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Como Limpar o Sensor de Oxigênio de um Veículo

O sensor de oxigênio, também conhecido como sonda lambda, é o componente responsável por medir a quantidade de oxigênio presente nos gases eliminados pelo motor. Além de aumentar o consumo de combustível, a concentração de resíduos e a sujeira acumulada na superfície da peça podem prejudicar o desempenho do motor.[1] Para entender como funciona o processo de manutenção e limpeza, basta seguir as instruções e dicas apresentadas neste artigo.

editarPassos

editarLocalizando o sensor de oxigênio

  1. Utilize os equipamentos de segurança adequados. O contato direto com os componentes de um automóvel pode apresentar diversos fatores de riscos. Sendo assim, providencie um par de luvas de borracha e um óculos de proteção para impedir que possíveis substâncias tóxicas entrem em contato com a pele ou com a região dos olhos.[2]
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    • Os acessórios em questão podem ser encontrados em estabelecimentos especializados em peças automotivas ou lojas de departamento.
  2. Suspenda o veículo. Estacione-o em um local seguro e acione o freio de mão para conseguir localizar a sonda lambda de maneira segura. Em seguida, posicione um macaco em um dos pontos de apoio indicados no manual do proprietário e levante o chassi.[3]
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    • Antes de escolher um macaco, informe ao vendedor o modelo e a marca do seu automóvel. Dessa forma, você poderá comprar o dispositivo mais apropriado.
  3. Identifique o sensor de oxigênio. De maneira geral, os veículos possuem pelo menos dois sensores que, por sua vez, ficam posicionados antes e depois do catalisador. Essa quantidade, no entanto, pode variar de acordo com o modelo e a marca do fabricante. Em caso de dúvidas, consulte o manual do proprietário para verificar o número e a posição exata das peças.[4]
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    • A sonda lambda se parece com uma vela de ignição e possui, aproximadamente, 5 cm de comprimento. Uma extremidade tem o formato hexagonal, enquanto a outra fica conectada na unidade de comando.

editarDesinstalando o componente

  1. Lubrifique os sensores de oxigênio. Os componentes em questão não costumam ser desinstalados com frequência e, por esse motivo, podem ficar emperrados. Sendo assim, aplique uma pequena quantidade de óleo lubrificante WD-40 sobre as peças e aguarde alguns minutos para conseguir removê-las com mais facilidade.
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    • O produto pode ser encontrado em lojas especializadas em artigos automotivos ou similares.
  2. Pegue um balde ou um recipiente específico para armazenar substâncias inflamáveis. Enquanto estiver aguardando o lubrificante agir, encha totalmente o recipiente com gasolina. Em seguida, coloque-o em um local seguro e próximo ao veículo. O combustível será usado para remover a concentração de resíduos e a sujeira acumulada nos sensores.[5]
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    • Lembre-se de armazenar o composto em um reservatório resistente para evitar acidentes.
    • Se quiser comprar um recipiente novo, pergunte ao vendedor da loja qual o material e o modelo mais adequado.
  3. Desinstale os componentes. Use uma chave inglesa para retirar os sensores do tubo de escapamento, depois de lubrificá-los com o óleo WD-40.[6] Coloque as peças dentro de um recipiente ou sobre uma superfície limpa para impedir que a sujeira do ambiente se acumule no interior das sondas.
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    • O tamanho da chave inglesa vai depender do tipo de sensor instalado no carro. Sendo assim, teste algumas ferramentas com medidas distintas para determinar qual é a mais adequada.
    • Você também pode usar uma chave ajustável como alternativa.

editarRemovendo a sujeira

  1. Remova a concentração de sujeira. Depois de desinstalar os sensores de maneira adequada, deixe-os totalmente submersos na gasolina armazenada. Além de limpar os resíduos impregnados, o combustível vai melhorar o funcionamento e prolongar a vida útil desses componentes do automóvel.[7]
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    • Evite fumar ou acender qualquer tipo de chama perto de substâncias inflamáveis.
  2. Cubra o recipiente ou o balde com uma tampa. A gasolina é altamente inflamável e, por isso, o recipiente escolhido deve permanecer totalmente lacrado. Além de evitar que os gases se dissipem pelo ar, você vai impedir que as crianças e os animais de estimação da residência tenham fácil acesso ao composto.[8]
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    • Faça uma tampa improvisada se estiver armazenando o combustível em um balde ou reservatório similar. É possível usar, por exemplo, a tampa de uma panela, uma tábua de madeira ou um livro, como alternativa.
  3. Deixe as peças submersas na gasolina por pelo menos 8 horas, antes de prosseguir. Enquanto estiver aguardando, tente agitar o recipiente algumas vezes para que o composto remova completamente as substâncias impregnadas nos sensores. Dessa forma, o resultado final será potencializado.[9]
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  4. Tire os componentes do recipiente com gasolina, após aguardar o tempo indicado anteriormente. Em seguida, seque a superfície e remova os resquícios do composto aplicado com um pano limpo. Nesse momento, você provavelmente vai perceber que a sujeira acumulada nas peças foi eliminada.[10]
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    • Utilize as luvas de borracha para impedir que o combustível entre diretamente em contato com a pele.
    • Além disso, coloque os óculos para proteger a região dos olhos.
  5. Reinstale os sensores de oxigênio. Após finalizar a limpeza, coloque as peças nos devidos lugares com a ajuda da chave inglesa. Em caso de dúvidas, consulte novamente o manual do proprietário.[11]
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    • Retire cuidadosamente o macaco usado para suspender o veículo.
    • Com a manutenção da sonda lambda, a luz de alerta “check engine” localizada no painel não ficará acesa e o consumo de combustível será consideravelmente menor.

editarMateriais Necessários

  • Macaco (opcional).
  • Óculos de proteção.
  • Luvas de borracha.
  • Chave inglesa.
  • Lubrificante WD-40 e gasolina.
  • Recipiente com tampa.

editarDicas

  • Considere substituir os sensores de oxigênio, se perceber qualquer dano visível. Nesse caso, entre em contato com um profissional especializado e solicite um orçamento.

editarFontes e Citações


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