Como Consertar um Zíper Separado

Como Fazer um Verso de Rap

As músicas de rap são compostas de muitas partes, mas os versos são o mais importante. É quando o rapper mostra sua habilidade, intelecto e rima, além de desenvolver mais profundamente as ideias da música. Não importa qual seja o seu tema, paixão ou estilo, compor rap é um método incrível de expressão artística, contanto que você mantenha algumas dicas em mente.

editarPassos

editarCriando o seu verso

  1. Ouça os grandes rappers para se inspirar. O rap é, em essência, uma forma de poesia disposta sobre uma batida ou trilha musical. Assim como um escritor iniciante precisa estudar os grandes poetas, um rapper que está começando precisa ouvir os grandes rappers para aprender com quem sabe. É legal ouvir e acompanhar com a letra junto, além de buscar os significados. Escute aquilo de que gosta, mas uma lista de bons versos para começar contém:
    Write a Rap Verse Step 1 Version 3.jpg
    • Gabriel O Pensador em "Até Quando?";
    • Racionais em "Capítulo 4, Versículo 3";
    • Criolo em "Não Existe Amor em SP";
    • Facção Central em "Isso Aqui é Uma Guerra";
    • Emicida em "Levanta e Anda";
    • Karol Conká em "É o Poder";
    • MC Carol em "Delação Premiada".
  2. Conheça bem a sua batida. Se você está fazendo o rap com uma batida pré-existente, seja porque gosta bastante dela ou porque vai colaborar com outro músico, ouça a trilha de 4 a 5 vezes para pegar o ritmo. Sinta a velocidade e energia da música, assim como a vibe.
    Write a Rap Verse Step 2 Version 3.jpg
    • Músicas com o tempo mais acelerado (como "Desabafo" do Marcelo D2) geralmente precisam de versos rápidos com muitas palavras, enquanto músicas de batida lenta ("Jorge da Capadócia" do Racionais) têm versos mais calmos. Porém, essa não é uma regra inflexível (veja o caso do Racionais em "Homem na Estrada", que traz um sample de uma música bem lenta, por exemplo).
    • Seu verso deve combinar com a vibe da música sempre que possível. Na música do Criolo "Não Existe Amor em SP", por exemplo, a batida é melancólica, sombria e cinemática. Para combinar, o rapper fala sobre a dificuldade de viver na cidade mais populosa e ambiciosa do Brasil.
  3. Defina uma história ou ideia para conectar os versos. Rappers talentosos conseguem falar sobre vários assuntos em poucas linhas, mas todos os versos bons têm uma ideia central que forma a base da letra. Geralmente, essa ideia pode ser tão simples quanto “Eu sou o melhor rapper vivo”, mas muitos versos contam histórias (Racionais em "Homem na Estrada"), exploram problemas sociais (Racionais em "Diário de Um Detento") ou simplesmente ruminam sobre uma questão ou tema (o Racionais em "Da Ponte Pra Cá" usa um sintetizador cômico para o refrão).
    Write a Rap Verse Step 3.jpg
    • Você não precisa se limitar a essa base, mas ela vai ajudar a desenvolver mais ideias e manter o seu verso coerente.
    • Se você estiver compondo para outro artista, converse com ele sobre o tema desejado da música.
  4. Determine a duração do seu verso. A maioria dos versos têm 16 compassos com duas rimas cada. Se você estiver colaborando com outro artista, pergunte quantos compassos ele quer que a música tenha. No mínimo, os rappers encaixam duas rimas em uma linha, o que equivale a um compasso.
    Write a Rap Verse Step 4.jpg
    • O compasso é medido em batidas. Cada vez que você contar "1, 2, 3, 4", você terá um compasso.

editarEscrevendo seu verso

  1. Comece escrevendo livremente sobre o tópico. Usando o tópico escolhido como ponto de partida, comece a escrever seus pensamentos, tentando rimar as últimas palavras de cada linha. Quando tiver usado bastante as mesmas rimas, crie outra e vá escrevendo até terminar suas ideias. Explore conceitos sobre o tema e selecione os que você gostar ou conhecer mais.
    Write a Rap Verse Step 5.jpg
    • Não se preocupe ainda em fazer linhas perfeitas -- essa primeira parte é para criar material de base para os seus versos.
  2. Crie um esquema de rimas com base nas suas linhas favoritas. O esquema de rima é um padrão para dar estrutura ao seu verso; imagine que é a planta da música, que determina quais linhas devem rimar. Se, por exemplo, as duas primeiras linhas rimam com “mim” e as duas próximas rimam com "você", já está criado um par de rimas - ou série de duas. No resto do verso, você geralmente usa os pares em todas as rimas (ouça "Desabafo" do Marcelo D2).
    Write a Rap Verse Step 6.jpg
    • A maioria dos rappers misturam os esquemas de rima, rimando de duas a três linhas e depois um pedaço maior com 4 ou 5 linhas.
    • Não se sinta limitado ou preso pelo esquema de rima -- use a seu favor para criar o verso.
  3. Use metáforas, simbolismos, rimas internas e linguagem poética para destacar os seus versos. Os maiores rappers sabem usar linguagem figurada e técnicas clássicas para dar poder e ritmo às palavras, de uma forma que muitos gêneros ignoram. Algumas boas ideias para começar são:
    Write a Rap Verse Step 7.jpg
    • Aliteração/Assonância: Palavras com sons parecidos ficam próximas na frase, como "três tigres tristes" ou "rei de Roma”. Ouça "Racismo é Burrice" do Gabriel O Pensador.
    • Rima interna: Palavras que rimam não no final, mas no meio da sentença.
    • Símile/Metáfora: Figuras de linguagem muito parecidas, elas acontecem quando o compositor compara duas coisas que não têm muito a ver para expressar algo ou fazer uma piada -- escute Karol Conká em "Lálá".
    • Refrão: Um verso que é repetido em vários pontos para dar ênfase. Para uma aula incrível de como usar o refrão, ouça o Racionais em "Fórmula Mágica da Paz".
    • Anáfora: Quando a primeira parte da linha se repete mas o resto muda.
  4. Comece com um verso ou gancho cativante. As primeiras linhas do seu verso precisam introduzir a letra e chamar a atenção do ouvinte. Faça uma pergunta, use uma metáfora interessante ou surpreenda com um jogo de palavras rápido -- qualquer coisa que apresente você e dê destaque.
    Write a Rap Verse Step 8.jpg
  5. Desenvolva a fluidez e ritmo do seu rap. Quando tiver as palavras prontas, precisa decidir o jeito de cantá-las. A fluidez (conhecida como flow por alguns) é como o rapper apresenta a letra com a batida. Ouça novamente a batida e tente encaixar a letra. Perceba: há palavras que precisam de mais ênfase? O tom deve ser bravo e rápido ou calmo e reflexivo? A ideia é que fique bem natural, como se a letra estivesse saindo de você espontaneamente.
    Write a Rap Verse Step 9.jpg
    • Ouça de novo "Capítulo 4, Versículo 3" do Racionais, em que mais de um rapper faz versos na mesma batida. Perceba como cada um aborda a música de uma forma diferente: alguns desesperados, outros alegres, outros bravos, outros contemplativos, etc.
    • Se você entender de métrica, que é um ritmo tradicional de poesia, você pode usar para ajudar a desenhar o seu flow.
  6. Reescreva o seu verso para combinar com a batida. Conforme você aperfeiçoa a fluidez, não se preocupe se precisar reescrever o verso para que ele soe melhor na batida. Se estiver tendo dificuldade de encaixar todas as palavras, tente diminuir as frases. Uma vez que tiver decidido o refrão ou entendido a ideia que os outros rappers querem passar, você pode ajustar seus versos para que eles combinem melhor com a música.
    Write a Rap Verse Step 10.jpg

editarDicas

  • Se mantenha no assunto original. Se você fugir demais, pode dar a impressão de ser um rapper ou compositor ruim.
  • Escreva versos novos sempre que puder - os maiores rappers são o que são porque praticaram muito.

editarAvisos

  • Não tente enganar ninguém, ou você pode ser chamado de mentiroso, falso, ridículo e basicamente péssimo.
  • Nunca roube versos ou rimas de outros rappers - essa é a maneira mais rápida de perder moral na comunidade hip hop.

Comentários