Como Consertar um Zíper Separado

Como Jogar Dominó de Baralho

Dominó de baralho, também conhecido como dominó de cartas, é um jogo em que o objetivo é ser o primeiro a se livrar das suas cartas para ganhar. As únicas coisas que você precisa são um baralho, amigos, e a habilidade de colocar cartas em ordem numérica.

editarPassos

editarJogando

  1. Distribua todas as cartas entre os jogadores. Escolha uma pessoa para dar as cartas de um baralho de 52 peças, viradas para baixo, uma de cada vez, para cada pessoa, no sentido horário. Esse jogo pode ser jogado em um grupo de três a oito pessoas.[1]
    Play the Card Game Called Sevens Step 1 Version 2.jpg
    • Dependendo da quantidade de jogadores, as cartas podem ser distribuídas de forma desigual.
    • Para resolver isso, troque a pessoa que dá as cartas em cada rodada para que todos tenham sua vez com a maior e menor quantidade de cartas. Enquanto trocarem a pessoa e distribuírem as cartas em sentido horário, o padrão vai se repetir de forma justa.
  2. Organize suas cartas em ordem numérica e por naipe. Para ajudar a manter seu foco no jogo, organize as cartas que tem na mão. Você deve arrumá-las primeiro por naipe e depois em ordem numérica. É melhor começar com a carta 2 na ponta esquerda e continuar a sequência até o Ás na ponta direita.
    Play the Card Game Called Sevens Step 2 Version 2.jpg
    • A sequência vai ficar assim: 2-3-4-5-6-7-8-9-10-J-Q-K-A.[2]
    • Os quatro naipes são copas, ouros, espadas e paus. Alternar as cores dos naipes na sua mão também vai facilitar na hora de encontrar as cartas para jogar.
  3. Comece cada rodada com o 7 de ouros. Quem tiver essa carta deve colocá-la na mesa. Quando um 7 de qualquer naipe é jogado, começa uma nova "sequência". Uma sequência é feita descartando as cartas na mesa uma por uma, ao redor do sete, em ordem numérica.
    Play the Card Game Called Sevens Step 3 Version 2.jpg
    • Você terá quatro sequências no total, uma para cada naipe.
    • Durante a partida, a única forma de começar uma nova sequência na mesa é alguém jogar um 7.
    • Em algumas variações desse jogo, a pessoa à esquerda de quem deu as cartas começa a jogar, independentemente de quem tenha o 7 de ouros.
  4. Organize as sequências na mesa em uma linha horizontal. Você pode criar uma grade de 4x13 cartas se colocar cada naipe em fila. Ou, ao invés disso, você pode começar empilhando o resto da sequência de um naipe em cima das cartas 6 e 8 para ocupar menos espaço.
    Play the Card Game Called Sevens Step 4 Version 2.jpg
    • Se você colocar as cartas de cada naipe na vertical, o jogo vai ficar parecido com Paciência.
  5. Coloque uma carta por vez na mesa. Cada pessoa descarta uma carta na sua vez, mas tem que ser a próxima em relação às cartas que já estão na mesa. Por exemplo, as próximas depois do 7 serão o 6 ou o 8 daquele naipe.
    Play the Card Game Called Sevens Step 5 Version 2.jpg
    • Começar a contagem pelo 7 significa que você jogará cartas regredindo dele até o 2 daquele naipe do lado esquerdo, e subindo até o Ás do lado direito.[3]
    • Por exemplo, se você tem um Valete de copas, não pode jogar aquela carta até alguém jogar o 10 de copas na mesa.
    • Você só pode juntar cartas do mesmo naipe. Se um 7 de copas estiver na mesa, você só pode jogar um 6 de copas com ele, não um 6 de espadas.[4]
  6. Dê um "tapa" quando não pode jogar nenhuma carta. Bater na mesa é um jeito de dizer que está passando a vez. Ou, ao invés disso, você pode apenas dizer "passo". Você pode passar quando não tiver cartas que pode jogar. Por exemplo, se só tiverem cartas do 5 ao 9 na mesa e tudo que você tem na mão são 2 e figuras.[5]
    Play the Card Game Called Sevens Step 6 Version 2.jpg
    • É contra as regras passar a vez se você tiver uma carta que pode ser jogada em qualquer lugar na mesa.
    • Caso esteja jogando com fichas de pôquer, uma punição que pode ser aplicada se alguém passa quando tem cartas para jogar é colocar três fichas em um monte.
  7. Continue jogando até que alguém fique sem cartas. Cada pessoa ao redor da mesa vai colocando uma carta na mesa, até que alguém jogue sua última carta. Ele é o vencedor dessa rodada, e se estiverem jogando apenas uma rodada ele é o ganhador do jogo. Recolha todas as 52 cartas e comece uma nova rodada ou jogo.
    Play the Card Game Called Sevens Step 7 Version 2.jpg
    • Você pode jogar várias rodadas para jogar por mais tempo, ou jogar bem rapidinho para matar tempo.
    • Você tem várias opções para escolher quem será o próximo a distribuir as cartas. Uma opção é que seja a pessoa à esquerda do último jogador que fez isso.
    • Outra opção é o vencedor dar as cartas, ou a pessoa à esquerda dele. O que importa é que todas as pessoas tenham a chance de distribuir as cartas.

editarAdicionando novas estratégias e marcando pontos

  1. Segure seus 7, 6 e 8 o máximo possível. Os outros jogadores não poderão se livrar das cartas deles se você decidir não jogar essas cartas. Ninguém pode jogar suas cartas altas ou baixas fora da sequência, então você tem o poder de enrolar o jogo e aumentar suas chances de ganhar.[6]
    Play the Card Game Called Sevens Step 8.jpg
    • É claro que se esses números forem as únicas cartas que você tem para jogar, não pode passar a vez e tem que jogá-las.
  2. Use fichas de pôquer para aumentar as apostas. Quando o jogo começar, cada jogador coloca uma ficha no monte. As pessoas com o menor número de cartas na mão colocam uma ficha a mais para igualar o jogo.[7] Toda vez que alguém passa a vez, ele tem que colocar uma ficha no monte. O vencedor da rodada ou do jogo leva o monte todo.
    Play the Card Game Called Sevens Step 9.jpg
    • Use moedas, balas ou outra coisa ao invés de fichas.
    • Você pode atribuir valores às fichas para apostas reais, ou não.
  3. Permita que as pessoas joguem mais de uma carta. Para deixar o jogo mais rápido, esqueça a regra que diz que você só pode jogar uma carta de cada vez. Por exemplo, se você tem um 4, 3 e 2 de espadas, poderia colocar todos eles de uma vez.
    Play the Card Game Called Sevens Step 10.jpg
    • Essa variação se aplica apenas em um naipe de cada vez. Você não pode descartar um 8 de copas, 9 de copas e 10 de ouros.
    • Mesmo que tenha ordem numérica, as cartas têm que estar no mesmo naipe para serem colocadas na mesma vez.
  4. Saiba quantas cartas ainda tem na mão para contar os pontos. Depois que alguém fica sem cartas, use um pedaço de papel ou um caderno para anotar com quantas cartas cada jogador ficou. Cada carta vale um ponto. Comece uma nova rodada e anote a pontuação no final de cada uma. Quando alguém chegar a 100 pontos, o jogo termina e o vencedor é quem tiver a menor pontuação.[8]
    Play the Card Game Called Sevens Step 11.jpg
    • Para jogos mais rápidos, vá até 50 ou 25 pontos, dependendo de quanto tempo você tem.
  5. Use o Ás como a carta mais baixa ao invés do 2. Algumas pessoas organizam as cartas começando pelo Ás e indo do 2 ao Rei, usando o último como carta mais alta. Isso vai mudar só um pouco a ordem do jogo. No lado esquerdo do 7 você regredirá até o Ás, e no direito vai continuar a sequência até o Rei.[9]
    Play the Card Game Called Sevens Step 12.jpg

editarMateriais Necessários

  • Baralho de cartas normais;
  • Ao menos uma outra pessoa;
  • Fichas de pôquer;
  • Um caderno ou papel para anotar os pontos.

editarReferências


Erro de citação <ref> tags exist, but no <references/> tag was found


$2

Comentários