Como Consertar um Zíper Separado

Como Verificar se o Carro é Roubado

Milhares de carros são roubados ou furtados a cada ano. Geralmente a intenção é lucrar vendendo esses automóveis. Se estiver interessado em comprar um carro usado, além de verificar o número do chassi (número de identificação do veículo – NIV) para saber se foi roubado ou furtado, você também pode ligar para a empresa de seguros e analisar a titularidade do veículo e o histórico de manutenção. Fique atento aos outros sinais de alerta que podem indicar que o carro é roubado.

editarPassos

editarVerificando o número do chassi

  1. Descubra o número do chassi (NIV). Todo carro tem esse número. Utilize-o para fazer uma pesquisa. O NIV é composto por 17 caracteres e é como se fosse o CPF do carro. Não aceite qualquer número que o vendedor mostrar. Em vez disso, inspecione você mesmo o veículo e encontre o número do chassi,[1] que pode estar fixado nos seguintes locais:[2]
    Check if a Car Is Stolen Step 1.jpg
    • Canto inferior esquerdo do painel frontal do volante;
    • Ombreira interna da porta do motorista;
    • Na roda traseira acima do pneu;
    • Na parte da frente da moldura do carro, próxima ao reservatório de água do para-brisa;
    • Na parte da frente do bloco do motor;
    • Embaixo do estepe.
  2. Confira se o número do chassi não foi adulterado.[3] A etiqueta com o número de identificação deve estar completamente fixada no veículo. Veja se há arranhões, rasgos ou riscos.
    Check if a Car Is Stolen Step 2.jpg
    • Passe os seus dedos sobre a etiqueta. Quando tocar nela, vai perceber que a superfície é lisa.[4] Se ela estiver arranhada, talvez tenha sido adulterada.
    • A etiqueta com o NIV não pode ser coberta por parafusos ou tampas. Se isso ocorrer, pode ser o que dono queira esconder o número.
  3. Procure no aplicativo Sinesp Cidadão. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) desenvolveu esse aplicativo (disponível para Android e iOS) que possui alguns módulos de consulta.[5] Um deles é a pesquisa de veículo, na qual você pode pesquisar se o automóvel foi roubado, furtado ou clonado.
    Check if a Car Is Stolen Step 3.jpg
  4. Denuncie uma fraude. Se o veículo foi roubado ou furtado, ligue para a polícia e faça um boletim de ocorrência. Se quiser, você pode fazer a denúncia de forma anônima tanto pelo telefone como pela internet.[6]
    Check if a Car Is Stolen Step 4.jpg
    • Ligue para a polícia local e forneça o maior número de detalhes possíveis sobre o vendedor: nome, endereço e característica física.

editarUtilizando outros métodos

  1. Entre em contato com o seu segurador. Como o segurador tem a sua própria base de dados, peça para ele verificar possíveis clonagens.[7] A clonagem de carros ocorre quando o ladrão arranca a placa do número de identificação e coloca em outro veículo. Esse novo NIV foi retirado de um outro carro.[8]
    Check if a Car Is Stolen Step 5.jpg
  2. Faça uma pesquisa do título de propriedade.[9] Entre em contato com o DETRAN ou órgão equivalente e forneça o número do chassi. Eles vão informar se o carro foi recuperado ou se houve perda total pela seguradora.[10]
    Check if a Car Is Stolen Step 6.jpg
    • Verifique se a informação do vendedor é a mesma do título.[11] Se houver discrepância, provavelmente o carro foi roubado ou furtado.
  3. Peça para o seu mecânico inspecionar o carro. O mecânico pode ser capaz de notar se o número do chassi foi adulterado ou não.[12] Ademais, ele também pode checar as condições do veículo para que você não compre uma lata velha. Antes de adquirir um usado, faça uma vistoria com um mecânico.
    Check if a Car Is Stolen Step 7.jpg
  4. Analise o histórico de manutenção do carro. O número do chassi também deve aparecer nos históricos de manutenção, o qual o proprietário pode compartilhar com você. Cheque se o número de identificação na lista é igual ao do carro. Se não for, provavelmente o veículo foi roubado.
    Check if a Car Is Stolen Step 8.jpg
    • Infelizmente o proprietário pode adulterar esses registros para que você não perceba que o carro é roubado. Nesse caso, uma opção é contratar uma empresa que examinará esse histórico. Lembre-se de que vai precisar do número de identificação ou da placa do veículo.[13] Após receber o relatório, compare a descrição do histórico de manutenção com o que carro quer comprar.

editarIdentificando os sinais de alerta

  1. Observe se o vendedor usa celular. Os ladrões, de maneira geral, andam bastante pela cidade e, por isso, não têm um endereço fixo. Geralmente, eles preferem fazer negócio usando um celular.[14] Quando for olhar o carro, pergunte ao vendedor onde ele mora e trabalha. Se ele hesitar, isso é um sinal de que o veículo pode ter alguma irregularidade.
    Check if a Car Is Stolen Step 9.jpg
  2. Tenha cuidado com os anúncios de carro na internet ou nos jornais.[15] Embora muitas pessoas utilizem, de forma lícita, esses meios de comunicação para vendas, a maioria dos carros roubados são anunciados na internet ou no jornal. Portanto, o mais indicado é comprar de um revendedor com boa reputação ou de alguém que você conheça pessoalmente.
    Check if a Car Is Stolen Step 10.jpg
    • Antes de comprar em algum site, verifique a reputação do vendedor.
  3. Exija o Certificado de Registro de Veículo (CRV). Esse documento é um recibo que comprova quem é o proprietário do veículo. Se o vendedor não quiser preencher ou entregar o CRV, desista do negócio. Geralmente esse certificado inclui as seguintes informações:[16]
    Check if a Car Is Stolen Step 11.jpg
    • Marca, modelo e ano do carro;
    • Número do chassi (número de identificação do veículo – NIV);
    • Nome do vendedor e endereço;
    • Nome do comprador e endereço;
    • Valor da venda;
    • Assinatura do vendedor e data.
  4. Cuidado com ofertas que são boas demais para ser verdade.[17] Se achar que a oferta é muito surreal para os padrões locais, há uma grande chance de ter algo errado. Pergunte por que o vendedor está querendo vender o veículo por um valor tão baixo. Se ele não o convencer, desista do negócio.
    Check if a Car Is Stolen Step 12.jpg

editarFontes e Citações


Erro de citação <ref> tags exist, but no <references/> tag was found


$2

Comentários