- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Para saber se o iPhone está infectado por algum vírus, spyware ou app malicioso, leia as dicas e instruções deste artigo.
editarPassos
- Veja se o “jailbreak” (destravamento) foi realizado em seu iPhone. Esse procedimento remove diversas restrições já embutidas no iPhone, deixando-o vulnerável à instalação de aplicativos não aprovados. Caso tenha adquirido-o de segunda mão, é possível que algum dono antigo tenha feito o destravamento e acabou levando à infecção do dispositivo. Para saber isso realmente aconteceu, siga os passos abaixo:
- Passe o dedo para baixo a partir do meio da tela inicial, abrindo a barra de pesquisa.[1]
- Digite .
- No teclado, toque em “Pesquisar”.
- Caso o app “Cydia” apareça nos resultados de busca, o iPhone sofreu “jailbreak”.[2] Para reverter o processo, leia este artigo.
- Ao abrir o Safari, poderão aparecer anúncios em pop-ups, indicando que há malwares.[3]
- Nunca clique em links nesses anúncios, já que mais programas maliciosos podem acabar infectando o iPhone.[4]
- Muito cuidado com aplicativos que param de funcionar repentinamente. Há possibilidade de que alguém tenha achado uma maneira de burlar a segurança do app para invadir dispositivos de seus usuários.
- Atualize os aplicativos do seu iPhone regularmente, de forma que sempre esteja rodando as versões mais novas e mais seguras.[5]
- Procure por aplicativos desconhecidos. Os que possuem cavalos de troia são muito parecidos com os legítimos, portanto, pode ser necessário investigar um pouco.
- Analise as telas iniciais e pastas, prestando atenção se há algum programa que não consegue identificar ou não se lembra de ter instalado.
- Ao encontrar um app familiar, mas que não se lembra de ter adicionado, é possível que seja um vírus. Sempre desinstale se não souber o que é.
- Para ver uma lista de todos os aplicativos que você adicionou a partir da “App Store”, toque em “Apps” (na App Store), selecione a foto de perfil e escolha “Comprados”.[6] Ao encontrar um aplicativo que não está na lista e não é da Apple, provavelmente ele é um vírus.
- Note se há alguma cobrança indevida por itens do pacote da operadora ou uso de dados. Como os programas maliciosos são executados em plano de fundo, eles utilizam dados para se comunicarem com a internet. Quando a cobrança chegar, analise se há um “pico” no uso de dados ou se há compra de um pacote de SMS, por exemplo..
- O desempenho da bateria também pode sinalizar a presença de vírus. Há alguns que acabam “drenando” a bateria mais rápido do que o normal enquanto funcionam em plano de fundo.
- Leia este artigo para saber como verificar o uso da bateria, encontrando os programas que estão consumindo-a com maior intensidade.
- Remova imediatamente um aplicativo que não reconhecer.
editarDicas
- Para garantir que a mais atual proteção contra vírus esteja instalada, o iPhone precisa estar rodando a versão mais recente do iOS.
- Ao perceber que há um vírus no iPhone, a melhor solução é restaurá-lo ao estado de fábrica.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário