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Publicada por
Filipe heitor
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O Microsoft Publisher é um programa do pacote Office que permite a criação de documentos profissionais, como boletins informativos, cartões postais, convites, flyers e panfletos, utilizando modelos pré-definidos. Após selecionar um dos modelos disponibilizados pelo Publisher, você poderá adicionar texto e imagens à vontade antes de salvar e imprimir o documento.
editarPassos
editarSelecionando um modelo
- Abra o Microsoft Publisher. Após abrir o aplicativo, a janela Catálogo será exibida na tela. Ela apresenta diversos tipos de publicações e modelos que você pode utilizar para criar seu documento, incluindo boletins informativos, panfletos, cartazes, cartões comemorativos, papéis timbrados, envelopes, banners, anúncios e muito mais.
- Clique no tipo de publicação que deseja criar na coluna da esquerda. Vários modelos diferentes para a publicação selecionada serão exibidos no painel à direita.
- Navegue através dos modelos exibidos no painel na parte direita da tela para encontrar o modelo que você deseja utilizar. Por exemplo, se escolheu "Boletim informativo" e sua publicação é voltada para crianças, utilize o modelo "Infantil".
- Selecione um modelo e clique em "Iniciar assistente", no canto inferior direito da janela de Catálogo. Feito isso, o modelo escolhido será exibido na janela principal do Publisher.[1]
editarCriando seu documento
- Clique em "Próximo" no painel esquerdo após iniciar o assistente para o modelo selecionado. O assistente guiará você através do processo de formatação de seu documento.
- Siga as instruções fornecidas pelo assistente do Publisher para criar seu documento. As etapas variam de acordo com o tipo de documento. Por exemplo, ao criar um boletim informativo, o assistente solicitará que você selecione um esquema de cores e indique se deseja que o endereço do destinatário seja impresso no documento.
- Clique em "Concluir" na última guia do assistente. O assistente será minimizado e você poderá adicionar texto e imagens ao documento.
- Clique na seção do documento onde deseja que o conteúdo seja adicionado. Os modelos possuem vários quadros nos quais é possível inserir texto ou imagens. Na maioria deles, o Publisher insere exemplos para que o usuário tenha uma melhor noção de como escrever e formatar o documento. Por exemplo, caso opte pela criação de um envelope, o Publisher insere endereços fictícios nos respectivos quadros de texto para que você possa substituí-los com as informações relativas ao seu documento.
- Escreva um texto ou insira imagens em cada quadro do documento, conforme desejado. É possível também inserir quadros adicionais, caso precise.
editarInserindo quadros adicionais
- Clique na guia "Inserir" e selecione "Desenhar caixa de texto".
- Posicione o cursor do mouse no local onde deseja inserir a borda superior esquerda do quadro.
- Arraste o cursor diagonalmente para baixo e para a direita até que o quadro esteja no tamanho desejado.
- Clique dentro do quadro e comece a digitar seu texto.
editarInserindo uma imagem
- Posicione o cursor no local em que deseja adicionar a imagem.
- Clique na guia "Inserir" e selecione "Imagem" na seção Ilustrações. A caixa de diálogo "Inserir imagem" será aberta.
- Clique na pasta que contém a imagem que você deseja adicionar ao documento.
- Abra a mesma pasta no painel direito da caixa de diálogo.
- Selecione a imagem que deseja adicionar e clique em "Inserir". Feito isso, a imagem será adicionada ao documento.[2]
editarCortando uma imagem
- Clique na imagem que você deseja cortar. O contorno de uma caixa aparecerá em torno dela.
- Clique na aba "Formatar" e selecione "Cortar" abaixo da seção Ferramentas de Desenho.
- Posicione o indicador de corte sobre a borda ou o canto da imagem, conforme desejado.
- Arraste o indicador de corte sobre a parte da imagem que você deseja recortar ou remover.
- Mantenha pressionada a tecla CTRL ao arrastar um indicador central para cortar os dois lados uniformemente.
- Mantenha a tecla CTRL + SHIFT pressionada ao arrastar um indicador de canto para cortar todos os quatro lados uniformemente, mantendo as proporções de sua imagem.
editarSalvando o documento
- Clique em "Arquivo" e selecione "Salvar".
- Digite um nome para o documento na caixa de diálogo "Salvar como".
- Especifique o local no qual deseja salvar o documento. Caso contrário, o Publisher salvará o arquivo na pasta padrão do programa.
- Clique em "Salvar". Seu documento será salvo.[3]
editarImprimindo o documento
- Clique em "Arquivo" e selecione "Imprimir".
- Digite o número de cópias desejado ao lado da opção “Cópias do trabalho de impressão”.
- Verifique se a impressora está selecionada na seção "Impressora". Na maioria dos casos, sua impressora padrão será exibida automaticamente nesse campo.
- Indique o tamanho do papel que você usará na impressão em "Configurações".
- Selecione sua preferência de cor e clique em “Imprimir”. O documento será enviado para a impressora.
editarFontes e Citações
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