Como Consertar um Zíper Separado

Como Instalar Energia Solar em sua Casa

O uso da energia solar está se tornando cada vez mais comum no mundo todo. Caso esteja pensando em se tornar adepto dessa energia renovável, leia as informações abaixo para descobrir tudo o que você precisa saber para instalá-la em sua residência.

editarPassos

editarConectando-se à rede elétrica

  1. Contate um profissional. A instalação de um sistema de energia solar vinculado à rede elétrica provavelmente é a melhor opção, principalmente se você morar em um local com energia confiável. Esse tipo de sistema poderá torná-lo elegível para receber créditos fiscais e apto para vender o excesso de energia obtido para a companhia de energia elétrica regional. No entanto, para poder desfrutar desses benefícios, a instalação deverá ser realizada por um profissional licenciado. Evite fazê-la por contra própria, pois a alta voltagem da rede pode causar ferimentos gravíssimos.
    Solar Power Your Home Step 1.jpg
  2. Procure por incentivos. Pesquise e analise todos os programas de incentivo oferecidos antes de prosseguir. Fique atento também a possíveis restrições governamentais de tipos ou marcas de painéis solares ou de outros equipamentos que compõem o sistema. Além disso, entre em contato com a companhia de energia de sua região para saber quais são as opções de benefícios disponíveis para você. Algumas empresas, por exemplo, estarão interessadas em comprar o excesso de energia produzido em seu sistema.
    Solar Power Your Home Step 2.jpg
  3. Instale os painéis solares. Quando estiver tudo resolvido, você deverá iniciar a instalação dos painéis solares. Escolha o melhor tipo de painel para sua situação e compre um número suficiente para produzir a quantidade de energia que você deseja. Um profissional pode ser bastante útil nessa etapa do processo, já que, para descobrir o número exato de painéis necessários, é preciso realizar alguns cálculos.
    Solar Power Your Home Step 3.jpg
  4. Conecte os painéis a um inversor. Caso more em uma região que utilize corrente alternada (CA), você precisará conectar seus painéis solares a um inversor para converter a corrente contínua (CC) criada pelos painéis. Você pode adquirir um único inversor e conectar todos os painéis a ele ou comprar pequenos inversores e conectá-los a cada um dos painéis individualmente. Opte pela segunda opção caso você instale mais do que dois ou três painéis, pois assim será mais fácil identificar problemas e substituir peças.
    Solar Power Your Home Step 4.jpg
  5. Instale uma chave seccionadora. A maioria das legislações exige que os sistemas vinculados à rede elétrica sejam conectados a uma chave seccionadora (ou chave faca) de CC ou CA, a qual atua como um interruptor, separando os painéis solares do restante do sistema, tornando a realização de reparos mais segura. O profissional contratado para fazer a instalação saberá dizer se esse componente será mesmo necessário e qual o melhor tipo para o seu sistema.
    Solar Power Your Home Step 5.jpg
  6. Instale medidores de energia adicionais. Peça para a companhia de energia regional instalar medidores de energia extras em sua residência, caso eles sejam necessários para medir a quantidade de energia que entra e sai de sua rede. Entre em contato com eles para obter mais informações.
    Solar Power Your Home Step 6.jpg
  7. Conecte o sistema solar à rede. Conecte o inversor à chave seccionada e, em seguida, conecte a chave ao medidor principal. Dessa forma, o sistema receberá eletricidade, fazendo o medidor girar para trás. Caso consiga gerar uma quantidade de energia suficiente, você provavelmente receberá um desconto mensal ou anual da companhia de energia.
    Solar Power Your Home Step 7.jpg
  8. Considere adicionar baterias ao sistema como garantia. Caso more em uma área rural ou em uma região onde acontecem muitas tempestades, você provavelmente estará preocupado com a falta de abastecimento de energia da rede elétrica. Nesse caso, você deve considerar adicionar um banco de baterias de ciclo profundo ao seu sistema, o qual será conectado separadamente a sua casa e a seus painéis solares, armazenando energia para emergências.
    Solar Power Your Home Step 8.jpg
    • Instale um controlador de carga junto com o banco de baterias. Dessa forma, você evitará que elas sejam danificadas devido a uma sobrecarga.

editarCriando um sistema independente

  1. Instale os painéis solares. Quando estiver pronto para começar a instalação, comece pelos painéis solares. Escolha o melhor tipo de painel para sua situação e compre uma quantidade suficiente para produzir o valor de energia que você deseja. Um profissional (ou um especialista) pode ser bastante útil nessa etapa do processo, pois, para descobrir o número de painéis necessários, é preciso realizar alguns cálculos.
    Solar Power Your Home Step 9.jpg
  2. Obtenha um controlador de carga. Você precisará conectar seus painéis a um controlador de carga. Esse equipamento ajudará a regular a quantidade de energia no sistema, evitando que suas baterias sejam danificadas.
    Solar Power Your Home Step 10.jpg
  3. Conecte o controlador de carga a suas baterias. Caso as baterias sejam de corrente contínua (CC), você poderá realizar a conexão diretamente. No entanto, se elas forem de corrente alternada (CA), você precisará conectar um inversor ao sistema (veja o próximo passo).
    Solar Power Your Home Step 11.jpg
  4. Conecte o inversor a suas baterias. Caso more em uma área onde a energia utilizada é de corrente alternada (CA), você precisará conectar as baterias a um inversor, o qual converte a corrente contínua (CC) criada pelos painéis em alternada (CA). Em seguida, você poderá conectar o inversor à fonte de alimentação principal ou conectar seus aparelhos diretamente às baterias.
    Solar Power Your Home Step 12.jpg
    • Caso esteja usando baterias de corrente alternada (CA), conecte o inversor diretamente aos painéis solares e, em seguida, conecte-o ao controlador de carga.
  5. Conecte os painéis solares ao resto do sistema. Quando tudo estiver conectado com segurança, você poderá conectar os painéis solares ao controlador de carga para introduzir energia ao sistema. No final do processo, você terá um sistema composto pelos painéis, o controlador de carga, as baterias e o inversor, o qual poderá ser ligado à rede elétrica de sua residência ou qualquer outro equipamento.
    Solar Power Your Home Step 13.jpg

editarDicas

  • Fique de olho na voltagem de sua bateria. Caso esteja abaixo de 10,5 V, ela provavelmente não retornará à carga máxima novamente. Antes que isso aconteça, considere utilizar baterias de ciclo profundo.
  • Baterias antigas de 6 V para carrinhos de golfe podem ser agrupadas em pares para funcionarem como baterias de ciclo profundo de 12 V.

editarAvisos

  • Um painel solar típico de 12 V pode produzir um pico de 18 a 22 volts. Leve isso em consideração caso esteja tentando ligar dispositivos diretamente ao painel fotovoltaico sem uma bateria e/ou um controlador no circuito para estabilizar a tensão.
  • Você pode estragar um dispositivo ao conectá-lo em uma fonte de 12 V sem antes analisar o circuito. Por exemplo, se o dispositivo possuir qualquer tipo de microprocessador, provavelmente ele não suportará uma tensão superior a 5 V. Da mesma forma, se os seus capacitores eletrolíticos não forem classificados para suportar pelo menos 12 V, eles provavelmente irão queimar.
  • Nem pense em conectar um computador de mesa ao sistema, a menos que você tenha 200 W ou mais de energia solar. Os computadores portáteis, especialmente os "netbooks", são muito mais eficientes em termos de energia e estão cada vez mais baratos.
  • Embora o risco de incêndio e/ou explosão seja mínimo, você não deve negligenciá-los.
  • É aconselhável observar os códigos de construção e de eletricidade, não apenas para sua própria segurança, mas também para evitar multas e não correr o risco de ser despejado.

editarMateriais Necessários

  • Painéis solares.
  • Baterias, caso planeje utilizar a energia solar durante a noite. Uma bateria de carro pode quebrar o galho em um curto prazo ou se você pretende ligar somente equipamentos de baixa potência. Entretanto, assim que possível, substitua-a por baterias de ciclo profundo para armazenamento de energia.
  • Controlador de carga solar, especialmente se a saída total de seus painéis for de 20 W ou superior.
  • Fiação de calibre 10 trançado, a qual corresponde ao mínimo recomendado para pequenas instalações.
  • Inversor de energia para conectar dispositivos de corrente alternada (CA).


Comentários