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Publicada por
Filipe heitor
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Uma carta de reclamação é uma boa forma de expressar seu descontentamento como cliente. Você pode escrever uma carta de reclamação para apresentar um problema relacionado a um produto ou a um determinado serviço. A introdução e o desenvolvimento já foram escritos e agora só falta encerrar a carta de maneira profissional. Para isso, escreva um parágrafo de encerramento sofisticado. Depois, inclua uma assinatura formal e sincera.
editarPassos
editarEscrevendo o parágrafo de encerramento
- Esclareça que você aguarda uma resposta. Inicie o parágrafo ao informar ao destinatário que você deseja obter uma resposta em relação à reclamação. Isso lembrará o destinatário de que ele deve responder.[1]
- Por exemplo, você pode escrever “Aguardo uma resposta em relação à reclamação”.
- Demonstre sua dedicação como consumidor. Se você já é cliente da empresa há um tempo, inclua essa informação no parágrafo de encerramento. Fazer isso vai mostrar ao destinatário que você sabe que sua fidelidade é importante para eles.[2]
- Por exemplo, você pode escrever “Como cliente fiel, espero que resolvam meu problema e encontrem uma solução” ou “Eu já sou cliente da empresa há anos e espero que levem minha reclamação em consideração”.
- Estabeleça um limite de tempo para a resposta. Pressione a empresa ou organização a responder em um determinado período. Se não obtiver uma resposta no período informado, procure a ajuda do PROCON da sua região.[3]
- Por exemplo, você pode escrever “Vou aguardar um semana para receber uma resposta. Após o período, acionarei o PROCON”.
- Indique quaisquer recibos ou documentos necessários junto com a carta. Se você vai anexar documentos, relacione-os ao final da carta para que o destinatário fique ciente sobre eles. Fornecer os documentos ou recibos pode ajudar a fortalecer sua reclamação, além de mostrar à empresa que você está fazendo uma reclamação legítima.
- Por exemplo, você pode escrever “Em anexo está uma cópia da minha nota fiscal, que serve como prova de compra dos produtos”.
- Indique suas informações de contato para obter uma resposta. Finalize o parágrafo ao incluir seu endereço, e-mail ou número de telefone. Anote o código de área e seu telefone residencial ou comercial.[4]
- Por exemplo, escreva “Para entrar em contato, ligue para (11) 3333-0000”.
editarEscolhendo uma assinatura
- Para finalizar com uma assinatura formal, use “Atenciosamente”. Esta é a assinatura padrão para pessoas das quais não temos intimidade, como representantes de uma organização ou empresa. É simples e direto.[5]
- Finalize com “Abraço” ou “Meus sinceros cumprimentos” para uma assinatura mais informal. Essas opções são melhores para cartas mais informais e amigáveis. “Tenha uma boa semana” também funciona bem.[6]
- Inclua seu nome para finalizar a carta. Assine seu nome à mão para encerrar. Se quiser, você pode digitar o nome e colocar sua assinatura manualmente.
editarFontes e Citações
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