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Publicada por
Filipe heitor
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Aspirar é uma parte comum dos reparos de sistemas de ar condicionado. Os aspiradores são usados para esvaziar o aparelho, um processo no qual eles retiram todo o ar e a umidade do sistema de refrigeração antes dos testes, reparos e recargas. Geralmente, esse procedimento é feito por um técnico da área. Mas, se você quiser fazer um reparo caseiro e simples, aprender a usar uma bomba de aspiração pode ser muito útil.
editarPassos
editarConfigurando a bomba de aspiração
- Encha a bomba com óleo lubrificante. Antes de usar sua bomba, encha-a com um óleo lubrificante próprio para ela. Retire a tampa para entrada de óleo, geralmente na parte superior da bomba e olhe dentro dela para encontrar a linha que determina o limite de preenchimento. Encha-a de óleo até chegar nessa linha. Em seguida, tampe o reservatório novamente.[1]
- Use um óleo para bombas de aspiração. Usar outros tipos pode comprometer a qualidade e desempenho da sua bomba.
- Prenda os manômetros às portas. Você vai precisar de um conjunto de manômetros que se conecte tanto à bomba, quanto às portas no seu sistema de ar condicionado. O manômetro azul e sua mangueira devem ser conectados à porta de baixa pressão. O manômetro vermelho e sua mangueira devem ser conectados à porta de alta pressão. A mangueira amarela no meio deve conectar os manômetros à bomba.[2]
- Confira se os manômetros e mangueiras estão bem conectados e firmes. Se não prendê-los direito, você pode comprometer o funcionamento do processo.
- No seu carro, a porta de alta pressão geralmente fica em um nível mais alto do que a porta de baixa pressão.[3]
- Abra as válvulas dos coletores. Depois de prender os manômetros, você vai ter que usar as válvulas no seu sistema de ar condicionado que abrem e fecham a porta de serviço para refrigerar as linhas. Com as válvulas fechadas, seus manômetros devem registrar uma pressão bem baixa ou nula.[4]
editarUsando o aspirador
- Inicie a bomba. Depois de conferir se tudo está perfeitamente conectado, use o interruptor da bomba para ligá-la. Você deve conseguir ouvir a aspiração depois de ligar a bomba.[5]
- Se estiver tentando iniciar a bomba em um dia frio, abra as portas de entrada de ar até que a bomba atinja a velocidade normal de operação. Em seguida, feche-as novamente.[6]
- Abra a válvula lateral do manômetro. Quando a bomba de aspiração estiver ligada, você terá que abrir as válvulas do manômetro, localizadas ao lado de cada um deles. Isso permite que o vácuo comece a retirar o ar do sistema.[7]
- Se não souber como girar suas válvulas para abri-las, verifique o manual que acompanha os manômetros ou a bomba.
- Deixe a bomba de aspiração operar por 15 a 30 minutos. Deixe-a funcionando na velocidade operacional máxima por no mínimo 15 e no máximo 30 minutos para puxar todo o ar do sistema de ar condicionado. A quantidade exata de tempo vai variar de acordo com as recomendações do fabricante, então, verifique os manuais da bomba e do sistema de ar condicionado.[8]
- Geralmente, a bomba de aspiração deve funcionar tempo o suficiente para que o manômetro apresente um valor abaixo de 1.000 mícrons. Se puder, tente baixar para 500 mícrons.
editarFechando a bomba de aspiração
- Fecha a válvula do lado inferior e deixe o aspirador suspenso por 15 minutos. Depois de deixar a bomba de aspiração funcionando pelo tempo necessário, feche a válvula que se conecta ao manômetro de baixa pressão. Deixe a bomba segurando o aspirador por 15 minutos.[9]
- Se não for possível segurar todo esse tempo, é bem provável que há um vazamento e você precisa substituir os componentes da sua bomba de aspiração.
- Desligue a bomba de aspiração. Quando estiver satisfeito com o tempo de suspensão, desligue a bomba no mesmo interruptor que você usou para ligá-la. Deixe o aspirador parar totalmente antes de desconectá-lo do sistema.[10]
- Desconecte a bomba de aspiração. Depois que ela parar de funcionar completamente, você pode soltar a mangueira que se conecta à bomba. Seu sistema de ar condicionado deve estar completamente vazio nesse momento, pronto para ser recarregado ou reparado.[11]
editarMateriais Necessários
- Bomba de aspiração;
- Manômetro de baixa pressão;
- Manômetro de alta pressão;
- Mangueiras de conexão.
editarReferências
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