Como Consertar um Zíper Separado

Como Jogar uma Partida de Ludo

Ludo é um jogo popular que deriva de um jogo indiano antigo chamado Pachisi. É um jogo de tabuleiro divertido, para a toda a família e que pode ser jogado por duas a quatro pessoas. As regras são complexas, mas o jogo é fácil de entender. O objetivo é levar todos os seus peões para a casa principal, que fica no centro do tabuleiro.

editarPassos

editarPreparando o jogo

  1. Compre um jogo de Ludo. É possível encontrar versões do jogo em lojas de brinquedos e em lojas de departamento. O jogo é mais popular na Índia e em Bangladesh, mas há versões ocidentais disponíveis.
    Play Ludo Step 1 Version 3.jpg
    • No Brasil, o Ludo também é conhecido como “Furbica”.
  2. Compreenda a terminologia do jogo. Há diversos termos específicos do Ludo e outros jogos similares. Cada jogador escolhe uma cor e tem controle sobre quatro peças ou peões. Em vez de usar um par de dados, o Ludo requer apenas um dado. O jogo começa ao colocar os peões em suas respectivas casas. As casas são os quadrados grandes e coloridos em cada canto. A casa central é o quadrado que fica no meio do tabuleiro.
    Play Ludo Step 2 Version 3.jpg
    • A maior parte do jogo ocorre no caminho. O caminho consiste de 52 espaços.
    • A volta completa é feita de quatro partes com cinco espaços. Ela leva à casa central. Você só pode chegar à casa central se o seu peão estiver na entrada da casa que for da cor dele.[1]
  3. Monte o seu grupo. O Ludo pode ser jogado com no mínimo duas e no máximo quatro pessoas. Os jogadores devem ter acima de quatro anos para ter a atenção e habilidades necessárias para contar e se revezar nas jogadas. Cada jogador deve escolher uma cor entre as quatro disponíveis, que será a cor da casa e dos peões.[2]
    Play Ludo Step 3 Version 3.jpg
  4. Prepare o tabuleiro. Depois que cada jogador tiver escolhido uma cor, você deve pegar todos os peões daquela cor e colocá-los nas casas da cor correspondente.

    • Quando são apenas duas pessoas jogando, é importante que as casas escolhidas estejam em cantos opostos. Isso quer dizer que vermelho joga contra amarelo e verde joga contra azul. Coloque os peões nas casas correspondentes.
  5. Decida quem vai começar. Use o dado para determinar quem será o primeiro a jogar. Quem conseguir o maior número começa. A ordem dos jogadores deve seguir em sentido horário a partir do primeiro jogador.[3]

editarJogando Ludo

  1. Comece o jogo. Quem jogou o dado maior começa o jogo. Para isso, o jogador deve conseguir um seis no dado, que vai “ativar” o peão para jogo. Se a pessoa não conseguir um seis, então, é a vez do próximo jogador tentar. O seis permite que o peão saia da casa inicial.

    • Todo mundo tem uma chance de conseguir um seis. Se não conseguir, passa a vez para o próximo jogador.
  2. Siga com a jogada. Quando um jogador conseguir um seis, ele deve jogar o dado novamente para mover o peão. É necessário seguir o número que cair. Para chegar à seção da “casa”, é preciso andar a quantidade exata apresentada pelo dado. Você não pode entrar na casa se tirar um número maior do que o necessário.[4]

    • Se não houver nenhum movimento que você possa fazer, terá que passar a vez.[5]
  3. Entenda a regra dos seis. Quando um jogador tira um seis no dado, ele pode tirar um peão da casa inicial. Então, é preciso jogar o dado novamente e se mover no número de espaços correspondente à segunda jogada do dado.

    • Se o jogador tirar um seis no dado novamente, então, ele pode mover o primeiro peão ou já retirar o segundo. Se decidir por tirar mais um peão da casa inicial, ele deve jogar o dado mais uma vez para movê-lo.
    • Se o jogador tirar mais um seis no dado, ele não poderá tirar mais peões da casa e a jogada se encerra ali. [6]
  4. Capture o peão dos seus oponentes. Você pode capturar o peão de um oponente toda vez que cair em cima de um deles. O peão capturado volta para a casa inicial. Sendo assim, o jogador terá que tirar um seis novamente para tirá-lo da casa.[7]

    • Se o peão do oponente está bloqueando seu caminho e não é possível capturá-lo, você não poderá mover o seu.
  5. Brinque com as torres. Uma torre se forma quando dois ou mais peões da mesma cor estão no mesmo espaço. Torres funcionam como barreiras para todos os jogadores, incluindo você, no tabuleiro. Quando há dois peões da mesma cor e um oponente cai no mesmo lugar, chamamos isso de torre mista.[8] Quando ocorre uma torre mista, todos os peões voltam para as suas respectivas casas.

    • Se houver uma torre a três espaços de distância do seu peão e você tirou um quatro no dado, você não poderá mover o seu peão e deve passar a vez. Se tirar um quatro, você poderá capturar os peões do adversário, mas também terá que voltar para a sua casa.
    • Torres funcionam como barreiras para os seus peões também. A única forma de passar sua própria torre é chegar até ela tirando o número exato no dado. Em seguida, na sua próxima jogada, você poderá mover o peão novamente.
    • Você também pode jogar com “pares” em vez de torres.
  6. Faça pares com os peões. Essa é uma faca de dois gumes, que pode fazer você ganhar ou perder o jogo. Para combinar os peões, simplesmente monte em outro peão caso tenha tirado o número exato de espaços no dado para isso. Quando os peões estão juntos, não é possível separá-los, a menos que você chegue na casa central ou seja capturado. Desde que você esteja em par e fora da casa, o oponente não pode passar nem tirar você, a menos que ele também tenha um par e caia no mesmo espaço.

    • Se o par do oponente cair sobre o seu, você perderá os dois peões.
    • Você pode jogar com a regra das torres ou criar uma forma híbrida com as duas opções.
  7. Chegue à casa central. Para colocar seus peões nela, é necessário dar uma volta completa no tabuleiro. Cada peão deve sair sempre à direita. Depois de completar a volta, você poderá colocar seus peões na casa central.[9]

  8. Ganhe o jogo. Para ganhar o jogo, é preciso colocar todos os peões dentro da casa central antes de qualquer outro oponente.[10] Não dá para pular peões no Ludo. Se tiver um espaço vazio, é necessário mover o peão mais próximo para ele. A regra é sempre andar nos espaços de acordo com os números tirados no dado.

    • Se você tem um espaço para se mover, mas tirou um dois ou três no dado, não será possível mover o peão.

editarMateriais Necessários

  • Um dado de seis lados;
  • Tabuleiro de Ludo;
  • 16 peões, sendo quatro de cada tipo (quatro cores diferentes, formatos, etc.).

editarDicas

  • Há diversas variedades de Ludo. A versão que você conhece pode não ser a que seus oponentes conhecem. Discuta as regras com o grupo antes de começar o jogo.

editarFontes e Citações


Erro de citação <ref> tags exist, but no <references/> tag was found


$2

Comentários