- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
É extremamente importante que os detectores de fumaça estejam funcionando para manter a casa segura. Eles precisam ser substituídos a cada dez anos e as baterias a cada seis meses.[1] Em algum momento, pode ser necessário substituir o detector de fumaça. O processo leva apenas alguns minutos e você só precisa de uma chave de fenda e um pouco de fita isolante.
editarPassos
editarIdentificando os detectores de fumaça com defeito
- Encontre todos os detectores de fumaça. Em cada andar da casa deve haver, no mínimo, um detector, inclusive em sótãos acabados ou porões. É possível que haja vários detectores em cada andar. Dito isso, dê uma olhada em todos os cômodos.
- Verifique a data de fabricação. A data de fabricação deve ser fácil de achar, mas a localização varia dependendo do modelo. Quando encontrar um detector com mais de dez anos, substitua-o imediatamente. Caso não consiga encontrar a data de fabricação, o detector provavelmente tem mais de dez anos e precisará ser trocado.[2]
- Teste os detectores. Encontre o botão que fica na frente do detector e pressione-o por, mais ou menos, cinco segundos. Quando o detector apitar, significa que está funcionando normalmente; quando não apitar, há algum problema.[3]
- Pode acontecer de ouvir todos os alarmes de fumaça apitando enquanto testa um deles. Isso é normal, pois indica que o tal detector está funcionando corretamente.
- Você pode comprar um spray de teste para detectores de fumaça se quiser testar o funcionamento do detector.
- Verifique as pilhas dos detectores com defeito. Alguns detectores de fumaça possuem pilhas, que devem ser trocadas duas vezes ao ano. Quando um detector estiver fazendo um som piado (parecido com o de um passarinho), significa que as pilhas precisam ser trocadas. Troque as pilhas dos detectores que estiverem com mau funcionamento e teste-as novamente. Lembre-se de que os detectores de fumaça devem ser trocados a cada 10 anos, mesmo que a substituição das pilhas resolva o problema por algum tempo.[4] Para trocar as pilhas:
- Retire o detector do suporte. A maioria dos detectores precisam apenas de um rosqueamento de 45° em sentido anti-horário para sair. Quando estiver fora do suporte, o detector deve estar preso somente por alguns fios que saem do teto ou da parede.
- Troque as pilhas. Grande parte dos detectores de fumaça usa pilhas 9V. Após tirar do suporte, o compartimento da bateria deve ficar visível na parte de trás do detector. Retire a tampa e troque a pilha.
- Coloque o detector de volta no suporte. Recoloque a tampa da bateria e sustente o detector no suporte. Gire-o no sentido horário para encaixá-lo.
- Teste o detector de novo. Pressione o botão de teste por cinco segundos. Caso ouça um apito, significa que o detector de fumaça está funcionando normalmente.
- Compre detectores novos. Você pode comprá-los na internet e em grande parte das lojas de departamentos e de ferramentas. Escolher um detector é uma coisa de gosto, mas há algumas coisas que você deve saber.[5]
- Alguns detectores de fumaça mais recentes também agem como um detector de monóxido de carbono. Essa é uma boa opção se não tiver tal detector, mas só será necessário caso use gás dentro de casa.
- Os detectores de fumaça sem fio são práticos, mas eles só podem se conectar a outros sem fio que forem do mesmo modelo. Quando for substituir todos os detectores da casa e escolher a opção sem fio, compre-os com a mesma marca e modelo.
- Verifique a data de fabricação. Visto que os detectores de fumaça têm uma vida útil padrão de dez anos, comprar um que está há dois anos na prateleira só proporcionará oito anos de uso.
editarRemovendo o detector com defeito
- Desligue a eletricidade. Para fazer isso, vá no disjuntor e desligue a energia. Assim, você não tomará um choque por estar mexendo com fios expostos.[6]
- Retire o detector antigo do suporte. Geralmente, só é preciso girá-lo 45° em sentido anti-horário para soltá-lo.[7] O detector ficará suspenso no teto por três fios, todos conectados ao detector por intermédio de um plugue chamado feixe de cabos. Esses fios são:
- Preto: 120 volts.
- Branco: neutro
- Vermelho ou amarelo: interconexão. Esse é o fio que interconecta o detector atual com todos os outros da casa.
- Desconecte os fios do detector. Aperte os dois lados do plugue de plástico enquanto o retira do detector. Nesse momento, o detector velho está completamente separado do suporte.
- Remova a placa de montagem. Pegue uma chave de fenda e retire os dois parafusos que prendem a placa de montagem na caixa elétrica do teto. Tome cuidado para não puxar os fios do teto sem querer enquanto retira a placa de montagem.
- Antes de substituí-lo, sempre vale a pena ver se a placa de montagem atual vai dar certo no novo aparelho.
- Remova o feixe de cabos. Primeiro, remova qualquer fita isolante ou conector de torção que estiver ligado ao feixe de cabos. Em seguida, destorça os fios e remova o feixe. Os três fios no teto vão ficar só com as extremidades de metal expostas.[8]
editarInstalando o detector novo
- Verifique se a energia está desligada. Caso ainda não tenha o feito, vá até o disjuntor e desligue a energia.
- Conecte o feixe de cabos. O detector novo também deve ter um feixe muito parecido com o que foi removido anteriormente. Conecte os fios corretamente e prenda-os torcendo as extremidades metálicas umas nas outras. Vede as pontas metálicas com fita isolante ou com um conector de torção. Você deve conectar os fios dessa forma: preto no preto, branco no branco e vermelho ou amarelo à cor do terceiro fio no teto (essa última cor pode ter variações).[9]
- Depois de conectar os fios, puxe o feixe de cabos um pouco para baixo a fim de garantir uma boa conexão que dê suporte ao peso do detector. Quando o feixe desconectar, é necessário reconectar os fios, enrolando-os um ao redor do outro deixando-os bem firmes.
- Caso haja só dois fios, basta fazer a conexão preto-preto e branco-branco.
- Fixe a placa de montagem nova. Pegue a placa que acompanha o detector novo e passe o feixe de cabos por dentro do buraco no meio da placa. Em seguida, prenda-a no teto ou parede usando os dois parafusos removidos anteriormente.
- Conecte o detector novo. Ligue o feixe de cabos no detector e prenda-o à placa de montagem. Basta segurar o detector na placa de montagem e girá-lo em sentido horário.
- Quando o detector de fumaça for à pilha, não se esqueça de colocar pilhas novas antes de parafusá-lo na placa de montagem.
- Religue a energia. Quando ligar o disjuntor novamente, talvez o detector recém-instalado apite.
- Teste-o. Todos os detectores de fumaça têm um botão de "teste" e, às vezes, é o único botão presente na parte da frente do aparelho. Pressione-o por cinco segundos e você ouvirá um apito.[10]
- Caso tenha outros detectores de fumaça na casa, todos eles podem apitar. Esse é o sinal de que conectou o detector novo corretamente.
- Quando ele não apitar na hora do teste, veja se ligou os fios corretamente e se eles estão bem conectados nas extremidades metálicas. Verifique também o disjuntor para ter certeza que a energia está ligada.
- Você pode usar um spray de teste para fazer um teste prático no detector.
editarFontes e Citações
- Vídeos disponibilizados por Sparky Channel.
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário