- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Se você gosta de cuidar de crianças, abrir uma creche é um ótimo jeito de ganhar a vida. De modo geral, existem duas formas de administrar esse tipo de estabelecimento. Se quiser receber muitas crianças, a melhor opção é ter um estabelecimento próprio para isso. Senão, se tiver seus próprios filhos para cuidar também, ou quiser apenas trabalhar de casa, mesmo, por que não abrir uma creche domiciliar? Não importa a opção escolhida, é muito importante entender como funciona esse tipo de negócio.
editarPassos
editarMontando um modelo de negócio
- Avalie a procura por creches em sua região. Antes de abrir o estabelecimento, o primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado, vendo qual a oferta e a demanada na região em que você vive. Existem diversas formas de conseguir essa informação, mas a melhor é conversar diretamente com os pais, para conhecer suas reais necessidades. Para ajudar, procure fazer o seguinte:
- Entreviste várias famílias e pergunte o que os pais procuram na hora de escolher uma creche, e se essas necessidades estão sendo atendidas pelas já existentes.
- Dê uma olhada nos censos da região, incluindo o número de famílias assalariadas que têm filhos em idade pré-escolar, o número recente de casamentos, e a média de renda das famílias. Essas informações podem ser encontradas na internet, através do site do IBGE.
- Identifique as creches da região. O próximo passo é conhecer sua concorrência em potencial. Se já existe um grande número de estabelecimentos oferecendo o mesmo serviço, pense em como você pode se diferenciar deles. Além disso, é importante considerar o seguinte, ao observar a concorrência:
- Qual faixa etária está sendo atendida?
- Qual o horário de funcionamento dos concorrentes?
- Quais serviços eles oferecem?
- Quantas creches funcionam na região?
- Decida se quer abrir a creche em casa, ou em outro estabelecimento. Embora existam vários serviços específicos que você pode oferecer em uma creche, existem dois modelos principais de negócio: a creche domiciliar, e a com base em estabelecimentos independentes. Essa escolha determinará o que terá que ser levado em conta na hora de pensar no orçamento e questões legais.
- Ao fazer essa decisão, leve em conta que as creches domiciliares têm menos despesas, horários mais flexíveis e ainda são mais convenientes para você e para os pais, também. Para abri-la, porém é preciso ficar de olho na legislação local, para saber se essa prática é permitida.[1]
- Por outro lado, um estabelecimento independente, que provavelmente terá uma manutenção mais cara, também terá mais espaço, e você poderá expandi-lo para aumentar a renda.
- Pense em que tipo de creche deseja abrir. Depois de escolher entre um estabelecimento domiciliar ou independente, o próximo passo é decidir que tipos de serviço deseja disponibilizar. A melhor forma de tomar essa decisão é pensando no motivou você a abrir uma creche, para que possa entender o que quer oferecer para a comunidade.
- Você quer oferecer um ensino religioso?
- Quer um ambiente inspirador, que foque no desenvolvimento e aquisição de habilidades?
- Ou quer apenas um lugar onde as crianças possam brincar à vontade?
- Decidir o tipo de serviço antes de qualquer coisa ajudará na hora de montar o negócio da melhor forma possível, permitindo o planejamento do orçamento segundo as reais necessidades de materiais, brinquedos, etc.
- Faça um orçamento. Uma das coisas mais importantes a se pensar antes de abrir um negócio, é o orçamento. Isso ajudará a planejar o futuro da empresa, garantindo que ela terá chances de dar certo, com base nos fundos disponíveis para mantê-la. Na hora de planejar, leve em conta as despesas iniciais, anuais e mensais, que incluem:
- Taxas para concessão de licensas, inspeções e seguros.
- Aval sanitário.
- Equipamento de segurança (detectores de fumaça, extintores de incêndio, detectores de monóxido de carbono, kit de primeiros-socorros, equipamentos seguros para as crianças, etc).
- Comida, brinquedos e o equipamento necessário para as atividades programadas.
- Salário para os futuros funcionários.
- Gastos com publicidade, trâmites jurídicos e outros serviços.
- Aluguel, hipoteca e contas.
- Escolha o nome da creche. Essa também é uma etapa muito importante, já que o nome é o primeiro contato entre o estabelecimento e o cliente. O ideal é escolher alguma coisa fácil de lembrar, e que dê uma ideia do tipo de serviço prestado.
- É preciso verificar se não há outro estabelecimento que já tem esse nome. Para isso, é importante buscar por empresas especializadas no registro de marcas e patentes.
- Escolha um tipo de entidade comercial. Existem diversos tipos de estruturas legais para seu futuro negócio, cada um com benefícios e desvantagens. Se abrir uma empresa como proprietário único, por exemplo, é provável que não terá tantos problemas na hora de acertar as contas com o leão. Mas, se optar por fazer uma sociedade de responsabilidade limitada, não responderá com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa.[2]
- Antes de tomar qualquer decisão, converse com um advogado especialista nesses assuntos, para que ele apresente um ponto de vista mais embasado.
editarOrganizando o negócio
- Entre em contato com a prefeitura. Uma vez que tiver finalizado toda a etapa de planejamento, e estiver pronto para colocar a mãos na massa, o primeiro passo será entrar em contato com a prefeitura para saber quais são os procedimentos legais a serem cumpridos para poder abrir uma creche no país.[3] Você deve se informar sobre:
- Que tipo de licença você precisa para administrar o negócio e como obtê-la.
- Quais disposições do Código de Obras devem ser seguidas.
- Qual a ocupação máxima permitida.
- Você também pode entrar em contato com o MEC ou mesmo o SEBRAE para mais informações.
- Escolha a locação. Se a ideia é abrir uma creche domiciliar, não tem por que perder tempo. Senão, você precisará escolher um lugar bem localizado e que esteja dentro do seu orçamento. Também será preciso considerar, dependendo dos fundos disponíveis, se você quer comprar ou alugar o espaço. Ao escolher o lugar, leve em conta os seguintes fatores:
- A localização é conveniente para os pais?
- O transporte público chega até ela?
- A área é segura?
- O espaço é adequado para seus planos?
- O lugar conta com cozinha e banheiros?
- Entre em contato com o departamento de zoneamento. Você tem que saber se o local cumpre com todas as leis de zoneamento e, para isso, entre em contato com esse departamento, perguntando quais são as exigências para abrir uma creche.[4]
- Prepare o local para a inspeção. Isso inclui a colocação de trancas nos armários e protetores nas tomadas, instalação de mesas-trocador, caso vá receber bebês, também, e detectores de fumação. Além disso, você também terá que apresentar um plano de evacuação para emergências.
- Se não passar na primeira, terá uma chance de corrigir os problemas, e se preparar para outra inspeção.
- Marque todas as inspeções necessárias. Dependendo das leis locais, será necessário fazer uma série de inspeções para garantir que o local está de acordo com as exigências sanitárias e de segurança.[5] É provável que você precise do aval das seguintes áreas:
- Corpo de bombeiros;
- Agentes sanitários;
- Agentes ambientais.
- Consiga as licenças necessárias. Na grande maioria dos casos, você terá que entrar com um pedido para conseguir uma licença para que a creche possa funcionar. O tipo de licença, porém, pode depender das leis em vigência, e você pode se informar sobre isso na prefeitura da sua cidade, que saberá explicar como o processo funciona. De todas as formas, ele costuma envolver:[6]
- Passar por reuniões que ensinam sobre as exigências para administrar o negócio, seguindo as leis em vigência.
- Preencher um formulário para conseguir a licença.
- Pagar uma taxa.
- Colaborar com as inspeções do local e revisão do plano de negócios.
- Fazer aulas de primeiros-socorros, CPR, entre outras.
- Apresentar os antecedentes criminais (tanto o seu, quanto dos funcionários).
- Passar por exames médicos e imunizações (tanto você quanto seus funcionários).
- Contrate um seguro. Geralmente, também é preciso ter um seguro de responsabilidade para abrir a creche.[7] Você cuidará dos filhos de outras pessoas e, portanto, deve passar toda a segurança possível aos clientes. Um seguro deixará os pais mais tranquilos, além de garantir uma proteção financeira a seu negócio, caso algo aconteça.
- Para saber qual tipo de seguro contratar, informe-se com a prefeitura de seu município.
- Cumpra com as leis fiscais. Dependendo do tipo de estrutura legal escolhida, você terá diferentes obrigações tributárias, inclusive na hora de declarar o imposto de renda.
- Assim como escolher uma estrutura legal, essa parte da taxação tributária também é bastante complicada, então o ideal é consultar um especialista para ter certeza de que está fazendo tudo direitinho.
- Compre o equipamento necessário. Para saber o que deve comprar, leve em conta o tipo de creche que deseja abrir. Crianças de faixas etárias diferentes têm interesses diferentes, e você precisará de equipamentos específicos para cada atividade que desenvolver. Para funcionar, é provável que você precise de:
- Móveis adaptados para crianças (mesas, cadeiras, etc);
- Material para artes (lápis, giz de cera, papel, tesoura sem pontas, etc);
- Brinquedos (jogos, quebra-cabeças, bonecas, Lego, bloquinhos de montar, etc);
- Livros infantis;
- Comidas e lanchinhos saudáveis;
- Organizadores para guardar objetos pessoais, cabideiros para os casacos, etc.
- Contrate empregados. Dependendo do tamanho da creche, você precisará de ajuda para cuidar das tarefas. Seja bem seletivo ao escolhê-los, já que serão responsáveis pelas crianças, e você por eles. Ao entrevistar os candidatos, fique atento às seguintes dicas:[8][9]
- Procure pessoas que já têm experiência com crianças, como babás, professores, monitores de acampamentos, etc.
- O nível de escolaridade também deve ser levado em conta. É importante encontrar candidatos com conhecimentos em pedagogia, saúde infantil e outras áreas correlativas.
- Embora não seja um requesito legal em todos os lugares, veja se eles têm treinamento para realizar CPR e primeiros-socorros.
- Dependendo das leis em vigor, pode ser necessário checar os antecedentes penais dos candidatos.
editarAdministrando a creche
- Desenvolva uma estratégia de marketing. Todo negócio de sucesso depende de um marketing estruturado, que atinja o público-alvo. Antes de começar a divulgar sua creche, tire um tempo para pensar sobre a imagem que deseja passar, considerando o seguinte:
- Pense em como descreverá os serviços oferecidos. O que faz deles diferentes ou melhores dos que estão disponíveis no mercado? Qual faixa etária será atendida? Qual o horário de funcionamento?
- Decida qual será o preço cobrado, com base na pesquisa de mercado, para que sua creche possa competir com a concorrência.
- Pense nas vantagens que a localização oferece (estacionamento, segurança, conveniência, etc).
- Se tiver funcionários, saiba como divulgá-los, também. Qual bagagem trazem para a creche quanto a qualificações, certificados e especializações?
- Divulgue. Comece a veicular a propaganda cerca de três meses antes de abrir a creche. Se tiver orçamento, use mídias como o jornal, o rádio e a televisão, também, ganhando ainda mais visibilidade. Se quiser opções mais baratas, veja as dicas a seguir:
- Abuse da propaganda boca a boca.
- Coloque cartazes e flyers em espaços públicos, e peça permissão para deixá-los em estabelecimentos privados, também.
- Distribua panfletos e cartões em bibliotecas, igrejas, escolas e festas do bairro.
- Se puder, coloque uma propaganda nos classificados do jornal local.
- Desenvolva um cronograma diário. Será preciso ter um controle sobre as atividades do dia-a-dia. Algumas creches têm estruturas bastante precárias, oferecendo apenas brinquedos e comida para as crianças, mas sem nenhuma atividade ou rotina para seguir. Outras têm abordagens mais organizadas, com horários específicos para brincadeiras, aprendizagem, cochilinhos e etc., com base na idade das crianças. É bom tirar um tempo para pensar no que será oferecido e como esse conteúdo pode ser organizado.
- Se não souber por onde começar, pergunte aos pais da sua região o que é que eles buscam em uma creche ou como é a rotina dos filhos em casa.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário