- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
A Salat al-Istikhara é uma oração feita em momentos de dúvida para pedir orientação. É preciso estar limpo para fazer a prece, portanto, faça a ablução primeiro, se precisar. Comece a oração, recite duas rak’ah e faça a Istikhara. Em vez de esperar por uma visão milagrosa ou simbólica, concentre-se em buscar respostas e orientação dentro de você mesmo e naqueles que considera sábios. Seja sincero na prece, evite pedir coisas a Deus e esteja pronto para seguir as indicações que receber.
editarPassos
editarFazendo a Salat al-Istikhara
- Faça a ablução, ou Wudu. Antes de começar a oração, é necessário fazer a ablução para que você fique completamente limpo. Concentre-se e lave três vezes as seguintes partes do corpo: as mãos, a boca, o rosto, o nariz e a parte de baixo dos antebraços. Lave a cabeça e as orelhas uma vez e os pés três vezes, começando pelo lado direito.[1]
- Depois, aponte o indicador direito para o céu e faça a oração de testemunho: "Ash-hadu al laa ilaaha illALLAHu wahdahuu laa shariikalahu, wa ash-hadu anna Muhammadan 'abduhuu wa rasuuluh."
- A tradução para o português é: “Testemunho que não há outra divindade além de Deus; Ele é Único; Ele não tem igual, e testemunho que Maomé (a Paz esteja com ele) é o servo (escolhido) e (verdadeiro) mensageiro de Deus”.
- Pode ser que você tenha que fazer o Ghusl, em alguns casos, como após a ejaculação ou o sexo.
- Prepare o lugar para a oração. Limpe bem o espaço no qual pretende fazer a prece. Coloque um tapete no chão para evitar se sujar, posicionando-o virado para a Qibla, ou para a Meca. Você também deve se virar na mesma direção.
- Comece a oração. Concentre-se nas suas intenções. De pé, leve as mãos aos ouvidos e diga “Allah Akbar”, que significa “Deus é Grande”, para começar a oração. Depois, recite a Isteftah Dua, ou súplica de abertura, seguida pela Ta’awwuz e pela Tasmiah.
- A Isteftah Dua é a seguinte oração: “Subhana Kal-lah hum-ma wabi hamdika wata-baara kasmuka wata'ala jad-duka wala ilaha ghyruk”. Isso significa: “Glória a Vós, ó, Deus. Louvado seja e abençoado seja o Vosso nome e alta a Vossa majestade. Ninguém é tão digno de louvor quanto Vós”.
- A transliteração da Ta’awwuz é: “A'udhu bil-lahi minash Shayta-nir-rajeem”. A oração pode ser traduzida como: “Busco a proteção de Deus contra Satã, o maldito”. Você só precisa recitar a Ta’awwuz uma vez.
- A transliteração da Tasmiah é: “Bismillah hir-Rahma nir-Raheem”. A tradução para o português é: “Em nome de Deus, o mais Bondoso e Misericordioso”. A Tasmiah deve ser recitada antes de toda e qualquer Surah, ou capítulo do Corão.
- Recite a Surah Fatiha. Antes de começar a Salat al-Istikhara, recite duas rak’ah (ciclos de oração), começando pela Surah Fatiha. Lembre-se de começar cada Surah com “Bismillah hir-Rahma nir-Raheem”.[2]
- A Surah Fatiha deve ser recitada em todas as rak’ah. A transliteração desse capítulo do Corão é:
Alhamdul lil-lahi rab-bil 'alameen
Ar rahma nir-raheem
Maliki yawmid-deen
Iyyaka na'budu wa iyyaka nasta'een
Ihdinas siratal mustaqeem
Siratal Lazeena an'amta 'alayhim
Ghai-ril maghdubi 'alayhim
Walad dal-leen. Ameen. - A tradução para o português é:
Louvado seja somente Deus, Senhor do Universo,
O mais Bondoso e Misericordioso,
Senhor do Juízo Final.
Louvamos apenas a Vós e pedimos ajuda apenas a Vós.
Mostrai-nos o caminho correto,
O caminho dos abençoados por Vós,
Dos que não merecem a Vossa ira,
Nem se afastaram do Vosso caminho.[3]
- A Surah Fatiha deve ser recitada em todas as rak’ah. A transliteração desse capítulo do Corão é:
- Recite a Surah al-Kafirun. Após a Surah Fatiha, continue a recitar as rak’ah com a Surah al-Kafirun, ou o capítulo 109 do Corão. Lembre-se de começar todas as Surah com “Bismillah hir-Rahma nir-Raheem”.
- A transliteração da Surah al-Kafirun é:
Qul yaa-ai yuhal kaafiroon
Laa a'budu ma t'abudoon
Wa laa antum 'aabidoona maa a'bud
Wa laa ana 'abidum maa 'abattum
Wa laa antum 'aabidoona ma a'bud
Lakum deenukum wa liya deen. - Em português, isso significa:
Dize: Ó, Incrédulos,
Não adoro aquilo que adorais.
Nem vós adorais o que adoro.
Nem adorarei aqueles que vós adorastes,
Nem vós adorareis aquilo que adoro.
A vós o vosso caminho, e a mim o meu.[4]
- A transliteração da Surah al-Kafirun é:
- Recite a Surah Fatiha mais uma vez, seguida pela Surah al-Ikhlas. Repita a Surah Fatiha e recite a Surah al-Ikhlas. Comece pela Tasmiah, ou “Bismillah hir-Rahma nir-Raheem”.
- A transliteração da Surah al-Ikhlas é:
Qul huwal laahu ahad
Allah hus-samad
Lam yalid wa lam yoolad
Wa lam yakul-lahu kufuwan ahad - A tradução para português é a seguinte:
Dize: Ele é Deus, o Único;
Deus, o Eterno e Absoluto;
Ele jamais gerou, nem foi gerado;
E ninguém se compara a Ele.[5]
- A transliteração da Surah al-Ikhlas é:
- Recita a Istikhara. Após dizer as duas rak’ah, você está pronto para recitar a súplica Istikhara.[6]
- A transliteração da Salat al-Istikhara é:
Allahumma innee astakheeruka bi ilmika wa-astaqdiruka biqudratika wa-as'aluka min fadhlika al-adheem. Fa innaka taqdiru walaa aqdiru. Wa ta'lamu walaa a'alamu wa anta allaamul ghuyoob.
Allahumma in kunta ta'lamu anna haadhal-amr khayrun liy fiy deeniy wa-ma'aashiy wa-'aaqibat amriy, faqdur hu liy wa- liy thumma baarik liy feehi. Wa in-kunta ta'lamu anna haadhal amr sharrun liy fiy deeniy wa-ma'aashiy wa-'aaqibat amriy. Fa asrifhu 'annee wa-srifni 'anhu. Wa aqdur lial khayra haythu kaana thumma a-rdhiniy bihee. - Em português, isso significa:
Ó, Deus, peço orientação pelo Vosso Conhecimento, capacidade pelo Vosso Poder, e imploro (Vosso favor) por Vossa Graça infinita. Certamente, Vós tendes Poder, e eu, não. Vós sabeis tudo, e eu, não. Vós sois Aquele Que Sabe.
Ó, Deus, se, em Vosso Conhecimento, acheis que isso seja bom para a minha fé, a minha vida e as consequências dos meus atos, ordenai-me, tornai isso mais fácil para mim e abençoai-me. Mas se, em Vosso Conhecimento, acheis isso ruim para a minha fé, a minha vida e as consequências dos meus atos, afastai isso de mim e afastai-me disso e guiai-me em direção ao bem, onde quer que ele esteja, e fazei com que me alegre com ele. - A expressão "haadhal amr" (traduzida para “isso”) deve ser substituída pelo assunto a respeito do qual você está pedindo orientação.
- A transliteração da Salat al-Istikhara é:
- Repita a prece quantas vezes quiser, por quantos dias achar necessário. Você pode repetir a súplica ou recitar quantas rak’ah quiser. Acrescente a Salat al-Istikhara às suas orações diárias até encontrar uma solução para o seu problema. Tente repeti-la sete vezes, mas pare se achar que já encontrou a resposta de que precisava.[7]
editarPedindo orientação
- Faça a Salat al-Istikhara quando precisar tomar uma decisão. A oração serve para momentos em que você precisa tomar uma decisão não obrigatória. Ela é uma prece poderosa de orientação para quando você não sabe muito bem o que fazer. Aqui vão alguns exemplos de momentos em que a Salat al-Istikhara pode ajudá-lo:[8]
- Na hora de escolher uma faculdade ou pós-graduação.
- Na decisão de aceitar ou recusar um trabalho.
- Na escolha de um cônjuge.
- Faça a Salat al-Istikhara depois da Salat al-Fajr ou da Salat al-Lail. O ideal é sempre recitar duas rak’ah antes de pedir conselhos a Deus. Tente incorporar a Salat al-Istikhara às suas orações matinais (Salat al-Fajr) ou recite-a após a Salat al-Lail. A Salat al-Lail é uma oração opcional que pode ser feita à noite. Ela não tem um número certo de rak’ah, mas deve ser recitada após a Isha, ou a oração noturna obrigatória.[9]
- Peça conselhos a pessoas sábias enquanto pede orientação a Deus. Além recitar a Salat al-Istikhara, procure pessoas em cujo conhecimento você confie e peça ajuda a elas. Não fique achando que as respostas vão aparecer para você em sonhos ou visões.[10]
- Suponhamos, por exemplo, que você esteja tentando decidir se deve ou não aceitar um trabalho. Converse com uma pessoa mais velha e sábia, como um parente ou um mentor. Faça perguntas como: “Você pode me ajudar a entender como esse trabalho pode afetar a minha vida e a minha fé? Você acha que essa é uma boa decisão?”.
editarPreparando a mente
- Ore com sinceridade. Ao se concentrar em uma oração, você precisa ser sincero não apenas nas palavras, mas, também, no coração e na mente, a respeito daquilo que o aflige. Mantenha-se aberto para receber respostas e agir conforme elas. Você deve estar preparado para acatar uma orientação mesmo que ela não seja a que você queria ouvir.[11]
- Diga a prece com convicção, sem pedir coisas a Deus. Mantenha-se focado em pedir conselhos claramente e com convicção. Evite pedir coisas materiais. O objetivo da prece é pedir orientação, não transformar os seus sonhos em realidade.[12]
- Tenha paciência após fazer a oração. Deus não tem prazo para agir. Seja paciente e evite se mostrar apressado ou desesperado. Lembre-se de que você não deve esperar que a Salat al-Istikhara lhe conceda um milagre ou uma visão, mas que ela abra o seu coração para conselhos, sinais e sentimentos sutis.[13]
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário