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Publicada por
Filipe heitor
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Finalmente, você conseguiu aquela entrevista para o emprego dos sonhos! E agora, como proceder? Hoje em dia, os candidatos são convidados por e-mail, e respondê-los pode ser uma tarefa intimidadora. Todavia, não se desespere! Responda com uma mensagem curta, bem educada, e confirme os detalhes da entrevista. Por último, agradeça pela atenção. Após reler o e-mail e passar um pente fino, envie-o e comece a se preparar para arrasar na entrevista.
editarPassos
editarFormatando a mensagem de resposta
- Leia o e-mail recebido com atenção, e capte as informações relevantes. Veja os detalhes como local e horário exatos, assim como o nome do entrevistador. Normalmente, a empresa inclui um ponto de referência, se achar necessário. É importante saber tudo isso para formular uma resposta adequada.[1]
- Outras informações importantes são: como se vestir, onde estacionar, e por quem perguntar ao chegar no local.
- Saiba se a entrevista será pessoalmente ou por telefone. Isso fará uma grande diferença nos preparativos.[2]
- Ao saudar o remetente do e-mail, use o nome dele. Se a mensagem foi enviada por um indivíduo, refira a ele sempre pelo nome, o que é uma maneira de demonstrar respeito e atenção. Use seu jogo de cintura para saudá-lo — na maioria dos casos, basta usar o nome dele seguido de uma vírgula.[3]
- Uma abordagem como "Caro Sr. Gilberto" é mais pessoal do que "Ao responsável".
- Se na assinatura do e-mail não tiver o nome de ninguém, você pode usar uma saudação mais geral como “Caro coordenador de Recursos Humanos".
- Agradeça à empresa ou pessoa pelo interesse. Logo na primeira linha, faça um gesto simples, porém poderoso: agradeça pela oportunidade. Dessa forma, você criará uma atmosfera cordial durante as próximas trocas de e-mails, e começará com o pé direito.[4]
- Use uma linguagem expressiva, de maneira a demonstrar entusiasmo e evitar uma resposta muito mecânica. Em vez de dizer, “Obrigado pela chance concedida”, diga, “Receber seu e-mail me deixou muito entusiasmado, e espero poder contribuir com a empresa com minhas habilidades e experiência em um futuro próximo”.
- Ser educado é uma mão na roda. Um candidato educado tem mais chances de conseguir o cargo do que os que não pensam muito nisso.
- Confirme os detalhes da entrevista. Após o agradecimento, reitere as informações concedidas. Se a empresa sugerir que você compareça para a entrevista às 10:00 da próxima quarta-feira, por exemplo, diga algo como, “quarta-feira dia 6 nesse horário pra mim está ótimo! Vou me programar”. É importante que tudo esteja bem combinado.[5]
- Caso a data ou horário sugerido não dê certo para você, informe o remetente que você pode tentar uma outra data conveniente para os dois.
- Seja breve. Não tome muito tempo do recrutador, e nem o entedie.
- Pergunte por detalhes pertinentes. Se você ainda tem dúvidas do que está por vir, não hesite em perguntar na segunda metade do texto. Talvez a pessoa não tenha especificado quais documentos você precisa levar, por exemplo. Oriente-se também quanto aos protocolos de identificação do prédio. Assim, você passará a impressão de ser uma pessoa organizada e inclinada a fazer as coisas do jeito certo.[6]
- Cuidado para não fazer o entrevistador achar que deu informações de menos. "Qual é a melhor maneira de chegar ao seu escritório pela marginal da Anhanguera?" é melhor do que "você não me explicou como chegar até aí".
- Se você estiver com uma dúvida urgente, peça para o destinatário respondê-lo. Antes de encerrar a mensagem, escreva, "Por favor, quando puder, me diga qual é o código de vestimenta da empresa". Assim, você deixará bem claro do que precisa.[7]
- Finalize com uma assinatura profissional. No final da mensagem, assine com seu nome e sobrenome, cargo, empresa, um número de telefone para contato e outras informações úteis. Se você tiver alguma página que queira mostrar ao entrevistador, como um portfólio ou perfil do LinkedIn, essa é a hora de deixar o link. Lembre-se de que essa será a última informação que o destinatário verá. Portanto, ela deve apresentá-lo de maneira positiva.[8]
- Evite encher linguiça com redes sociais e frases inspiracionais ou filosóficas. As melhores assinaturas são simples, informativas e agradáveis aos olhos.[9]
- Um exemplo de assinatura simples: Rafael Cordeiro | Gerente de Marketing, Format LDTA. | www.format.com.br | (11) - 987654321.
editarRevisando e enviando o e-mail
- Responda o e-mail imediatamente. Assim que você receber o tão aguardado convite, responda-o assim que puder. Dessa maneira, você demonstra prontidão e respeito pelo tempo do remetente. Ademais, você terá mais tempo de acertar os detalhes e se preparar.[10]
- Crie o hábito de verificar sua Caixa de Entrada uma ou duas vezes ao dia.[11]
- Ative as notificações de e-mail em seu celular.
- Verifique a ortografia e a digitação. Antes de clicar em Enviar, releia tudo que escreveu e passe um pente fino na gramática e na ortografia. Preste atenção no uso das maiúsculas, na pontuação e no espaçamento. Enviar um e-mail cheio de erros causa uma péssima impressão inicial![12]
- O corretor ortográfico de seu e-mail ou navegador pode ser útil para encontrar erros que passaram despercebidos.
- Peça para um amigo ou colega de trabalho revisar seu e-mail. Às vezes, é mais fácil encontrar os erros de outrem do que os próprios.[13]
- Envie uma cópia para todos os envolvidos. Se o remetente enviou o e-mail com cópia para outras pessoas, clique na opção “responder a todos” em vez de respondê-los um a um. Dessa forma, todos verão sua resposta, e o registro de toda a interação será mantido.[14]
- Há exceções, claro. Se o remetente pedir para você enviar uma mensagem para alguém em específico, faça isso. O mesmo vale para quando houver outros candidatos na lista de cópia.
- Não raro os coordenadores de RH enviam o e-mail do convite com cópia para outras pessoas como o gerente, por exemplo.
- Certifique-se de que o e-mail foi enviado. Após os últimos retoques, clique em enviar. Depois, vá para a sua pasta de itens enviados e confira se o e-mail está ali. Caso algo der errado com a Internet ou com o endereço do destinatário, é bom que você saiba logo.
- Se você demorar mais de um dia para responder, pode acabar passando a impressão de ser uma pessoa fraca em comunicação, e até mesmo perder a oportunidade.[15]
editarDicas
- Leia sua resposta em voz alta para saber se você passou um tom confiante, amigável e natural.
- Sempre utilize nas respostas o mesmo endereço de e-mail que colocou no currículo ou formulário.
- Boas habilidades comunicativas são de grande valor no ambiente de trabalho. Ao escrever a resposta, tenha em mente que você já está sendo avaliado.
- Se você achar que precisa de uma ajudinha na composição do e-mail, pesquise na Internet por alguns modelos, e adapte-os à sua situação.
editarAvisos
- Evite usar fontes estranhas, gráficos desnecessários e firulas na formatação. Você precisa ser profissional sem causar estranhezas.
editarFontes e Citações
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