- Obter link
- X
- Outras aplicações
Publicada por
Filipe heitor
em
- Obter link
- X
- Outras aplicações
A barriga de porco é um corte de carne bem gorduroso tipicamente usado para fazer bacon, mas também é possível cozinhar de outras formas. Faça um cozimento lento em fogo baixo no forno ou na panela de cocção lenta ou frite pequenas fatias de barriga de porco no fogão.
editarIngredientes
editarAssando a carne no forno
Rende de 6 a 8 porções:
- 900 g de barriga de porco;
- 1/3 xícara (80 ml) de azeite de oliva;
- 1 colher de sopa (15 ml) de sal marinho;
- 1 colher de sopa (15 ml) de pimenta-do-reino moída.
editarCozinhando na panela de cocção lenta
Rende de 6 a 8 porções:
- 900 g de barriga de porco;
- 2 colheres de chá (10 ml) de sal marinho;
- 2 colheres de chá (10 ml) de pimenta-do-reino moída;
- 2 colheres de chá (10 ml) de pimenta em pó;
- 2 colheres de sopa (30 ml) de azeite de oliva;
- 1/4 xícara (60 ml) de vinagre de maçã;
- 1 xícara (250 ml) de cenoura, picada em pedaços de 5 cm;
- 1 xícara (250 ml) de batata doce, cortada em pedaços de 5 cm.
editarFritando a carne
Rende de 3 a 5 porções:
- 450 g de barriga de porco;
- 2 colheres de sopa (30 ml) de mel;
- 2 colheres de sopa (30 ml) de molho de soja;
- 1 colher de sopa (15 ml) de molho de ostra;
- 1 colher de chá (5 ml) de alho picado.
editarPassos
editarAssando a carne no forno
- Preaqueça o forno a 220 °C. Enquanto isso, prepare uma assadeira inserindo uma grade de cozimento elevada.[1]
- Na falta de uma, amasse vários pedaços de papel-alumínio e espalhe no fundo da assadeira.
- Será necessário manter a barriga de porco elevada durante o cozimento para remover a gordura mais facilmente.
- Faça cortes superficiais na carne. Utilizando uma faca afiada, corte a pele utilizando um padrão cruzado. Fatie a pele em filas verticais a 5 cm de distância uma da outra e, em seguida, crie uma série de cortes perpendiculares que também estejam espaçados a 5 cm um do outro.
- Perfure a pele dura e a camada superficial de gordura, mas não faça um corte muito profundo na própria carne que se encontra entre essas camadas.
- Esse tipo de corte maneira permite que uma maior quantidade de gordura seja eliminada durante o cozimento.
- Passe o azeite, sal e pimenta-do-reino. Coloque a carne na grade preparada com o lado da pele para cima e tempere generosamente com tais ingredientes.
- Além de temperar a carne, o óleo e o sal facilitam a eliminação da gordura, resultando em uma pele mais crocante.
- Aplique os temperos com a mão e insira o sal e a pimenta nas fendas da pele.
- Perceba que o sal e a pimenta devem resistir ao cozimento sem se deteriorar, mas outros temperos e ervas podem acabar queimando. Se decidir adicionar outros, faça isso nos últimos 30 minutos.
- Cozinhe por 20 a 30 minutos. Coloque a barriga de porco temperada no forno preaquecido e asse por 20 a 30 minutos, ou até que a pele fique marrom e comece a ficar com uma aparência crocante.
- Esse breve período de temperatura alta não cozinhará completamente o porco. Você também não deve cozinhar a carne nessa temperatura o tempo todo. O calor intenso é apenas para deixar a pele crocante.
- Não espere a pele ficar marrom escura ou completamente crocante, pois continuará cozinhando em uma temperatura mais baixa. Assar por muito tempo em uma temperatura elevada queimará a pele antes que o restante da carne termine de cozinhar.
- Diminua a temperatura para 180 °C sem remover a carne do forno. Asse por mais duas horas ou duas horas e meia ou até ficar pronto.[2]
- Dê uma olhada na carne na metade do processo. Se a gordura estiver muito quente, pode começar a criar fumaça e será necessário transferir para uma assadeira limpa.
- A barriga de porco deve chegar a uma temperatura interna mínima de 70 °C antes de ser removida do forno.
- Deixe descansar por 10 a 15 minutos depois de remover a carne do forno e antes de cortar.
- Durante esse tempo, os sucos devem se distribuir sozinhos e se fixar dentro na carne.
- Sirva enquanto ainda estiver quente. Uma barriga de porco assada terá uma pele crocante, mas a carne de dentro será macia e úmida.
- Guarde o que restar em um recipiente fechado na geladeira.
- Ao esquentar as sobras, doure os pedaços de carne em uma frigideira para que a pele se mantenha crocante.
editarCozinhando na panela de cocção lenta
- Tempere a barriga de porco a noite toda. Passe sal, pimenta-do-reino e pimenta em pó em todos os lados da carne. Enrole em um papel-filme e deixe na geladeira a noite toda.[3]
- Misture os temperos em uma pequena louça antes de passá-los na superfície da carne, pois isso garante uma distribuição mais uniforme de cada um.
- Se não tiver muito tempo, não é necessário deixar o porco na geladeira a noite toda. Isso ajuda a amaciar a carne e melhora o sabor, mas ela também ficará boa se você temperar e proceder imediatamente ao próximo passo.
- Faça cortes superficiais. Utilizando uma faca afiada, corte linhas diagonais na pele da barriga de porco. Corte uma série de linhas diagonais perpendiculares sobre os primeiros cortes, criando um padrão cruzado.
- Esse tipo de corte permite que a gordura seja eliminada durante o cozimento. Tente cortar tanto a pele quanto a camada superficial de gordura, mas não faça um corte profundo na carne entre essas duas camadas.
- Esquente o azeite de oliva na frigideira em fogo médio ou alto.
- Espere um minuto para que óleo chegue à temperatura adequada. Vire a frigideira cuidadosamente para que o óleo revista o fundo inteiro.
- Doure todos os lados da carne. Coloque a barriga de porco no óleo quente e doure cada lado por um minuto ou até ficar com uma cor marrom clara e crocante.
- Também é necessário dourar as laterais finas do porco. Você pode precisar segurar na posição certa com pegadores.
- A barriga de porco não ficará muito crocante na panela de cocção lenta, por isso que você deve dourar a pele no fogão antes de cozinhar o restante.
- Coloque os ingredientes na panela de cocção lenta. Espalhe a cenoura e a batata doce pelo fundo da panela. Coloque a carne por cima e, em seguida, despeje o vinagre de maçã sobre todo o conteúdo.
- Se desejar, use outros tubérculos em vez da batata doce e da cenoura. Couve-de-bruxelas, batata e nabo também são boas opções.
- Cozinhe em temperatura alta por quatro ou cinco horas. Tampe a panela e configure na temperatura alta. Deixe cozinhar até ficar pronta – o que pode levar quatro ou cinco horas.[4]
- Quando estiver pronta, o porco deve ter uma temperatura interna mínima de 70 °C.
- Sirva quente. Desligue a panela e deixe descansar por 10 minutos antes de cortar. A barriga de porco deve ficar bem macia e suculenta ao cortá-la.
- Guarde o que restar em um recipiente fechado na geladeira. Você pode esquentar as sobras em uma frigideira para que a pele fique crocante.
editarFritando a carne
- Esquente a frigideira seca. Coloque uma frigideira em fogo alto ou médio e esquente sem adicionar nenhum óleo.[5]
- Como a barriga de porco já contém bastante gordura, não é necessário adicionar mais óleo. Você pode fazer isso para acelerar o douramento, mas saiba que adicionar mais óleo pode respingar para todo lado.
- Corte a carne em fatias. Usando uma faca afiada corte a barriga de porco em pedaços grossos de (6 a 12 mm).
- Não é necessário dourar a pele quando for fritar a barriga de porco. Cortar a carne em fatias já expõe a gordura, portanto, deve eliminar o suficiente apesar da camada grossa de pele.
- Doure a carne. Coloque os pedaços na frigideira quente e cozinhe, virando com frequência até que todos os lados fiquem bem dourados e crocantes.
- O tempo exato varia dependendo da quantidade de pedaços na frigideira, mas de quatro a cinco minutos por lado geralmente é suficiente.
- Use pegadores para virar e girar cuidadosamente as fatias. Se o óleo respingar, use uma tela para minimizar a bagunça.
- Adicione os temperos. Quando a barriga de porco já estiver bem marrom, escorra o excesso da gordura e adicione mel, molho de soja, molho de ostra e alho.[6]
- Se algumas poças de gordura ficarem na carne depois de você ter escorrido a frigideira, é necessário dar batidinhas no excesso de gordura com papel-toalha.
- Misture os temperos em uma tigela separada antes de adicioná-los na frigideira para que todos fiquem bem distribuídos.
- Reduza o fogo e continue cozinhando até que o molho engrosse a revista bem a carne.
- Será necessário continuar virando e girando as fatias para que todos os lados sejam revestidos com o molho.
- O tempo exato varia, mas essa parte do processo pode levar de dois a três minutos.
- Sirva quente. Remova frigideira do fogo e sirva os pedaços de barriga de porco com o molho.
- Guarde o que restar em um recipiente fechado na geladeira. Esquente novamente no fogão para manter a textura crocante da carne.
editarMateriais Necessários
editarAssando a carne no forno
- Assadeira;
- Grade de cozimento ou papel-alumínio;
- Faca afiada;
- Termômetro de carne.
editarCozinhando na panela de cocção lenta
- Tigela pequena;
- Papel-filme;
- Faca afiada;
- Frigideira grande;
- Pegador;
- Panela de cocção lenta;
- Termômetro de carne.
editarFritando a carne
- Frigideira grande;
- Pegador;
- Faca afiada;
- Tigela pequena;
- Papel-toalha.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
Comentários
Enviar um comentário