- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
A técnica de enrolar arame consiste em dobrar o arame em volta de uma pedra, vidro do mar, conchas, âmbar ou outros ornamentos decorativos para fazer uma joia. Com esse método é possível criar lindos anéis, pingentes, colares e outros tipos de adornos. Não é necessário utilizar ferramentas elaboradas para furar buracos na pedra. Com alguns instrumentos e materiais simples você consegue fazer a sua joia!
editarPassos
editarEscolhendo os materiais adequados
- Escolha o seu ornamento. Você pode encontrar uma linda peça de vidro do mar quando estiver andando na praia, ou também pode usar uma pedra semipreciosa deslumbrante. Qualquer uma dessas peças pode se transformar em uma linda bijuteria.[1] Formatos simétricos podem dar um toque mais profissional, mas formatos diferentes podem destacar o ornamento que vai ser envolto no arame.
- A pedra redonda e polida de conta é uma opção para fazer sua peça. Porém, os fundamentos da técnica de enrolar arame podem ser aplicados em diferentes formatos de ornamentos.
- Defina qual arame mais combina com o seu ornamento. Existem vários tipos de arames que podem ser diferenciados pelo seu material e espessura, comumente chamado de “calibre” do arame. Peças maiores e mais pesadas exigem um calibre mais grosso. Todos os arames citados nesse exemplo são de calibre 20 ou 22, que é a espessura recomendada para iniciantes.
- Quanto menor o calibre do arame, mais grosso ele será. Por exemplo, um arame de calibre 8 é muito grosso, mas o de 26 já é bastante fino.[2]
- Use uma joia com um fio de cobre na sua primeira tentativa. O cobre é um material relativamente barato e tem uma cor muito interessante que combina com diferentes tipos de ornamentos.
- Quando estiver seguro das suas habilidades para enrolar arame na pedra, use prata fina, prata esterlina, ouro banhado ou uma joia folheada a ouro.[3]
- Junte os materiais para enrolar o arame. Nesse exemplo, a pedra redonda e polida de conta é utilizada como ornamento. Ela é envolta em um arame barato de latão. Grande parte dos materiais podem ser adquiridos na loja de ferramentas, artesanato ou pela internet. Para esse projeto você vai precisar de:
- Arame quadrado macio de calibre 20 (1,2 m);
- Arame duro semicircular de calibre 22 (30 cm);
- Arame duro quadrado de calibre 22 (11,5 cm);
- Uma pedra facetada;
- Óculos de proteção;
- Caneta de ponta de feltro;
- Alicate bico chato;
- Corrente (ou similares);
- Canivete (ou uma faca fina);
- Alicate bico redondo;
- Régua;
- Fita;
- Alicate corta cabos.
- Organize o seu local de trabalho. É importante retirar qualquer objeto que possa atrapalhá-lo quando for mexer com o arame. Separe um grande espaço na mesa; você não vai querer derrubar algo acidentalmente enquanto tenta cortar ou dobrar um pedaço grande de arame.
- Use uma bancada de trabalho ou coloque um pano no chão onde vai trabalhar. Quando estiver moldando e cortando o fio de metal, pedaços afiados podem voar ou descascar. Com a ajuda do pano será muito mais fácil limpar o local.
editarMoldando a estrutura de arame para o seu ornamento
- Corte os arames do mesmo tamanho (comprimento).[4] Pegue o arame quadrado macio calibre 20 e corte seis pedaços de 20 cm ao longo do fio. Para ornamentos pesados ou muito grandes, use mais arame. A estrutura central do seu arame enrolado deve ser:
- Comprida o suficiente para envolver o perímetro do seu ornamento;
- Grossa o suficiente para segurar o ornamento. Ornamentos pesados ou grandes necessitam de mais de seis pedaços de arame.
- Junte os arames recém cortados. Arraste e alinhe os fios para que fiquem paralelos. Em seguida, use a fita para unir as pontas. Isso deixará o seu feixe no formato certo enquanto você mexe no arame.
- Dependendo do contorno do ornamento talvez a estrutura de arame arredondada seja a melhor opção. Nesse exemplo, a estrutura do arame foi nivelada para comportar o ornamento redondo e polido.
- Desenhe uma linha para demarcar o centro do feixe de arame.[5] Deixe o arame liso na sua mesa de trabalho e, com uma régua, encontre o centro do feixe. Pegue a sua caneta de ponta de feltro e marque esse local.
- Corte o primeiro pedaço de arame.[6] Ele será utilizado para decorar em volta da marcação central que você acabou de fazer no feixe. Use o alicate corta cabos para recortar um pedaço de 13 cm de um arame duro semicircular calibre 22.
- Una o feixe de seis arames na marca central. Use um alicate bico chato para segurar o pedaço de arame calibre 22 que cortou. Dobre o arame em volta do feixe. Após fazer isso, puxe o arame com força enquanto segura-o contra o feixe com a mão livre. Envolva o feixe para que não haja falhas na peça e para que tenha o mesmo comprimento em ambos os lados da marca central.[7]
- Para modelar com mais facilidade, segure o arame perto da sua borda com o alicate.
- Após agrupar os fios, a marca central não ficará visível.
- Esse feixe constituirá a parte de baixo do suporte.
- A largura final deve ser de aproximadamente 6 mm para 12 quilates, assim como a pedra utilizada nesse exemplo.[8][9]
- Marque os próximos pontos para o seu feixe de seis arames.[10] Use a régua e a caneta para desenhar uma linha de 6 mm para cada ponta da junção central. Em seguida, faça outra marca de 6 mm para fora de cada uma das marcações anteriores.
- Essas marcações duplas de cada lado da sua junção central determinam a largura das próximas.
- Remova a fita das extremidades do feixe de arame. Como já conseguiu colocar a junção central no local correto e já desenhou as linhas em cada pedaço do feixe de seis arames, remova a fita, já que não será mais necessário manter o feixe conectado.
editarMoldando o suporte para o ornamento
- Dobre o suporte do ornamento.[11] Deslize o canivete entre a parte de baixo do arame mais alto e do fio que estiver abaixo dele. Use o canivete para puxar o arame mais alto e fazer um formato de V. Esse formato em V deve apontar para o lado de fora dos arames externos da sua estrutura. Repita o processo até fazer quatro formas em V, uma em cada lado da parte superior e inferior da junção central.
- Os quatro giros no formato de V em todos os lados da sua junção central vão formar um suporte mais robusto para o seu ornamento. Entretanto, nesse exemplo, como a pedra redonda polida é pequena e leve, só são necessárias duas dobras em V.
- Cada arame externo deve ter duas formas em V em cada lado da junção central.
- Cada V começa na ponta da junção, apontando para fora do feixe central até que a ponta esteja alinhada com a primeira marcação de 6 mm. Dobre o arame para encontrar a segunda marca de 6 mm.
- Após fazer o suporte dobrado em forma de V, deixe os arames restantes paralelos com o feixe principal.[12]
- Cole novamente as bordas do feixe. Isso vai garantir que as dobras em V fiquem na parte de fora do feixe, o que criará um suporte mais estável para o ornamento. Além disso, também vai manter o feixe da estrutura de arame conectado enquanto faz as próximas junções.
- Junte o feixe de seis arames com mais arame semicircular de calibre 22.[13] Envolva o arame em volta do feixe com o alicate. Comece da parte externa do V onde ele se junta ao resto do feixe. Faça isso em ambos os lados do feixe de seis arames.
- Enquanto estiver enrolando o segundo e terceiro fio, deixe o arame bem firme, arrumado e com o mesmo comprimento. Algumas voltas em cada lado é mais do que suficiente.
- Complete o suporte para o ornamento e para a estrutura de arame.[14] Pegue o alicate e, cuidadosamente, mas com firmeza, dobre o feixe de seis arames ao redor do ornamento para que fique enrolado nas extremidades do ornamento. Deixe os dois lados do feixe cruzarem com a parte superior central da pedra.
- Prepare o suporte frontal do seu ornamento. Dobre um dos fios, de qualquer lado, da extremidade do feixe de seis arames com um alicate bico chato. Molde o arame para que ele fique na vertical e distante do resto dos outros arames.[15]
- Junte as extremidades da estrutura de arame. Na posição onde ambos os lados da estrutura de arame se encontram no topo do modelo, alinhe todos os fios para que cada um fique na direção oposta da sua primeira junção central. A junção central formará o fundo do modelo e as extremidades do feixe de seis arames vão formar a parte superior.
- Cole os fios. Isso vai evitar que os arames fiquem tortos quando fizer a última junção no seu modelo. Cole na direção das extremidades do feixe.
editarTerminando de enrolar os arames
- Faça a última junção na parte de cima do modelo.[16] Escolha o arame mais alto ou mais baixo do feixe e envolva todos os arames em uma conexão que una o topo do seu modelo. Algumas voltas na parte superior do arame quadrado de calibre 22 serão suficientes.
- Quando terminar essa junção, remova a fita.
- Coloque o ornamento no modelo envolto por arames. Use um alicate para dobrar a parte da frente e de trás das formas em V para criar um suporte seguro onde o ornamento possa ficar encaixado. Quando o ornamento estiver fixado no suporte, pegue o arame final que estava apontando na direção contrária do feixe e envolva-o no ornamento na forma de um espiral para protegê-lo ainda mais.
- Faça o modelo em espiral para fazer um acabamento mais profissional na peça.
- Se perceber que o ornamento está frouxo na parte do V e na posição frontal, pegue um outro pedaço do seu feixe e adicione outra dobra em espiral na parte de trás do suporte.
- Faça um estilo ondulado ou em espirais na parte de cima que tiver arame sobrando para dar um toque especial à peça.
- Corte os arames que sobraram. Quando estiver cortando o excesso, lembre-se de que vai precisar de um pouco de arame na parte superior para fazer um círculo. Encaixe a corrente ou outro objeto similar como uma faixa fina de couro nesse círculo.[17]
- Dobre um ou dois arames na parte superior do seu modelo para fazer um círculo. Esse formato em O formará o ilhó. Enfie a corrente nesse buraco. Dependendo do calibre do arame utilizado, use um fecho de ilhó com um ou dois arames.[18]
editarDicas
- Esconda as pontas do arame que tiverem uma aparência disforme deixando as junções voltadas para dentro, na direção da pedra.
- Vários arames vêm revestidos com um agente de polimento. Isso pode deixar seus dedos pretos, mas você pode limpar o arame esfregando-o em um pano limpo ou papel toalha umedecido com isopropanol.[19]
editarAvisos
- Use os óculos de proteção para cortar o arame. Pedaços afiados e pequenos podem voar e atingir seu olho.
editarMateriais Necessários
- Arame quadrado macio de calibre 20 (1,2 m);
- Arame duro semicircular de calibre 22 (30 cm);
- Arame duro quadrado de calibre 22 (11,5 cm);
- Uma pedra facetada;
- Óculos de proteção;
- Caneta de ponta de feltro;
- Alicate de bico chato;
- Corrente (ou similares);
- Canivete (ou uma faca fina);
- Alicate de bico redondo;
- Régua;
- Fita;
- Alicate corta cabos.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário