- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Após utilizados, os fogos de artifícios continuam quentes. O mesmo vale para os que falharam. Se não tomar cuidado, você pode acabar se queimando ou causando incêndios. Tenha água por perto, e esteja preparado para combater um fogo em potencial. Após o uso, encharque-os, e depois coloque-os dentro de um saco plástico. Só então coloque-os no lixo. Divirta-se com segurança!
editarPassos
editarEncharcando os fogos de artifício
- Disponha de uma fonte de água. Antes de acender rojões, bombas ou similares, certifique-se de que você tem água por perto. Encha alguns baldes para colocá-los após o uso ou apagar um pontencial incêndio. Tenha sempre um extintor ou mangueira por perto. Em casos de emergência, você pode até jogar um balde de terra ou areia sobre o fogo, mas o ideal é usar água.
- Após o uso, mergulhe os fogos na água. Submerja-os em um balde grande, de maneira que eles fiquem totalmente encharcados, sem vestígios de brasa ou fumaça. Deixe-os lá por no mínimo quinze minutos ou, se possível, até o dia seguinte. Faça isso com os fogos usados, falhados, e também com os acendedores.
- Para maior segurança, molhe-os de longe. Jogue água neles com o balde, ou use uma mangueira.
- É importante molhar inclusive os rojões falhados. Às vezes, eles podem explodir tardiamente, machucando pessoas ou causando incêndios. Jamais tente reaproveitar um rojão falhado. Espere 20 minutos, e coloque-o na água.
- Retire o pavio de fogos de artifício não utilizados. Para se livrar de rojões que não utilizou, retire os pavios, para que eles não explodam por acidente.
- Não molhe os fogos de artifício em fontes naturais de água. Os compostos usados para dar coloração às explosões contêm metais que podem poluir o ar, a água, e o ecossistema. Ademais, não solte fogos próximo a rios, pois você pode acabar matando peixes ou outros animais. Se você acabar fazendo isso por acidente, remova os detritos visíveis da superfície da água.[1]
editarDescartando os fogos
- Recolhe os pedacinhos. Após o espetáculo, faça um pente-fino na área, recolhendo todos os vestígios da explosão. Observe quando eles estiverem caindo, para saber onde procurar os pedacinhos depois. Se deixar resíduos de material com brasa, você pode acabar causando um incêndio! Além disso, os fogos contém metais e outros materiais que podem poluir o ecossistema e os lençóis freáticos.[2] Faça a sua parte para minimizar o impacto.
- Ensaque os fogos. Coloque-os em sacos de lixo, Ziplocs, ou plástico envoltório, para que não sequem.[3] Se possível, reforce a proteção com outra camada de plástico. Não tem problema algum em colocar vários rojões em um mesmo saco, desde que você feche-o bem depois.
- Coloque o saco no lixo normalmente. Não é possível reciclar fogos de artifício.[4]Se possível, leve os detritos ao Ecoponto de sua cidade. Informe os funcionários do local que o saco contém fogos de artifício, sejam eles falhados, usados, ou intocados.
- Caso você sinta que não deve colocar os fogos no lixo, ligue para o Corpo de Bombeiros. Às vezes, você pode conseguir a ajuda deles, que farão o descarte de maneira apropriada. Essa ideia é uma boa caso você queira se livrar de fogos de artifício que nunca utilizou.
editarAvisos
- Use luvas de proteção. Caso você for acender os fogos, use óculos de proteção para os olhos.[5]
- Nunca aponte um rojão para si mesmo ou para alguém.
- Mantenha os fogos longe de crianças.
- Use-os com consciência.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário