Como Consertar um Zíper Separado

Como Jogar Kabaddi

Kabaddi é um esporte coletivo de contato. É fácil de aprender e tem origem na história milenar da antiga Índia e do Sul Asiático. As regras gerais do Kabaddi são simples: dois times de sete jogadores cada se enfrentam em uma grande arena quadrada em dois tempos de vinte minutos. Os jogadores de cada equipe se revezam, correndo ao redor da linha central para a metade da quadra do time adversário. O objetivo é tocar nos membros do time adversário e voltar para o seu campo. Quanto mais membros da outra equipe eles tocarem, mais pontos marcam. Porém, se o time oponente conseguir impedir fisicamente que o jogador volte para a sua quadra, eles não marcam nenhum ponto!

editarPassos

editarPreparação

  1. Jogue em uma arena retangular plana de 13 metros de largura x 10 metros de comprimento.
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    • Essas são as medidas oficiais para o Kabaddi masculino profissional — a sua área de jogo não precisa ser exatamente desse tamanho se você estiver jogando casualmente. Contudo, a área deve ser plana, aberta e praticamente retangular.
    • Para o Kabaddi feminino o tamanho da quadra é um pouco menor — 12 metros de largura x 8 metros de comprimento.
  2. Use linhas e marcações para dividir a quadra corretamente. As medidas a seguir são as marcações oficiais da quadra para o Kabaddi profissional. As suas marcações não precisam ser exatamente iguais se você estiver jogando casualmente com os amigos.
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    • Linhas limites: as linhas na borda da quadra têm 13 x 10 metros.
    • Linhas da área de jogo: essas linhas delimitam uma área retangular dentro da quadra de 13 x 8 metros — um espaço de 1 metro separa cada lado dos 10 metros de linhas limites mencionadas acima.
    • Linha do meio: essa linha divide a quadra em duas metades de 6.5 x 8 metros. O “território” de cada time é a área de jogo do seu lado delimitada pela linha do meio.
    • Linhas de baulk: essas linhas são paralelas à linha do meio. Sua distância até a linha do meio é de 3.75 metros.
    • Linhas de bônus: essas linhas são paralelas às linhas de baulk. Sua distância até a linha de baulk é de 1 metro.
  3. Dividam-se em dois times de sete jogadores cada. Normalmente, quatro jogadores de cada time ficam de cada lado do campo, deixando cada time com três jogadores na reserva. Entretanto, algumas variações de Kabaddi colocam todos os setes jogadores no campo ao mesmo tempo.
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editarEntenda os conceitos básicos

  1. Gire uma moeda para decidir qual equipe vai começar primeiro.
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    • Qualquer tipo de método aleatório que determine o time que iniciará a partida é válido — você também pode tentar ver quem consegue o maior número no dado, adivinhar um número que um juiz imparcial está pensando, etc.
  2. Mande um “invasor” para a linha do meio se o seu time começar primeiro.
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    • No Kabaddi, os times se revezam mandando jogadores (chamados de “invasores”) em direção a linha do meio para o lado da quadra do outro time. O invasor tenta tocar nos membros do time adversário e correr de volta para o seu lado — cada jogador que ele tocar equivale a um ponto para o time se ele conseguir voltar em segurança.
    • Porém, o invasor deve começar a repetir "Kabaddi" várias vezes antes de cruzar a linha do meio. Ele não pode parar de pronunciar essa palavra até voltar para o seu campo. Se parar de falar ou se recuperar o fôlego na quadra do oponente, mesmo que por um breve momento, ele deve retornar para o seu lado da quadra sem marcar nenhum ponto. Nesse caso, um ponto é destinado ao time de defesa por ter feito uma boa jogada.
    • Cada membro do time deve invadir em sequência — se um membro do time atacar na ordem errada a equipe adversária ganha um ponto.
  3. Defenda se a sua equipe não começar primeiro!
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    • Você e outros três jogadores na área de jogo serão os “anti-invasores” ou "defensores." O objetivo é impedir que o invasor toque em você e ultrapasse a linha do meio. Você pode fazer isso fugindo dele até que ele fique sem fôlego ou pode conter o oponente derrubando ou agarrando.
    • Observe que um invasor não pode ser agarrado ou segurado pelas suas roupas, cabelo ou qualquer outra parte do corpo que não seja seus membros e tronco.
  4. Faça revezamentos entre os intervalos de um ataque e de uma defesa.
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    • Os dois times alternam entre ataque e defesa por dois tempos de vinte minutos cada (com um intervalo de cinco minutos entre os períodos).
    • Após o intervalo, os dois times trocam de lado na quadra.
    • A equipe com o maior número de pontos no fim do jogo é a vencedora!
  5. O jogador está fora do jogo quando ele for tocado, capturado ou se infringir uma regra. No Kabaddi, os jogadores podem “sair” temporariamente do jogo por vários motivos. Se isso acontecer, eles não podem ser substituídos por jogadores na reserva — substituições só podem ser feitas para jogadores que ainda estão no jogo. Segue abaixo uma lista de situações em que o jogador pode sair do jogo.
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    • O jogador de defesa sai do jogo se o invasor tocar nele e conseguir retornar para o seu lado.
    • O invasor sai do jogo se ele for capturado e não conseguir chegar a linha do meio antes de ficar sem fôlego.
    • Qualquer jogador (do ataque ou da defesa) que pisar fora da linha limite sai do jogo (a menos que ele seja puxado ou empurrado deliberadamente. Nesse caso, o jogador infrator é que sairá do jogo).
    • O terceiro invasor sai do jogo se o time fizer três ataques improdutivos. Um ataque improdutivo ocorre quando um invasor não conseguir marcar nenhum ponto (ou perder pontos) durante o ataque. Entretanto, se o invasor conseguir cruzar a linha de baulk e voltar para o seu lado da quadra, a invasão é contabilizada como bem-sucedida mesmo que ele não toque em ninguém.
    • Se o membro do time defensor entrar do lado da quadra do invasor antes do seu time oficialmente receber a chance de atacar, ele sai do jogo.
  6. "Reviva" jogadores retirando um oponente do jogo. Toda vez que a sua equipe tirar um membro do time adversário da partida, você tem a chance de trazer de volta (ou "reviver") alguém da sua equipe que tenha sido eliminado anteriormente. Isso é válido tanto para o time de ataque como para o de defesa.
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    • Os jogadores retornam para o jogo na ordem em que eles foram eliminados — reviver jogadores fora da ordem resulta em ponto para o time adversário.

editarUse regras avançadas de pontuação

  1. Marque um "Lona" derrotando o time inteiro do oponente. Se você conseguir retirar todo o time do adversário de uma só vez independentemente da combinação de fatores e no caso de nenhum dos jogadores poder reviver, seu time marca um "lona" (são dois pontos extras por essa jogada).
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    • Quando isso acontecer, todo o time adversário revive.
  2. Marque um "super catch" capturando o oponente com três ou menos defensores. Se a sua equipe está defendendo com menos de três jogadores e você conseguir impedir o invasor de voltar para o seu lado da quadra, você marca um "super catch" extra.
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    • Além do ponto que você ganha por eliminar o invasor, você ainda ganha mais um ponto pelo “super catch”. Ou seja, dois pontos no total.
  3. Marque pontos quando os seus oponentes infringirem alguma regra do jogo. Na maioria das punições no Kabaddi, a equipe adversária ganha um ponto. A seguir tem uma lista de infrações que podem resultar em pontos para a outra equipe.
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    • O ataque é cancelado e o time de defesa ganha um ponto e uma chance de atacar se o invasor disser qualquer coisa diferente da palavra "Kabbadi" durante o seu ataque (o invasor não sai do jogo).
    • Se o invasor começar a cantar atrasado (ou seja, depois que ele cruzou a linha do meio), o ataque é cancelado e o time de defesa ganha um ponto e uma chance de atacar (mas, novamente, o invasor não sai do jogo).
    • Quando o invasor atacar fora de ordem, o time de defesa ganha um ponto e a invasão é cancelada.
    • O ataque é cancelado e o time de defesa ganha um ponto se mais de um invasor entrar na quadra do oponente ao mesmo tempo.
    • O time de ataque vai ganhar um ponto se o defensor entrar no lado da sua quadra no turno em que ainda estiver defendendo.
    • O time do oponente ganha um ponto se depois de um lona o time eliminado não colocar seus jogadores que reviveram de volta no campo em dez segundos.
    • A equipe adversária ganha um ponto se os colegas de equipe do invasor tentarem ajudá-lo através de avisos ou dicas.
    • Se os jogadores deliberadamente saírem para forçar um lona e, consequentemente, reviverem seus membros, o time do oponente marca um ponto extra por cada jogador no campo que infringiu a regra, além dos dois pontos pelo lona.

editarDicas

  • Durante a defesa, muitos jogadores profissionais de Kabaddi ficam juntos para que seja mais fácil cercar e capturar o invasor. Quando eles se espalham no campo, é mais fácil para o invasor voltar para a sua quadra em segurança.
  • Assista vídeos de partidas oficiais de Kabaddi para tentar entender as regras do jogo e começar a desenvolver suas próprias estratégias. Vídeos de partidas em torneios de alto nível estão disponíveis no YouTube e em outros sites de streaming.
  • Observe o olhar e a movimentação dos pés dos jogadores.

editarAvisos

  • O objetivo dos defensores no Kabaddi é capturar o invasor — não machucá-lo. A punição para o uso excessivo da força é a expulsão do jogo e/ou suspensão.

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