Como Consertar um Zíper Separado

Como Abrir uma Produtora de Filmes

A indústria cinematográfica oferece bastante liberdade. Você poderá produzir filmes com a sua empresa independente, livre de restrições causadas por negócios externos. Enquanto qualquer um pode abrir uma produtora (e muitos jovens cineastas abrem uma empresa em algum momento), o processo é bastante complexo. No entanto, com algum tempo e esforço, você pode abrir a sua própria produtora.

editarPassos

editarDefinindo os conceitos básicos

  1. Decida que tipo de trabalho você quer produzir. Outro aspecto básico de uma produtora de filmes é a visão da empresa, o tipo de trabalho que você se vê produzindo com uma equipe. Produtoras de filmes focam em uma variedade de tipos diferentes de filmes. Invista algum tempo na seleção do nicho da sua empresa antes de seguir adiante.
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    • Você quer escrever filmes independentes com um orçamento baixo? Ou prefere produzir filmes que serão bem-sucedidos comercialmente? O foco serão longas ou curtas-metragens? Fazer episódios-piloto para programas de televisão é uma possibilidade, ou a ideia é trabalhar principalmente com filmes?[1]
    • Você deve ter uma noção do tipo de conteúdo que quer produzir. Seus filmes serão humorísticos, de ação, dramas ou mistérios? O tipo de trabalho que você produz contribui para a identidade da sua empresa, que você utilizará para fazer o seu nome à medida em que progride. Construa uma identidade sólida antes de seguir adiante.
  2. Escolha um nome. A primeira coisa a ser feita antes de começar sua empresa é decidir por um nome. Quando começar a redigir a papelada da empresa, você precisará chamá-la de alguma coisa. O nome da produtora reflete o seu próprio nome, por isso você deve escolher algo que mostre o tipo de arte que quer produzir.[2]
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    • Há vários motivos pelos quais cineastas escolhem nomes para suas produtoras. A empresa do Stephen Spielberg, Amblin Entertainment, recebeu esse nome em homenagem ao seu primeiro longa. Ridley Scott escolheu usar parte de seu nome, chamando sua produtora de Scott Free. Escolha um nome que seja legal, criativo e, de alguma forma, único.
    • Você deve se lembrar do tipo de filme que quer fazer. É de se esperar um nome, de certa forma, engraçado para a sua produtora se você pretende fazer principalmente filmes de comédia. No entanto, escolha algo que soe um pouco mais respeitável se quiser fazer filmes mais sérios e artísticos.
    • No caso de abrir uma produtora com amigos ou parceiros artísticos, é importante que todos concordem com o nome. A produção de filmes pode ser bastante estressante e diferenças artísticas muitas vezes afetam as relações de trabalho. Vocês precisam concordar em coisas simples como o nome da empresa para evitar mágoas desde o início.
  3. Escolha o tipo de empresa. Empresas são divididas em vários tipos diferentes de estruturas e você deve decidir isso antes de dar entrada em quaisquer documentos da sua produtora. Invista algum tempo se familiarizando com os tipos diferentes de empresas.
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    • Empresas individuais são o tipo mais comum de negócios para pessoas que estão começando. Isso quer dizer que a empresa é administrada por você, o indivíduo, e que não há nenhuma separação legal entre você e a empresa. Enquanto esse é um dos tipos de empresas mais fáceis de montar, ele não é recomendado para uma produtora. Vários acidentes acontecem no set. Você seria totalmente responsável por acidentes e ferimentos causados durante a filmagem enquanto único proprietário da sua produtora.[3]
    • Uma estrutura empresarial melhor para a sua produtora é uma Sociedade de Responsabilidade Limitada, ou uma LTDA. Uma LTDA é uma estrutura empresarial híbrida que é flexível no que diz respeito a impostos e responsabilidades legais além de permitir sociedades. A maioria das produtoras são LTDAs no início. Você pode ter uma LTDA sozinho ou pode ter uma com vários proprietários.
    • Outras estruturas, como uma cooperativa ou uma corporação, não seriam ideais para uma produtora nova. Cooperativas funcionam para o beneficio dos proprietários, e uma estrutura corporativa pode ser bastante intimidadora se você for um cineasta iniciante. A LTDA é provavelmente a melhor opção para uma produtora no começo.[4]
  4. Elabore o seu plano de negócio. Todas as empresas, incluindo uma produtora de filmes, dependem de um plano de negócios para funcionar — e o plano de negócios é basicamente o esquema da estrutura da sua empresa. Ele esboça como ela funciona, as políticas e ética da instituição, e assim por diante. Antes de dar entrada na papelada, elabore um plano de negócios para saber como a produtora vai funcionar.
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    • Inclua uma declaração de missão da empresa que trace seus objetivos e sua ética. A declaração de missão também deve incluir a forma como o negócio foi montado, listando os nomes de todos os fundadores da produtora. Você deve listar como pretende ganhar dinheiro com seus filmes, bem como qualquer capital inicial que esteja sendo investido no negócio.[5]
    • O plano de negócios é um documento vital para uma produtora. Você precisa achar alguém formado em Direito para ajudá-lo com a sua declaração se não tiver um background com negócios ou legislação. Incluir pelo menos um co-fundador da sua produtora com conhecimentos em negócios pode também ser uma boa ideia.
    • É interessante que um advogado corporativo avalie o seu plano de negócios quando você terminar o documento. Isso pode ajudá-lo a assegurar que tudo no seu plano esteja em conformidade com as leis.
    • Você deve lembrar também que, ao continuar montando a produtora, pode ser necessário editar certos aspectos do seu plano. Até que a empresa esteja totalmente montada, você mudará e ajustará constantemente o seu plano de negócios.
  5. Defina o pessoal. Em uma produtora, comece com quatro funcionários básicos. Você precisará de um gerente de desenvolvimento, um gerente de produção, um gerente de pós-produção e um gerente de vendas. Uma vez que você não precisa ter escolhido todos os funcionários para essas posições logo de início, os sócios fundadores devem estar dispostos a preencher pelo menos alguns desses cargos.[6]
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    • O gerente de desenvolvimento escolhe e avalia os roteiros. Um sócio fundador como você deve estar disposto a ser o gerente de desenvolvimento. Essa pessoa é quem decide que tipo de roteiros você produz, definindo, assim, a marca da sua empresa.
    • O gerente de produção assegura que os filmes sejam criados em um cronograma específico seguindo um orçamento específico. Essa pessoa deve ter um background em produção de filmes e também algum conhecimento em finanças empresariais.
    • O gerente de pós-produção supervisiona a edição técnica quando o filme está completo. Você precisará selecionar alguém que tenha um background extenso em edição de filmes.
    • Por último, o gerente de distribuição e vendas é responsável por ajudar o filme a dar lucro. Você precisa de alguém com um background forte em marketing e publicidade para esse cargo.

editarDando entrada na papelada

  1. Faça um empréstimo para negócios, se necessário. Ao abrir uma produtora de filmes, você precisará de certa quantidade de dinheiro para equipamentos e outras despesas que virão. Várias pessoas arcam com esses custos através de outlets online, como o GoFundMe, ou colocam seu próprio dinheiro. Esse dinheiro pode não ser suficiente, no entanto, para fazer sua empresa deslanchar. Você pode precisar fazer um empréstimo para negócios para poder arcar com alguns dos custos iniciais da sua produtora.
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    • Prepare-se para apresentar o seu plano de negócios para conseguir um empréstimo. Você e seus sócios também precisarão passar por uma verificação de crédito, o que você pode fazer facilmente através de outlets online. Geralmente há um formulário de inscrição que você deve preencher, detalhando os motivos pelos quais você está pedindo um empréstimo, assim como algumas informações sobre o seu background pessoal. Você também terá que apresentar vários documentos legais, como sua declaração de imposto de renda, que variam de banco para banco.[7]
    • Alguns bancos pedem um currículo junto a uma solicitação para um empréstimo para negócios. Seu currículo servirá para destacar a sua experiência com gerenciamento de negócios. Um bom currículo pode aumentar a sua chance de conseguir um empréstimo. Incluir o currículo dos seus sócios na documentação, caso você tenha um parceiro com background em negócios, pode aumentar as chances da solicitação ser aceita.
    • Dependendo do banco, você pode precisar dar uma caução. O tipo de caução varia muito, dependendo do seu background pessoal e do banco ao qual você está solicitando o empréstimo. Você pode conseguir evitar o pagamento da caução se tiver um plano de negócios bem elaborado e um bom crédito.
  2. Dê entrada em um acordo operacional. O primeiro passo para montar legalmente a sua produtora é dar entrada em um acordo operacional. Esse acordo faz a disposição das estruturas básicas do seu negócio. Você geralmente vai registrar o nome da empresa junto ao estado, em conjunto com um acordo operacional. Onde fazer o registro varia conforme o estado e o país, portanto consulte um tribunal local para informações.
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    • O seu acordo operacional deve fazer a disposição das estruturas básicas do seu negócio. Qual é a hierarquia da sua produtora? Quem é o responsável por ela? Quais são as responsabilidades individuais?
    • Você também deve incluir como o dinheiro é distribuído. Caso um dos seus filmes dê lucro, quem recebe quais percentuais desse lucro? Como o pagamento é distribuído? Você emite cheques, por exemplo, ou deposita os valores diretamente nas contas dos colaboradores?
    • Seu acordo operacional é um documento legal. Você definitivamente não deve dar entrada no seu acordo antes dele ser analisado por um advogado. De fato, é melhor que um advogado escreva o documento para você por um determinado valor. É interessante encontrar um advogado da área de entretenimento, ou pelo menos um com experiência com produtoras. Há vários desafios bastante específicos com relação à parte legal de se fazer filmes e programas de TV. Alguns dos fundos iniciais que você levantou através de empréstimos, investimentos pessoais entre outros podem ser direcionados ao pagamento dos honorários do seu advogado.
  3. Escolha um representante legal. Para abrir uma empresa legalmente, você precisará de um representante legal. Um representante legal é um terceiro que aceita documentos e impostos legais pela sua empresa. Isso serve para assegurar que ela não se exima de impostos, ações judiciais e outros documentos do tipo. Quase todos os estados requerem que você tenha um representante legal para o seu negócio.[8]
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    • Escolha alguém em quem você confie para ser seu representante legal. Você pode ser seu próprio representante legal em alguns lugares, mas isso traz muita pressão para você e pode fazer com que seu negócio não pareça tão profissional. Escolha alguém em quem você confia, que seja responsável. Um colega do curso de administração que vive na sua cidade pode ser um bom representante legal, por exemplo.
    • A maioria dos estados requer que você selecione um representante legal. Mesmo que o seu estado não especificamente faça essa exigência, recomenda-se ter um. Sem um representante legal, você pode vir a potencialmente ter algum desentendimento com o estado. Isso pode resultar na rejeição de alguns documentos, após dar a entrada.
  4. Dê entrada no seu Contrato Social. O Contrato Social aparenta ser um documento legal meio intimidador. No entanto, é um formulário relativamente simples que fornece informações básicas sobre os membros da sua empresa. Você terá que fornecer nomes e endereços, bem como a localização do seu negócio. É lá que você vai listar o seu representante legal.
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    • Assim como o seu acordo operacional, onde e como você dá entrada varia de um lugar para outro. Você pode ligar ou ir até um tribunal local para perguntar.
    • Alguns lugares podem cobrar taxas. Conheça essas taxas antes de ir dar entrada na sua papelada.
  5. Obtenha o número de identificação do trabalhador (NIT). Você e seus sócios precisarão de um número de identificação do trabalhador emitido pela Receita Federal. Isso serve para identificá-lo para fins de impostos. A maneira de se inscrever varia de um lugar para outro, portanto pergunte no tribunal ao dar entrada nos outros documentos. O processo geralmente é bastante simples. Deve haver um formulário que você preenche com informações básicas, como nome, CPF etc.[9]
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editarMontando a sua empresa

  1. Consulte um advogado. À medida em que o seu negócio passar a ser oficial, você deve consultar um advogado empresarial. Quando você começar a contratar funcionários e planejar os filmes, você precisará de um profissional jurídico do seu lado para garantir que as leis e regulamentações sejam seguidas. Você pode pedir recomendações de advogados a colegas da área ou procurar por um online. Veja reviews para ter certeza de que o advogado que você vai contratar tenha uma boa reputação.[10]
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    • Você deve perguntar ao seu advogado informações sobre contratação de funcionários. A forma como você contrata legalmente uma pessoa pode variar de um lugar para outro e um advogado qualificado se faz necessário para guiá-lo pelo processo. No começo da sua empresa, a última coisa que você precisa é levar multas ou ter alguma repercussão legal devido a contratações inadequadas.
    • Um advogado também pode ajudá-lo com questões de direitos autorais envolvidas em filmes. Ele pode instrui-lo sobre como registrar os direitos de um roteiro e proteger a sua propriedade intelectual.
    • Lembre-se do seu orçamento ao contratar um advogado. Os valores mudam de um advogado para outro, mas os honorários advocatícios podem ser bem caros. Escolha um advogado que caiba no orçamento da sua empresa.
  2. Contrate um Contador Público. Você precisa de um contador se estiver administrando um negócio. Um contador público pode ajudá-lo a gerenciar suas finanças e impostos. A menos que alguém na sua equipe tenha experiência com finanças, não tente fazer a contabilidade por conta própria. A contabilidade de uma empresa pode ser delicada e você não deve correr o risco de dar entrada em alguma coisa incorretamente.[11]
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    • Entreviste diferentes contadores antes de escolher um. Procure também por reviews online para ter certeza de que o contador que você contratar tenha uma boa reputação.
    • Escolha um contador público com experiência em finanças no ramo do entretenimento. Os recursos são distribuídos para um grande número de pessoas em um set de filmagem. Você precisará de um contador que possa ajudá-lo a assegurar que todos os envolvidos estejam recebendo uma porção justa do lucro em potencial.
  3. Contrate a equipe necessária. Você precisará de uma equipe se quiser fazer filmes. O tamanho do seu time vai depender do tipo de filmes que fizer. Filmes independentes pequenos podem dar certo com uma equipe de 10 pessoas ou menos. Aqui estão algumas áreas em geral onde você vai precisar contratar gente para um filme:
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    • Você pode precisar contratar escritores se você não estiver produzindo os seus próprios roteiros.
    • Será necessária também uma equipe técnica para ajudar a montar o set e resolver eventuais problemas com equipamentos.
    • Um editor de filmes também será necessário se você não estiver fazendo suas próprias edições.
    • Atores e atrizes são obviamente importantes. Você terá que fazer testes e contratar pessoas talentosas.
    • Pessoas ajudando no set com coisas como maquiagem, roupas, supervisão do roteiro etc.
  4. Abra uma conta bancária da empresa. Quando a sua empresa estiver legalmente aberta, você precisará abrir uma conta bancária para ela. Ela é importante para guardar de forma segura os fundos para filmes e outros projetos. Você pode simplesmente ir a um banco e perguntar sobre como abrir uma conta bancária para empresas. Contanto que a sua produtora exista legalmente, o processo é bem simples.[12]
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  5. Faça um site. Você precisa estar online para criar interesse na sua empresa. Pegue um domínio que seja parecido com o nome da sua produtora. Contrate um web designer para criar um site com uma cara profissional para sua empresa. Você pode pedir para alguém do seu time que tenha experiência com web design fazer isso, se tiver alguém assim na equipe.
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    • Entre nas redes sociais para divulgar o seu filme. Sua produtora precisa de uma página no Facebook e no Twitter para interesse no público.

editarDesenvolvendo a sua empresa

  1. Considere fazer curtas. Enquanto começa a desenvolver a sua produtora, considere produzir curtas metragens no começo. Curtas são filmes pequenos, geralmente de 10 a 15 minutos, que são mais baratos e rápidos de se produzir. Vários festivais de cinema grandes, como Sundance e South by Southwest, têm uma categoria para curtas. Você tem chances de ser visto por um agente se o seu filme for bem em um festival, e sua produtora pode conseguir recursos ou divulgação em cinemas para projetos maiores.
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  2. Use a internet em seu favor. A internet fornece ótimas oportunidades para jovens cineastas. Você pode fazer upload do seu conteúdo gratuitamente no YouTube e, se tiver seguidores, ter o seu conteúdo selecionado para a televisão.
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    • Inclua o nome da sua produtora no final de todos os seus vídeos. Dessa forma, você fará com que as pessoas se lembrem da sua empresa.
    • Registre os direitos autorais do conteúdo antes de postá-lo online. Isso impedirá que o seu conteúdo seja roubado.
  3. Inscreva-se em festivais. Uma das melhoras formas para uma produtora ser notada logo no começo é inscrevendo-a em festivais. Grandes festivais de cinema incluem coisas como South by Southwest, Tribeca Film Festival e Sundance. Você também pode tentar entrar em festivais menores na sua área, o que pode ser bem menos competitivo.
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    • Inscrições variam de um festival para outro. Em geral, basta enviar uma cópia do seu filme junto a uma possível taxa de inscrição.
    • Prepare-se emocionalmente para a rejeição. O mundo dos filmes é bastante competitivo e você provavelmente vai ter muito mais rejeição do que aceitação.

editarDicas

  • Experiência importa. Trabalhe na produção de outras pessoas no começo e aprenda o que fazer e o que não.

editarFontes e Citações


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