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Como Colocar Contas em seu Nome

Caso esteja assumindo a responsabilidade pelas contas de uma casa, você precisará colocá-las em seu nome. Embora possa parecer complicado, esse procedimento é mais simples do que aparenta. Leia este artigo para saber exatamente o que precisa ser feito.

editarPassos

editarTransferindo uma conta para seu nome

  1. Coloque a conta em seu nome o mais rápido possível. Caso esteja se mudando para uma nova residência, tente resolver a transferência de nomes pelo menos duas semanas antes de sua chegada para não causar problemas com o inquilino anterior. Caso queira somente declarar uma alteração no nome ou mudar a conta de um membro da família para outro, faça isso o quanto antes para evitar contratempos burocráticos ou complicações legais.[1]
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    • Caso não transfira um dos serviços da casa, a pessoa com o nome na conta continuará sendo responsável pelos pagamentos futuros. Isso pode levar a problemas com a justiça, especialmente se você estiver infringindo cláusulas do contrato.
    • Alguns locatários podem incluir as despesas de alguns serviços no preço do aluguel. Nesse caso, você não precisará colocá-los em seu nome.
  2. Entre em contato com a prestadora de serviços e solicite uma transferência de conta. Caso necessário, peça o contato da empresa responsável para o locatário ou para o antigo morador. Feito isso, faça uma ligação ou visite uma das agências locais para solicitar a transferência de nome.[2]
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    • As informações da conta podem ser alteradas através do próprio site de alguns provedores de serviços.
  3. Forneça os documentos pessoais solicitados. Para colocar uma conta em seu nome, você precisará fornecer alguns documentos à companhia encarregada pelo serviço, como um comprovante de identidade e um comprovante de residência. Em alguns casos, a empresa pode também solicitar seu CPF ou carteira de trabalho.[3]
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    • Caso esteja declarando uma alteração em seu nome, normalmente será necessário mostrar apenas sua nova carteira de identidade (constando seu novo nome). Entretanto, algumas empresas podem exigir também um certificado de alteração de nome e, se for o caso, sua certidão de casamento.
  4. Realize o pagamento de um depósito, se necessário. Algumas prestadoras de serviços podem exigir o pagamento de um determinado valor caso você não possua nenhum contrato anterior com eles. Normalmente, o valor exato desse depósito dependerá de sua pontuação de crédito e de seu histórico com outras companhias.[4]
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    • Você não precisará pagar nada se estiver somente declarando uma mudança de nome. O máximo que a empresa pode fazer é solicitar o pagamento de uma taxa de processamento.
  5. Agende uma data para a transferência do serviço, se necessário. Na maioria dos casos, a prestadora de serviços atualizará as informações da conta na mesma hora. Entretanto, caso seja necessário agendar uma data específica para a realização da transferência, escolha uma data que seja anterior ao prazo de corte do serviço para garantir que você não fique na mão.[5]
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    • Caso esteja se mudando para uma nova casa, entre em contato com as prestadoras de serviço antes de sua chegada para verificar se todas as contas já foram transferidas.

editarContratando um novo serviço

  1. Procure empresas competitivas em sua região. Quando estiver pronto para contratar um novo serviço, faça uma pesquisa na internet para descobrir quais opções estão disponíveis para sua localidade. Infelizmente, você estará limitado a uma única companhia para alguns tipos de serviços, como água e luz.[6]
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    • Você pode encontrar as empresas prestadoras de serviços que atuam em sua região através de sites de busca populares (como o Google).
  2. Escolha a empresa que oferecer o melhor serviço ou os preços mais baixos. No Brasil, você encontrará somente uma opção para serviços de infraestrutura urbana, como fornecimento de água e energia elétrica. Entretanto, para serviços de telefonia, internet e TV a cabo, você poderá escolher a empresa que apresenta melhores planos e preços mais em conta.
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    • Quando estiver comparando os preços, lembre-se de que algumas empresas cobram uma taxa fixa mensalmente, enquanto outras realizam cobranças cada vez que você utiliza determinado serviço.
  3. Visite uma agência da empresa. Após escolher uma companhia, vá até uma das agências locais para conversar com um representante dela. Não se esqueça de levar documentos que comprovem sua identidade (RG, certidão de nascimento ou habilitação) e um comprovante de endereço, como seu contrato de aluguel.[7]
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    • Algumas empresas podem exigir outros documentos para analisar seu histórico de crédito (CPF) ou seu emprego atual (carteira de trabalho).
  4. Escolha um plano. Algumas empresas, especialmente aquelas que são responsáveis por serviços cobrados com base no consumo, como água e luz, oferecem somente um plano padronizado para o uso do serviço. Outras, no entanto, oferecem uma imensa variedade de pacotes com os mais variados preços.
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    • Após a escolha de um plano, o representante da empresa poderá solicitar que você crie uma conta online na empresa para recebimento de faturas.
  5. Pague um depósito/caução, se necessário. Dependendo da empresa, você precisará pagar um valor previamente estipulado como garantia contra o não pagamento das contas futuras. Esse valor pode variar de pessoa para pessoa e depende, principalmente, de seu histórico de pagamento em outras empresas prestadoras de serviços e de sua pontuação de crédito.[8]
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    • A empresa poderá exigir pagamentos adicionais caso tenha que emprestar ou instalar equipamentos para você.
  6. Agende a data para começar a utilizar o serviço contratado. Após fechar o contrato, você precisará definir o dia em que o serviço começará a ser fornecido para sua residência. Em alguns casos, pode ser necessário agendar um horário para que um funcionário da empresa vá até sua casa e instale os equipamentos necessários.[9]
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    • Caso esteja se mudando para uma nova casa ou apartamento, agende o fornecimento do novo serviço contratado para um ou dois dias antes de você chegar.

editarFontes e Citações


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