Como Consertar um Zíper Separado

Como Levantar um Carro

Uma grande variedade de serviços automobilísticos, desde a troca das pastilhas de freio até a troca de um pneu furado, exigem o levantamento do carro. Isso significa que um macaco deve ser utilizado, a não ser que você tenha um elevador hidráulico, como os encontrados em oficinas. No geral, os macacos são fáceis de usar, mas exigem cuidado para que tudo ocorra com segurança, principalmente se for necessário trabalhar embaixo do veículo. A boa notícia é que basta seguir algumas regras simples para que tudo ocorra bem.

editarPassos

editarTomando as precauções de segurança

Peça ajuda ao não conseguir cumprir os requisitos de segurança ou ao não ter certeza sobre como proceder.

  1. Estacione o carro em uma superfície plana e resistente. Isso evita que o carro caia ou escorregue do macaco, o que pode ser extremamente perigoso para você e para as pessoas próximas. A superfície deve ser rígida e resistente para não ceder ou se deslocar durante o trabalho.
    Jack Up a Car Step 1 Version 2.jpg
    • A calçada ou uma garagem de concreto são bons locais. Mesmo que seja plano, o jardim não é uma boa opção, pois o chão de terra pode não ser forte o suficiente para suportar o peso.
  2. Calce as rodas. Os calços são blocos feitos de metal e borracha que impedem que o carro saia do lugar. Posicione um em frente a cada roda que está no lado oposto ao que você pretende erguer. Ao levantar uma das rodas da frente, por exemplo, calce as duas rodas de trás.

    • Tijolos, blocos de concreto, pedras grandes ou pedaços de madeira são opções de materiais que podem ser utilizados na falta de um calço apropriado.[1]
  3. Verifique se o carro está bem estacionado. Acione o freio de mão e verifique se a marcha "P" está engatada. No caso de carros manuais, deixe-o engatado na primeira marcha.

  4. Tenha ainda mais cuidado em situações difíceis. As instruções mostradas aqui têm como objetivo proteger você e as pessoas próximas caso ocorra algum imprevisto. Se você realmente precisa erguer o carro mas não consegue seguir todas as instruções de segurança, siga os passos abaixo para diminuir a chance de problemas:

    • Utilize um pedaço espesso de madeira como apoio para o macaco quando for necessário levantar o carro em superfícies danificadas ou instáveis, como em acostamentos de terra, por exemplo.
    • Quando for necessário erguer o carro em subidas leves, pare perto da calçada e posicione os pneus virados para a guia. Isso evitará que o veículo desça e machuque outras pessoas caso ele caia do macaco.
    • A dica acima também vale quando você não tiver algo para calçar o carro. Basta posicionar os pneus tocando a guia.[2]
    • Nunca levante o carro em acostamentos. Caso realmente seja necessário erguer o veículo perto do trânsito, ligue o pisca-alerta e posicione o triângulo para alertar os outros motoristas sobre a sua presença.

editarLevantando o carro

  1. Encontre o ponto de apoio. A maioria dos veículos possui pontos específicos projetados para apoiar os macacos e elevadores. Você pode acabar danificando o chassi ou fazer o carro cair do macaco ao apoiá-lo no local errado. A boa notícia é que o manual do carro com certeza mostrará a localização precisa dos pontos de apoio".
    Jack Up a Car Step 5 Version 2.jpg
    • Em geral, os pontos de apoio ficam atrás das rodas dianteiras e à frente das rodas traseiras, próximos às saias laterais do veículo (que são as faixas de metal ou plástico abaixo das portas).
    • Em alguns casos, haverá dois ou mais pontos de apoio centrais atrás de ambos os para-choques.
    • Procure por áreas de metal ao longo da solda lateral (a solda que passa abaixo das portas) caso tenha dificuldade para encontrar os locais corretos. Pode haver ranhuras parecidas com as da parte superior do macaco, um corte na saia lateral que expõe o metal ou um resistente bloco de plástico preso ao chassi. Também pode haver um local com a inscrição "jack" (macaco) na região.
  2. Posicione o macaco no ponto de apoio. Não é necessário alinhar perfeitamente a ferramenta nesse momento, pois você ainda poderá ajustar a posição enquanto ela não estiver tocando o veículo.

    • Verifique se o lado certo está para cima. Procure informações no manual do produto de não houver uma inscrição nele indicando o lado correto. Em geral, a base será uma superfície larga e plana com um braço articulado apontado para cima com "dentes" na ponta. São esses "dentes" que entrarão em contato com o carro.
  3. Levante o macaco. A forma correta de fazer isso dependerá do tipo de macaco utilizado (veja abaixo). Como o braço superior do macaco estará próximo à parte inferior do carro nesse momento, faça os últimos ajustes para alinhar bem a ferramenta com o ponto de apoio.

    • Macacos sanfona: esses macacos possuem duas superfícies horizontais de metal com um mecanismo em forma de diamante entre elas. Um dos lados da ferramenta terá uma abertura de metal conectado à chave principal. Basta inserir a alavanca que veio com o produto nessa abertura e girar para empurrar as laterais dele para dentro, separando as extremidades e levantando o veículo.
    • Macacos hidráulicos: também são chamados de macacos garrafa ou jacaré. Eles possuem bases de metal com uma segunda base extensível, além de uma abertura para a inserção da alavanca, que é incluída. Suba e desça a alavanca em movimentos longos e uniformes para bombear o fluido hidráulico para o cilindro, suspendendo o macaco.
  4. Levante o carro. O macaco ficará mais pesado ao fazer contato com a parte de baixo do veículo. Continue suspendendo-o até perceber que um dos cantos do carro não está mais tocando o chão. Pare quando houver espaço suficiente para realizar a tarefa. Apenas alguns centímetros já são o suficiente no caso de procedimentos simples, como trocar um pneu.

    • Tenha muito cuidado com sons ou movimentos durante o levantamento do carro. É comum escutar pequenos estouros durante a movimentação do macaco. Caso isso aconteça, importante verificar se a ferramenta não sair do lugar antes de continuar.
    • Não deixe nenhuma parte do corpo embaixo do carro durante todo o processo. Apesar de a chance de ocorrer um acidente ser mínima, os danos causados por uma queda podem ser graves ou até mesmo fatais.
  5. Utilize cavaletes se for necessário trabalhar embaixo do veículo. Eles oferecem bases mais largas e seguras para sustentar o peso do carro em comparação com os macacos tradicionais. Não é seguro trabalhar embaixo de um veículo sem utilizar cavaletes. Veja o nosso artigo sobre o assunto para entender melhor, mas aqui vão algumas dicas básicas:

    • Coloque dois cavaletes abaixo do carro próximo ao local onde o macaco está o apoiando, alinhando-os com a solda lateral do veículo ou com o ponto de apoio. Suspenda o macaco até que os cavaletes estejam quase tocando a parte inferior do veículo e prossiga lentamente até que eles comecem a sustentar o peso do carro.
    • Não é necessário utilizar cavaletes quando não for preciso trabalhar embaixo do carro (ao trocar um pneu, por exemplo). Mas lembre-se de não colocar nenhuma parte do corpo embaixo do veículo durante o processo.
  6. Ao terminar, baixe o carro novamente. Com a ajuda dos cavaletes e do macaco, você poderá realizar todos os reparos necessários. Ao terminar, desça o veículo com cuidado, retire o macaco e guarde-o. Quando houver cavaletes, suspenda o carro com o macaco para livrá-los do peso, retire-os e então desça o carro. Veja as dicas abaixo:

    • Macacos sanfona: insira a alavanca na abertura e gire no sentido oposto ao que você girou para subir o carro.
    • Macacos hidráulicos: abra a válvula para permitir que o fluido saia do cilindro hidráulico, descendo o braço da ferramenta. Geralmente, a ela é controlada por um pequeno parafuso acoplado na alavanca, mas tenha cuidado para não liberá-la rápido demais para que o carro não despenque.

editarDicas

  • Lembre-se de que o macaco só deve ser utilizado para levantar o carro, não para segurá-lo enquanto você trabalha embaixo do veículo. Para realizar esse tipo de serviço, um cavalete é um item obrigatório.
  • Ao trocar um pneu, afrouxe um pouco os parafusos dele antes de erguer o carro. A roda pode acabar girando junto com a ferramenta se você tentar fazer isso com o veículo suspenso, o que dificulta muito o processo.
  • Para testar a força dos macacos e cavaletes antes de entrar embaixo do carro, utilize o peso do corpo para mexer um pouco o veículo enquanto ele estiver suspenso. É melhor que ele caia agora do que enquanto você estiver embaixo dele.
  • Tente manter o macaco e os calços sempre no porta-malas para ter fácil acesso a eles quando necessário.

editarFontes e Citações


Erro de citação <ref> tags exist, but no <references/> tag was found


$2

Comentários