- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Existem duas maneiras de conectar aparelhos elétricos a uma fonte de energia: você pode ligá-los num circuito em série ou num circuito paralelo. Nos circuitos paralelos, a corrente elétrica passa por diversos caminhos ao mesmo tempo, o que permite que cada aparelho seja conectado ao seu próprio circuito. A vantagem de um circuito paralelo é que a falha de um dos aparelhos conectados a ele não interrompe a passagem de corrente, ao contrário do que acontece num circuito em série. Além disso, vários aparelhos podem ser ligados à fonte de energia ao mesmo tempo sem que isso diminua a potência de saída dela. Montar um circuito paralelo é fácil e, por isso, é uma ótima oportunidade para ver com os próprios olhos como a eletricidade funciona.
editarPassos
editarFazer um circuito paralelo simples com papel-alumínio
- Tenha em conta a idade e destreza de quem vai participar. A montagem de circuitos paralelos é uma experiência ótima e bem simples que serve para ensinar um pouco de eletricidade para alunos de todas as idades. Este método de montagem, em especial, é ideal para os mais novos, que podem não ter tanta destreza ou que não devem manusear ferramentas pontiagudas.
- Se a montagem do circuito paralelo faz parte do seu plano de aula, talvez valha a pena pedir para os seus alunos ou filhos fazerem uma lista de perguntas, previsões e hipóteses a respeito do que vão observar na experiência.
- Escolha a sua fonte de energia. A fonte de energia mais barata e conveniente para este projeto de circuito paralelo é uma bateria. As de 9V, fáceis de encontrar à venda por aí, são uma ótima pedida.
- Escolha a carga. A carga é o componente que você vai conectar à fonte de energia. Você pode fazer um circuito paralelo com lâmpadas de pisca-pisca (e neste caso vai precisar de duas); as lâmpadas de lanterna também são uma boa opção.
- Prepare os condutores. Nesta experiência, o papel-alumínio vai ser o condutor, ou seja, é ele que você vai usar para conectar a fonte de energia às cargas.
- Corte o alumínio em quatro tiras estreitas: duas tiras de 20 cm e duas de 10 cm. Elas devem ser estreitas, mais ou menos da largura de um canudinho.
- Conecte a primeira tira de alumínio à bateria. Chegou a hora de começar a montar o circuito.
- Conecte as lâmpadas. Chegou a hora de ligar as cargas nos condutores.
- Enrole uma ponta de cada tira de 10 cm na tira de 20 cm conectada no polo positivo da bateria. Prenda uma das tiras menores mais perto do fim da tira maior, e a outra uns 8 cm mais para trás, na direção da bateria.[3]
- Enrole as pontas soltas das tiras menores ao redor das duas lâmpadas. Pode ser útil fixar as tiras com fita isolante.
- Complete o circuito paralelo. Com todos os componentes do seu circuito paralelo conectados, as lâmpadas vão acender!
- Encoste o fundo das duas lâmpadas contra a tira de papel-alumínio de 20 cm ligada ao polo negativo da bateria.
- As lâmpadas vão brilhar!
editarFazer um circuito paralelo com fio e interruptor
- Este método é uma opção de projeto um pouco mais avançada. Embora montar um circuito paralelo não seja complicado, este método requer o uso de fio e interruptor e, por isso, talvez seja mais adequado a alunos um pouco mais velhos.
- Por exemplo, neste método você vai ter que desencapar fios, mas se não tiver a ferramenta adequada ou achar que é melhor que os jovens não façam isso, talvez valha a pena optar pelo primeiro método.
- Reúna os principais componentes do circuito paralelo. Você não vai precisar de muita coisa para o projeto: uma fonte de energia, condutor e pelo menos duas cargas (os componentes que usam eletricidade). Outro componente é o interruptor.
- Use uma bateria de 9V como fonte de energia.
- Neste projeto, o condutor será um fio revestido. Qualquer tipo de fio desses serve, mas o de cobre é mais fácil de encontrar.
- Você vai ter que cortar o fio em vários pedaços, e por isso é bom caprichar no tamanho dele. Um fio de 70 cm a 100 cm de comprimento costuma ser o suficiente.
- Use lâmpadas de pisca-pisca ou de lanterna como cargas.
- Você vai encontrar o interruptor (e todos os outros componentes também) em qualquer depósito de materiais de construção.
- Prepare os fios. O fio vai ser o condutor; é ele quem vai criar o circuito entre a fonte de energia e os componentes.
- Corte o fio em cinco pedaços com comprimentos de 15 a 20 cm.
- Com cuidado, desencape as duas pontas de todos os pedaços, deixando mais ou menos 2cm de cobre expostos em cada um.
- A melhor ferramenta para isso é um desencapador, mas se você não tiver um disponível uma tesoura ou um alicate de corte serve. Só tome cuidado para não danificar o fio.
- Ligue a primeira lâmpada na bateria. Prenda um dos fios no polo positivo da bateria e enrole a outra ponta dele no lado esquerdo do soquete da lâmpada.
- Comece a ligar o interruptor na bateria. Pegue outro pedaço de fio e prenda uma ponta dele no polo negativo da bateria. Depois, prenda a oura ponta no interruptor.
- Conecte o interruptor à primeira lâmpada. Pegue mais um pedaço de fio e ligue-o primeiro no interruptor e depois no lado direito do soquete da primeira lâmpada.
- Conecte a segunda lâmpada. Pegue o quarto pedaço de fio e prenda uma ponta dele no lado direito do soquete da primeira lâmpada para em seguida prender a outra ponta no lado direito da segunda lâmpada.
- Complete o circuito paralelo. Prenda uma ponta do pedaço de fio que restou no lado direito da primeira lâmpada. Em seguida, prenda a outra ponta no lado direito da segunda lâmpada.
- Ligue o interruptor. Aperte o interruptor para ver as duas lâmpadas acenderem. Parabéns! O seu circuito paralelo funcionou!
editarDicas
- Talvez seja bom você fixar todas as ligações com fita isolante.
- Vai ser mais fácil montar o circuito se você tiver um clip ou uma caixinha para baterias de 9V. Você os encontra com facilidade na internet ou em lojas de componentes eletrônicos. Eles facilitam muito na hora de fazer a troca da bateria.
editarAvisos
- Tome cuidado com as lâmpadas, pois elas são bem frágeis.
- Cuidado para não danificar o fio na hora de desencapar. A melhor maneira de evitar isso é usar um desencapador.
- Não use voltagens ou amperagens altas sem a proteção adequada.
- Se o circuito faz uso de fios pretos e vermelhos, nunca conecte o fio preto no polo positivo da bateria nem o vermelho no polo negativo. Do contrário, vai haver uma fuga de tensão, ou o circuito não vai funcionar ou vai queimar e soltar faíscas.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário