Como Consertar um Zíper Separado

Como Encerrar uma Carta de Reclamação

Uma carta de reclamação é uma boa forma de expressar seu descontentamento como cliente. Você pode escrever uma carta de reclamação para apresentar um problema relacionado a um produto ou a um determinado serviço. A introdução e o desenvolvimento já foram escritos e agora só falta encerrar a carta de maneira profissional. Para isso, escreva um parágrafo de encerramento sofisticado. Depois, inclua uma assinatura formal e sincera.

editarPassos

editarEscrevendo o parágrafo de encerramento

  1. Esclareça que você aguarda uma resposta. Inicie o parágrafo ao informar ao destinatário que você deseja obter uma resposta em relação à reclamação. Isso lembrará o destinatário de que ele deve responder.[1]
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    • Por exemplo, você pode escrever “Aguardo uma resposta em relação à reclamação”.
  2. Demonstre sua dedicação como consumidor. Se você já é cliente da empresa há um tempo, inclua essa informação no parágrafo de encerramento. Fazer isso vai mostrar ao destinatário que você sabe que sua fidelidade é importante para eles.[2]
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    • Por exemplo, você pode escrever “Como cliente fiel, espero que resolvam meu problema e encontrem uma solução” ou “Eu já sou cliente da empresa há anos e espero que levem minha reclamação em consideração”.
  3. Estabeleça um limite de tempo para a resposta. Pressione a empresa ou organização a responder em um determinado período. Se não obtiver uma resposta no período informado, procure a ajuda do PROCON da sua região.[3]
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    • Por exemplo, você pode escrever “Vou aguardar um semana para receber uma resposta. Após o período, acionarei o PROCON”.
  4. Indique quaisquer recibos ou documentos necessários junto com a carta. Se você vai anexar documentos, relacione-os ao final da carta para que o destinatário fique ciente sobre eles. Fornecer os documentos ou recibos pode ajudar a fortalecer sua reclamação, além de mostrar à empresa que você está fazendo uma reclamação legítima.
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    • Por exemplo, você pode escrever “Em anexo está uma cópia da minha nota fiscal, que serve como prova de compra dos produtos”.
  5. Indique suas informações de contato para obter uma resposta. Finalize o parágrafo ao incluir seu endereço, e-mail ou número de telefone. Anote o código de área e seu telefone residencial ou comercial.[4]
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    • Por exemplo, escreva “Para entrar em contato, ligue para (11) 3333-0000”.

editarEscolhendo uma assinatura

  1. Para finalizar com uma assinatura formal, use “Atenciosamente”. Esta é a assinatura padrão para pessoas das quais não temos intimidade, como representantes de uma organização ou empresa. É simples e direto.[5]
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  2. Finalize com “Abraço” ou “Meus sinceros cumprimentos” para uma assinatura mais informal. Essas opções são melhores para cartas mais informais e amigáveis. “Tenha uma boa semana” também funciona bem.[6]
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  3. Inclua seu nome para finalizar a carta. Assine seu nome à mão para encerrar. Se quiser, você pode digitar o nome e colocar sua assinatura manualmente.
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editarFontes e Citações


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