeça para baixo e desparafuse as pernas. Separe as peças leves no final, e a desmontagem estará concluída.
- Transporte a placa com cuidado. A parte mais difícil do processo é transportar o tampo de ardósia, que é bastante pesado e frágil. Chame algumas pessoas fortes para carregar as placas de ardósia em um caminhão de transporte de móveis, segurando-as pela lateral. Se o transporte for feito de caminhão, aperte a cinta em torno da placa e sobre as ripas da carroceria do caminhão.[12] Se for possível, carregue as placas no caminhão utilizando uma rampa hidráulica de caminhão.
- Se você for guardar a mesa em um armazém, escolha um local com clima controlado ou uma sala com variação mínima de temperatura e umidade. Coloque as placas de ardósia sobre um revestimento plástico e cubra-as com mais desse revestimento. Armazene cuidadosamente o feltro dobrado em uma embalagem plástica selada. Para os outros componentes, utilize cobertores de mudança ou outros materiais de proteção.
editarMesa de bilhar mecanizada ou sem ardósia
- Remova apenas as vigas e as pernas de uma mesa operada com moeda. Remova os parafusos das vigas com uma chave de boca e separe-as da mesa. Se duas vigas estiverem conectadas em um canto, tente virá-las delicadamente de cabeça para baixo antes de retirá-las. Vire a mesa com cuidado e desparafuse as pernas. Não tente desmontar o resto da mesa sem ajuda profissional, pois remover o mecanismo de moeda pode dificultar — ou até mesmo impossibilitar — a desmontagem.
- Algumas mesas de bilhar operadas com moeda têm um revestimento de metal cobrindo os parafusos das vigas. Remova os parafusos segurando o revestimento no lugar; em seguida, deslize o revestimento para o canto e levante-os para retirá-los.
- Tome cuidado com sistemas de retorno da bola. A maioria das mesas com sistema de retorno de bola também funciona com moedas, mas algumas mesas dos anos 70 e 80 apresentam um mecanismo mais simples.[13] Em alguns modelos, remover o mecanismo sem danificar a mesa é muito difícil.[14] A não ser que você tenha um manual de instruções para o seu modelo, deixe o mecanismo de retorno da bola conectado à mesa durante o transporte.
- Geralmente é possível desmontar o resto da mesa conforme descrito nas instruções para uma mesa de ardósia padrão.
- Transporte mesas sem ardósia inteiras. Se a superfície da sua mesa de bilhar for feita de MDF, madeira ou qualquer outro material sem ardósia, é provável que esta seja uma mesa de baixo custo. Essas mesas geralmente não devem ser desmontadas, nem mesmo por um profissional.[15] Transporte a mesa inteira.
- Algumas dessas mesas têm pernas dobráveis para facilitar o transporte.
editarDicas
- Mantenha sacos reutilizáveis sempre à mão para guardar parafusos e porcas ao removê-los. Etiquete cada saco para facilitar a remontagem.
- Muitas mesas de bilhar possuem pernas ajustáveis ou pequenos calços de madeira para nivelar a superfície de jogo. Você precisará nivelar a mesa de bilhar novamente após transportá-la. Algumas mesas também apresentam calços grudados na lateral da ardósia para manter o nível se a estrutura estiver fraca ou empenada.
editarGlossário
- Bordas internas: a parte de borracha das vigas. Elas são cobertas com feltro.
- Conjunto de vigas: contém a viga de madeira, a almofada das bordas internas e é onde os corrimãos ficam presos.
- Feltro: o tecido que cobre a superfície de jogo e as bordas internas. Geralmente é composto de 75% de lã e 25% de uma mistura de náilon.
- Corrimãos: o segmento de madeira que fica preso ao conjunto de vigas.
- Ardósia: a superfície de jogo da mesa de bilhar. Geralmente vem em três peças. Também pode apresentar um suporte de madeira por baixo.
- Estrutura: a base da mesa de bilhar sobre a qual fica o tampo de ardósia.
editarMateriais Necessários
- Bucha e chave de boca (geralmente 9/16");
- Chave Philips;
- Chave de fenda;
- Sacos marcados para guardar parafusos e porcas;
- Furadeira e ponta de parafusadeira.
editarReferências
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário