Como Consertar um Zíper Separado

Como Trocar as Fraldas de um Adolescente

As fraldas fazem parte do cotidiano de muitas pessoas com deficiências e problemas psicológicos. Caso esteja lidando com um adolescente dependente de fraldas, é preciso preparar-se para o processo, pois o jovem provavelmente ficará envergonhado. Conhecer as opções de posições e aprender a usar os materiais de modo eficaz facilitará o processo como um todo. Esforce-se para preservar a privacidade do adolescente e dar o máximo de controle possível para ele.

editarPassos

editarPreparando-se

  1. Procure pelos sinais. Fique atento aos indicadores de que o jovem precisa trocar de fralda. Normalmente, é fácil sentir o cheiro das fezes ou notar quando o adolescente entra em uma posição própria para defecar. No caso dos jovens mais independentes, basta perguntar se precisa trocar a fralda. Em alguns casos, pode ser preciso checar visualmente a fralda para ver se ela está molhada ou suja.
    Change Teen Diapers Step 1 Version 2.jpg
    • O adolescente pode resistir quando você for checar a fralda, portanto, lembre-se dos sentimentos dele. Respeite a privacidade e a dignidade da pessoa ao olhar a fralda de modo discreto, por mais que seja impossível fazê-lo sem expor o jovem de algum modo. É importante que ele entenda que, se contar que precisa trocar a fralda, não vai ser preciso checá-la visualmente. Se possível, combinem algumas frases, como "Você precisa de um tempo?/"Preciso de um tempo", nas quais "um tempo" significa uma troca de fraldas. Para ser ainda mais discreto, experimente algo como "Você precisa de ar fresco?/Preciso de ar fresco".
    • Troque a fralda assim que possível, sempre que suspeitar que ela pode estar suja. Ao adiar a troca, o jovem pode desenvolver incontinência, infecções no trato urinário, irritação cutânea e lesões de pele.[1]
    • A frequência das mudanças depende de um número de fatores, mas a fralda deve ser trocada de cinco a oito vezes ao dia. Se possível, monte um cronograma de trocas e adapte-o conforme o necessário.
  2. Vá para um lugar específico para a troca da fralda. Se estiverem em casa, siga para um banheiro ou cômodo com espaço livre. Se estiverem fora de casa, procure um banheiro público e vá até uma cabine para deficientes. Em alguns lugares, existem banheiros para família, próprios para a troca de fraldas. O mais importante é que o espaço seja grande o suficiente para vocês se moverem e seja bem limpo.
    Change Teen Diapers Step 2 Version 2.jpg
    • Seja discreto, sem chamar atenção demais para o que está fazendo. Se estiver acompanhado, basta pedir licença por alguns minutos. Não é preciso dar explicações.
    • Se possível, procure por uma cabine de banheiro com corrimãos e prateleiras.[2]
  3. Lembre-se da privacidade. Sempre tranque a porta do banheiro e peça para que as pessoas do lado de fora esperem com paciência. Quando estiver trocando a fralda, fique em silêncio, pois os outros podem ouvir a conversa de vocês e o jovem pode ficar com vergonha.
    Change Teen Diapers Step 3 Version 2.jpg
  4. Organize os materiais necessários. Sempre que for sair com o jovem, você deve levar uma bolsa que contenha fraldas, toalhas descartáveis, lenços umedecidos, pomada contra assadura, um par de luvas e álcool em gel. Tire tudo da bolsa e disponha os itens para facilitar a troca das fraldas. Se o adolescente for capaz, peça para ele ajudá-lo.[3]
    Change Teen Diapers Step 4 Version 2.jpg
    • A toalha descartável ajuda a criar uma barreira entre o jovem e a superfície de troca. Procure por produtos impermeáveis e fininhos, mas saiba que o custo pode ser alto. Como opção, você pode utilizar um plástico dobrado ou uma manta. Se quiser se preparar ainda melhor, você pode montar um trocador de fraldas que possa ser dobrado e guardado na bolsa.
    • É muito fácil se esquecer ou ficar sem de um dos itens acima. Sempre que for sair de casa, cheque a bolsa de trocas para ver se tem tudo o que precisa.
    • Se estiver em um banheiro público e não houver espaço para dispor os itens, deixe-os na bolsa e pegue-os conforme os utiliza. Quanto menos itens contaminados com germes, melhor.
  5. Faça as adaptações necessárias ao ambiente. Se for preciso retirar alguma coisa do lugar da troca da fralda, faça-o. É importante prestar atenção na temperatura, pois o calor e o frio podem tornar o processo desconfortável. Se possível, configure o termostato para deixar o jovem mais confortável.
    Change Teen Diapers Step 5 Version 2.jpg
  6. Prepare-se para a posição da troca. Caso o jovem não consiga ficar de pé ou tenha sujado demais a fralda, será preciso deitá-lo. Coloque a toalhinha descartável sobre o chão ou uma cama. Caso haja uma mesa de troca, limpe o plástico que a cobre com um lencinho umedecido. Caso vá fazer a troca com o adolescente sentado, cubra o assento com a toalhinha descartável. Se a troca for feita de pé, coloque a toalhinha no chão, próxima da parede.
    Change Teen Diapers Step 6 Version 2.jpg

editarRetirando a fralda suja

  1. Higienize-se. Lave as mãos ou use álcool em gel para higienizá-la. Muitas pessoas optam por usar luvas descartáveis. A ideia é evitar a contaminação de germes entre você e o jovem.[4]
    Change Teen Diapers Step 7 Version 2.jpg
  2. Troque a fralda de pé. Normalmente, deixar o adolescente de pé é a opção menos estressante e mais rápida, pois precisa de menos espaço, o que a torna excelente para ambientes pequenos. Comece cobrindo o chão com a toalha descartável e pedindo para o jovem ficar de pé sobre ela. Em seguida, abaixe as calças dele.[5]
    Change Teen Diapers Step 8 Version 2.jpg
    • Solte as abas laterais da fralda com uma mão e segure-a no lugar com a outra. Limpe a área suja, começando por trás. Em seguida, abaixe a fralda e use um lencinho umedecido para limpar a frente. Coloque os lenços sujos dentro da fralda antes de descartá-la.
    • Se o jovem precisar de apoio para ficar de pé, peça que ele segure no corrimão (se houver um), em um andador ou na parede.
    • Se acha que a fralda está muito suja, tome cuidado com essa posição, pois vai ser bem mais fácil fazer uma sujeirada.
  3. Troque a fralda com o jovem sentado. Trata-se de uma opção para caso haja algum espaço para ele sentar ou ele consiga se levantar, mas não seja capaz de ficar de pé por conta própria (como no caso de quem usa uma cadeira de rodas, por exemplo). Comece colocando o jovem sentado sobre uma toalhinha descartável. Se ele já estiver sentado, levante-o rapidamente para cobrir o assento com a toalha. Levante-o novamente para remover as calças dele.
    Change Teen Diapers Step 9 Version 2.jpg
    • Para remover a fralda enquanto o adolescente ainda estiver sentado, comece soltando as abas laterais e pedindo para que ele se levante um pouco. Puxe a fralda na direção do assento e limpe a parte de trás e da frente do jovem. Retire-a debaixo dele e coloque os lencinhos descartáveis dentro dela.
    • Saiba que, para trocar a fralda com o jovem sentado, ele precisa ser capaz de controlar a parte superior do corpo. Ele ainda poderá sentar sobre a toalhinha em alguns momentos, se necessário.
  4. Troque a fralda com o jovem deitado. Por mais que essa opção deixe o adolescente vulnerável e desconfortável, principalmente por conta das comparações com os bebês, ela é ideal para quem tem mobilidade reduzida ou não consegue controlar a vontade de defecar. Além disso, alguns até mesmo preferem ser trocados deitados, principalmente aqueles que usam fraldas sem parar desde a infância. Comece deitando o jovem sobre o chão, a mesa de troca ou a cama, sempre cobrindo a superfície com uma toalhinha descartável. Retire as roupas debaixo dele e libere as abas da fralda, mas não a remova ainda.
    Change Teen Diapers Step 10.jpg
    • Pra melhorar a eficácia da limpeza, leve os joelhos do jovem na direção do peito dele, aplicando uma leve pressão com o antebraço. Se ele tiver controle das pernas, peça que as levante o máximo possível. Em seguida, limpe-o da frente para trás, colocando os lencinhos usados dentro da fralda. Ao terminar, retire a fralda.[6]
    • Ao retirar as roupas dele, procure por sinais de vazamento da fralda. Se a calça ou a roupa íntima dele estiver suja, substitua-a por uma peça limpa. Guarde as roupas sujas em uma sacola plástica.

editarColocando a nova fralda

  1. Confira se o bumbum do jovem está limpo. Independentemente da posição escolhida, use quantos lenços forem necessários para limpar bem a região íntima. Se possível, peça a ajuda do adolescente.
    Change Teen Diapers Step 11.jpg
    • Use lencinhos umedecidos sem álcool ou fragrâncias para reduzir a irritação da pele.
    • Ao terminar a limpeza, coloque os lencinhos sujos dentro da fralda e descarte-os juntos.
    • Lembre-se de passar os lencinhos da frente para trás. Assim, você não transfere as matérias fecais na direção da genitália, o que é muito importante na hora de limpar garotas ou jovens não binários que foram designados com o sexo feminino no nascimento.[7]
  2. Aplique uma pomada para assaduras. Ao terminar a limpeza, passe um pouco de pomada na pele que será coberta pela fralda para evitar a formação de lesões e assaduras, principalmente se o jovem usar a fralda 24 horas por dia. Trata-se de algo extremamente íntimo que o adolescente talvez prefira fazer por conta própria.[8]
    Change Teen Diapers Step 12.jpg
    • Existem também opções aerossóis que podem ser boas para evitar o contato manual com as nádegas do jovem.
    • Se notar alguma lesão inflamada ou avermelhada, procure um médico. Quando não tratadas, tais feridas podem ficar infeccionadas e causar outros problemas de saúde.
  3. Coloque a nova fralda e vista o jovem. Pegue a fralda e abra-a. Em seguida, coloque-a entre as pernas do adolescente e prenda-a com as abas laterais. Ao terminar, coloque a calça dele novamente.
    Change Teen Diapers Step 13.jpg
    • Se a troca foi feita com o jovem de pé, use uma mão para segurar a fralda e a outra para fixar as abas adesivas. Se a troca foi feita com ele sentado, peça que ele se levante um pouco para que você passe a fralda entre as pernas dele. Se a troca foi feita com o adolescente deitado, mantenha os joelhos dele para cima enquanto coloca a fralda; abaixe as pernas dele e fixe as abas adesivas.
    • É importante que a fralda fique firme, sem vãos entre as pernas ou a cintura. Ainda assim, é preciso tomar cuidado para não apertá-la demais e prejudicar a movimentação ou a circulação. Converse com o jovem e veja se a fralda está confortável.
  4. Descarte os materiais sujos no lixo adequado. Jogue todos os lencinhos e a fralda em um lixo, dando uma geral no ambiente para ver se não deixou nada cair durante o processo.
    Change Teen Diapers Step 14.jpg
  5. Lave as mãos novamente ao terminar, mesmo se tiver usado luvas. É sempre uma boa ideia fazer a higienização antes e depois da troca da fralda. O adolescente também deve lavar as mãos.
    Change Teen Diapers Step 15.jpg
  6. Recolha os materiais. Guarde tudo na bolsa de troca, caso esteja em um ambiente público, tomando cuidado para não se esquecer de nada na pressa. Peça a ajuda do jovem para ver se você não deixou nada cair.
    Change Teen Diapers Step 16.jpg

editarEnfrentando os desafios

  1. Mantenha a calma. É importante que você e o adolescente estejam calmos durante o processo, ou a situação ficará mais complicada. Se precisar, repita alguma frase como "Fique calmo, vai dar tudo certo" ou "Confie em mim, já fizemos isso tantas vezes antes". Se o jovem se recusar a cooperar, defina um tempo limite para isso: "Certo, vi que está ocupado e podemos esperar um pouco. Volto em cinco minutos".[9]
    Change Teen Diapers Step 17.jpg
    • Caso sinta vontade de dizer algo negativo ou reagir com agressividade, respire fundo e conte até cinco.
  2. Desenvolva empatia. Lembre-se de que o jovem provavelmente está envergonhado pelo fato de usar fraldas. Tente reduzir um pouco o problema social trocando a fralda dele apenas em ambientes privativos e evitando falar sobre a situação na frente dos outros.
    Change Teen Diapers Step 18.jpg
    • Converse com o adolescente e pergunte se ele tem alguma sugestão que possa melhorar o processo e reduzir o desconforto. Por exemplo: "Acho que podemos guardar os materiais nesta mochila. O que acha? Acho que ela chama menos atenção do que a bolsa de fraldas. Tem alguma outra ideia?".
  3. Lide com a resistência física. Alguns adolescentes resistem a todo o processo do uso das fraldas, portanto, prepare-se para o desafio mantendo a calma e o controle. Resista à tentação de prender o adolescente ou bater nele, pois isso não ajudará.
    Change Teen Diapers Step 19.jpg
    • Tente canalizar a agressividade do jovem pedindo para ele ajudar na organização dos materiais ou do ambiente: "Olha como você é forte. Será que poderia me ajudar com isso aqui? O processo vai ser bem mais rápido se trabalharmos juntos".
    • Lembre-o de que só está tentando ajudar e não merece ser machucado no processo. Caso se sinta ameaçado fisicamente, interrompa o processo e tente novamente após 15 minutos. Experimente dizer algo como "Sei que está incomodado e entendo o que está acontecendo, mas tentar me bater é errado e não vou tolerar isso".
  4. Ofereça reforços positivos. É muito importante elogiar o jovem quando ele cooperar. Ao dizer coisas como "Nossa, obrigado por ajudar. Viu como foi rápido?", talvez ele perceba que a cooperação é importante.[10]
    Change Teen Diapers Step 20.jpg
    • Experimente também oferecer um incentivo para a cooperação. Por exemplo, diga algo como "Se conseguirmos trocar as fraldas sem discussão por uma semana, vamos para o seu restaurante preferido".
    • Tente transformar a troca das fraldas em uma experiência positiva para vocês dois. Aproveite o momento para falar sobre outras coisas, sem demonstrar frustração por ter que trocar as fraldas de um adolescente. Por mais difícil que seja manter a compostura limpando uma bunda bastante suja, esforce-se para tornar a situação mais positiva. Acredite, isso facilitará o processo no futuro.
  5. Peça ajuda. Talvez não seja possível trocar as fraldas do adolescente sozinho, principalmente se houver resistência física. Nesse caso, peça ajuda para o jovem e, se necessário para outras pessoas. Por exemplo, ao trocar a fralda dele em casa, você pode recorrer aos outros familiares. Escolha alguém em quem o adolescente confie ou peça que ele escolha quem chamar, se possível. Use isso apenas como último recurso, pois é preciso manter a privacidade do jovem.
    Change Teen Diapers Step 21.jpg

editarDicas

  • Normalmente não é necessário usar duas fraldas em um adolescente. Você só vai sujar duas fraldas desnecessariamente.
  • Seja rápido com a troca. Normalmente, o adolescente verá esse momento como uma quebra na rotina e vai querer que ele passe rápida e discretamente.
  • Se o jovem suja demais a fralda, talvez seja uma boa ideia utilizar uma proteção extra contra vazamentos, como uma calça de plástico. Assim, você também reduzirá o cheiro forte.
  • Quando estiver em casa, sempre troque as fraldas no mesmo cômodo. Prepare todos os materiais e utensílios necessários no cômodo para criar um ambiente seguro e livre de estresse, tornando a troca das fraldas em uma parte normal da rotina da casa. Caso o adolescente precise de uma mesa de trocas, instale-a em um local onde as visitas não terão acesso para manter a privacidade dele. Guarde as fraldas e algumas trocas de roupa no mesmo cômodo e lembre-se da ventilação para evitar odores ruins.
  • Caso o jovem vá precisar das fraldas por muito tempo, independentemente do motivo, tente ensiná-lo a realizar alguns dos passos do processo por conta própria. Em alguns casos, ele talvez possa juntar os materiais ou se limpar, por exemplo. Assim, vai ser mais fácil ajudá-lo a se tornar mais independente.
  • Quando não precisar mais das fraldas, doe os materiais restantes para organizações sem fins lucrativos que ajudem pessoas necessitadas.

editarAvisos

  • Não puna ou bata no adolescente. Você provavelmente terá que lidar com mais "acidentes" e as broncas criarão associações negativas com o processo.
  • Não demonstre nojo ao trocar uma fralda suja. Trocar a fralda de um bebê pode parecer um desafio enorme para muitas pessoas, mas isso nem se compara com o fato de trocar a fralda de uma pessoa grande. Ainda assim, com o tempo, você conseguirá se acostumar com o processo.
  • Um adolescente também pode acabar urinando ou defecando durante a troca, portanto, esteja sempre preparado com uma toalhinha ou uma fralda extra para evitar acidentes. Se algum problema acontecer, não culpe o jovem; mantenha a calma e tente não tornar o problema maior do que ele realmente é. Ele provavelmente já estará envergonhado demais e não precisa ser colocado para baixo. Se isso acontecer com frequência, converse com ele e veja se é possível avisar quando não for conseguir se controlar.
  • Saiba que algumas pessoas não gostam de usar o termo "fralda" por conta da questão da idade. Converse com o adolescente e veja qual o termo que ele prefere usar.[11]
  • A vontade de usar fraldas por um adolescente pode ser associada ao infantilismo. Se acredita que esse é o caso, ou que o jovem sofre de depressão ou ansiedade, procure um médico.[12]

editarMateriais Necessários

  • Fraldas.
  • Pomada para assadura.
  • Toalhinha descartável ou alguma outra proteção impermeável.
  • Bolsa para fraldas e utensílios.
  • Lenços descartáveis.
  • Luvas de látex.
  • Álcool em gel.

editarFontes e Citações


Erro de citação <ref> tags exist, but no <references/> tag was found


$2

Comentários