- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
O acabamento é a última etapa de qualquer artesanato com madeira. Em suma, fazer o acabamento significa aplicar um de vários tipos de camadas protetoras, geralmente transparentes, chamadas "acabamentos". Seja na restauração de um móvel velho, ou na construção de um novo, você deve torná-lo vivaz com um stain e um acabamento. O primeiro passo é lixar a madeira. Depois, aplique um stain e, por fim, o acabamento, que a deixará bem bonita.
editarPassos
editarPreparando a madeira
- Lixe o material. A madeira terá alguns riscos e entalhes causados pelas máquinas de corte, pelo manuseio, ou pelo próprio desgaste natural. Antes de aplicar qualquer produto nela, lixe-a para remover ou reduzir esses defeitos.[1]
- Se você não cumprir essa etapa, o acabamento evidenciará mais ainda os defeitos, deixando bem visíveis os riscos e outras marcas.
- Comece com uma lixa de grão 120. Na maioria dos casos, as falhas serão suavizadas já nessa etapa.
- Lixe sempre na direção do fio da madeira, nunca contra ele.
- Repita o procedimento com lixas cada vez mais finas. Faça isso até alcançar algo entre 180 e 220 grão.
- As várias sessões de lixamento – com lixas cada vez mais finas – removerão os riscos que porventura tenham sido causados pelas lixas mais grossas.
- Examine o resultado, e veja se está satisfeito. Use uma luz forte, ou molhe a madeira com tíner para evidenciar as falhas remanescentes.
- Se ainda houverem imperfeições, lixe o material novamente. Cuidado: se você lixar demais a área falhada, poderá piorar a situação.
- Com cuidado, deixe a superfície o mais lisa possível. Algumas áreas talvez sejam apenas parcialmente corrigíveis.
- Passe um pano na madeira para remover a poeira. Após passar as lixas, use um pano para remover os detritos remanescentes. Qualquer pano serve, mas o pano pega poeira da Norton é mais eficiente.
- Se você não fizer isso antes de aplicar o stain, as partículas ficarão grudadas nele, enfeando o acabamento.
editarAplicando o stain
- Antes de aplicar o produto, faça um teste em relação à cor. Aplique um pouquinho em uma área discreta da madeira (pode ser na parte de baixo), ou em outra peça do mesmo material. Assim, você poderá saber a cor que ela adquirirá após a aplicação.[2]
- Se você exagerar no stain, a cor não mudará muito, mas a madeira poderá ficar com áreas desniveladas.
- Ao preparar o stain, nunca o chacoalhe. Basta mexê-lo.
- Aplique o stain com um pincel ou pano. Passe-o uniformemente, evitando formar poças. Para isso, o ideal é usar um pincel.[3]
- Quando você mergulhar o pano ou pincel no stain, cuidado para que ele não pingue em outras superfícies.
- Aplique o produto uniformemente em toda a madeira. Dê várias pinceladas, espalhando bem o stain, e criando uma superfície suave.
- Primeiro, aplique o produto em uma área pequena, como uma das pernas do móvel, ou uma parte da gaveta. Habitue-se com o tempo de secagem. Se o stain secar muito rápido, ele pode ser liquefeito novamente com uma nova pincelada, mas isso deixará a madeira mais escura. Caso você exagere, limpe o excesso imediatamente.
- Assim que souber o tempo de secagem do stain, comece a aplicá-lo no resto da peça.
- Se o resultado não ficar escuro o suficiente, aplique várias camadas.
- Continue passando o stain, e removendo o excesso antes que ele seque. Não aplique a próxima camada antes que anterior seque totalmente. Aplique sempre uma mão por vez.
- Não reaplique o stain em áreas já finalizadas, pois isso escurecerá a madeira.
editarFazendo o acabamento
- Escolha um acabamento para a madeira. Os a base de água são menos nocivos, mais ecológicos, e não inflamáveis. Uma camada de poliuretano transparente deixará a madeira bonita e bem protegida.
- Escolha um acabamento com o brilho desejado. Se você comprar um acabamento mais brilhoso, a madeira adquirirá essa característica no visual.
- Os produtos com muita água podem penetrar a madeira e inchá-la, a deixando desnivelada. Se for usar um desses, aplique-o com moderação, usando camadas finas.
- Com cuidado, lixe as farpas que se sobressaírem após a primeira camada do produto. Para que ele fique mais suave, aplique mais duas camadas após a primeira, e lixe-as com mais vigor.
- Aplique um acabamento para proteger a madeira da água, poeira, e manchas. Assim como fez com o stain preparatório, use um pincel de cerdas naturais para passar o produto, sempre na direção do fio, e nunca na direção contrária.[4]
- Mexa o stain antes de aplicá-lo. Não chacoalhe a lata. Isso cria bolhas de ar, que podem acabar sendo transferidas para a madeira.
- O poliuretano a base de água é o melhor acabamento para a madeira crua, pois ele ressalta as qualidades do material, como o fio e a cor.
- Um poliuretano a base de óleo, combinado com o stain, traz maior durabilidade à madeira.
- Aplique o acabamento na madeira com um pincel de cerdas naturais. Uma alternativa é utilizar um pincel de espuma de 5 cm de largura. Após a primeira mão, deixe o material secar até o dia seguinte.
- Aplique várias camadas de acabamento à madeira. Todavia, espere que a primeira mão seque totalmente, para que você possa lixá-la um pouco, de maneira a deixá-la suave e preparada para as próximas aplicações.
- Depois que o acabamento secar, lixe-o uma vez. Lixe a primeira camada com uma lixa de grão 280 ou, caso você esteja com tempo, uma lixa mais fina ainda.
- Remoa a poeira com um pano pega poeira, ou aspire a madeira.
- Aplique a segunda camada como se fosse tinta. Caso bolhas se formem, neutralize-as com o pincel. Sempre que possível, faça os movimentos no sentido do fio da madeira.
- Se a superfície for plana, faça movimentos sempre retos.
- Com movimentos em linha reta, aplique o acabamento de maneira que ele fique bem ralinho, cobrindo toda a superfície.
- Lixe a madeira após cada aplicação subsequente. Assim como você fez após a primeira mão, lixe levemente as próximas camadas (depois de secas), para remover quaisquer imperfeições.
- Novamente, use um aspirador ou pano pega poeira.
- Repita o processo duas ou três vezes. Depois que tiver aplicado algumas camadas do acabamento, não lixe a última delas.
- Não é necessário lixar a camada final, pois isso removeria o brilho da peça.
- Depois que a madeira secar, use um pano macio para remover quaisquer partículas da superfície.
editarDicas
- Existem produtos que combinam stain e acabamento em uma única embalagem. Para melhores resultados, evite-os, e use produtos separados.
- Aplique os produtos com pinceladas longas.
- Antes de cada aplicação, não se esqueça de remover a poeira e outras partículas da superfície.
- Caso você não tenha uma bancada de trabalho, coloque uma lona no chão, e use roupas que podem ser sujas com os produtos. Use luvas de proteção. O stain é um produto muito difícil de ser removido. Evite que ele entre em contato com a pele ou outras superfícies.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário