- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
O Jogo dos Dedos é um jogo de estratégia e matemática básica. Ele tem raízes no Japão e também pode ser chamado de Matemática de Dedos. Há variações de regras e diferentes nomes, mas a teoria e espírito do jogo permanecem os mesmos.
editarPassos
editarAprendendo as regras básicas
- Comece com dois jogadores. Você precisará de no mínimo duas pessoas para o Jogo dos Dedos, mas terá oportunidade de adicionar mais oponentes mais tarde.
- Fique frente a frente com seu oponente e deixem suas mãos à frente. Cada vez que começarem uma rodada do jogo, os dois jogadores tem que estar com as mãos para frente e um dedo estendido em cada uma. Ambos os jogadores devem manter as duas mãos planas e retas para que ambos consigam ver quantos dedos cada pessoa estende durante o jogo.
- Escolha uma pessoa para jogar primeiro; vocês revezarão as jogadas. Em cada vez, um jogador usará uma mão para bater suavemente em uma das mãos do adversário. Vamos dizer que você vai começar.
- Bata em uma das mãos do seu oponente com uma das suas. Se você bater com um dedo, seu adversário vai adicionar um dedo aos dedos que já estão estendidos.
- Por exemplo, você bate na mão do seu oponente. Você tem um dedo e ele tem um. Ele soma os dedos e fica com três dedos estendidos.
- Na próxima jogada, seu adversário usa a mão com os três dedos para bater na sua mão com um. Agora você terá que estender quatro dedos, porque seu dedo somado com os três é igual a quatro dedos.
- Só a mão de bater tem o poder de mudar a mão do seu oponente.[1]
- Intercale entre os jogadores para bater nas mãos dos outros. O objetivo é continuar adicionando dedos à mão do seu adversário batendo nela. Quando a mão de alguém chega em cinco dedos estendidos, aquela mão é considerada "morta" e não pode mais jogar.[2]
- Há variações dessa regra, mas as regras simples do Jogo dos Dedos dizem que quando uma mão chega em cinco dedos, ela fica inútil.[3]
- Esconda mãos mortas nas costas. Continue jogando até que um jogador perca as duas mãos. O objetivo é ser o último com ao menos uma mão ainda viva.
- Domine o básico e adicione novas regras. Como em muitos jogos matemáticos e de estratégia como xadrez, há um número limitado de jogadas possíveis antes que o jogo fique previsível. Para evitar que o mesmo jogador vença todas as rodadas e o outro perca, adicione mais regras para que o jogo fique mais justo.
editarAdicionando novas regras
- Deixe o jogo mais interessante adicionando mais regras. Depois que dominar as regras básicas e conseguir jogar com mais agilidade, crie novos desafios. Há muitos nomes diferentes para as regras, mas elas são iguais mesmo o jogo sendo jogado internacionalmente.
- Introduza divisão ao jogo. Quando for sua vez, você pode bater suas duas mãos uma na outra para redistribuir o número de dedos estendidos. Por exemplo, se você tem uma mão com três dedos e a outra com apenas um dedo, você pode dividir e ficar com dois dedos em cada mão.
- O objetivo dessa estratégia é prevenir que suas mãos cheguem a cinco dedos e morram.
- A divisão não precisa ser em número iguais, mas é preferível. Algumas combinações de números ímpares significam trocar dedos entre as mãos sem bônus estratégico. Entretanto, caso você tenha uma combinação ruim, como quatro dedos e um dedo em cada mão, você pode dividir em uma mão com três e outra com dois dedos.
- Um jogador pode "reviver" uma mão morta com a divisão. Caso tenha uma mão morta e uma viva com 4 dedos, pode dividir e colocar 2 dedos em cada mão para trazer sua mão morta de volta para o jogo.
- Uma variação da regra da divisão é a "regra da casa". Essa regra significa que divisões não são permitidas ou são permitidas mas não podem trazer uma mão de volta.[4]
- Adicione o "jogo de cinco". Uma mão deve ser batida para igualar exatamente 5 dedos. Por exemplo, se o seu oponente tem três dedos, você só pode bater com uma mão que tenha um ou dois dedos. Você não poderia bater na mão dele se a sua tivesse três ou quatro dedos, pois isso criaria uma soma de mais de cinco dedos.[5]
- Outro nome pelo qual essa regra é conhecida é "jogada exata".
- Essa regra permite a possibilidade de empate caso os dois jogadores tenham duas mãos com quatro pontos.
editarFazendo o jogo desafiador
- Jogue com mais de uma pessoa. Você pode ter três jogadores, ou um círculo com mais pessoas. Todos devem ficar em um círculo de frente para o meio dele para que todas as mãos estejam visíveis. Cada pessoa joga uma vez, em sentido horário ou anti-horário, sem a limitação de bater apenas nas pessoas ao seus lados.[6]
- Jogar com mais pessoas vai deixar o jogo mais longo.
- Esse método requer mais foco para vencer. Com tantas pessoas jogando, pode ter uma pessoa com uma mão quase chegando em cinco dedos que divide-os sem o grupo perceber.
- Todos devem seguir as mesmas regras antes de começar. Não há forma errada de jogar, mas garanta que todos estão de acordo com as regras antes de começar uma rodada.
- Aumente a dificuldade matemática adicionando "meios". Ao invés de ter dedos completamente estendidos durante o jogo, pode usar dedos dobrados ou "meios". Eles são criados dividindo um número ímpar de dedos em uma das suas vezes.[7]
- Dois meios são iguais a um dedo, então demora mais para fazer uma combinação, ou meios e dedos inteiros são iguais o suficiente para uma mão morta.
- Decida se meios são permitidos no início do jogo. Um jogador desesperado vai adicionar a variável dos meios quando estiver prestes a perder.
- Um exemplo de divisão de dedos em meios pode ser assim: tem dois dedos da mão esquerda e três na direita. Dividindo-os, você pode ficar com 2,5 dedos ou dois dedos e um meio em cada mão. Meios são mais úteis quando você tem um total ímpar de dedos.
- Você deve completar o meio de alguém para torná-lo um dedo inteiro. Para fazer uma mão morta você deve ter cinco dedos inteiros e não quatro dedos e meio.
- Use sobras para fazer o jogo durar mais tempo. Uma mão não morre, mas ao invés disso fica no jogo ou "volta à vida" quando uma mão batida excede os cinco dedos em uma vez. Quando usar sobras, você pode adicionar três ou quatro dedos juntos para ficar com sete, o que é igual a uma mão morta e mais dois dedos.
- Às vezes essa variação é chamada de "zumbis".
- Essa regra pode fazer o jogo continuar para sempre porque você recicla os dedos. A única opção para uma mão morta é que seja exatamente igual a cinco dedos quando tocada.[8]
editarDicas
- Com o tempo você vai pegar o jeito dos padrões que o jogo pode ter e ficar mais rápido e esperto. Esse é um ótimo jeito para crianças aprenderem adição, já que é prático e divertido ao mesmo tempo.
- Em algumas variações, o jogo pode se repetir quando mais regras complicadas são adicionadas. A única solução é recomeçar o jogo.
- Quando jogar contra um novo oponente, estabeleça as regras conforme você quer jogar desde o começo. Isso vai evitar confusão no meio do jogo quando um jogador quiser jogar com meios e o outro não conhecer essa regra.
editarAvisos
- As variantes do Jogo dos Dedos que criam repetições normalmente levam muito tempo para jogar.
- Esse jogo requer muita atenção de sua parte, não jogue se você precisa focar em outra coisa. Esse é um ótimo jogo para matar tempo que não requer peças e pode ser jogado em qualquer lugar.
editarReferências
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário