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Como Usar um Torquímetro

O torquímetro é uma ferramenta especialmente projetada para ser utilizada na manutenção de automóveis e em construções. O torque é a força rotacional aplicada ao apertar um parafuso ou porca, e o torquímetro consegue medir essa força, permitindo que você aperte o parafuso corretamente. As chaves normais não possuem essa medição, o que dificulta o trabalho.

editarPassos

editarPreparando o projeto

  1. Compre um torquímetro que calibrado calibrado. Você pode comprar um diretamente de um fornecedor de peças automotivas ou de alguma loja de artigos desse tipo. Tenha cuidado ao comprar um usado, pois ele pode estar desregulado. O ideal é que você o leve para a oficina para a regulagem.
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    • Existem quatro tipos de torquímetro: o de vareta, o de estalo ajustável, o de relógio e o digital eletrônico. A principal diferença entre eles é a forma de leitura e a facilidade de ajuste.
    • O torquímetro de vareta é uma opção barata e fácil de usar.
    • Para uma maior precisão, prefira um de estalo ajustável.
  2. Procure as especificações de torque do projeto em questão, que geralmente são dadas em Nm. O manual pode indicar, por exemplo, que o torque de aperto recomendado para um certo parafuso ou porca é de 40 Nm ou 135 Nm.
    Use a Torque Wrench Step 2 Version 2.jpg
    • Procure por essas informações online caso você não as possua.
    • Verifique o padrão de aperto recomendado pelo manual. Ele deve indicar a sequência de torque dos parafusos, que geralmente não é sequencial, mas sim alternada. Consulte as instruções para obter a ordem exata para o seu caso.
  3. Lembre-se de utilizar parafusos e porcas limpos, secos e em perfeitas condições. A mesma quantidade de torque não será tão eficiente se a rosca estiver danificada, por exemplo. Isso também pode causar problemas na hora de remover essas peças no futuro.
    Use a Torque Wrench Step 3 Version 2.jpg
    • Não lubrifique a rosca antes da hora. Isso reduz a fricção, aumentando a carga sobre o parafuso.

editarUsando um torquímetro de relógio

  1. Aperte os parafusos usando uma chave inglesa ou soquete até que eles apresentem resistência. Depois, posicione o torquímetro.

  2. Segure o torquímetro pela área de plástico do cabo da ferramenta. Segurá-lo em outro local pode influir na precisão da medição, então segure no local correto.

  3. Posicione a ponta do torquímetro e fique em uma posição onde seja possível ler a marcação da ferramenta. Tente não ficar torto para evitar leituras erradas.

  4. Aperte no sentido horário até atingir o torque recomendado. Aperte os outros parafusos ou porcas na direção recomendada usando a mesma técnica.

editarUsando um torquímetro de estalo ajustável

  1. Aperte os parafusos utilizando uma chave inglesa ou chave soquete até que elas comecem a apresentar resistência.

  2. Ajuste o torquímetro. Afrouxe o seletor de torque, gire-o até que ele atinja a especificação e aperte-o novamente.

  3. Segure o torquímetro pelo cabo. Posicione a ponta dele sobre o parafuso, mantendo o cabo no lado esquerdo.

  4. Gire no sentido horário até escutar um estalo. Repita o processo para ter certeza de que o torque recomendado foi atingido.[1]

  5. Prossiga para os próximos parafusos ou porcas seguindo o a ordem recomendada pelo projeto.

  6. Reconfigure o torquímetro para zero ou para a menor valor que ele possuí ao terminar. Isso reduzirá a pressão na mola interna da ferramenta e ajudará a mantê-la calibrada por mais tempo.
    Use a Torque Wrench Step 13 Version 2.jpg

editarDicas

  • Não derrube o torquímetro. Essa é uma ferramenta sensível, então manuseie-a com cuidado para não prejudicar a calibragem. Caso algum problema ocorra, procure o fornecedor ou a loja para a realização dos ajustes necessários.
  • Os torquímetros de relógio e os elétricos digitais são os mais precisos, apesar de serem um pouco caros. Eles só devem valer a pena se você for utilizá-los frequentemente e profissionalmente.
  • Tenha ainda mais cuidado a apertar parafusos de roda. Apertar demais pode danificar a peça, não apertar o suficiente pode deixar a roda solta e não apertar de maneira uniforme pode gerar desgaste desigual.[2]

editarMateriais Necessários

  • Torquímetro calibrado.
  • Instruções do projeto.
  • Chave inglesa ou soquete.
  • Parafusos e porcas limpos, secos e em perfeitas condições.

editarFontes e Citações



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