- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Aprender a ligar uma moto é algo imprescindível para quem possui uma. Isso não deve ser difícil se a máquina estiver em boas condições, então continue lendo para aprender o básico sobre como ligá-la!
editarPassos
editarRealizando os passos iniciais
- Determine se a moto é carburada ou possui injeção eletrônica. Muitas motos, especialmente as mais antigas e baratas, não possuem sistemas modernos de injeção de combustível. Para tirar a dúvida, procure pela alavanca do afogador, que provavelmente trará a inscrição "Choke" e estará no lado esquerdo do guidão, acima da buzina. As motos carburadas possuirão essa alavanca, ao contrário das que possuem injeção eletrônica.[1]
- Suba na moto ao ligá-la. Isso dará a você o controle total sobre a máquina após a partida. Caso seja necessário ligar a moto sem subir nela, lembre-se de colocá-la no ponto morto (que geralmente fica entre a primeira marcha e a segunda) antes de ligar o motor para que ela não saia correndo por ai sem você!
- Verifique se a moto está em boas condições de funcionamento. Ela deve ter combustível e bateria suficientes. Além disso, é importante deixá-la com a manutenção em dia, principalmente em locais úmidos ou frios. Instalar velas novas ou limpar e ajuste a abertura das antigas é uma boa manutenção. Verifique também o sincronismo do motor, ajustando-o se necessário. A manutenção e limpeza do carburador também pode ajudar bastante.
- Troque os fios das velas de ignição se eles estiverem velhos ou desgastados. Na troca, utilize apenas os produtos recomendados pelo fabricante, que podem ser encontrados no manual do veículo.
- Verifique o nível de óleo. Lembre-se de verificar o nível de óleo para ter certeza de que o motor está bem lubrificado antes de dar a partida. Isso vale para qualquer veículo. Não ligue o motor se o nível estiver baixo ou se não houver óleo, pois isso causará superaquecimento e em seguida a quebra do motor.
- Verifique a bateria. Coloque a chave na ignição e gire-a no sentido horário até que as luzes acendam. Caso isso não ocorra, o problema provavelmente será a bateria, que precisará ser substituída.
editarLigando uma moto carburada
- Procure pela alavanca do afogador ou pelo botão corta-corrente. Para ligar uma moto como o motor frio, geralmente será necessário utilizar o afogador ou o botão "corta-corrente". A função do afogador, que é uma alavanca que se liga ao carburador de algumas motos, é tornar a mistura de combustível mais rica para que o motor possa ser ligado após ficar sem funcionar por algumas horas. Quanto mais sujo estiver o carburador e quanto mais frio estiver o motor, mais essa alavanca precisará ser acionada.[2]
- Não é necessário utilizar o afogador quando o motor estiver quente, pois nesses casos, a quantidade de energia necessária para fazê-lo voltar a funcionar é menor. Basta acionar um pouco o acelerador na hora de ligar para que ele funcione normalmente.[3]
- Muitas motos possuem um botão corta-corrente no macaco, então lembre-se de guardá-lo antes de ligar a moto. Apesar disso, deixar a moto no ponto morto desativará o corta-corrente do macaco.
- Acione a alavanca do afogador e deixe o corta-corrente na posição "on" (ligado). Além disso, não toque no acelerador ao operar o motor de partida ou o pedal de ignição para que o motor não "afogue". Lembre-se; geralmente não é necessário acionar o afogador se o motor tiver sido usado nas últimas horas.[4]
- Gire a ignição para a posição "on". As luzes do painel devem acender e o indicador de neutro deve aparecer no visor (caso você tenha seguido a recomendação de deixar a moto no ponto morto).
- Ligue o motor. Acione a embreagem (que fica no lado esquerdo) e aperte o botão de ignição (no lado direito). Você deve ouvir agora o prazeroso som de partida da moto.
- Feche a alavanca do afogador e acione um pouco o acelerador. Faça isso logo após o motor ligar, acelerando progressivamente à medida em que o motor esquenta. Talvez seja necessário deixar o afogador ligado por mais algum tempo, mas desative-o assim que possível para que a moto funcione suavemente. Não suba muito a rotação do motor enquanto ele ainda estiver esquentando.
editarLigando uma moto com injeção eletrônica
- Coloque a moto no ponto morto. Geralmente, a posição que o seleciona fica entre a primeira e a segunda marchas.[5]
- Não se preocupe com o afogador. As motos com injeção eletrônica gerenciam automaticamente a quantidade certa de combustível a ser injetada no motor, seja no frio ou no calor. Não existe afogador nessas motos, basta acelerar um pouco ao ligá-las.
- Acione a embreagem. Em geral, ela fica no lado esquerdo. Muitos motoqueiros também acionam o freio dianteiro (no lado direito do guidão) nesse momento.
- Pressione e segure o botão de ignição. Geralmente, ele fica no lado direito, logo abaixo de onde a sua mão direita fica durante a pilotagem.
- Tente acelerar um pouco. Faça isso se a moto não ligar nesse primeiro momento, mas lembre-se de deixar a embreagem totalmente acionada primeiro.
editarDicas
- Tenha certeza de que o combustível da moto seja novo e que a bateria esteja carregada antes de tentar ligá-la. O problema pode ser mais sério se mesmo assim ela não ligar.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário