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Publicada por
Filipe heitor
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Leia este artigo para saber como transformar uma impressora comum em uma impressora wireless apenas conectando-a a um roteador. Caso esse método não funcione em sua impressora, você poderá tentar conectá-la a um computador com acesso à internet e compartilhá-la com outros computadores de sua rede.
editarPassos
editarUtilizando uma impressora USB conectada a um roteador
- Verifique se há uma porta USB na parte de trás de seu roteador. Caso seu roteador tenha uma porta USB na parte de trás, você poderá conectar a impressora ao roteador utilizando um cabo USB macho x macho.
- Compre um adaptador USB para Ethernet, se necessário. Caso seu roteador não possua uma porta USB, você precisará comprar um adaptador USB que se conecte a uma das portas Ethernet de seu roteador.
- Você pode encontrar adaptadores desse tipo em sites como Mercado Livre e eBay, embora também possam ser encontrados em lojas de informática, como o KaBuM.
- Coloque sua impressora perto de seu roteador. Sua impressora deverá estar perto o suficiente de seu roteador para que você consiga conectar adequadamente o cabo USB.
- Conecte sua impressora ao seu roteador. Conecte uma extremidade do cabo USB na parte traseira da impressora e a outra na parte traseira do roteador.
- Caso esteja usando um adaptador USB para Ethernet, primeiro conecte o adaptador em uma das portas Ethernet na parte de trás do roteador.
- Conecte sua impressora a uma tomada. Você pode precisar de um cabo de extensão.
- Ligue sua impressora. Para isso, pressione o botão Power .
- Espere por 10 minutos. Esse tempo será o suficiente para seu roteador reconhecer e programar a impressora.
- Sua Internet pode ficar lenta por alguns minutos enquanto seu roteador instala os drivers necessários para a impressora.
- Tente conectar-se à impressora. Verifique se o seu computador está conectado à rede sem fio do roteador no qual sua impressora está conectada e execute um dos seguintes procedimentos, de acordo com o sistema operacional utilizado:
- Windows - Abra o menuIniciar , clique em Configurações , em seguida, clique em Dispositivos, depois em Impressoras e scanners, seguido deAdicionar impressora ou scanner, selecione sua impressora wireless e clique em Adicionar dispositivo.[1]
- Mac - Abra o menu Apple , clique em Preferências do Sistema..., depois em Impressoras & Scanners, selecione sua impressora wireless no lado esquerdo da página e clique em Adicionar.[2]
- Caso não consiga se conectar ao seu roteador, tente um dos próximos métodos.
editarUsando um computador hospedeiro com Windows
- Conecte sua impressora ao computador que você deseja usar como hospedeiro. Esse método permite que você use um computador conectado à internet para agir como o wireless de sua impressora. Você deve começar conectando sua impressora ao computador através do cabo USB.
- Conecte sua impressora a uma tomada elétrica. Escolha uma tomada elétrica próxima ao seu computador para evitar esticar ou dobrar o cabo.
- Ligue a sua impressora. Para isso, pressione o botão Power .
- Siga os procedimentos exibidos na tela. Caso seja solicitado, siga as instruções na tela para realizar o download de novos drivers ou a instalar um software específico.
- Abra o menu Iniciar . Clique no logotipo do Windows no canto inferior esquerdo da tela.
- Abra o Painel de Controle. Digite e clique em Painel de Controle quando ele aparecer no topo do menu Iniciar.
- Click em . Você encontrará essa opção próxima ao topo da página.
- Ignore essa etapa caso veja "Ícones pequenos" ou "Ícones grandes" à direita do título "Exibir por:" no lado superior direito da janela.
- Clique em . Você encontrará essa opção no meio da página.
- Clique em . Você verá essa opção no lado superior esquerdo da página.
- Marque a caixa "Ativar compartilhamento de arquivos e impressoras". Você encontrará essa opção abaixo do título "Compartilhamento de arquivo e impressora".
- Clique em . Essa opção se encontra na parte inferior da página.
- Clique em . Essa guia está localizada no lado superior esquerdo da janela do Painel de Controle. Feito isso, você voltará para a página inicial do Painel de Controle.
- Clique em . Você verá essa opção na parte inferior da página.
- Caso esteja visualizando ícones pequenos ou grandes, clique em Dispositivos e impressoras.
- Clique com o botão direito do mouse na impressora conectada. Um menu será aberto.
- Caso seu mouse não tenha um botão direito, clique no lado direito do mouse ou use dois dedos para clicar no mouse.
- Caso seu computador utilize um touchpad em vez de um mouse, use dois dedos para tocar nele ou pressione o lado inferior direito do touchpad.
- Clique em . Essa opção encontra-se no meio do menu. Após clicar nela, uma nova janela será aberta.
- Clique na guia . Você a verá no topo da nova janela.
- Compartilhe a impressora com outros computadores em sua rede. Marque a caixa "Compartilhar esta impressora", clique em "Aplicar" e clique em "OK" na parte inferior da janela.
- Tente conectar-se à impressora. Utilizando outro computador conectado à mesma rede Wi-Fi que o computador hospedeiro, siga o seguinte procedimento, de acordo com o sistema operacional de seu computador:
- Windows - Abra o menu Iniciar , clique em Configurações , em seguida, clique em Dispositivos, depois em Impressoras e scanners, seguido de Adicionar impressora ou scanner, selecione sua impressora wireless e clique em Adicionar dispositivo.
- Mac - Abra o menu Apple , clique em Preferências do Sistema ..., depois em Impressoras & Scanners, selecione sua impressora wireless no lado esquerdo da página e clique em Adicionar.
editarUsando um computador Mac como hospedeiro
- Conecte sua impressora ao computador que você deseja usar como hospedeiro. Esse método permite que você use um computador conectado à internet para agir como o wireless de sua impressora. Você deve começar conectando sua impressora ao computador através do cabo USB.
- Caso seu Mac não possua uma porta USB 3.0 tradicional (a versão retangular), você precisará de um adaptador USB 3.0 para USB-C.
- Conecte sua impressora a uma tomada elétrica. Escolha uma tomada elétrica próxima ao seu computador para evitar esticar ou dobrar o cabo.
- Ligue a sua impressora. Para isso, pressione o botão Power .
- Siga os procedimentos exibidos na tela. Caso seja solicitado, siga as instruções na tela para realizar o download de novos drivers ou a instalar um software específico.
- Abra o menu Apple . Clique no logotipo da Apple no canto superior esquerdo da tela. Um menu aparecerá.
- Clique em . Você verá essa opção no menu. A janela Preferências do Sistema será aberta.
- Clique . Você verá essa opção na janela Preferências do Sistema. Uma nova janela se abrirá.
- Marque a caixa de seleção "Compartilhamento da impressora". Você a verá no lado esquerdo da janela.
- Selecione sua impressora. Clique no nome de sua impressora na seção "Impressoras".
- Tente conectar-se à impressora. Utilizando outro computador conectado à mesma rede Wi-Fi que o computador hospedeiro, siga o seguinte procedimento, de acordo com o sistema operacional de seu computador:
- Windows - Abra o menu Iniciar , clique em Configurações , em seguida, clique em Dispositivos, depois em Impressoras e scanners, seguido de Adicionar impressora ou scanner, selecione sua impressora wireless e clique em Adicionar dispositivo.
- Mac - Abra o menu Apple , clique em Preferências do Sistema ..., depois em Impressoras & Scanners, selecione sua impressora sem fio no lado esquerdo da página e clique em Adicionar.
editarDicas
- Você também pode utilizar um item chamado "servidor de impressora" para tornar a sua impressora wireless. O servidor de impressora é conectado à parte traseira da máquina.
editarAvisos
- As impressoras variam muito de acordo com o software interno. Caso tenha alguma dúvida sobre sua marca, consulte o manual da impressora ou a documentação online.
editarFontes e Citações
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