Como Consertar um Zíper Separado

Como Abrir uma Empresa de Empréstimo de Dinheiro

Você precisará decidir que tipos de empréstimos quer fazer se quiser abrir uma empresa de empréstimos — curto prazo, hipoteca ou a prestações. É possível escolher abrir a sua empresa usando apenas seu próprio dinheiro ou fundos de um grupo de investidores. Abrir um negócio como esse requer o desenvolvimento de um plano de negócios e os alvarás necessários.

editarPassos

editarPreparando o início do negócio

  1. Escolha o nome da empresa. O primeiro passo é escolher o nome da empresa e um endereço comercial. Não se esqueça de adquirir um número telefônico e um fax.
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    • Pesquise no Instituto de Registro de Títulos e Documentos para saber se o nome que você quer já está sendo utilizado.[1]
  2. Escreva o seu plano de negócios. Ao escrever um plano de negócios, você será forçado a pensar sobre a probabilidade atual de sucesso, bem como as oportunidades futuras de crescimento. Um plano abrangente o guiará em direção aos seus objetivos. Ele deve incluir, no mínimo, o seguinte:[2][3]
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    • Resumo executivo. Você precisará descrever brevemente a natureza do seu negócio e por que acha que ele será bem sucedido. O sumário executivo deve conter a declaração de missão e as informações da empresa. Como se trata de uma startup, foque em explicar como a sua experiência e background irão contribuir para o seu sucesso.[4]
    • Descrição da empresa. Explique a natureza do negócio, seu público-alvo e as necessidades do mercado que a sua empresa de empréstimos irá satisfazer.[5] Por exemplo, você pode querer suprir uma pequena necessidade de empréstimos na sua comunidade, que é carente.
    • Análise de mercado. Explique o tamanho e as características distintivas do seu público-alvo.[6] Por exemplo, você pode querer fazer pequenos empréstimos a novos imigrantes na sua comunidade que estão querendo abrir um negócio. Com base nisso, explique por que poucos concessores de empréstimos entraram nesse mercado.
      • Identifique sua concorrência e descreva seus pontos positivos e negativos no mercado.[7]
    • Linha de produtos. Descreva os empréstimos que você quer fazer. Explique as vantagens dos seus empréstimos comparados com os da sua concorrência.[8]
    • Marketing e vendas. Discuta sua estratégia de vendas geral, incluindo seus planos de crescimento. Por exemplo, você pode esperar crescer geograficamente, oferecendo empréstimos a comunidades maiores, ou pode querer crescer oferecendo tipos adicionais de empréstimos para o seu mercado atual.[9]
    • Projeções financeiras. Baseado na sua análise de mercado, faça uma previsão das suas finanças projetadas em cinco anos.[10]
  3. Escolha um financiamento. Outro componente de um plano de negócios é o financiamento. Entretanto, esse aspecto é tão crucial para uma empresa de empréstimos que você deve investir um tempo extra em considerar como vai custear as concessões que fizer aos seus clientes.
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    • Alguns financiadores precisam utilizar suas poupanças, como planos de previdência, para custear seus empréstimos. Especialistas alertam os financiadores que fazem isso sobre os riscos que eles estão correndo. Por exemplo, os empréstimos podem não ser recompensados. Nesse caso, você pode perder uma grande porcentagem do montante do valor concedido.[11]
    • Você precisará trabalhar lado a lado com um advogado para fazer um catálogo e compartilhá-lo com investidores se estiver buscando investimento externo. Leis estaduais e federais regulam rigorosamente como se divulga valores mobiliários para investidores em potencial. Seu advogado precisará ter experiência em regulação do mercado de capitais.
  4. Faça os critérios para concessão de crédito. Uma empresa de empréstimos bem sucedida não empresta dinheiro a qualquer pessoa que entra pela porta. Avalie cada candidato de acordo com uma série de critérios. O nome disso é concessão de crédito. Faça um esboço dos seus critérios antes de começar a fazer empréstimos.
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    • De forma geral, você irá avaliar o risco colhendo informações sobre o histórico financeiro do candidato ao empréstimo. Por exemplo, verifique sua renda, pontuação FICO e outros tipos de dívidas.[12]
  5. Participe de seminários. Você precisará de coaching e de conselhos de pessoas que abriram empresas de empréstimos bem sucedidas. Assim, procure participar de seminários e conferências nacionais onde você possa se conectar e trocar ideias com especialistas da área.[13]
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  6. Converse com um advogado. Um advogado será um recurso inestimável, por isso você certamente deve contratar um. Ele fará pesquisas e responderá todas as suas perguntas. Além disso, um advogado pode ajudá-lo a incorporar e preencher qualquer papelada adicional.
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    • Uma forma de encontrar um advogado empresarial é visitar o site da ordem de advogados do seu estado, que deve ter um programa de indicações.
    • Você pode encontrar qualquer advogado visitando seu site. Busque experiência com constituição de novos negócios, bem como com o setor bancário e empréstimos. Procure um advogado que tenha experiência com o mercado imobiliário também, se estiver planejando trabalhar com essa área.
  7. Compre um domínio. O tanto de marketing que você está disposto a fazer vai ser determinado pelo escopo do seu mercado. No entanto, um site, hoje em dia, é uma obrigação para qualquer negócio, independente de seu tamanho.
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    • Você pode comprar seu domínio de várias empresas de registro de domínios. Procure na internet “onde comprar um domínio” e veja empresas diferentes que fornecem esse serviço.

editarRegistrando sua empresa

  1. Incorpore. A sua primeira missão é se incorporar. Há vários modelos empresariais: corporações, empresas individuais, sociedades de responsabilidade limitada etc.[14] Converse com o seu advogado sobre cada uma das opções e ele vai aconselhá-lo sobre qual modelo empresarial é mais apropriado para sua empresa.
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    • Para se incorporar, você terá que dar entrada no contrato social junto ao estado. Seu advogado deve consegui-lo, ou você mesmo pode fazer isso na Secretaria de Estado.[15]
  2. Faça o requerimento das licenças necessárias. Permissões do seu estado também serão necessárias para poder abrir legalmente uma empresa de empréstimos . Você terá essa permissão obtendo uma licença para empréstimo . Seu advogado pode ajudá-lo com o formulário. Como uma alternativa, acesse o site da Secretaria do Estado para ver se há uma solicitação disponível para download.
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  3. Registre o nome da sua empresa. Você precisa registrar o nome da sua empresa com as autoridades competentes caso ela seja chamada de qualquer coisa que não seja o seu próprio nome. Esse será o seu nome fantasia. Faça o registro com a Administração Local ou com um órgão estadual — ou ambos.[16]
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    • Nem sempre é necessário registrar um nome fantasia. Você pode checar as exigências de registro na Secretaria de Estado ou na Secretaria Municipal.[17]
  4. Registre-se junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Você pode precisar se registrar na comissão de valores mobiliários se sua empresa tiver investidores. Seu advogado terá que registrá-lo junto à CVM se fizer uma oferta publica dos valores mobiliários.
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    • Confirme com seu advogado se você precisa ou não registrar os valores mobiliários e em que agência fazer isso.
  5. Obtenha um CNPJ. A menos que a sua empresa de empréstimos seja uma firma individual, você precisará de um CNPJ. É possível obter um através da Receita Federal da seguinte forma:
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  6. Conheça as leis de cobranças de dívidas. Empresas de empréstimos frequentemente têm problemas ao cobrar seus clientes. Antes de entrar nesse negócio, entenda exatamente o que pode ou não ser feito para recolher o dinheiro que devem a você.
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    • De acordo com leis federais, mais especificamente o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, não é permitido assediar ou abusar do cliente que deve a você.[19] Também não é permitido usar nenhum método falso, enganoso ou fraudulento.[20] Você e sua empresa podem sofrer penalidades civis se não obedecerem a essa lei.[21]
    • Nos Estados Unidos, por exemplo, cada estado terá leis que proíbem certas atividades de cobrança. Em Iowa, não se pode fazer ameaças ilegais ou coagir ou tentar coagir um cliente a pagar um débito.[22]
  7. Contrate um analista de conformidade. Tenha alguém que possa revisar suas práticas e garantir que você esteja cumprindo as leis federais, estaduais e locais.[23]
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    • Para encontrar um analista de conformidade, você pode pedir recomendações ao seu advogado. Outra forma é entrar em contato com alguém que conheceu em uma conferência ou evento e pedir uma recomendação.

editarLançando sua empresa

  1. Alugue um escritório. A menos que o seu negócio seja totalmente online, você precisará de um escritório. De fato, ter um escritório físico pode fazer sua empresa aparentar mais profissional. Lembre-se das seguintes coisas se decidir alugar uma sala comercial:[24]
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    • O aluguel geralmente é um dos maiores gastos para novas empresas. Assim, faça um orçamento e evite gastar mais do que pode pagar.
    • Tente negociar um contrato de um a dois anos com a opção de renovação. Você não deve assinar um contrato de mais de dois anos se ainda não sabe se o seu negócio será bem sucedido ou não.
    • Descubra quais outras despesas você poderá ter além do aluguel. Por exemplo, talvez seja preciso pagar por manutenções, consertos e serviços como água, energia etc.
    • Negocie algumas cláusulas adicionais, como o direito de sublocar, ou uma cláusula de exclusividade (que impede o proprietário de alugar para um concorrente na mesma localização).
  2. Abra uma conta. Você precisará abrir uma conta bancária para sua empresa. Deposite seus rendimentos na conta e efetue saques quando fizer um empréstimo. As informações necessárias para abrir uma conta podem variar dependendo do seu tipo de empresa, mas geralmente você precisará de:[25]
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    • CNPJ (ou CPF se for proprietário único);
    • Alvará de funcionamento;
    • Documento de entrada do nome da empresa;
    • Contrato social com os representantes empresariais listados (para uma corporação).
  3. Crie os contratos. Antes de conceder a quantia, faça o tomador assinar um contrato de empréstimo. Seu advogado pode redigi-lo, ou você pode pesquisar modelos na internet.
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    • Você precisará tanto da nota promissória quanto da letra hipotecária se emprestar dinheiro para o setor imobiliário. Credores que trabalham no setor imobiliário geralmente usam também outros documentos, como Cartas de Intenção e relatórios preliminares de propriedade.[26] Pergunte ao seu advogado ou analista de conformidade sobre quais outros contratos são necessários.
    • Para mais informações sobre contratos de empréstimos, acesse o link https://daniel83.jusbrasil.com.br/artigos/199806137/contrato-de-emprestimo-mutuo-e-comodato.
  4. Faça propaganda. Além do seu site, faça divulgações para que o público possa encontrá-lo. O tamanho da sua divulgação vai depender do seu orçamento e dos objetivos de curto prazo da empresa.
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    • Você pode usar a divulgação de boca em boca se quiser fazer alguns empréstimos para conhecidos ou pessoas no seu bairro. No entanto, cogite fazer anúncios em jornais e online se quiser atingir um mercado mais amplo ou crescer mais rapidamente.
    • Leve também em consideração fazer anúncios imprimindo o nome da sua empresa em canetas, blocos de anotações, calendários e outros brindes.[27]

editarDicas

  • Alguns especialistas recomendam que você faça empréstimos localmente, de preferência em um raio de 160 km da sua localização física.[28]
  • Não subestime o tanto de trabalho que será necessário para começar uma empresa. Talvez seja preciso reconsiderar seus objetivos se você estiver com dificuldades em fazer o seu plano de negócios.
  • Fazer empréstimos sem caução é uma vantagem adicional para se ter uma empresa de empréstimos bem sucedida.

editarFontes e Citações


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