- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Ibid é uma abreviação para a palavra ibidem, que significa literalmente “no mesmo lugar” em latim. Em termos práticos, significa que uma citação em uma lista de referência, nota final ou nota de rodapé vem da mesma obra da citação anterior a ela. O uso desse pequeno termo pode tornar fácil para o leitor entender quais obras são citadas múltiplas vezes no seu artigo acadêmico ou dissertação. Usar o ibid é relativamente simples, mas existem pequenas diferenças ao fazer citações de uma mesma página ou de páginas diferentes de uma mesma obra.[1]
editarPassos
editarComo usar o ibid para citações repetidas consecutivamente
- Escreva “Ibid.” se a mesma fonte está sendo citada consecutivamente. Você pode mudar a segunda referência para “Ibid.” sempre que uma única obra é imediata e exatamente repetida em uma ou duas citações.[2]
- Digamos que você tenha a citação “WILSON, Mike. Uma História de Gatos. Princeton: Princeton University Press, 2011, 8.” e a citação imediatamente a seguir seja idêntica. Você pode simplesmente trocar a segunda citação ao livro de Wilson por “Ibid.”
- Adicione o número da página após “Ibid.” caso esta seja a única mudança. Procure por casos onde a única diferença entre citações consecutivas a uma única obra seja o número da página. Nesses casos, você pode mudar a citação seguinte à primeira para “Ibid., [número da página].”[3]
- Digamos que sua citação seja “FOX, Jen.Eu Amo Gatos Siameses. Nova York: Random House, 2000, 9.” Caso a citação imediatamente a seguir cite a página 10 do mesmo livro, você pode mudar a segunda citação para “Ibid., 10.”
- Continue usando “Ibid.” se uma mesma fonte continua se repetindo. Escreva “Ibid.” caso a fonte seguinte a uma citação “Ibid.” ou “Ibid., [número da página].” se refira à mesma página de uma mesma obra.
- Digamos que depois da sua citação “WILSON, Mike. Uma História de Gatos. Princeton: Princeton University Press, 2011, 8.” existam mais três citações idênticas da página 8 da mesma obra. Todas as citações depois da primeira podem ser substituídas por “Ibid.”
- Da mesma maneira, você pode escrever apenas “Ibid.” depois da primeira citação “Ibid, 10” do livro de Fox caso exista outra citação à página 10 do livro de Fox.
- Somente use Ibid para se referir a uma única obra. Se, por acaso, tanto sua nota de rodapé 21 quanto a nota de rodapé 22 se refiram aos livros de Wilson e Fox, você não pode escrever “Ibid.” para abranger ambos os trabalhos na segunda nota de rodapé. “Ibid.” (com ou sem especificação de número da página) pode indicar citação a apenas uma única obra.
- Mas, caso a nota de rodapé 21 se refira a Wilson e Fox (nesta ordem) e a nota 22 se refira a Fox e Wilson (nesta ordem), você deve começar a nota 22 com “Ibid.;”, já o livro de Fox é citado duas vezes consecutivas.
editarComo incluir o Ibid em uma lista de referências
- Consulte o seu manual de estilo para criar uma lista de referências. Use o manual de estilo designado pelo seu professor para formatar a lista de referências da sua dissertação. Geralmente essa lista de citações fica em uma página no final da dissertação. Nela você irá listar todas as fontes usadas para obter citações ou outros materiais relevantes apresentados no seu trabalho. [4]
- Dependendo do seu manual de estilo, uma citação primária de um livro pode ter a seguinte aparência: “WILSON, Mike. Uma História de Gatos. Princeton: Princeton University Press, 2011, 8.”
- O Manual de Estilo de Chicago, o Guia de Citações de Turabian e o Manual de Estilo do AMA são exemplos de manuais de estilo comuns nos Estados Unidos.
- Por enquanto, continue tratando as fontes repetidas na lista normalmente. Basta focar em criar uma citação para cada obra.
- Identifique citações primárias. Olhe para a sua lista e procure por citações que se repitam várias vezes. Use um marca-texto para identificar a primeira vez em que a citação de uma obra específica aparecer na sua lista.[5]
- Você não precisa se preocupar em usar o ibid se a fonte aparece apenas uma vez na sua lista, já que não existem referências subsequentes.
- Use “Ibid.” ou “Ibid., [número da página].” Para repetições que ocorram imediatamente após as citações primárias. Procure pela citação imediatamente após a sua citação primária. Caso seja a mesma, ou a mesma com alteração de página, escolha e use a versão apropriada do ibid.
- Então, caso você tenha a citação “WILSON, Mike. Uma História de Gatos. Princeton: Princeton University Press, 2011, 8.” e a citação a seguir seja a mesma, você pode trocar a segunda citação ao livro de Wilson para “Ibid.”
- A segunda citação pode ser substituída por “Ibid., 9” caso esteja imediatamente após a citação primária ao livro de Wilson e se refira à página 9 ao invés da página 8.
- Crie citações secundárias quando as fontes se repetirem de maneira não consecutiva. Procure por situações onde as citações a uma mesma fonte se repetem, mas interrompidas por outras citações. Nesses casos, você deve criar uma citação secundária para ocorrências repetidas. Dependendo do seu manual de estilo, você escreverá citações secundárias da seguinte maneira: nome do autor, vírgula, o número da página e um ponto final.[6]
- Digamos que uma citação alheia apareça entre uma referência primária à página 8 do livro de Wilson e uma segunda referência idêntica ao mesmo livro. A segunda citação se tornaria “Wilson, 8.”
- A citação se tornaria “Wilson, 9.” caso estivesse na página 9 ao invés da página 8.
- O processo de criação de citações secundárias é o mesmo, independente de existirem uma ou várias citações alheias entre as duas.
- Use “Ibid.” quando citações secundárias se repetirem consecutivamente. Procure por repetições de citações secundárias em sua lista de referências. Substitua citações secundárias por “Ibid.” por uma questão de clareza. Sua lista deverá ficar da seguinte forma:[7]
- [citação primária ao livro de Smith];
- Ibid. [para a citação primária ao livro de Smith];
- [citação primária ao livro de Wilson];
- [citação secundária ao livro de Smith];
- Ibid. [para a citação secundária ao livro de Smith];
- Ibid., 23. [para a citação secundária ao livro de Smith especificando uma página diferente].
editarAvisos
- Nunca use ibid se sua citação primária se referir a múltiplas fontes. [8]
- Ibid também pode ser usado para se referir a websites e artigos online.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário